Endomarketing: conceito, vantagens e estratégias

Você sabe o que é endomarketing? Descubra qual a importância do marketing para o público interno de uma empresa.
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Ao contrário do que muitos podem pensar, o marketing não se aplica somente ao público externo de uma empresa. É nisso que entra o endomarketing, voltado para a relação entre uma organização e seus colaboradores. 

Para uma empresa ser bem-sucedida é fundamental contar com um time motivado, que se empenhe no seu trabalho. Se identificar com a cultura organizacional, sentir-se valorizado pela liderança e ter uma boa comunicação com a equipe são fatores que fazem toda a diferença. O endomarketing pode ajudar nessas questões. Confira o artigo e aprenda tudo sobre o assunto.

Endomarketing: o que é e como funciona?

Também conhecido como marketing interno, o endomarketing é caracterizado como as ações realizadas em uma organização para promover um bom relacionamento entre a empresa e seus colaboradores. São estratégias pensadas para que os funcionários se sintam confortáveis no espaço de trabalho e como parte importante da empresa. 

Ações como festas e outros eventos de comemoração para a equipe, criação de espaços de convivência na empresa, envio de newsletters e manutenção de grupos em redes sociais para que todos possam interagir entre si são exemplos de endomarketing. O objetivo é fazer com que os funcionários tenham uma relação harmônica entre si e enxerguem a empresa como um local onde podem empenhar seus esforços para crescer, pois isso resulta em melhoria contínua

A taxa de turnover que diz respeito ao número de contratações e de pessoas que saem da empresa em um mesmo tempo é um importante indicador de performance. Se uma empresa não consegue reter seus funcionários, isso pode significar que a cultura organizacional não é implementada propriamente e que o ambiente de trabalho não é convidativo, afetando negativamente o quadro geral.

A substituição contínua de funcionários atrapalha o ritmo de crescimento e se seus funcionários se sentem desmotivados em relação à carreira dentro da organização, dificilmente irão dar tudo de si. Sendo assim, o endomarketing auxilia a pensar em ações para mudar esse cenário e fortalecer o branding, ao compreender as necessidades do público interno e buscar soluções.

A comunicação interna e o endomarketing funcionam em conjunto e devem estar sincronizadas, mas não significam o mesmo. Os processos de comunicação tem a função informativa, enquanto o endomarketing procura incentivar as relações entre a equipe. 

Quais são as vantagens do endomarketing?

O endomarketing apresenta muitos benefícios para uma empresa, um dos principais deles é o aumento da produtividade, facilitando a gestão das equipes. Como o endomarketing atua para criar um ambiente confortável para seus funcionários, onde eles são valorizados, isso ajuda com que se sintam motivados e se dediquem para entregar os melhores resultados. 

Outra vantagem é a redução da taxa de turnover. O incentivo empenhado pela empresa, para a organização acolher as necessidades dos colaboradores, auxilia com que a taxa de retenção aumente, pois eles conseguem ver um ambiente propício para o crescimento. 

As estratégias de endomarketing também ajudam a atrair novos talentos. É possível utilizar as ações realizadas com o público interno para mostrar o porquê a sua empresa é um bom local para trabalhar. 

6 estratégias de endomarketing para aplicar na sua empresa

São diversas as estratégias e caminhos possíveis dentro dessa área. Cada uma delas tem a ver com seu contexto e desafios. A seguir, conheça alguns exemplos e combinações que pode funcionar!

1. Criação de política de benefícios

A política de benefícios visa recompensar os funcionários pelo seu trabalho, mostrando que o empenho deles é reconhecido e valorizado. A sugestão é criar um sistema de bonificação, onde os funcionários recebem prêmios ao atingirem uma meta. Os gestores devem explicar como o processo irá funcionar, para que todos compreendam a política e saibam o que fazer para alcançarem suas recompensas. 

2. Realização de eventos para promover a interação da equipe

Na correria do dia a dia, é comum faltar tempo para a equipe poder interagir e se conhecer melhor. Os momentos de descontração são muito importantes para a criação de um ambiente de trabalho onde todos se sentem bem recepcionados e acolhidos.

Por isso, é interessante investir na promoção de eventos como confraternização, comemoração dos aniversariantes do mês e happy hour na empresa. Todas essas atividades são oportunidades para estreitar os vínculos e conhecer mais sobre pessoas que muitas vezes passam o dia inteiro juntas. 

3. Realização de pesquisas de satisfação

Para entender o que os seus colaboradores procuram e como sua empresa pode proporcionar o melhor ambiente de trabalho, é imprescindível ouvi-los. Portanto, realize pesquisas de satisfação, demonstrando a importância de ouvir a opinião da sua equipe, encoraje-os a participarem da pesquisa. 

Quando estiver com os resultados em mãos, busque maneiras de implementar as melhorias sugeridas, o que demonstra que realmente a opinião dos funcionários foi considerada.

4. Desenvolvimento de programas de bem-estar

As tarefas do trabalho podem gerar muita tensão no dia a dia e para aliviar isso a sua empresa pode criar situações que vão ajudar no relaxamento, como promover aulas de ginástica laboral e ter um espaço de meditação. 

O estresse afeta muito a produtividade de uma pessoa, portanto, ao oferecer iniciativas para cuidar do bem-estar dos funcionários, além de mostrar que eles são importantes, você também previne problemas que a tensão acumulada poderia acarretar. 

5. Construção de espaços para convívio

Para os funcionários poderem interagir entre si, eles precisam contar com ambientes confortáveis, que sejam acolhedores e convidativos para o diálogo. Por isso, vale a pena investir em áreas como a cantina, onde a equipe pode almoçar junta e também uma sala de descanso para que eles aproveitem os intervalos. 

6. Planejamento de carreira

Se uma pessoa assume um cargo em uma empresa, mas não consegue enxergar possibilidades de crescimento, como conseguir uma promoção e melhorar os rendimentos, isso é um grande desmotivador. 

O time de recursos humanos deve trabalhar para compreender quais são os objetivos de cada colaborador e possibilitar com que eles criem planos de carreira. Isso amplia a visão do funcionário que consegue alinhar seus objetivos pessoais com o crescimento profissional e entende que, ao gerar bons resultados, terá a oportunidade de alcançar novos patamares. 

Conheça o seu público interno para implementar ações de endomarketing

Antes de definir quais estratégias de endomarketing serão implementadas na sua empresa, é fundamental traçar um perfil de quem são os seus colaboradores. Procure entender o que eles buscam em um emprego, o que faz com que eles queiram permanecer e quais são suas principais demandas. 

Ao ter essas respostas, ficará mais simples definir as estratégias mais eficazes. Lembre-se que endomarketing é uma via de duas mãos. Os colaboradores serão beneficiados pelas iniciativas, o que gera um resultado positivo para a empresa, já que eles se tornam mais empenhados em dar o melhor de si em suas atividades. 

Uma parte essencial do endomarketing é a construção de uma cultura organizacional sólida e coerente com os valores da empresa. Confira o artigo Como reforçar a cultura organizacional? para saber mais.

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