Conheça as principais tendências de e-commerce para 2024

Saiba quais são as 7 tendências de e-commerce em 2024 que vão te ajudar a conhecer mais o perfil do consumidor para alavancar as vendas.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Novas mudanças no mercado e no comportamento dos usuários afetam diretamente as estratégias para cada ano. Se você é empreendedor, estar atento a essas transformações é essencial, já que permite que você ofereça soluções alinhadas às tendências de e-commerce e às expectativas dos consumidores de hoje.

As estratégias de 2024 para manter um contato mais próximo com os consumidores envolvem tecnologias com IA, programas para a economia de finanças dos consumidores, maior presença digital em redes sociais, entre outros. 

Quer conhecer mais sobre as tendências de e-commerce 2024 para usá-las em seu negócio? Continue a leitura!

Banner Teste grátis agora top

As tendências de e-commerce 2024

Atualmente, as tendências varejistas moldam a maneira como as empresas se envolvem com os consumidores e conduzem suas vendas e compras online. Desde o surgimento de novas tecnologias até as mudanças nos comportamentos do consumidor, neste tópico, você encontrará as tendências de e-commerce que estão redefinindo o panorama comercial e influenciando estratégias de negócios para 2024.

1. Ferramentas e soluções com IA

Entre uma das principais tendências de e-commerce para 2024, está o uso ainda mais comum de IAs como ferramentas estratégicas para vendas em e-commerce. 

Segundo o relatório Top Global Consumer Trends 2024, da empresa de pesquisa Euromonitor International, 42% dos consumidores se sentiriam confortáveis ​​com assistentes de voz que fornecem informações e sugestões personalizadas sobre produtos.

Esse dado apresenta a tendência de uso das tecnologias de Inteligência Artificial generativas para chatbots e assistentes de voz, aprimorando e personalizando a experiência do usuário em sua jornada.

Para implantar em seu negócio, é necessário realizar uma pesquisa sobre o perfil dos seus consumidores e o público que deseja que tenha acesso à sua plataforma, afinal conhecer seu cliente gera mais possibilidades de uma programação mais humanitária.

2. Voice commerce

Outra tendência de e-commerce relacionada à IA é o uso de voice commerce. Essa tecnologia permite comprar produtos ou serviços através de comandos de voz, substituindo a digitação comum em tablets, smartphones e demais aparelhos. Uma vez captada, a voz é traduzida automaticamente para as guias de pesquisa.

Como parte do uso dessa estratégia, é essencial não apenas adotar tecnologias avançadas, mas também aprimorar a visibilidade online. Nesse sentido, você pode investir em SEO e aperfeiçoar os detalhes das descrições de seus produtos e serviços. Isso fará com que seu produto esteja nas melhores buscas, otimizando todo o esforço de pesquisa do cliente.

3. Cashback e programas de pontos

À medida que os consumidores buscam mais economia, novas maneiras surgem para otimizar os gastos financeiros. Ainda conforme o relatório Top Global Consumer Trends 2024, 44% dos consumidores planejavam economizar dinheiro em 2023. Isso reflete na permanência de estratégias em economia no consumo. 

Assim como em 2023, os consumidores estão dispostos a mudar e comprar de varejistas que nunca compraram antes para buscar melhor custo/benefício para suas finanças. 

Dentro desse cenário, o cashback, estratégia que devolve parte do dinheiro gasto pelo cliente a ele mesmo, e os programas de fidelidade e pontos, que acumulam benefícios ao longo do tempo, ganham destaques e permanecem como uma das principais tendências de e-commerce 2024. 

4. Presença digital em vários canais

A presença digital em vários canais é uma das tendências de e-commerce crucial para o crescimento de alcance de seu negócio em 2024. As redes sociais, por exemplo, possuem um papel relevante para o compartilhamento de produtos e serviços. 

Segundo uma pesquisa da Opinion Box, empresa especializada em pesquisas, e Octadesk, o Instagram, YouTube, Facebook e TikTok são canais amplamente utilizados pelos usuários para realizar pesquisas de produtos. 

Enquanto 67% dos usuários entrevistados utilizam o Instagram para realizar a pesquisa de produtos, 51% utilizam o YouTube para buscar informações sobre eles, por exemplo.

O TikTok, por sua vez, já se tornou uma fonte de pesquisa para a Geração Z (nascidos entre 1995 e 2015), segundo o E-Commerce Brasil. A plataforma se tornou um dos principais mecanismos de busca para descobrir novos produtos e avaliações de usuários nesta faixa etária.

Com esses dados, é possível ver a importância de ter um perfil otimizado  do seu e-commerce e com conteúdo relevante para o seu público-alvo nas redes sociais em 2024.

5. Estratégia Omnichannel

Além da presença em vários canais online como uma das tendências de e-commerce, as lojas podem oferecer uma jornada de compra fluída entre o online e o físico com uma estratégia que oferece flexibilidade para a experiência de compra. Essa estratégia é chamada de omnichannel.

Nesse processo, o consumidor pode escolher seu produto na loja online de acordo com suas necessidades, realizar a compra e fazer sua retirada em uma loja física da rede. Além disso, a facilidade de trocar ou devolver a mercadoria fisicamente após uma compra online gera confiança ao cliente.

Para implantar o recurso em sua empresa, crie cooperação entre os canais, pois será preciso compartilhar as informações de seu cliente com o aplicativo parceiro.

6. Marketing ético

Os consumidores atuais não estão interessados apenas em adquirir um produto ou serviço, mas sim ​​em compreender os valores da marca, principalmente no que diz respeito à responsabilidade ambiental e social.

Segundo a Euromonitor International, 64% dos consumidores pretendiam ter um impacto positivo no meio ambiente através de suas ações cotidianas em 2023. Essas ações também afetam os comportamentos de consumo e acabam entrando na lista de tendências de e-commerce 2024. 

Impulsionada pelos desafios globais das mudanças climáticas, essa tendência resultou no aumento significativo no número de marcas com iniciativas sustentáveis e práticas éticas.

As práticas de ESG se relacionam a esse contexto. As marcas que adotam uma abordagem ESG não apenas atendem às expectativas dos consumidores, mas também desempenham um papel crucial na construção de um futuro mais consciente e responsável. 

Por isso, em 2024, é fundamental ter programas de preservação ambiental e responsabilidade social em mente para o seu negócio.

7. Publicidade contextual

A publicidade contextual é uma forma de publicidade digital que direciona anúncios aos usuários com base no contexto das páginas web em estão sendo exibidos. 

A eficácia desse tipo de publicidade está na percepção positiva desses anúncios pelos usuários, uma vez que eles possuem mais chances de interagir com anúncios alinhados com seus interesses e são apresentados num contexto.

Mapear estratégias e utilizar automatização de Inteligência Artificial neste processo pode trazer insights para você incluir publicidade em outras páginas ou receber publicidade de outras marcas em seu e-commerce. Isso maximiza as oportunidades de engajamento, conversão para aumentar vendas e experiência mais personalizada para os usuários.

Expectativa de faturamento do e-commerce em 2024

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) projeta um faturamento aproximado de R$205 bilhões até o ano de 2024. Esse valor demonstra um crescimento no setor, uma vez que a expectativa da mesma associação para 2023 era de R$186 bilhões e para 2022 R$169,59 bilhões.

Com esses dados, é possível observar um cenário de crescimento de 10.21% de 2022 para 2023. 

Além dessa perspectiva positiva para o e-commerce no Brasil, vale destacar a multiplicidade de modelos de e-commerce que contribuem para essa ascensão. Com diferentes abordagens e estratégias, esses tipos de e-commerce desempenham um papel significativo na construção do panorama comercial digital.

As tendências de e-commerce também emergem como protagonistas neste cenário, moldando o futuro do comércio digital.

Sistema para receber pagamentos para seu e-commerce

Para aproveitar todas as tendências de e-commerce 2024, é preciso inovar nos processos da sua empresa também. Nesse sentido, contar com ferramentas de automatização e integração de processos é fundamental. O Sistema ERP Omie é uma excelente alternativa para você empreendedor que precisa tornar suas ações mais modernas e inovadoras. 

Com ele você integra todas as áreas, automatiza processos como emissão de notas fiscais, controle de dados e geração de relatórios e, ainda, pode integrá-lo a diversos marketplaces para acompanhar suas vendas online. Gostou? Clique no banner e experimente grátis esse sistema para otimizar seus processos financeiros e administrativos!

Banner procura-se empreendedor end
Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
CRM para e-commerce
O CRM para e-commerce é uma ferramenta essencial para otimizar a gestão de clientes, automatizar processos de vendas e aumentar
10 melhores plataformas de e-commerce
Conheça as principais plataformas de e-commerce, aprenda a escolher a melhor para o seu negócio e veja como a Omie
tipos de e-commerce que você pode utilizar: mulher com caixa na mão
Existem alguns tipos de e-commerce e é essencial entender mais detalhes e vantagens de cada um deles.