Gestores em empresas de grande, médio e pequeno porte do mundo todo têm debatido amplamente sobre o tema ESG. Você já ouviu falar dessa sigla? Ela se refere às palavras em inglês Environmental, Social and Governance. Em português, a tradução é meio ambiente, social e governança.
ESG diz respeito à preocupação de que os empreendimentos, dos mais variados tipos, desenvolvam ações para que tenham um desenvolvimento sustentável, com responsabilidade social e ética.
Cada vez mais as empresas entendem o seu papel transformador na sociedade e isso acarreta responsabilidades. Por meio do ESG, busca-se mostrar a importância, dentro das empresas, de desenvolver iniciativas para preservar o meio ambiente, promover mudanças sociais e manter a transparência em relação à prestação de contas.
ESG: o que é e benefícios
O ESG pode ser definido como um conjunto de práticas que tem o objetivo de fazer com que uma empresa seja bem gerenciada, cresça de forma sustentável e atue socialmente no meio em que está inserida. Como vimos, os eixos do ESG são meio ambiente, social e governança.
Nesse sentido, há um foco em alinhar o crescimento econômico com o papel responsável de um negócio que reconhece seu impacto e procura agir de forma a influenciar mudanças positivas.
Os indicadores do ESG que servem como guias para as empresas pensarem em novas práticas são baseados nesses três pilares. Confira:
Ambiental
O “E”, da sigla em inglês, se refere a environmental – meio ambiente. O propósito é analisar quais maneiras a empresa pode ajudar na preservação ambiental, por exemplo:
- Utilização de recursos naturais;
- Gestão de resíduos;
- Controle da emissão de carbono;
- Controle do desmatamento;
- Biodiversidade;
- Uso de energias renováveis.
Social
O “S” diz respeito ao termo social. Trata-se do pilar que considera como uma empresa pode implementar processos que fomentem mudanças na sociedade. Tem a ver com a forma como uma organização age em relação às pessoas que afeta, por exemplo:
- Preocupação com a diversidade no local de trabalho;
- Promoção do bem-estar dos funcionários;
- Contratação de fornecedores que também seguem os indicadores do ESG;
- Proteção às leis trabalhistas e aos direitos humanos;
- Relacionamento com a comunidade;
- Proteção de dados.
Governança
O “G” se refere à palavra governance – governança. Este pilar está ligado aos cuidados necessários para garantir que uma empresa sempre atue de forma a respeitar a ética, mantendo-se fiel aos seus valores. Algumas questões observadas são:
- Transparência nos relatórios financeiros;
- Atuação dos gestores;
- Conduta corporativa;
- Políticas de combate à corrupção;
- Relação com os órgãos do governo;
- Existência de um comitê de auditoria e ética.
Vantagens em adotar práticas ESG
São vários os benefícios de implementar as práticas ESG. Dentre eles está o fato de que os consumidores têm se preocupado cada vez mais com o consumo consciente. Isso quer dizer que as pessoas querem comprar de empresas que compartilham dos mesmos valores que elas e que prezam pelo empreendedorismo sustentável.
Ao seguir os indicadores do ESG, você pode usar isso como uma forma de conquistar mais clientes. Ademais, esse também é um atrativo para investidores que veem uma empresa atualizada e preocupada em oferecer o melhor e evoluir constantemente.
Outra vantagem é que, dependendo das mudanças implementadas dentro da empresa, é possível contar com incentivos governamentais. Você pode se tornar uma referência em ESG, inspirando outros empreendimentos, além de ser algo que motiva os funcionários, pois são práticas que também abrangem o bem-estar deles.
Dentre as principais vantagens, se destacam:
- Redução de custos: ao pensar em como fazer o uso de energias renováveis e gerir os resíduos de forma sustentável, é possível encontrar formas de evitar o desperdício e, como consequência, economizar.
- Reputação: uma empresa que adota os indicadores ESG ganha muito em credibilidade, pois é vista como uma instituição que se preocupa com a sociedade e com a preservação ambiental.
- Fidelização de clientes: consumidores preocupados em comprar de empresas conscientes vão valorizar a sua marca. Seguir o ESG pode ser uma razão para que eles escolham sempre comprar da sua empresa.
ESG na prática
O primeiro passo para colocar os indicadores ESG em prática é criar um conselho ou nomear uma pessoa responsável por pensar as estratégias que guiarão as mudanças na empresa.
Como o ESG abrange diversas áreas, é necessário pensar em meios para dialogar com os diferentes setores da empresa e tornar a preocupação com o desenvolvimento sustentável e responsabilidade social parte da cultura da sua marca.
Ainda, é necessário saber como acompanhar cada ação que será feita e mensurar seu impacto. Esse processo varia de empresa para empresa, logo, cabe a cada organização considerar suas particularidades e quais os recursos necessários para pensar e implementar as mudanças seguindo o ESG.
Uma das principais formas para acompanhar as práticas relacionadas aos indicadores ESG é a elaboração de relatórios anuais. Além disso, você pode também usar índices e certificações que foram criados para comprovar que empresas estão se adequando a determinados parâmetros.
Isso é eficaz, por exemplo, para mostrar aos investidores e consumidores o comprometimento da empresa. No Brasil, alguns dos principais índices usados são o Índice de Carbono Eficiente (ICO2), o Índice de Sustentabilidade Empresarial e o Sistema B.
Sistema ERP Omie
Com o sistema ERP Omie fica muito mais simples implementar e acompanhar práticas relacionadas ao ESG. Por meio de um sistema de gestão 100% online, você terá um maior controle sobre os processos na sua empresa, nos diversos setores. Isso permitirá visualizar melhor os resultados e pensar em melhorias, considerando o desenvolvimento sustentável.
A implementação bem-sucedida do ESG está diretamente ligada a uma gestão eficaz, pois serve de base para incentivar a mudança da cultura organizacional. O primeiro passo já foi dado – entender o que é o ESG.
Para aprender mais sobre como realizar uma boa gestão, vale a pena conferir os artigos publicados no blog da Omie. Fique de olho e se mantenha atualizado.