A pesquisa de mercado é uma prática essencial, utilizada por empresas dos mais variados setores e portes. O objetivo principal é buscar compreender o comportamento do público-alvo, o posicionamento da marca, dores e anseios, identificando oportunidades interessantes para o negócio.
Além de tudo, a ferramenta também é um ponto de partida indispensável para o planejamento de novas estratégias, já que permite a coleta de dados e análise de informações específicas do negócio. Em uma era de Big Data, na qual os dados são extremamente importantes e valiosos, a pesquisa de mercado assume um papel de protagonismo.
Neste artigo, você vai entender o que é pesquisa de mercado e qual é a sua real importância para qualquer tipo de empresa. Ainda, vai conhecer os 6 tipos mais comuns dessa ferramenta, além de compreender como ela pode ser associada ao planejamento de marketing. Descubra mais sobre o assunto.
Por que fazer pesquisa de mercado?
As pesquisas de mercado funcionam como uma espécie de mapa para os empreendedores e permitem que as decisões sejam tomadas a partir de dados reais, evitando achismos ou incertezas. Esse tipo de análise é indispensável para a compreensão das diversas nuances do mercado e para a redução da margem de erro no momento de tomada das decisões.
Portanto, a ferramenta é utilizada quando há a necessidade de analisar e entender o comportamento e a realidade de um mercado específico, montar planejamentos e aumentar as probabilidades de sucesso das estratégias que serão adotadas pela empresa.
Em outras palavras, é uma forma de coletar informações importantes e transformá-las em dados que devem nortear as tomadas de decisão do negócio.
No geral, os dados obtidos pela pesquisa de mercado podem envolver informações a respeito do comportamento do público-alvo, como os hábitos de consumo, a percepção da marca e as expectativas do mercado.
Dentre os diversos benefícios que a estratégia pode trazer, podemos destacar alguns pontos da importância da pesquisa de mercado, são eles:
- Explorar diferentes nichos de mercado;
- Conhecer profundamente o público-alvo e a concorrência;
- Compreender a viabilidade de novas estratégias ou empreendimentos;
- Construir planejamentos mais específicos e estratégicos;
- Identificar possíveis insights;
- Estudar novos segmentos.
6 tipos de pesquisa de mercado
Existem vários tipos de pesquisas de mercado e ferramentas disponíveis para fazer o levantamento desses dados conforme o propósito a ser alcançado. Sendo assim, conhecer quais são os seus diferentes formatos é essencial para a escolha do tipo mais adequado para a situação, a implementação e análise correta dos resultados. Conheça 6 tipos diferentes de pesquisas e em quais momentos são recomendáveis.
Pesquisa de mercado
Neste formato, a pesquisa envolve um questionário a ser respondido pelos clientes a fim de compreender melhor o comportamento do mercado. Normalmente é realizada quando há uma alteração significativa no volume de vendas, em algum produto ou serviço específico ou quando há a necessidade de otimizar os preços, por exemplo.
Ou seja, a pesquisa de mercado é uma forma de compreender a realidade do mercado consumidor e diagnosticar possíveis alterações no comportamento de consumo. Entretanto, para garantir o sucesso da análise é importante ter um planejamento para a implementação da pesquisa e saber analisar corretamente os dados obtidos.
Pesquisa de Branding
A pesquisa de branding tem o objetivo principal de identificar como é a percepção do público a respeito da marca e como ela se destaca em relação aos concorrentes. Ainda, é uma forma de identificar como está sendo percebida a identidade da empresa, assim como os seus valores sociais e cultura organizacional.
Para entender o que é branding, é importante ter em mente que essa é uma ferramenta interessante para as estratégias de marketing e comunicação que busquem melhorar o posicionamento de marca. Sendo assim, o método torna possível identificar diversos aspectos positivos e negativos relacionados ao negócio.
Hábitos de consumo
Aqui, esse tipo de pesquisa é realizado com o objetivo principal de entender o comportamento do público-alvo, ou seja, os reais consumidores da empresa. Assim, é possível conhecer os hábitos de consumo, bem como possíveis necessidades ocultas.
Essa ferramenta é essencial na elaboração de estratégias de vendas e marketing, já que possibilita um planejamento bem alinhado com a realidade do cliente.
A etapa ainda pode contar com dados de consumidores ativos ou que já tenham optado pelo seu serviço/produto. Para isso, integre a equipe de marketing e vendas e analise as demandas dos clientes reais.
Pesquisa da concorrência
O benchmarking, ou análise da concorrência, é uma estratégia muito eficaz para identificar a trajetória de uma concorrente considerada ideal, juntamente com os seus erros e acertos. A pesquisa possibilita a observação de quais foram as medidas e ações tomadas pela empresa, fazendo-a chegar a um determinado resultado.
As informações necessárias para a pesquisa da concorrência podem ser obtidas de diversas formas, como a coleta de dados públicos ou até mesmo com o questionário direto com as pessoas envolvidas na organização. Entretanto, é importante ter em mente que algumas entidades podem ter uma política rígida em relação à divulgação de tais dados.
Pesquisa de satisfação dos clientes
A pesquisa de satisfação dos clientes é uma análise detalhada do feedback dos clientes a fim de medir o nível de satisfação com o produto ou serviço oferecido. Aqui, o foco é analisar o grau da possibilidade do cliente tornar-se um consumidor fiel e como foi a sua experiência de compra.
Além disso, a estratégia é muito importante para identificar alguns setores falhos ao decorrer da jornada de compra e priorizar a melhoria de pontos fracos. Dessa forma, a pesquisa também auxilia a monitorar constantemente a reputação e a credibilidade da marca.
Pesquisa de satisfação dos colaboradores
A empresa deve estar atenta às necessidades não apenas do público externo, mas também do público interno. O intuito principal da pesquisa de satisfação dos colaboradores é uma forma de avaliar o nível de contentamento dos funcionários da empresa.
Vale lembrar que os colaboradores têm um papel primordial para o fechamento de negócios e representação da marca da empresa, uma vez que é comum que tenham contato direto com os clientes. Portanto, é importante a monitoração desse ponto.
Tome decisões assertivas com as pesquisas de mercado
O momento de tomar decisões importantes pode ser crítico para muitas empresas, pois significa a sobrevivência do próprio negócio. Sendo assim, ter em mãos dados reais sobre o comportamento dos clientes, o volume de vendas, a satisfação da equipe interna e diversos outros fatores garante que os gestores tomem as melhores decisões.
Uma das formas de conseguir esses dados é por meio da realização de pesquisas. Aqui, você entendeu a importância dessa prática e conheceu 6 tipos de pesquisas que podem ajudar nas suas decisões rotineiras. Além disso, a ferramenta também é indispensável para a elaboração de um planejamento de marketing que envolva bons resultados para o seu negócio.
Atente-se às legislações sobre segurança de dados, opte por combinar mais de um tipo de pesquisa e, principalmente, invista em tecnologia de integração e automação. Parte essencial dos dados está na própria empresa e podem garantir uma transformação ainda mais assertiva.