Como reforçar a cultura organizacional?

A cultura organizacional é a base para que sua equipe trabalhe com um propósito. Veja como fortalecer esse aspecto e aumente sua produtividade.
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Para que os colaboradores possam trabalhar alinhados, ou seja, em sintonia com os objetivos da empresa, é fundamental ter uma cultura organizacional forte. Com isso, as equipes têm uma diretriz e sabem como devem realizar suas atividades, qual deve ser sua postura e seu comportamento, entre outros aspectos.

Tudo isso tem como consequência o sucesso de um negócio, afinal, impacta diretamente no engajamento e produtividade dos profissionais.

Então, como reforçar a cultura organizacional e qual a importância dessa estratégia na gestão de pessoas? Confira as respostas para essas e outras questões neste artigo.

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Como reforçar a cultura organizacional?

De forma resumida, a cultura organizacional é o jeito de ser da sua empresa, ou a “alma do seu negócio”. Assim, compreende a missão, visão, valores e código de conduta da organização, o que se reflete no comportamento, hábitos, postura e forma de trabalho da equipe.

Quando os colaboradores conhecem a cultura do negócio e a colocam em prática, passam a atuar de forma coesa, ou seja, de acordo com os objetivos da empresa. Sabem, portanto, o que é esperado no ambiente organizacional, o modo como devem se relacionar com os clientes e como se portar em diferentes situações relacionadas ao trabalho.

Agora que você já sabe o que é cultura organizacional, precisa entender como fortalecê-la na sua empresa. Acompanhe.

Melhore a comunicação interna

É importante zelar pela transparência, otimizando a comunicação interna no negócio. Além de divulgar o código de cultura organizacional, desde o momento da contratação do profissional, a empresa precisa informar sua equipe sobre os passos do negócio, metas, conquistas, eventos e até situações de dificuldade.

Isso pode ser feito por uma publicação via e-mail ou até mesmo em um mural: o importante é criar um canal de comunicação com o time para que eles tenham um sentimento de pertencimento na organização.

Com essa estratégia, você passa a contar com uma equipe que veste a camisa da empresa e entende a importância do seu trabalho para os bons resultados do negócio.

Invista em pesquisas de clima organizacional

A cultura da empresa é um aspecto que norteia a conduta dos colaboradores, mas não se trata de algo estanque e sim que vai se moldando pela influência das pessoas. Isso porque são os profissionais que vivem o dia a dia de trabalho e podem adotar comportamentos ou costumes que vão ao encontro dos objetivos do negócio.

Nesse sentido, o RH deve ouvir os colaboradores por meio de pesquisas de clima organizacional, em que eles possam mostrar seu ponto de vista sobre o ambiente de trabalho de forma anônima. Assim, dependendo dos resultados da pesquisa, a empresa pode fazer mudanças que vão impactar no bem-estar do seu time.

Apesar de cultura e clima organizacional serem aspectos diferentes de uma empresa, eles acabam se complementando, pois, com um ambiente de trabalho saudável, as pessoas são mais motivadas a seguir a cultura da empresa.

Conheça os colaboradores

É essencial também conhecer os colaboradores, aliás é preciso saber quem são eles antes mesmo da contratação. Então, no processo seletivo, entenda se o profissional tem o fit cultural da empresa, a fim de reduzir a rotatividade e gastos com treinamento e desligamentos.

No dia a dia, é preciso estar próximo da equipe, conhecendo as potencialidades de cada profissional para delegar as tarefas de modo otimizado. É recomendado também ter um canal aberto para ouvir feedbacks, sugestões e, por que não, novas ideias para o negócio.

Ofereça treinamentos e desenvolva

A empresa precisa estar próxima do colaborador e compreender se ele está no cargo adequado. Isso pode ser feito por meio de avaliações, como assessment, na qual o RH pode entender o perfil e habilidades do profissional.

Com a avaliação, pode oferecer cursos e treinamentos ou propor uma atribuição diferente na organização. O assessment também pode ser utilizado para oferecer uma promoção e para montar um plano de cargos e salários.

Abra espaços para projetos pessoais

É interessante engajar seus profissionais para fortalecer a cultura organizacional, abrindo espaço também para seus projetos pessoais, que podem ser voltados para o voluntariado em alguma entidade, para criação de grupos de corrida e caminhadas ou qualquer outra iniciativa.

Quem é responsável pela melhoria da cultura organizacional?

Tanto o setor de RH quanto as lideranças da empresa podem tornar a cultura organizacional mais robusta, praticando a gestão de pessoas.

Dessa maneira, além de deixar claro quais são os valores, visão e missão da empresa, precisam dar o exemplo, ou seja, ter uma postura e atitudes que reflitam a cultura do negócio.

Além disso, RH e gestão devem motivar os times e valorizar seus profissionais, uma estratégia que também está entre os principais elementos da competitividade empresarial.

As vantagens de uma cultura organizacional fortalecida

Existem diferentes tipos de cultura organizacional, como a de decisões centralizadas, a focada em projetos ou nas pessoas. Seja qual for a da sua empresa, ela precisa ser forte, pois traz diferentes ganhos para o negócio. Veja a seguir.

Maior engajamento do time

Os profissionais trabalham por um mesmo objetivo e de forma orquestrada, entendendo a missão e valores da empresa.

Eles sentem que pertencem à organização e que seu trabalho é importante para os resultados do negócio, o que aumenta seu engajamento.

Reduz a rotatividade

Com profissionais engajados, você retém talentos, o que reduz a rotatividade e as despesas com processos seletivos, contratações, demissões e treinamentos.

Logo, tem uma equipe sólida, o que também traz melhorias para o clima organizacional e agilidade para o fluxo de trabalho.

Melhora a contratação de novos talentos

Ao ter uma cultura empresarial forte, você sabe qual é o perfil de candidatos mais adequados para as vagas oferecidas, agilizando a contratação. Evita, portanto, escolher um profissional que não tem um perfil que se encaixa nos valores do negócio.

Aumenta a produtividade

Os profissionais conhecem os princípios da empresa, suas atribuições, o que é esperado deles e sabem como devem se portar no ambiente organizacional. Tudo isso otimiza o trabalho em equipe e aumenta a produtividade.

Equipes mais alinhadas

A cultura organizacional funciona como um guia, mostrando aos colaboradores como eles devem trabalhar, fazer as entregas, atender clientes, entre outras demandas. Assim, as pessoas trabalham em sintonia, resultando em equipes mais alinhadas e mais qualidade no trabalho.

Contribui para a credibilidade da marca

A cultura organizacional disseminada e forte melhora o employer branding, tornando sua marca uma boa empregadora, contribuindo para aumentar sua credibilidade no mercado.

Isso porque os próprios colaboradores fazem uma divulgação positiva da sua empresa como um bom lugar para trabalhar, tornando-se um chamariz para novos talentos.

Como manter a cultura organizacional com a expansão do negócio

Para que a missão, valores e visão da empresa não se perca quando o negócio começa a crescer, é importante que a cultura organizacional nunca deixe de ser difundida e praticada, inclusive pelas lideranças.

É papel do RH ter um olhar sensível sobre a postura e comportamento dos profissionais para que a cultura esteja presente no dia a dia organizacional ou, como foi dito, continue a ser a “alma” da empresa, definindo, assim, sua identidade.

Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre o assunto? Entenda o que é cultura organizacional e quais são seus principais pilares!

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