Planejamento de marketing: o que é e vantagens

Invista em estratégias de comunicação dos seus produtos e serviços, para obter melhores resultados na sua empresa.
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Muitas empresas dedicam grandes esforços em oferecer ótimos produtos e serviços, mas acabam esquecendo que também é preciso pensar na forma de divulgá-los. Para isso, é fundamental contar com um planejamento de marketing, que orientará as ações a serem realizadas pela companhia.

Esse plano funciona como um mapa, dando as coordenadas das estratégias que trarão melhores resultados para os negócios. Empreendedores que se empenham em realizar um bom plano de marketing tendem a desenvolver a empresa com mais qualidade, agilidade e estrutura.

Embora seja peça-chave para o crescimento dos negócios, esse processo demanda atenção por parte dos gestores. Para apoiar a criação do planejamento, preparamos um material especial para você entender o que é um plano de marketing e quais as vantagens que a sua empresa terá ao aplicá-lo na gestão.

O que é planejamento de marketing?

Antes de nos aprofundarmos nos benefícios que o planejamento de marketing traz, vamos entender melhor o seu conceito. Trata-se de um documento que reúne as estratégias, objetivos, indicadores e ações que serão realizadas pela empresa em determinado período, com relação à divulgação dos seus produtos, serviços e da própria marca.

Esse planejamento visa otimizar os recursos da instituição e garantir que os objetivos sejam alcançados, pois mostra o caminho a ser trilhado. Nem todas as empresas dão o devido valor ao plano de marketing, mas ele faz a diferença.

Etapas de um planejamento estratégico de marketing

Um bom planejamento de marketing segue algumas etapas, bases para as estratégias a serem desenvolvidas ao longo do período. É possível estabelecer um plano para determinado intervalo de tempo (como um ano), para ações específicas (como a Black Friday ou Natal) ou para subáreas do marketing (como performance ou conteúdo).

Em todos os casos, porém, é preciso criar o plano de marketing com antecedência, para que tudo possa ser executado dentro do prazo, a fim de atingir os objetivos propostos.

A primeira etapa é a análise de mercado, ou benchmarking, em que a empresa estudará o segmento em que está inserida, bem como a forma como os concorrentes atuam. Isso é fundamental para identificar oportunidades ou ameaças e perceber tendências que podem ser aproveitadas.

Também é preciso entender o público-alvo da empresa, pois a partir dessas informações será possível estabelecer ações para atingir essas pessoas com uma mensagem impactante e relevante.

Com base em todos esses dados, o empreendedor poderá determinar quais objetivos quer alcançar e como medir o progresso da sua área de marketing.

O segundo passo é desenvolver planos de ação. Esse é o momento de desenhar uma estratégia para cada objetivo, de modo que sejam listadas as ações a serem realizadas, que apoiarão o atingimento das metas.

Não existe uma “receita de bolo” para um bom planejamento de marketing, por isso é muito importante conhecer as principais estratégias de marketing, para entender quais fazem sentido aplicar no seu negócio.

Outro ponto muito importante é que o plano de ação deve ter responsáveis, prazos e atividades bem definidas. Sem esses tópicos, é muito provável que as ações não sejam executadas, pois ninguém entende seu papel na estratégia geral.

Com tudo isso pronto, a terceira etapa é a execução, em que os times vão colocar a mão na massa efetivamente, garantindo que tudo seja feito de acordo com o planejado. Vale lembrar que se o planejamento foi bem-feito, essa fase tende a ser muito mais fluida e eficaz.

A última etapa é a avaliação, que pode acontecer em momentos específicos. Quanto mais frequente for esse processo, mais bem-sucedido ele tende a ser. Isso porque quaisquer alterações no planejamento, ou até mudanças no mercado, serão rapidamente identificadas.

A partir disso, é possível reavaliar o plano, entender a necessidade de ajustes e corrigir a rota, de forma a chegar no final com os objetivos alcançados. A avaliação pode ser feita com indicadores de desempenho, uma forma mais objetiva de entender o progresso das ações. Esta etapa deve estar ligada à gestão empresarial da companhia.

Por que fazer um planejamento de marketing?

Não adianta sua empresa ter um ótimo produto ou serviço sem contar isso de forma eficaz para o mercado e seus clientes. O planejamento de marketing é a bússola que mostrará o caminho para a divulgação eficiente, com resultados consistentes para sua gestão.

Empresas que realizam um bom planejamento de marketing também ganham um diferencial competitivo, pois entendem sua posição no mercado e sabem o que precisam fazer para ganhar ou manter seu espaço junto aos consumidores.

5 vantagens do planejamento de marketing

Dentro os pontos comentados, podemos destacar alguns muito importantes para a manutenção e crescimento da empresa. Lembrando que essas vantagens se complementam e uma apoia a realização da outra, ou seja, seus negócios ganham muito ao aplicar o plano de marketing.

  • Posicionamento de marca: ao definir as ações que serão realizadas, você consegue estabelecer uma forma única de se comunicar e reforça a forma como será visto pelos clientes. Ter um bom posicionamento de marca garante que suas atividades sejam realizadas com consistência e estratégia.
    O plano de marketing ajuda a criar uma unidade na sua comunicação, definindo uma linguagem marcante e que faça os clientes lembrarem rapidamente de você, seus produtos e serviços.
  • Objetivos mais claros: quem não sabe onde quer ir, dificilmente chegará a algum lugar. Isso também se aplica para sua empresa, por isso é muito importante ter bem definidas as metas a serem alcançadas.
    A partir disso, é possível determinar quais métricas e KPIs serão acompanhados para monitorar o desenvolvimento, além de alinhar as responsabilidades e expectativas para que todos saibam o que precisam fazer e que resultados são esperados.
  • Eficiência na execução: com um direcionamento maior do que será feito, é possível organizar melhor as ações, aumentando a qualidade das entregas através de processos mais estruturados.
    Além disso, os erros são minimizados – com maior programação, os riscos são melhor avaliados, de forma a evitar que aconteçam situações contrárias.
  • Otimização de recursos: com um planejamento do que será feito, a empresa pode se programar quanto aos recursos necessários para suas ações. Isso evita que o tempo dos colaboradores seja gasto em atividades que não apoiarão as metas, além de otimizar o capital da empresa, que será aplicado naquilo que efetivamente está programado.
  • Melhores resultados: tudo isso proporciona ações mais coerentes e consistentes, que apoiam o atingimento das metas, trazendo crescimento para a empresa a curto e médio prazo. Outro resultado direto é o aumento das vendas, que atingem mais clientes potenciais, e dos lucros, pois o mercado consegue perceber a necessidade que possui dos seus produtos e serviços.

É muito importante reforçar que o planejamento de marketing traz resultados no curto, médio e longo prazo, se for aplicado com dedicação. Afinal, seus clientes percebem quando uma ação foi bem pensada e executada ou se foi realizada rapidamente, sem muito cuidado e atenção.

Mostre mais valor para seus clientes

Ao realizar o planejamento de marketing, você garante que seus produtos e serviços serão divulgados de forma mais consistente, trazendo melhores resultados para a empresa. Também facilita a ação dos seus colaboradores, que sabem para onde estão indo e o que devem fazer.

Um bom plano de marketing traz inúmeros benefícios para sua gestão e não deve ser deixado de lado pelas empresas que desejam crescer e se manter no mercado. Aprofunde seus conhecimentos sobre estratégias e plano de marketing, entendendo mais sobre sua importância dentro das suas metas.

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