O que é atendimento ao cliente e como fazer com excelência?

Navegação Rápida
Navegação Rápida

O atendimento ao cliente é muito mais que um conceito ou prática a ser seguida, mas uma necessidade. Atualmente, os clientes buscam uma experiência de compra cada vez mais eficiente e completa, que possa atender às diversas necessidades e, caso seja necessário, possa oferecer todo o suporte e ajuda solicitada.

A empresa deve estar apta a oferecer todo o apoio antes, durante e depois que o cliente faz o fechamento da venda, acompanhando todos os processos desta jornada. Ao longo da trajetória do cliente, é essencial que sejam feitos alguns contatos e interações para garantir a satisfação e fidelização do consumidor.

Por isso, é importante que as empresas saibam quais são as características do atendimento ao cliente, a sua importância, vantagens e, acima de tudo, saiba como implementar ações estratégicas para garantir que o processo seja realizado de forma excelente a fim de surpreender positivamente o cliente. Continue lendo este artigo e descubra como melhorar o atendimento ao cliente na sua empresa.

Banner - da gestão financeira à organização de contratos

O que é atendimento ao cliente?

O atendimento ao cliente é a chave para garantir um bom relacionamento com os clientes, além de contribuir para a melhora da percepção de marca da sua empresa. De forma simples, a prática compreende todo o suporte oferecido ao cliente durante as diversas etapas da jornada de compra, respondendo às perguntas e resolvendo os problemas que possam surgir durante o processo. 

Vale lembrar que uma característica importante de um bom atendimento ao cliente é a garantia de que todas essas ações serão feitas da forma mais rápida e eficiente possível. Sendo assim, o objetivo geral desta ferramenta é priorizar a experiência do cliente e utilizar estratégias que permitam a satisfação do consumidor no momento de usar o produto ou, ainda, no momento de interagir com a empresa.

Por que é importante ter um excelente atendimento ao cliente?

No mundo atual, o consumidor tem acesso ilimitado a informações sobre os produtos, opções de escolha e parcelamentos e diversos outros detalhes cruciais para a decisão de compra. Neste cenário, o que garante a competitividade da empresa é a oferta de um excelente atendimento ao cliente.

Assim, o consumidor percebe um valor maior agregado ao serviço que a sua empresa oferece, já que ele sabe que pode contar com o seu apoio caso algum problema aconteça durante a jornada de compra. A prática de Customer Success (ou sucesso do cliente) utiliza alguns métodos para fidelizar os clientes, garantindo o sucesso e a durabilidade da parceria.

Libere seu crescimento - banner omie desplanilhe-se

Vantagens de atender bem aos clientes

Existem inúmeras vantagens para o seu negócio ao oferecer um bom atendimento aos clientes. Antes de tudo, é importante observar que os consumidores buscam solucionar os problemas momentâneos de forma rápida, intuitiva e fácil.

51% dos consumidores estão dispostos a pagar mais caro para ter uma boa experiência de compra, segundo uma pesquisa do Reclame Aqui. Assim, a sua empresa precisa estar preparada para atender satisfatoriamente a estas expectativas.

Desta forma, além de criar uma vantagem competitiva em relação à concorrência e contribuir para a fidelização de clientes, a sua empresa também passará a ser vista como referência no relacionamento com o cliente, aumentando a possibilidade de conquistar novos consumidores. Outras vantagens dessa prática são:

  • Indicação de usuários satisfeitos
  • Fortalecimento do relacionamento com os clientes
  • Aumento dos níveis de confiança e fidelidade
  • Melhor conhecimento do público alvo e da jornada de compra

Como melhorar o atendimento ao cliente

O primeiro passo para melhorar o atendimento ao cliente é entender que não basta atender bem ou ser simpático. A principal necessidade do consumidor é encontrar as soluções que ele precisa ou ainda nem sabe que precisa de forma rápida e simples. 

Portanto, a ferramenta envolve diversas ações eficientes e profissionais que priorizam a satisfação e sucesso do cliente.

Para isso, a cultura organizacional da empresa precisa estar voltada ao consumidor, com colaboradores dispostos a ouvir, compreender as necessidades e ter todo o preparo necessário para solucionar o problema ou direcioná-lo para para a equipe mais preparada para fazê-lo.

Conheça a seguir alguns princípios básicos para melhorar o atendimento ao cliente e saiba como adotá-los nas estratégias da sua empresa.

    1. Escute o cliente com atenção

      Adotar a escuta ativa é um dos pontos mais importantes do atendimento ao cliente, uma vez que este é, em grande parte, o contato inicial com a empresa. Sendo assim, incentive o exercício da empatia, paciência e do diálogo, já que os atendentes devem fazer perguntas importantes para traçar o panorama geral da situação.

    2. Tenha rapidez no atendimento ao cliente

      É importante que a solução ou, no mínimo, um posicionamento contundente seja oferecido da forma mais ágil possível. Lembre-se que o consumidor não gosta de esperar e uma resposta rápida pode ajudar a encantar este cliente.

      Contudo, também é importante deixar claro que a agilidade precisa estar acompanhada da eficiência. Ou seja, não adianta dar um posicionamento positivo, mas não resolver de forma satisfatória o problema. Nesse caso, opte sempre pela transparência e clareza de informações.

    3. Treine sua equipe

      Para oferecer um atendimento de qualidade, a equipe precisa estar completamente alinhada com os processos da empresa, devidamente treinada e com todas as ferramentas necessárias disponíveis para oferecer o melhor desempenho possível.

      Por isso, aposte na capacitação constante da equipe de atendimento e tenha a certeza que os profissionais conheçam bem todos os processos e informações necessárias para ajudar o consumidor.

    4. Realize um atendimento ao cliente personalizado

      É importante que cada cliente seja tratado como único, principalmente aqueles que já são fiéis à sua marca e utilizam os seus serviços há um tempo. Este tipo de cliente é essencial para observar e compreender quais são os pontos fortes e fracos da sua marca e quais são as necessidades mais recorrentes dos consumidores.

      Assim, para um realizar um atendimento ao cliente personalizado, é essencial entender o público alvo e oferecer um ambiente amigável que busque solucionar as dores de cada consumidor.

    5. Trabalhe em conjunto com a área de vendas

      Apesar de serem áreas distintas, é essencial que os dois times tenham um bom relacionamento para que possam trocar informações e trabalhar de forma integrada. O atendimento precisa conhecer muito bem a área de vendas e vice e versa, uma vez que o cliente passa pelos dois setores continuamente.

    6. Utilize a tecnologia para ajudar

      Contar com as diversas ferramentas tecnológicas disponíveis é uma das ações necessárias para oferecer um bom atendimento ao cliente. A utilização de um CRM online, por exemplo, auxilia na gestão de clientes e fornecedores e melhora os índices de lucratividade e qualidade.

      Além de automatizar processos e otimizar o tempo gasto nas tarefas, um software de gestão online possibilita a redução de erros e dos custos operacionais da empresa, já que diversos processos podem ser unificados em uma única plataforma.

Priorize os clientes e tenha resultados positivos

Neste artigo, você entendeu a importância de priorizar o cliente e oferecer todo o suporte necessário para as diversas necessidades que possam surgir durante a jornada de compra. Por isso, contar com um excelente atendimento ao cliente possibilita diversas vantagens para o seu negócio e contribui para os resultados positivos da sua empresa.

Além de ser requisito fundamental para garantir a competitividade do negócio, a prática também possibilita o bom relacionamento com o cliente e melhora a percepção da marca ao transmitir mais seriedade, profissionalismo e segurança. Sendo assim, conheça 5 dicas para ter um atendimento ao cliente excepcional e transforme a conexão da sua empresa com os clientes.

 

Banner CTA

Banner experimente - simplifique sua rotina e integre todas as áreas da sua operação
Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
mulheres em sofá olhando oportunidades em notebook
Descubra como identificar uma oportunidade de negócio com dicas e um passo a passo essencial para empreendedores.
melhoria contínua
Conheça o conceito de melhoria contínua, seus benefícios e como aplicá-la em sua empresa para alcançar melhores resultados de gestão
Franquia de tecnologia
Confira tudo o que você precisa saber sobre franquia de tecnologia e quais são os benefícios de investir neste setor