Todo empreendimento desenvolve seus produtos ou serviços pensando em um público específico. Ou seja, existe na mente do empreendedor uma imagem de quem seria seu “cliente ideal”, e para elaborar melhor isso, existe o conceito de persona.
A persona é uma ferramenta muito importante para garantir maior personalização, foco e direcionamento das estratégias da empresa. Confira o artigo para entender melhor como isso funciona, qual é sua importância e como criar a sua!
O que é persona?
A persona é a representação fictícia do que seria o cliente ideal da sua empresa, com base em dados reais sobre o comportamento e o perfil das pessoas que geralmente compram seus produtos ou serviços.
Sua definição vai muito além de dados. Ela inclui uma narrativa e aborda quais seriam as motivações, objetivos, desafios e preocupações desse cliente.
A diferença entre persona e público-alvo é que este se refere a um grupo específico de consumidores que sua empresa deseja atingir, enquanto a persona oferece uma visão mais concreta e humanizada de quem seria o cliente em si.
Veja um exemplo prático: imagine que sua empresa confecciona produtos para bebês, e seu público-alvo são jovens mães de primeira viagem. Esse perfil é bem geral.
Já a persona, pode ser: Alice, tem 32 anos, é mãe de primeira viagem de um bebê de 6 meses e mora em um apartamento na região central da cidade, em um bairro de classe média com o companheiro. Ela é muito perfeccionista, insegura e muito preocupada em dar tudo de melhor para seu bebê.
Podemos continuar aqui esmiuçando detalhes sobre as preferências, medos, hábitos, profissão e mais sobre a persona Alice. Quanto mais detalhes, mais personalizadas serão as estratégias criadas.
Por que definir uma persona?
Considerando o perfil detalhado que a persona de um negócio fornece, essa ferramenta se torna uma base fundamental para guiar sua produção, vendas, comunicação e, sobretudo, as estratégias de marketing digital.
Atualmente, no intuito de selecionar melhor seus clientes e entregar uma experiência mais satisfatória, identificar uma persona é o pilar da segmentação assertiva.
Ou seja, na hora do planejamento de marketing, a empresa pode:
- Definir a linguagem visual da empresa para atender melhor a persona;
- Produzir peças, vídeos e conteúdos para blogs e redes sociais mais atraentes para essa pessoa;
- Escolher os melhores canais para postar — considerando as mídias que sua persona mais usa;
- Determinar métricas de engajamento e resultados específicos para esse público;
- Atrair leads e prospects mais qualificados.
Como vimos, elaborar uma persona ajuda a empresa a ser mais objetiva e eficiente em todos os seus investimentos, garantindo que está direcionando seus esforços para atingir as pessoas certas e potencialmente interessadas no que ela tem a oferecer.
Quais são os benefícios de criar uma persona para o seu negócio?
Criar uma persona para o seu negócio é extremamente vantajoso. Com ela, a empresa garante benefícios como:
- Compreensão aprimorada dos clientes, o que desejam, quais são seus problemas e necessidades;
- Desenvolvimento de produtos ou serviços mais relevantes que realmente agregam valor e têm maior potencial de venda;
- Melhor orientação para os times de marketing, pesquisa e desenvolvimento, para conseguirem criar produtos e conteúdos mais alinhados com a demanda;
- Criação de conteúdo mais relevante e personalizado, o que pode aumentar o engajamento do público e fortalecer a conexão com a marca;
- Melhoria na experiência do cliente, que sente que suas necessidades e expectativas estão sendo atendidas;
- Tomada de decisão mais informada, já que a persona se torna uma referência valiosa para o planejamento e demais escolhas de negócio;
- Redução de custos, com a segmentação e direcionamento das campanhas, a empresa poupa tempo, dinheiro e demais recursos;
- Destaque diante da concorrência, uma vez que a empresa tem a chance de ganhar a preferência dos clientes por desenvolver ofertas únicas e customizadas.
Como criar personas para sua empresa? Passo a passo!
Agora que você conhece as vantagens e a importância de se criar uma persona, é hora de partir para a prática. Confira o passo a passo a seguir para elaborar a sua.
1. Colete dados
O primeiro passo para começar a desenhar o perfil de quem seria sua persona é fazer uma pesquisa sobre quem é seu consumidor.
Você pode usar uma ferramenta, como o CRM, para mapear dados biográficos e de comportamento de compra dos seus clientes atuais ou elaborar um questionário breve para que eles possam responder.
Algumas perguntas que você pode incluir são:
- Dados sobre gênero, idade, cidade onde mora, nível de escolaridade, estado civil, e número de filhos;
- Profissão e cargo que ocupa;
- Objetivos profissionais e pessoais;
- O que faz nas horas de lazer;
- Quais redes sociais que mais utiliza;
- Quais são os desafios ou necessidades que a levam consumir o produto ou serviço em questão;
- Entre outras.
2. Faça uma análise de dados
Com os dados da pesquisa em mãos, uma próxima etapa é:
- identificar traços comuns entre os respondentes;
- avaliar quais são as características predominantes e que eles mais têm em comum;
- perceber traços de personalidade que ajudem a achar um padrão;
- entender mais sobre as demandas e necessidades das pessoas.
3. Elabore a narrativa da sua persona
Com base nos resultados da análise, é aqui que você vai personificar. Pode parecer redundante, mas não! Como vimos no exemplo, elabore uma história para sua persona. Isto é:
- Dê a ela um nome, uma idade, uma profissão;
- Descreva como é seu dia a dia;
- Fale sobre seus hábitos diários, sobre os seus sonhos, objetivos pessoais e profissionais.
- Inclua também seus medos, desafios e dificuldades.
É importante pensar nela como um ser humano de verdade, pois é a partir dela que toda estratégia da empresa será traçada.
É possível uma empresa ter mais de uma persona?
Sim, é bastante comum que uma empresa tenha mais de uma persona, especialmente se ela atender uma base de clientes diversificada, com necessidades, comportamentos e características demográficas distintas.
Por exemplo, uma agência de viagem pode trabalhar com pacotes direcionados para pessoas acima de 60 anos, que desejam fazer passeios guiados e em grupo, como também oferecer serviços para empresas, gerenciando viagens corporativas.
Nesse exemplo, a empresa pode trabalhar com as duas personas para adaptar suas estratégias de marketing, produtos e serviços para atender a cada um deles de forma mais personalizada.
Como cada uma dessas personas têm necessidades e preferências distintas, a empresa considera o perfil adequado para elaborar e segmentar campanhas, divulgações e lançamentos e, com isso, atingir o público certo na hora certa.
No entanto, vale reforçar que o recomendado é limitar o número de personas para que não se corra o risco de perder o foco estratégico ao criar personas secundárias que, na verdade, poderiam ser concentradas em um mesmo perfil.
Elabore a persona do seu negócio e ofereça a melhor experiência para seu cliente
A persona é um conceito forte e fundamental para acompanhar as tendências de marketing digital de hoje.
Em um mercado concorrido, o segredo é concentrar esforços, tanto no sentido criativo como em relação ao uso de recursos, para encontrar e se comunicar diretamente com seu público ideal.
Assim, você não perde tempo e dinheiro divulgando seus serviços para pessoas que podem não se interessar.
Para criar sua persona com base em dados de confiança, conte com um sistema de gestão com módulo CRM, que centraliza, em um só lugar, todas as informações sobre seus clientes, histórico de compras, vendas, negociações e muito mais.
Conheça as funcionalidades do sistema Omie e acompanhe a jornada dos seus clientes de ponta a ponta!