Muito se fala sobre inovação como estratégia para se destacar frente à concorrência, mas muitos não conhecem o real significado da palavra. Segundo o IBGE, uma empresa pode ser considerada inovadora quando introduz um produto no mercado ou implementa um novo processo que se torna referência.
É possível dizer que a inovação é inevitável, já que o mercado está em constante mudança e busca sempre oferecer a melhor experiência para o consumidor, transformando comportamentos e hábitos de consumo com o passar do tempo. É necessário que os empreendedores estejam sempre atentos e aproveitem todas as oportunidades disponíveis – mesmo em tempos difíceis.
Neste conteúdo, vamos falar mais a fundo sobre o que é inovar, os efeitos da inovação no mundo do empreendedorismo, além de quais os tipos e modelos de inovação existentes. Acompanhe!
Por que investir em inovação?
Inovação é a inserção de novos produtos ou serviços no mercado, ou até mesmo o aprimoramento de produtos já existentes. Com uma sociedade em constante transformação, é claro que os hábitos de consumo sempre mudam de acordo com o que o mercado oferece.
Esse conceito tem muito a ver com aproveitar as oportunidades de mercado e explorar novos cenários, sempre buscando oferecer a melhor experiência possível ao consumidor final. Nem sempre é necessário criar um produto do zero para ser considerado inovador, mas é primordial oferecer uma experiência ao cliente que destaque sua empresa frente à concorrência.
Essa dinâmica afeta a forma com que as pessoas consomem, já que as tendências de mercado estão em constante mudança, sendo necessário estar atento para saber o momento exato de implementar novas ideias e produtos. Para isso, o uso da tecnologia como aliada pode mudar a realidade da empresa, já que é necessário agir com precisão, qualidade e agilidade.
Essas são algumas vantagens da implementação de práticas inovadoras no negócio:
· Agrega valor ao produto/serviço oferecido pela empresa;
· Aumenta a competitividade do negócio;
· Melhora a produtividade;
· Aumenta os lucros;
· Desenvolve a criatividade de todos os membros da empresa;
· Aumenta a organização dos processos, e muito mais.
Algumas empresas são um ótimo exemplo de inovação e, por esse motivo, continuam sendo referência no meio em que atuam, mesmo décadas após sua fundação. A Apple, por exemplo, revolucionou o mercado da tecnologia e comunicação ao introduzir novas tecnologias e sempre se reinventar ao longo dos anos, trazendo upgrades de produtos já existentes.
No Brasil, vale citar a empresa Quinto Andar, que trouxe uma grande mudança no mercado imobiliário ao transformar o processo de aluguel em um trâmite mais simples e econômico para ambas as partes, por meio de seu site e aplicativo.
É possível perceber por meio desses exemplos, e de muitos outros, como o bom uso da tecnologia sempre tende a gerar resultados positivos e impulsionar o crescimento de empresas das mais diversas áreas.
Você sabia que existem diferentes tipos de inovação?
A inovação pode se dar em diversos âmbitos da empresa e vamos falar um pouco sobre cada um deles.
Inovação de produto
Pode ser considerado o tipo mais perceptível de inovação, já que traz uma nova classe de produto para o mercado ou incrementa funcionalidades em produtos já existentes.
Nesse caso, é necessário que o novo produto resolva um problema existente ou traga algo realmente novo ao consumidor, caso contrário, tende a cair no esquecimento rapidamente e se transformar em uma tendência de mercado passageira e até mesmo não lucrativa.
Inovação de serviço
Esse tipo de inovação ocorre nos serviços oferecidos pela empresa, buscando sempre oferecer a melhor experiência possível ao consumidor. Hoje em dia, as empresas buscam cada vez mais facilitar processos e poupar tempo, gerando mais comodidade ao cliente.
A tecnologia e inovação de serviços andam de mãos dadas, já que é possível repensar a forma que diversos serviços são ofertados e sempre buscar modernizá-los.
Inovação de processos
Nesse caso, a inovação vem como forma de otimizar os processos da empresa, buscando diminuir a burocracia e torná-los mais práticos e econômicos, tanto internamente quanto na relação com o consumidor.
Inovação de tecnologia
A inovação de tecnologia busca incrementar novas tecnologias no funcionamento da empresa, automatizando processos, facilitando a gestão e simplificando diversos trâmites. Alguns exemplos são o uso de ERP (Enterprise Resource Planning, ou Sistema de Gestão Integrada), inteligência artificial, biometria e o uso de PIX para transferências e pagamentos.
Inovação de logística
Esse tipo de inovação traz mudanças para todo o procedimento de gestão da logística da empresa, ou seja, na distribuição de mercadorias para os clientes, desde armazenamento, distribuição, até o transporte de itens. Com o aumento cada vez maior de compras on-line, adotar estratégias inovadoras nesse setor pode ser a chave para o crescimento da empresa.
Inovação de marketing
Esse tipo de inovação diz respeito ao uso de novas estratégias de marketing digital e divulgação da marca para captar novos clientes. É necessário, antes de tudo, entender o seu público-alvo e o que ele procura, para então encontrar novas estratégias de chegar até ele e se tornar atrativo, o que aumenta muito as chances de conversão.
Existem ainda outros tipos de inovação, tais como a inovação de rede, inovação de canais, inovação área do consumidor, inovação modelo de negócio e de organização, e inovação de performance.
Modelos de inovação
É preciso falar também sobre os diferentes processos de inovação, ou seja, as formas pelas quais a inovação pode ser implementada na empresa.
Inovação incremental
Esse tipo de inovação busca incrementar um produto ou serviço já oferecido, trazendo melhorias de baixo impacto que não criam um mercado novo. Esse tipo de inovação busca trazer benefícios, tanto internamente quanto externamente, aperfeiçoando processos dentro da empresa e melhorando a experiência do cliente.
Inovação radical
Nesse tipo de inovação, um novo produto ou serviço passa a ser ofertado pela empresa, mudando a forma como é vista dentro do mercado e expandindo seus negócios. Nesse caso, é criado um novo hábito de consumo, já que por ser um produto ou serviço que antes não era oferecido, não existe a possibilidade de saber se será ou não bem recebido pelo público.
Um exemplo disso são os serviços de streaming, que revolucionaram a forma com que as pessoas podem consumir filmes e séries.
Inovação disruptiva
Esse conceito foi criado em 1990 por Clayton Christensen, da Harvard Business School. Esse tipo de inovação é muito similar à inovação radical, mas aqui é necessário ocorrer uma ruptura na forma com que algo era feito, devendo o novo produto ou serviço solucionar um problema preexistente por meio de novas tecnologias.
Esse tipo de inovação causa uma transformação no mercado e no comportamento dos consumidores, já que rompe com a forma tradicional, o que impulsiona ainda mais o surgimento de novas ideias.
Inovação aberta
Nesse tipo de inovação, as empresas buscam fazer parcerias estratégicas ou realizar aquisições e fusões junto de outras empresas. Existem até mesmo casos em que empresas concorrentes se juntam para combater uma nova concorrência ou demanda do mercado.
Você pode mudar a trajetória da sua empresa
As mudanças são inevitáveis, principalmente com os novos hábitos e comportamentos trazidos pelas novas gerações. Por esse motivo, todo empreendedor deve estar sempre atento às necessidades do consumidor e ao panorama de mercado, buscando oferecer aquilo que ele precisa de forma inovadora, à frente da concorrência. A coragem e criatividade necessárias para ser inovador devem sempre estar atreladas a um bom planejamento e conhecimento do assunto.
No campo da gestão empresarial, tarefas cotidianas têm sido transformadas por meio de ferramentas tecnológicas como os sistemas ERP. Estes permitem automatização e integração entre setores, direcionando tempo perdido com burocracias para tomada de decisão e análise estratégica de dados.
Continue aprendendo sobre inovação e empreendedorismo no Blog Omie. A empresa tem como foco transformar seu negócio, integrando-o com contadores e promovendo a atualização de antigas práticas por meio da entrada no mundo digital.