A cada dia, novas marcas surgem em diversos segmentos, buscando atender a diversas necessidades e oferecer serviços completos. Apesar da grande variedade, algumas empresas se destacam mais do que as outras.
Em grande parte, esse destaque se deve ao branding, uma estratégia que visa à gestão da marca para criar uma imagem forte e consistente na mente do consumidor, além de trazer inúmeros benefícios para a empresa.
Aprenda o que é branding, o impacto que essa estratégia exerce na empresa e como você pode aplicar no seu negócio!
O que é o branding?
O branding configura-se como uma estratégia de gestão de marca, de médio e longo prazo, com objetivo de potencializar como os clientes veem a empresa e tudo o que ela representa.
É uma maneira de tornar sua marca admirada, a partir de uma maior conexão com o público, o que demanda tempo, uma identidade visual bem definida, um nome estratégico, além de uma comunicação adequada para o mercado.
Um bom branding também permite que o reconhecimento da marca seja feito rapidamente pelos clientes quando precisam de determinado produto ou serviço.
Branding e marca são a mesma coisa?
Devido à próxima relação, muitos confundem branding com marca. Por isso, é importante conferir suas definições e suas diferenciações:
Marca
A marca é a identidade de um produto, serviço ou empresa.
Pense nela como a consolidação de algo, que ajuda as pessoas a reconhecerem e diferenciarem um produto ou serviço dos outros. A marca inclui:
- Nome: como a empresa ou produto é chamado;
- Logotipo: o símbolo ou desenho que a representa visualmente;
- Cores: as colorações que estão associadas;
- Slogan: uma frase curta que resume a sua essência;
- Identidade visual: o conjunto de elementos visuais que a caracterizam.
Branding
O branding, por sua vez, é o conjunto de ações e estratégias para construir, manter e agregar valor à marca. É o processo de dar vida e personalidade a ela, criando uma conexão emocional com as pessoas. Portanto, ele envolve:
- Criação de identidade: definir nome, logotipo, cores e outros elementos visuais;
- Comunicação: como a marca fala com o público, por meio de propagandas, redes sociais e outros meios;
- Experiência do cliente: como os clientes se sentem ao interagir com a marca;
- Valores e missão: os princípios e objetivos que a marca representa.
Assim, quando falamos “branding de marca”, é uma forma de se referir às estratégias de atração de clientes. É o fortalecimento do posicionamento da empresa junto ao seu público.
A importância do branding para empresas
Fazer a gestão da marca por meio do branding é essencial para as empresas que desejam se destacar no mercado e também reforçar sua cultura organizacional. Isso porque a estratégia ajuda a fixar a presença na mente do consumidor ao construir uma comunicação consolidada e constante.
Ademais, apoia o aumento da confiança do público na empresa. Com o tempo, ao buscarem soluções, os clientes passam a se identificar com a comunicação e os valores da sua marca, indo além do preço.
Nesses casos, os consumidores procuram estabelecer relações emocionais com as marcas. Quando isso acontece, eles se envolvem a ponto de entender que a empresa se importa com eles.
Os benefícios de entender o que é branding se estendem para a parte financeira dos negócios, uma vez que ajuda na definição de estratégias dos investidores e na a gestão da marca.
Qual a diferença entre branding e marketing?
Até aqui, você conheceu melhor o que é branding e como ele se faz necessário às empresas, independente do seu porte ou segmento de atuação. Trata-se de uma estratégia para se diferenciar no mercado.
Mas, é muito comum que os empreendedores também tenham dúvidas sobre as diferenças entre branding e marketing.
O marketing é o conjunto de atividades e estratégias usadas para promover e vender produtos ou serviços. Pense nele como uma maneira de levar o produto ou serviço até o público, o que envolve:
- Pesquisa de mercado: entender o que as pessoas procuram e como o produto ou serviço pode atender essas necessidades;
- Promoção: criar campanhas publicitárias para chamar a atenção do público e convencê-lo a comprar;
- Distribuição: garantir que os produtos estejam disponíveis para os consumidores nos lugares certos e nas quantidades certas;
- Preço: definir o preço adequado, considerando os custos e o que os consumidores estão dispostos a pagar;
- Vendas: aplicar técnicas e estratégias para fechar negócios e vender os produtos ou serviços.
De maneira geral, branding é sobre construir a identidade e a reputação de uma marca, criando uma conexão emocional com o público. Marketing é sobre promover e vender produtos ou serviços, utilizando estratégias para alcançar e convencer o público a comprar.
Outro ponto importante a destacar é o marketing digital, uma estratégia que fortalece o branding no ambiente digital e também, como o próprio nome diz, coloca em prática ações de marketing.
Como fazer branding?
Quanto mais consistente e planejada for o branding, mais bem-sucedidos serão seus efeitos.
Acompanhe o passo a passo a seguir de como elaborar um bom branding!
Defina o propósito da sua marca
Por que sua empresa existe? O que você tinha em mente ao começar seu negócio?
A resposta a essas perguntas trará clareza ao propósito da sua marca. Isso é essencial para que ela se diferencie das demais e se mantenha fiel ao atendimento das necessidades dos clientes.
Determine a promessa de marca
Enquanto o propósito é algo mais interno, a promessa é a declaração feita ao mercado de como a empresa pode impactar a sociedade e cumprir aquilo a que se propõe. Também é conhecida como Proposta Única de Valor.
Mapeie os atributos da marca
Com tudo isso definido, é hora de pensar nas características da sua empresa. Essa determinação dos valores é essencial, pois mostra o que é inegociável para a instituição e o que causa a identificação dos clientes com a marca.
Defina o posicionamento
Após entender o propósito da sua empresa, é o momento de determinar o espaço no mercado e como a empresa será vista pelos clientes. Em que “lugar” do mercado sua empresa vai se destacar?
Desenvolva a identidade visual
Até agora, os passos mencionados ficam mais no lado das estratégias. Estabelecer uma identidade visual, porém, é dar um rosto ao negócio e permitir ser reconhecido.
Por isso, é importante criar um logotipo único, com cores e tipografias que representem a empresa e a mensagem que deve ser passada.
Utilize o marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma forma de ter ótimos resultados para aumentar a confiança da audiência. Ele pode servir tanto para pequenas empresas, quanto para áreas específicas e técnicas.
Use as redes sociais
De nada adianta seguir todos os passos até aqui se o público não tiver conhecimento da sua empresa. As redes sociais são excelentes formas de comunicar para o mercado tudo o que seu negócio tem para oferecer. Pesquise seu público, veja o canal que mais utiliza e marque presença nessas redes.
Lembre-se do endomarketing
Assim como seu negócio apresenta seus valores e posicionamento para o mercado, é fundamental que os seus colaboradores percebam isso internamente. Por isso, não deixe de investir na disseminação da cultura organizacional e na experiência que seu time possui no cotidiano.
Fortaleça sua empresa por meio do branding
Agora que você tem informações completas sobre o que é branding, é hora de colocar a mão na massa e aplicar essa estratégia no seu negócio. Para isso, é essencial que você tenha o máximo de dados sobre sua empresa.
Esses dados são a base da sua estratégia e, por isso, torna-se fundamental acessá-los de maneira fácil, rápida e organizada. Pensando nisso, a Omie oferece como solução o sistema para empreendedores, pronto para ajudar seu negócio a crescer junto aos seus clientes. Acesse, conheça e experimente!