Gestão de recursos: o que é, por que é importante e como fazer?

Aprenda o que é gestão de recursos e seus benefícios dentro de uma empresa para atingir seus objetivos.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

A gestão de recursos é um componente vital para o sucesso de qualquer organização, independentemente de seu tamanho ou setor. 

Ela abrange a otimização da alocação de recursos financeiros, humanos e materiais, com o objetivo de melhorar a eficiência operacional, reduzir custos, aumentar a produtividade e, em última análise, atingir metas e objetivos estratégicos. 

Neste guia, exploraremos o que exatamente é a gestão de recursos, por que ela desempenha um papel fundamental no mundo dos negócios e como implementá-la de maneira eficaz. 

Ao final, convidamos você a explorar conosco as melhores práticas e estratégias para uma gestão de recursos bem-sucedida, para que você possa impulsionar o crescimento e o sucesso da sua organização. Vamos começar!

O que é gestão de recursos?

A gestão de recursos pode ser definida como o conjunto de atividades desempenhadas com o propósito de coordenar os recursos de uma empresa, sejam eles materiais ou não. 

É um processo que inclui traçar metas, análise dos competidores, identificar as habilidades pessoais e profissionais da equipe e também mensurar os recursos em equipamentos, material de produção e financeiro. 

Uma boa gestão de recursos permite economizar no processo de produção, melhorar a produtividade da equipe e aumentar o retorno sobre os investimentos realizados. Para dar começar a gerir os recursos de forma eficiente, tente determinar:

  • A disponibilidade de cada recurso;
  • O cronograma de cada atividade;
  • Quais são os recursos necessários para realizar cada atividade na empresa;
  • Qual membro da sua equipe é o mais capacitado para fazer cada uma das atividades.

Por que a gestão de recursos é importante?  

Sem uma boa gestão de recursos, sejam eles humanos ou materiais, você pode contar com a melhor equipe, tecnologia de ponta e materiais de qualidade, mas não obter resultados satisfatórios. Isso porque é primordial saber como aproveitá-los.

Cabe ao gestor, criar um planejamento estratégico para definir a forma como cada recurso será empenhado. Do contrário, pode haver desperdício de tempo e de dinheiro. Do que adianta contar com profissionais super capacitados, se o talento deles não é valorizado?

É aí que entra a gestão de recursos humanos, por exemplo. Onde você irá buscar conhecer as pessoas da sua equipe, entender os pontos fortes de cada e designar tarefas adequadas. 

Se um colaborador sente que suas habilidades não são aproveitadas, além de afetar os resultados em um todo, ele pode se sentir desmotivado. O que gera uma menor taxa de retenção de talentos.

Aspecto Otimização de Recursos Humanos Otimização de Recursos Materiais
Atribuições Encaixe de tarefas conforme habilidades Controle de estoque e compra eficiente
Planejamento Horários e projetos bem distribuídos Estoque equilibrado e disponível
Desenvolvimento Treinamento para potencializar contribuição Busca por alternativas econômicas
Comunicação Canais claros para colaboração Sistemas de gestão de estoque eficazes
Monitoramento Acompanhamento de desempenho para ajustes Análise de indicadores para otimização
Feedback Incentivo à sugestão de melhorias Adoção de práticas sustentáveis

Benefícios da gestão de recursos 

Algumas das principais vantagens da implementação da gestão de recursos humanos e materiais inclui:

  • Visão 360º dos processos da empresa: a gestão de recursos possibilita uma visão completa de todas as etapas de produção para compreender como obter os melhores resultados.
  • Distribuição adequada de tarefas: ao conhecer o perfil de cada colaborador da empresa e identificar as atividades que cada um desempenha melhor, fica mais fácil designar as tarefas para que todos fiquem satisfeitos e possam usar seus talentos. 
  • Fortalecimento do trabalho em equipe: gerir os recursos humanos de forma eficiente também impacta positivamente no trabalho em equipe, pois você consegue demonstrar como cada um é importante para o resultado e estimula o trabalho em conjunto.
  • Melhora no planejamento para o futuro: ao entender a melhor maneira de gerir os recursos de um negócio, planejar o futuro se torna algo mais simples também. Afinal, é possível visualizar a maneira mais eficaz de atingir os objetivos almejados. 

Como fazer a gestão de recursos de forma eficiente? 

Para gerir os recursos do melhor jeito em uma empresa, primeiro é necessário ter em mente que cada negócio possui suas particularidades e elas devem ser levadas em consideração ao fazer um planejamento estratégico. 

Planejamento e alocação de recursos

Você pode começar identificando e separando os recursos por categorias. Assim, você terá uma visão geral do que pode ser aproveitado e evita deixar recursos valiosos de lado. Então, defina o que é preciso para o desempenho de cada tarefa na manutenção do negócio.

A partir disso, você irá determinar quais recursos serão alocados em cada uma das tarefas. Por exemplo, imagine a equipe de marketing de uma empresa, onde a tarefa é criar uma campanha de vendas por e-mail. A equipe é composta por um designer gráfico, um publicitário e um redator. 

O publicitário possui experiência com planejamento de campanhas, portanto ficará responsável por gerenciar o projeto. O designer gráfico, por sua vez, irá planejar e criar os materiais visuais da campanha, enquanto o redator irá elaborar o texto. 

Comunicação e transparência 

Para que a gestão de recursos funcione na prática é preciso se comunicar de forma clara e transparente com o seu time. Explique o objetivo do planejamento e os benefícios que todos irão usufruir. 

Procure criar um ambiente onde todos se sintam à vontade para tirar suas dúvidas e contribuir com suas ideias. Use uma comunicação não violenta para manter o bom relacionamento com toda a equipe.

Monitoramento e adaptação

Para entender se a gestão de recursos implementada é satisfatória, acompanhe os resultados de perto. Defina quais são os indicadores chaves de performance para ter parâmetros ao analisar os desempenhos. 

Lembre-se que há um período de adaptação e nesse momento é muito importante oferecer apoio a sua equipe. Assim, eles irão entender rapidamente como colocar em prática o seu planejamento.

Ferramentas de gestão de recursos  

Com a tecnologia, é possível contar com vários programas para facilitar a gestão de recursos. Por exemplo, o Google Analytics é um ótimo aliado para analisar a melhor forma de empregar os recursos para o seu website.

Você pode utilizar um CRM, Customer Relationship Management, um software para gestão do relacionamento com os clientes, para gerenciar o inventário e manter o controle de todas as interações com os consumidores em um só lugar. 

Existem várias ferramentas de gestão empresarial que vale a pena conhecer. Pesquise de acordo com a sua área e descubra as melhores formas de poupar tempo e focar no que realmente importa na empresa. 

Tecnologia como grande aliada

Em um cenário competitivo e em constante evolução, a gestão eficaz de recursos se torna o alicerce do sucesso empresarial. 

Equilibrar de forma inteligente os recursos humanos e materiais é crucial para impulsionar a eficiência e alcançar resultados excepcionais. Neste contexto, a tecnologia emerge como uma aliada indispensável. Soluções inovadoras para empreendedores, como o sistema de gestão online Omie, dão aos empreendedores ferramentas poderosas para otimizar processos, controlar estoques e automatizar tarefas administrativas. Saiba mais e alcance resultados extraordinários no mundo dos negócios.

Banner CTA

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
vantagens do ERP: pessoa no computador utilizando o software ERP.
Otimize processos e aumente sua produtividade com um sistema de gestão ERP!
Conheça as vantagens e a importância de contar com um software de gestão na sua empresa.
o que é private label e quais são as vantagens
Neste artigo, vamos explorar o conceito de Private Label, seu funcionamento e os principais benefícios que essa estratégia pode oferecer.