Como aumentar as vendas no seu e-commerce?

Fique por dentro das melhores dicas para aumentar as vendas no seu e-commerce e garantir melhores resultados!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

A internet ocupa um grande espaço em quase todas as áreas, o que inclui as relações de compra e venda. As compras online crescem em ritmo bastante acelerado e cada vez mais está em jogo como aumentar as vendas nesse meio, já que muitas pessoas preferem pesquisar preços e fazer compras do conforto de suas casas.

Essa opção é uma alternativa à loja física, o que abre grande espaço para o e-commerce no mercado brasileiro. Os números levantados pela ABRAS mostram que o e-commerce brasileiro teve um crescimento de quase 74% em 2020. Da mesma forma, esse número aumentou em quase 50% só em 2021.

O mercado tem mostrado a importância de manter-se por dentro das dicas e boas práticas de e-commerce. Apostar em aprendizado e pensamento estratégico são meios de aumentar os ganhos e impedir que seu negócio fique estagnado.

Neste conteúdo, apresentaremos modos de aumentar as vendas no seu e-commerce, apontando as principais dificuldades e como superá-las. Boa leitura!

62a1f7437a5e6b5e2f216d35 CTA Banner Empreendedor 2 opt2 v2 42

Como aumentar as vendas diante de tanta concorrência?

A transformação acelerada no setor de vendas significa um crescimento significativo da concorrência nos mais diferentes nichos de mercado. Inúmeras lojas virtuais buscam atender todos os públicos, oferecendo os mais diversos produtos. Nesse contexto, a atenção do consumidor é uma vantagem na disputa.

É por esse motivo que, para ter um e-commerce bem-sucedido, é necessário estar disposto a investir em tecnologia, um bom plano de marketing e estratégias de vendas que realmente funcionem para o seu tipo de negócio. São elas que vão garantir destaque e geração de leads. A seguir, confira algumas dicas que podem ajudar nesse processo.

Conheça a persona do seu e-commerce

Conhecer quem está do outro lado da tela é o primeiro passo para saber quais decisões tomar e como chegar até seu público. É preciso saber o que ele procura, quais mídias consome mais e que tipo de conteúdo pode engajar de forma mais eficiente.

Além disso, deve-se pesquisar quanto esse consumidor está disposto a gastar, que tipo de produto procura e meios de entrega.

Traçar a persona do consumidor é indispensável para investir apenas em estratégias que realmente apresentem um bom retorno. Ao ter conhecimento das particularidades de quem consome seu produto, é muito mais fácil saber como chegar até essa pessoa.

Seu público pode ser subdividido em diferentes categorias que levam em conta diversos aspectos sobre quem são e seu estilo de vida, por exemplo: categoria geográfica (onde vivem), socioeconômica (de acordo com sua renda e ocupação), comportamental, psicográfica (seu estilo de vida), entre outras.

Aposte em datas estratégicas

Uma boa estratégia de vendas é investir em datas sazonais, já que há uma grande procura nesses períodos. Traçar um bom plano de marketing para seu e-commerce de acordo com datas comemorativas pode trazer um grande aumento nas vendas.

Alguns exemplos de datas comemorativas com grande procura por parte dos consumidores são a Black Friday, Cyber Monday, Semana do Brasil, Dia do Cliente, Natal, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, entre muitas outras.

Nesses momentos, é importante lembrar para a necessidade de organização e controle de estoque, de maneira a ter todos os itens necessários e com maior saída.

Invista em anúncios

Atrair consumidores deve ser sempre o ponto fundamental para desenvolver seu plano de ação. Uma boa forma de fazer isso é com o uso de mídia paga, já que é uma forma de garantir que seu anúncio seja visto pela maior quantidade possível de pessoas, gerando aumento nas vendas.

Isso pode ser feito por meio do Google Adwords e do Facebook Ads. É recomendado que uma empresa de marketing digital seja contratada, para garantir que o investimento terá o resultado esperado e que essas ferramentas sejam utilizadas de forma otimizada.

Invista em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia que vem alcançando cada vez mais espaço no mundo empresarial. Não adianta ter uma presença online focada exclusivamente em atrair mais clientes, é necessário criar meios para que ele se interesse por sua marca.

Ao fazer posts nas redes sociais com conteúdo relacionado a seus produtos, investir em e-mail marketing e newsletters, ou até mesmo em um blog com publicações, sua marca passa a ser vista com mais credibilidade e seu alcance aumentará.

É uma ótima estratégia de SEO (otimização de mecanismos de busca), já que as chances da sua marca aparecer nos resultados de uma ferramenta de pesquisa são bem maiores quando se está produzindo algum tipo de conteúdo sobre assuntos variados.

Isso consequentemente aumenta as chances de clientes chegarem até você por meio desse recurso.

Faça benchmarking

O benchmarking é a comparação com a concorrência, de forma a analisar as práticas que estão obtendo resultados e aplicá-las na sua empresa, até mesmo vindo de setores diferentes do seu.

Dessa forma, é possível estar sempre evoluindo junto à concorrência e buscando o máximo de produtividade possível para o seu negócio, de forma a aumentar as vendas.

Acompanhe os resultados

Todos os dados de vendas e cadastros na sua plataforma podem ser analisados e transformados em indicadores, que apontam quais estratégias de marketing deram mais certo, as que podem ser melhoradas ou substituídas.

Além disso, é possível saber como vai o desempenho de vendas em determinada época, questões de logística, entre muitos outros fatores. Veja abaixo alguns exemplos das principais métricas para análise de dados do marketing do seu negócio:

De nada adianta fazer uso de uma estratégia sem que seja analisado se ela está funcionando ou não para o bom desempenho da sua empresa. Alie análise de dados e tomadas de decisões para obter os melhores resultados.

Aposte em um bom atendimento

Ser bem atendido muitas vezes é o ponto mais levado em consideração pelos consumidores na hora de decidir voltar a comprar com determinada marca ou não.

É necessário que o atendimento seja feito da forma mais cordial e eficiente possível, que seja personalizado para atender às necessidades do cliente e que a linguagem utilizada seja adequada no contexto, e isso deve ocorrer antes, durante e após a compra.

Uma boa forma de garantir um bom atendimento é com um controle de estoque eficiente e organizado; além disso, a manutenção de clientes ocorre por meio da avaliação da experiência com a marca e produtos, bem como sua manutenção, garantindo assim boas práticas de sucesso do cliente.

Para proporcionar mais organização na logística da sua empresa e evitar demora ou problemas desnecessários, uma boa estratégia é a utilização de um bom software de gestão como o da Omie, que garante a gestão do estoque da sua empresa de forma descomplicada e totalmente integrada.

Acompanhe tendências

Saber o que está em alta no mundo online e offline ajuda, e muito, a bolar estratégias de marketing mais certeiras e atuais, atraindo mais clientes e aumentando suas vendas. É preciso também estar de olho nas novas tendências de mercado e de e-commerce.

Faça vendas pelo Marketplace

Os marketplaces funcionam como uma espécie de shopping center virtual, dando a possibilidade ao consumidor de comprarem produtos de diversos segmentos na mesma plataforma.

Vender pelo Marketplace possui diversos benefícios, como uma maior exposição da sua marca, já que esses ambientes atraem um grande volume de pessoas, menos investimento em marketing, visto que a plataforma oferece o espaço à marca.

Além disso, você poderá contar com maior facilidade de ingresso no universo do e-commerce, pois com uma plataforma já estabelecida fica mais fácil começar a vender, entre outros.

Aplique as práticas e tenha um e-commerce de sucesso

O e-commerce tem mudado as formas de fazer vendas e gerir negócios. Aliado à tecnologia, esse novo modelo de consumo tem se mostrado uma oportunidade positiva para crescimento de serviços e produtos. Com as possibilidades da internet, seu empreendimento pode atingir muito mais pessoas – basta seguir os caminhos indicados.

É preciso saber como otimizar as estratégias de e-commerce com atenção. A venda à distância pode aproximar ou distanciar clientes. Tomando certos cuidados e seguindo as dicas aqui apresentadas, basta aplicar as boas práticas e ter um e-commerce de sucesso.

Neste conteúdo, você aprendeu sobre o crescimento das vendas online e diversos meios de adotar essa estratégia em seu negócio. Continue aprendendo sobre esses e outros temas no Blog da Omie. Da mesma forma, não deixe de investir em tecnologia: conte com um sistema ERP para e–commerce e marketplace seguro e eficiente.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
declaração de prestação de serviço
Saiba a melhor forma para preparar a sua declaração de prestação de serviços aqui!
Market Share
Descubra o Market Share e como ele é importante para o seu negócio. Entenda o conceito e aprenda a calcular
canais de vendas
Conheça os diferentes canais de vendas e o motivo para criar uma estratégia para eles na sua empresa.