Branding: o que é e como construir?

Tudo o que você precisa saber sobre branding e como usar essa técnica para fortalecer sua marca
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A cada dia, novas marcas surgem em diversos segmentos, buscando atender a diversas necessidades e oferecer serviços completos. Apesar da grande variedade, algumas marcas se destacam mais do que as outras, em função do branding.

Esse termo diz respeito ao modo como as marcas marcam os consumidores, tornando-se facilmente reconhecidas frente à concorrência.

É uma estratégia que visa à gestão da marca, para criar uma imagem forte e consistente na mente do consumidor, além de trazer inúmeros benefícios para a empresa.

Neste artigo, vamos explicar em detalhes o que é o branding, o impacto que essa estratégia exerce na empresa e como você pode aplicar no seu negócio com um passo a passo. Acompanhe até o final e aprenda como tornar sua empresa ainda mais eficiente e marcante.

Branding: o que é?

A definição de branding é uma estratégia de gestão de marca, de médio e longo prazo, com objetivo de potencializar a forma como os clientes veem a empresa e tudo o que ela representa.

Ou seja, é uma maneira de tornar sua marca admirada pelos clientes, em função da maior conexão com o público. Isso é construído com o tempo e demanda uma identidade visual bem definida, um nome estratégico, além de uma comunicação adequada para o mercado.

Uma estratégia eficaz e integrada de branding permitirá que sua marca tenha uma identidade marcante, acompanhando as tendências do público-alvo e se reinventando constantemente.

O branding também ajuda para que o reconhecimento da marca seja feito rapidamente pelos clientes, quando precisam de determinado produto ou serviço. Dentre as estratégias mais utilizadas por negócios de sucesso, de diversos ramos, o branding é a que mais aborda a criatividade.

O que é marca?

Até agora, comentamos algumas vezes sobre marca, por isso é importante trazer sua definição, pois o entendimento do branding depende da compreensão sobre o que é e para que serve esse conceito.

De forma bem simples, a marca é o conjunto de símbolos, elementos e valores que representam uma empresa. Envolve o logotipo, o seu slogan e uma característica especial do produto. A marca inclui os valores da empresa, como a dedicação aos clientes, a qualidade dos serviços e as experiências que os consumidores possuem ao ter contato com a instituição

A marca reúne o diferencial de um serviço e explora a identificação dos clientes para com a visão da empresa e o modo como esta se apresenta para o público. Em meio a uma era de tecnologia e possibilidades, escolher um produto requer, muitas vezes, ser capaz de se reconhecer.

A importância do branding para os negócios

Fazer a gestão da marca com o branding é essencial para as empresas que desejam se destacar no mercado. Isso porque a estratégia ajuda a aumentar a presença da marca na mente do consumidor, ao construir uma comunicação consolidada e constante.

O branding também apoia o aumento da confiança do público na empresa, pois, com o tempo, ao buscarem soluções, os clientes passam a se identificar com a comunicação e os valores da sua marca.

Os consumidores procuram estabelecer relações emocionais com as marcas e, quando isso acontece, eles se envolvem a ponto de entender que a empresa se importa com eles.

Mas os benefícios também se estendem para a parte financeira dos negócios: o branding ajuda na definição de estratégias dos investidores, já que, em 82% dos casos,  a gestão da marca é fundamental para orientar onde alocar recursos da empresa.

Ao fortalecer a imagem da marca, o público tende a ser mais fiel à empresa e aos seus produtos e serviços. Isso impacta o caixa da companhia, pois é mais barato manter a fidelidade de um cliente do que fazer a aquisição de um novo – e o reflexo aparece na margem de lucro dos negócios.

Como fazer branding?

Se você deseja ter melhores resultados na sua empresa e alcançar os benefícios que citamos, é hora de começar a aplicar o branding ao seu negócio. Quanto mais consistente e planejada for a estratégia, mais bem-sucedidos serão seus efeitos.

Vale apenas lembrar que o branding deve ser aplicado pensando no médio e no longo prazos, pois depende da formação de uma imagem na mente dos clientes. Por isso, acompanhe o passo a passo a seguir e comece hoje mesmo a desenhar uma estratégia para fortalecer sua marca perante o mercado e os consumidores. Confira:

  • 1. Defina o propósito da sua marca: por que sua empresa existe? O que você tinha em mente ao começar seu negócio? A resposta a essas perguntas trará clareza ao propósito da sua marca. Isso é essencial para que ela se diferencie das demais e se mantenha fiel ao atendimento das necessidades dos clientes.
  • 2. Determine a promessa da marca: enquanto o propósito é algo mais interno, a promessa é a declaração feita ao mercado de como a empresa pode impactar a sociedade e cumprir aquilo a que se propõe.
  • 3. Escolha os atributos da marca: com tudo isso definido, é hora de pensar nas características da sua empresa. Essa determinação dos valores é essencial, pois mostra o que é inegociável para a instituição e o que causa a identificação dos clientes com a marca.
  • 4. Defina o posicionamento: depois de entender o propósito da sua empresa, é o momento de determinar o espaço no mercado e como a empresa será vista pelos clientes.
  • 5. Desenvolva uma identidade visual: até agora, as estratégias mencionadas ficam mais no lado das estratégias. Estabelecer uma identidade visual, porém, é dar um rosto ao negócio e permitir ser reconhecido. Por isso, é importante criar um logotipo único, com cores e tipografias que representem a empresa e a mensagem que deve ser passada.
  • 6. Utilize o marketing de conteúdo: O marketing de conteúdo é uma forma em conta de ter ótimos resultados para aumentar a confiança da audiência e pode servir tanto para pequenas empresas, quanto para áreas específicas como escritórios contábeis.
  • 7. Use as redes sociais: de nada adianta seguir todos os passos até aqui se o público não tiver conhecimento da sua empresa. As redes sociais são excelentes formas de comunicar para o mercado tudo o que seu negócio tem para oferecer. Pesquise seu público, veja onde ele está e marque presença nessas redes.
  • 8. Lembre-se do endomarketing: assim como você apresenta seus valores e posicionamento para o mercado, é fundamental que os seus colaboradores percebam isso internamente. Por isso, não deixe de investir na disseminação da cultura organizacional e na experiência que seu time possui no cotidiano.

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Para você aprofundar seus conhecimentos em gestão de marca, a Omie desenvolveu um Curso de Branding gratuito, especialmente para os empreendedores aplicarem nas suas empresas.

Ao longo do curso, você aprenderá mais sobre a importância do branding, as etapas para criar uma marca forte e as boas práticas para gerenciar sua marca. Tudo isso é extremamente importante para alcançar o sucesso na sua empresa.

O curso também oferece certificado de 20 horas após a conclusão dos estudos e o mais importante: você vai colocar em prática o que for ensinado, pois tudo no material é pensado para apoiar a gestão da sua marca.

Construa uma marca forte e duradoura

O branding é uma estratégia de gestão de marca que visa a fortalecer a imagem que os clientes possuem da empresa. Por se tratar de uma técnica de médio e longo prazo, deve ser bem estruturada, para apoiar a forma que todos percebem e interagem com a empresa.

Para aprofundar seus conhecimentos em branding, a Omie tem um curso especial sobre o assunto, 100 % gratuito. Invista em uma marca forte e duradoura para sua empresa e colha os resultados positivos dessa estratégia. Inscreva-se no Curso de Branding da Omie e tenha uma gestão muito mais assertiva da sua marca.

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