O Que é Programa de Fidelidade? Entenda e saiba como criar um de sucesso

Entenda o conceito de programa de fidelidade, como ele funciona e saiba como aplicar essa estratégia no seu negócio.
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Uma das estratégias mais populares para reter clientes hoje em dia e elevar os índices de satisfação são os programas de fidelidade. 

Eles oferecem vantagens tanto para as empresas como para o público: se por um lado o empreendimento fideliza um cliente, de outro o consumidor fica feliz de receber um bônus ou desconto em sua compra. Todo mundo ganha.

Entenda o que é um programa de fidelidade, como funciona, seus benefícios e como fazer a seguir. 

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O que é Programa de Fidelidade

Um programa de fidelidade é uma estratégia de marketing que visa recompensar e incentivar a lealdade dos clientes a uma determinada marca por meio de um sistema de recompensas. 

Ao se inscrever no programa, o consumidor pode acumular pontos, milhas, descontos progressivos, benefícios exclusivos ou outras recompensas com base em suas compras, atividades ou engajamento. 

A ideia é que o cliente resgate essas recompensas em suas próximas compras com a marca, estimulando uma recompra regular. 

Tipos de Programas de Fidelidade

Existem diferentes tipos de programas de fidelidade, cada um com suas características específicas e aplicações. O formato escolhido vai depender da estratégia do negócio. 

Conheça detalhes sobre os três tipos mais comuns e como funcionam a seguir. 

Programas de pontos

Nesse tipo de programa, os clientes acumulam pontos com base nas compras que fazem. Cada compra ou ação específica (como escrever uma resenha, indicar amigos, etc.) gera pontos que podem ser posteriormente trocados por recompensas. 

Consequentemente, quanto mais o cliente gasta ou se envolve, mais pontos ele acumula.

Esse modelo é eficaz para uma ampla variedade de negócios, e vale a pena usá-los para: 

  • incentivar compras repetidas;
  • promover interações contínuas com os clientes;
  • coletar dados sobre o comportamento do cliente
  • promover ações personalizadas.

Programas de recompensa

Nesse formato, os clientes são recompensados diretamente com itens ou serviços específicos em troca de sua fidelidade. Por exemplo, uma empresa de cafeterias pode oferecer um café gratuito após a compra de dez cafés. 

As recompensas são geralmente pré-determinadas e visam atrair os clientes para gastar mais ou comprar produtos específicos.

É interessante aplicar esse modelo para:

  • promover produtos ou serviços específicos;
  • incentivar compras em larga escala.

Programas de recompensa são comuns em setores como alimentação, bebidas, varejo e hospedagem, como quando o cliente ganha uma refeição grátis depois de completar uma cartela com 10 refeições. 

Programas de níveis

Aqui, os clientes são segmentados em diferentes níveis ou categorias com base em seu histórico de compras ou envolvimento. Cada nível oferece diferentes benefícios e recompensas. Os clientes podem subir de nível à medida que gastam mais ou se envolvem mais com a marca.

Aposte nesse formato para criar um senso de prestígio e exclusividade em torno da marca. Esse é um modelo comum em companhias aéreas, hotéis, espaços premium e programas de assinatura, onde os benefícios crescem à medida que o cliente se torna mais leal. 

Por que criar um programa de fidelidade?

Os programas de fidelidade são uma estratégia eficaz para aumentar a retenção de clientes. Manter clientes existentes muitas vezes é mais econômico do que adquirir novos, e os programas de fidelidade incentivam os consumidores a continuar fazendo negócios com a mesma marca. 

Além disso, os programas de fidelidade podem aumentar o valor do ciclo de vida do cliente. Quando os clientes são recompensados por compras repetidas, seu ticket médio tende a aumentar, o que pode resultar também em um aumento significativo nos lucros. 

Outro ponto é que esses programas também são uma maneira eficaz de coletar dados valiosos sobre o comportamento do cliente. Ao rastrear suas interações e preferências, as empresas podem suas estratégias mais direcionadas. 

Por fim, os programas de fidelidade ajudam a construir relacionamentos sólidos com os clientes, criando um sentimento de apreço e reconhecimento. Isso colabora para gerar mais satisfação e pode estimular, inclusive, o marketing boca a boca. 

Passos para Criar um Programa de Fidelidade

Criar um programa de fidelidade eficaz envolve vários passos essenciais. Vamos descobrir quais são os essenciais a seguir. 

1. Defina Seus Objetivos

  • Considere o que você espera alcançar com o programa de fidelidade;
  • Avalie se quer aumentar a retenção de clientes, as vendas, coletar dados do cliente ou promover produtos específicos;
  • Ter metas claras ajuda a orientar o formato do programa.

2. Conheça Seu Público

  • Estude os hábitos de compra e preferências do seu público-alvo;
  • Compreenda o que os motivaria a participar de um programa de fidelidade;
  • Crie recompensas e benefícios atraentes baseados nas suas descobertas. 

3. Escolha o Tipo de Programa 

  • Escolha o tipo de programa de fidelidade que melhor se adapte ao seu negócio;
  • Aposte em um formato ou uma combinação deles;
  • Tenha em mente em primeiro lugar o que sabe do seu público e suas metas. 

4. Defina as Recompensa

  • Determine as recompensas que serão oferecidas aos clientes, como descontos, produtos gratuitos, brindes, acesso exclusivo a eventos ou qualquer outra coisa que agregue valor;
  • Certifique-se de que as recompensas sejam atraentes o suficiente para incentivar a participação.

5. Implemente a Tecnologia

  • Conte com um sistema integrado para centralizar dados de clientes, histórico de compras e preferências em um único local, assim você elabora um programa mais efetivo; 
  • O sistema ERP online é um aliado, pois ele ajuda a organizar e automatizar o processo de acumulação de pontos ou recompensas;
  • O sistema é eficaz ao rastrear as atividades e gerenciar clientes e seus dados;
  • A tecnologia permite que as empresas ofereçam uma experiência de fidelidade mais transparente e confiável. 

6. Divulgue o Programa

  • Aposte em uma abordagem abrangente e multicanal de divulgação; 
  • Utilize diferentes canais de comunicação, como e-mails, mídias sociais, site e lojas físicas;
  • Prepare material para o atendimento ao cliente a fim de dar suporte e informar os clientes sobre os benefícios e explicar como funciona. 

7. Acompanhe e Melhore

  • Monitore regularmente o desempenho do programa, avaliando o número de inscrições, a fidelização de clientes e o impacto nas vendas;
  • Use os dados coletados para fazer ajustes e melhorias conforme necessário.

Outras dúvidas relacionadas a esse tema

Tire mais dúvidas sobre os programas de fidelidade a seguir. 

Qual o objetivo de um programa de fidelidade?

O principal objetivo de um programa de fidelidade é estimular a recompra e a retenção de clientes. Ao oferecer vantagens e promoções, as marcas encorajam seu público a voltar e continuar consumindo. 

Quais são os programas de fidelidade?

  • Programa de Níveis (cliente é recompensado conforme a quantidade de compras); 
  • Programa de Pontuação (cliente recebe pontos para troca por alguma coisa);
  • Programa Pago (cliente paga um valor para ter acesso a benefícios);
  • Programa de Assinatura (assinantes têm acesso a descontos e promoções)
  • Programa de Cashback (cliente recebe um percentual de volta de sua compra);
  • Programas de Companhias Aéreas (recompensam com milhas e vantagens); 
  • Programas de Cartões de Crédito (cliente ganha pontos ou milhas). 

Quais são as vantagens de um programa de fidelidade?

São muitos os benefícios de um programa de fidelidade para empresas, como: 

  • Aumenta a retenção de clientes
  • Agrega valor para o cliente;
  • Fornece de dados valiosos;
  • Ajuda na construção de relacionamentos sólidos;
  • Colabora para gerar mais vendas e lucros;
  • Promove a satisfação do cliente e a divulgação da marca. 

O que é programa de fidelidade no cartão de crédito?

O programa de fidelidade de um cartão de crédito é aquele que recompensa clientes conforme suas compras. Dependendo do cartão, é possível acumular pontos para trocar por produtos ou garantir benefícios. 

Uma das recompensas que mais atraem consumidores nesse contexto é o acúmulo de milhas que podem ser trocadas por passagens aéreas. 

Implemente um programa de fidelidade com sucesso em seu negócio 

Os programas de fidelidade estão cada vez mais populares e eles são, de fato, uma estratégia eficiente de retenção. Contudo, para serem bem-sucedidas, elas precisam ser muito bem planejadas e organizadas. 

Afinal, a ideia é oferecer valor e um benefício real ao cliente, mas sem causar prejuízos ao negócio. Para isso, vale a pena contar com a tecnologia como base para essa prática de marketing. 

O sistema ERP tem um papel crucial nesse processo. Ele integra os setores da empresa e centraliza dados de clientes, permitindo que os profissionais de marketing possam usar dados para avaliar o desempenho do programa nas fendas e na satisfação. 

O sistema ERP colabora para que os programas de fidelidade sejam estruturados de maneira sustentável, garantindo a rentabilidade para a empresa e a percepção de valor do cliente. 

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