Liderança estratégica: 10 principais características

Saiba o que é liderança estratégica, os impactos em seu negócio e como esse tem se tornado um grande diferencial para a saúde da empresa e dos funcionários.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Atualmente, a liderança estratégica mostrou-se um caminho muito mais lucrativo, tornando-se um indicador importante para avaliar o grau de satisfação dos colaboradores e o desempenho deles. 

Um líder estratégico que faz mais do que delegar tarefas, contribui muito mais para a retenção de talentos de uma empresa. Mas, o que é essa liderança estratégica? Para entender melhor sobre o assunto, os impactos em seu negócio e como aplicar, acompanhe este artigo.

Bannner para conhecer o sistema

 

O que é um líder estratégico?

O líder estratégico é um gestor que sabe motivar sua equipe, administrando conflitos, oferecendo feedback eficaz e superando obstáculos para a maior lucratividade de um negócio. Esse líder é admirado por sua equipe e sabe reconhecer e valorizar o papel de cada um no alcance das metas da empresa.

Para ter maior controle sobre os resultados esperados, o líder estratégico usa indicadores e dados para avaliar a performance da empresa. Além disso, opta por decisões mais assertivas e fundamentadas na melhor experiência para clientes, colaboradores, fornecedores e acionistas.

Se você quer reter os melhores talentos do mercado e ser a empresa dos sonhos de qualquer profissional, a liderança empresarial estratégica é um caminho.

10 principais características da liderança estratégica

Ser um líder estratégico envolve múltiplos fatores e características. Ele precisa estar antenado às mudanças do mercado em que atua. Ademais, é preciso adotar comportamentos e desenvolver habilidades individuais na sua equipe.

Para manter o foco no resultado, não basta simplesmente vender, mas inspirar pessoas e tornar clientes e colaboradores verdadeiros defensores da sua marca. A fim de deixar a ideia mais palpável, listamos 10 características para ser um bom líder estratégico:

  • Visão clara – um líder estratégico tem uma visão clara do futuro da empresa e sabe como alcançar os seus objetivos a longo prazo.
  • Adaptabilidade – o mercado é dinâmico e mudanças acontecem constantemente. Um líder estratégico deve ser capaz de se adaptar rapidamente e ajustar sua estratégia, segundo as necessidades da empresa.
  • Orientação para resultados – um líder estratégico está sempre focado em resultados e trabalha para alcançar suas metas específicas.
  • Comunicação eficaz – a clareza na comunicação e comunicação não violenta (CNV) é essencial para a liderança estratégica. O líder estratégico deve ser capaz de se comunicar de forma persuasiva, inspirando e motivando a equipe.
  • Capacidade de delegar – o profissional deve ser capaz de delegar tarefas e responsabilidades de forma eficaz, permitindo que a equipe trabalhe de forma independente e eficiente.
  • Orientação para a equipe – a liderança estratégica deve inspirar e motivar a equipe.
  • Conhecimento do mercado – é preciso estar sempre atento às tendências e mudanças do mercado, entendendo as necessidades e expectativas dos clientes.
  • Habilidade de negociação – habilidade de negociação é essencial para a liderança estratégica, permitindo que o líder chegue a acordos e soluções que sejam benéficos para a empresa.
  • Capacidade de aprendizado – a liderança estratégica envolve um processo contínuo de aprendizado e crescimento. Um líder estratégico deve estar sempre disposto a aprender com seus erros e a buscar novas oportunidades de desenvolvimento.
  • Inovação – o líder estratégico deve estar sempre buscando novas formas de inovar e melhorar os processos da empresa, mantendo-se atualizado.

Desenvolver todas as características de uma liderança estratégica é um desafio. Por isso, ao buscar tornar-se mais estratégico, dê um passo de cada vez e procure colocar cada aprendizado tomado ao longo da jornada em prática. Só assim será possível mudar a forma de liderar e alcançar as metas de resultados traçados no planejamento.

Conheça outros tipos de liderança

Você deve estar se perguntando se a liderança estratégica é a única alternativa. A resposta é não, mas ela é o caminho mais eficaz para o sucesso de sua empresa.

Para que você entenda os benefícios de ser um líder estratégico, é bom conhecer os outros perfis de liderança. Acompanhe os próximos tópicos.

Liderança gerencial

A liderança gerencial tem como principal ocupação manter a empresa funcionando. É o perfil do líder executor de tarefas com gestão centralizadora. Gosta de rotina e não se preocupa com inovação.

Afinal, se está tudo certo, para que mudar? Esses líderes pensam a curto prazo, sem visão estratégica do todo e da influência de cada parte da empresa no resultado. Acreditam que suas ações devem ser pautadas pelos acontecimentos internos e externos da empresa. Não adotam ações pautadas em uma liderança estratégica.

Essa categoria de liderança funciona em pequenas empresas, mas impacta em alta rotatividade de colaboradores. Está sempre centrada em processos e na hierarquia de funções, não abrindo espaços para inspirar pessoas. São conservadores e trabalham de forma reativa. Ou seja, conforme surgem as demandas de mercado é que constroem seu plano de trabalho e as metas da organização.

Liderança visionária

A liderança visionária é inovadora, está centrada no futuro e corre riscos, visando melhores resultados para a empresa. É um líder mais democrático, que busca ouvir todos para tomar suas decisões.

O líder visionário assemelha-se ao líder estratégico no aspecto de adotar decisões estratégicas focadas na performance da empresa. Ambos preocupam-se com a gestão de pessoas e com a manutenção de um clima organizacional agradável.

A diferença principal está no planejamento e nas análises para correr riscos calculados, presente na liderança estratégica. O líder visionário trabalha muito com a intuição e com a melhoria de processos de trabalho.

Enquanto o líder estratégico está centrado em dados, benchmarking e informações que servirão de base para decisões mais assertivas, o líder estratégico faz uma análise completa e global da empresa, com planejamento a curto, médio e longo prazo. Além disso, faz maior controle e medição de resultados por meio de indicadores de desempenho da empresa.

Como se tornar um líder estratégico?

Tornar-se um líder estratégico não é uma tarefa fácil, mas é um objetivo que vale a pena perseguir. Esse tipo de líder é aquele que é capaz de guiar sua equipe em direção a um objetivo comum, usando estratégias e táticas inteligentes para alcançá-lo. 

Vale destacar que a liderança estratégica exige uma visão clara do futuro. Um líder estratégico deve ser capaz de antecipar tendências, entender o mercado e conhecer profundamente a empresa em que trabalha. É fundamental ter uma compreensão completa das operações e processos da organização, para identificar oportunidades de melhoria e desenvolver estratégias eficazes.

Além disso, um líder estratégico deve ser capaz de trabalhar em equipe, estabelecendo objetivos claros e orientando sua equipe na direção certa. Deve se comunicar com clareza e eficácia, explicando sua visão e compartilhando informações com seus colegas de trabalho. Também é fundamental estabelecer relações de confiança e colaboração, para a equipe trabalhar em conjunto para alcançar as metas definidas.

Flexível e adaptável, este profissional entende que o mercado é dinâmico e as circunstâncias podem mudar rapidamente, sendo importante estar preparado para ajustar as estratégias conforme necessário. Além disso, é significante a possibilidade de aprender com os erros e avaliar regularmente o desempenho da equipe, a fim de fazer ajustes e melhorias.

Por fim, um líder estratégico deve ser capaz de motivar e inspirar sua equipe. É importante reconhecer e valorizar o trabalho dos membros da equipe, estabelecer um ambiente de trabalho com uma melhor cultura organizacional e criar um ciclo de aprendizado contínuo. A liderança inspiradora pode motivar as pessoas a superar seus limites e alcançar o sucesso.

Ou seja, se você deseja se tornar um líder estratégico, procure desenvolver uma visão clara do futuro, trabalhar em equipe, ser flexível e adaptável e motivar sua equipe a alcançar objetivos comuns. Com dedicação e prática, qualquer pessoa pode se tornar um líder estratégico eficaz e orientar sua equipe para melhores resultados.

Sistema de gestão ERP na liderança estratégia 

Para acompanhar dados e processos de forma mais facilitada, um negócio precisa contar com a tecnologia. Em um mundo onde os mercados estão cada vez mais digitais, é imprescindível contar com um sistema de gestão empresarial, também conhecido como ERP.

A automação de tarefas e geração de relatórios ricos em informação auxiliam os negócios a tomarem decisões mais assertivas e pensarem com mais estratégia. A Omie é um sistema de gestão ERP repleto de funcionalidades contábeis e administrativas, como: 

  • conciliação bancária automática;
  • controle do fluxo de caixa;
  • emissão rápida de boletos e notas fiscais. 

O sistema também oferece benefícios devido a integrações, funcionamento em nuvem e processos rápidos e seguros. Conheça o Sistema ERP Omie e impulsione o crescimento da sua empresa. 

Banner CTA

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
cálculo de férias: homem com braços atrás da cabeça olhando paisagem
Realizar o cálculo de férias corretamente é essencial, já que erros podem comprometer a conformidade da sua empresa. Entenda como fazer
principais erros em entrevistas com clientes
Os perigos que a visão de "o cliente sempre tem razão" pode proporcionar quando aplicado a etapa de discoverys/entrevistas com
PCMSO: médica olhando para a tela de um computador.
Entenda o PCMSO, sua operação e quem deve implementá-lo. Conheça mais com a Omie!