Como melhorar a cultura organizacional da empresa? Veja dicas!

Conte com uma equipe mais engajada, aplicando estratégias para melhorar a cultura organizacional no sua empresa!
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Para que os colaboradores possam trabalhar em sintonia com os objetivos da empresa, é preciso saber como melhorar a cultura organizacional. O intuito é fornecer uma diretriz para as equipes, de modo que possam trabalhar alinhadas e seguindo a política da empresa.

Mas qual é o significado de cultura organizacional e como trabalhar para fortalecer esse processo na sua empresa? Confira as respostas para essas e outras questões neste artigo.

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Como melhorar a cultura organizacional da empresa?

A cultura organizacional é o jeito de ser da sua empresa, ou a “alma do seu negócio”. Assim, compreende a missão, visão, valores e código de conduta da organização, o que se reflete no comportamento, hábitos, postura e forma de trabalho da equipe.

Quando os colaboradores conhecem a cultura da empresa e a colocam em prática, passam a atuar de forma coesa, ou seja, segundo os objetivos do negócio.

Sabem, portanto, o que é esperado no ambiente organizacional, o modo como devem se relacionar com os clientes e como se portar em diferentes situações relacionadas ao trabalho.

Mas como melhorar a cultura organizacional? Acompanhe as dicas a seguir.

1. Melhore a comunicação interna

Otimize a comunicação interna, assim, além de divulgar o código de cultura organizacional, desde a contratação do profissional, informe a equipe sobre os passos do negócio, metas, conquistas, eventos e até situações de dificuldades.

Isso pode ser feito por uma publicação via e-mail ou até mesmo em um mural: o importante é criar um canal de comunicação com o time para que eles tenham um sentimento de pertencimento na organização.

2. Invista em pesquisas de clima organizacional

O RH deve ouvir os colaboradores por meio de pesquisas de clima organizacional, em que eles possam mostrar seu ponto de vista sobre o ambiente de trabalho de forma anônima. 

Assim, dependendo dos resultados da pesquisa, a empresa pode fazer mudanças que vão impactar no bem-estar do seu time.

Apesar de cultura e clima organizacional serem aspectos diferentes, eles se complementam, pois, com um ambiente de trabalho saudável, as pessoas são mais motivadas a seguir a cultura da empresa.

3. Conheça os colaboradores

É essencial também conhecer os colaboradores, aliás é preciso saber quem são eles antes mesmo da contratação. Então, invista em um processo seletivo de qualidade para se certificar de que o profissional tem o fit cultural da empresa.

4. Conte com boas lideranças

Para melhorar o clima organizacional, conte com boas lideranças. O líder precisa fazer a gestão de pessoas, assim não pode ter a postura de “mandão” e sim ser próximo da equipe, conhecendo as potencialidades de cada um para delegar as tarefas de modo otimizado.

É recomendado também ter um canal aberto para ouvir feedbacks, sugestões e, por que não, novas ideias para o negócio.

5. Ofereça treinamentos e desenvolva

A empresa precisa compreender se o colaborador está no cargo adequado por meio de avaliações, como assessment, na qual o RH pode entender o perfil e habilidades do profissional.

Com a avaliação, pode oferecer cursos e treinamentos adequados ou propor uma atribuição diferente na organização. O assessment também pode ser utilizado para oferecer uma promoção e para montar um plano de cargos e salários.

6. Abra espaços para projetos pessoais

É interessante engajar seus profissionais, abrindo espaço também para seus projetos pessoais, que podem ser voltados para o voluntariado, para criação de grupos de corrida e caminhadas ou qualquer outra iniciativa.

Ainda sobre esse aspecto, é necessário um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos colaboradores. Ou seja, é preciso ter bom senso nas demandas e valorizar as horas de descanso e lazer das equipes, prezando pelo bem-estar e saúde mental.

Por que é importante fortalecer a cultura organizacional?

Existem diferentes tipos de cultura organizacional, como a de decisões centralizadas, a focada em projetos ou nas pessoas. Seja qual for a da sua empresa, ela precisa ser forte, pois traz diferentes ganhos para o negócio, como:

  • engajamento do time – os profissionais trabalham por um mesmo objetivo, entendendo a missão e valores da empresa. Sentem que pertencem à organização e que seu trabalho é importante para os resultados do negócio;
  • menor rotatividade – com profissionais engajados, você retém talentos, o que reduz a rotatividade e as despesas com processos seletivos, contratações, demissões e treinamentos;
  • eficácia na contratação de novos talentos – com uma cultura empresarial forte, a liderança sabe qual é o perfil desejável de candidatos, agilizando a contratação;
  • aumento da produtividade – os profissionais conhecem os princípios da empresa, suas atribuições, o que é esperado deles e sabem como devem se portar no ambiente organizacional. Tudo isso otimiza o fluxo de trabalho;
  • redução de conflitos – as pessoas trabalham em sintonia, resultando em equipes mais alinhadas, um clima organizacional saudável e mais qualidade de vida no trabalho;
  • credibilidade da marca – a cultura organizacional forte melhora o employer branding, tornando sua marca uma boa empregadora, contribuindo para aumentar sua credibilidade no mercado e tornando seu negócio um chamariz para novos talentos.
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Quem é responsável pela melhoria da cultura organizacional?

Tanto o setor de RH quanto as lideranças da empresa podem adotar estratégias para melhorar a cultura organizacional, praticando a gestão de pessoas.

Dessa maneira, além de deixar claro quais são os valores, visão e missão do negócio, precisam trabalhar pela gestão organizacional ao dar o exemplo, ou seja, ter uma postura e atitudes que reflitam a cultura do negócio.

Além disso, RH e liderança devem motivar os times e valorizar seus profissionais, uma estratégia que também está entre os principais elementos da competitividade empresarial.

Como manter a cultura organizacional com a expansão do negócio

Para que a cultura da empresa não se perca quando o negócio começa a crescer, é importante que as diretrizes e valores da organização nunca deixem de ser difundidas e praticadas, inclusive pelas lideranças.

É papel do RH ter um olhar sensível sobre a postura e comportamento dos profissionais para que a cultura esteja presente no dia a dia organizacional ou, como foi dito, continue a ser a “alma” da empresa, definindo, assim, sua identidade.

Colocando em prática as dicas de como melhorar a cultura organizacional, você passa a contar com uma equipe que veste a camisa da empresa e entende a importância do seu trabalho para os bons resultados do negócio.

Para que você possa ter agilidade nas tarefas da rotina empresarial e se dedicar para a gestão de pessoas, o ideal é contar com a melhor tecnologia. Conheça a solução Omie para empreendedores e otimize seu dia a dia!

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