As 7 melhores ferramentas de análise de dados

Com as ferramentas de análise de dados, é possível interpretar e cruzar diferentes informações para ter sucesso no mercado.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Vivemos na era da transformação digital, assim, para a sua empresa poder crescer, é preciso conhecer e utilizar as ferramentas de análises de dados. Com elas, você pode filtrar, analisar e cruzar informações para melhorar as estratégias de negócio.

Quer entender melhor como funciona a análise de dados, as categorias existentes e as 7 melhores ferramentas para você usar na sua empresa e se destacar no mercado? Acompanhe este artigo.

O que são ferramentas de análise de dados?

Com os avanços dos recursos digitais, empresas de diferentes segmentos e portes coletam um volume grande de informações e isso não pode ser negligenciado, visto que os dados são valiosos e podem impactar o sucesso de um negócio. 

Nesse sentido, é fundamental saber como funcionam as ferramentas de análises de dados, programas que permitem automatizar o trabalho de reunir, cruzar e interpretar essas informações. Assim, é possível obter insights que auxiliam na tomada de decisão do gestor.

Com o uso de ferramentas estatísticas para análise de dados, o gestor passa a contar com informações confiáveis para traçar estratégias. Desse modo, pode conduzir seu negócio com mais eficácia, afinal suas ações não são baseadas em intuição ou achismos.

Por meio desses recursos, sua empresa pode, por exemplo, entender melhor o perfil dos clientes, ou seja, conhecer seus interesses e comportamentos. 

A partir disso, conta com dados importantes para aprimorar produtos e serviços ou para definir as melhores estratégias de vendas e marketing. Logo, a gestão de dados pode oferecer a melhor experiência ao cliente.

Principais categorias de ferramentas de análise de dados

As empresas que guiam suas estratégias a partir de dados, ou seja, que têm uma cultura data-driven, contam com informações objetivas, atualizadas e precisas. Com isso, é possível reduzir erros e riscos para o negócio, melhorando a competitividade no mercado.

Quando se fala em análise de dados, é interessante conhecer as principais categorias de ferramentas com essa finalidade. Veja abaixo.

Ferramentas de Análise Estatística

É a forma de analisar dados de maneira estatística e, com isso, resolver algum problema, identificando sua causa. Dessa forma, são ferramentas que otimizam os processos na empresa, permitindo reconhecer variáveis e reduzir erros.

Entre essas ferramentas, podemos destacar:

  • Gráfico de Pareto;
  • Estratificação;
  • Histograma (distribuição de frequências);
  • Diagrama de dispersão.

Plataformas de Business Intelligence (BI)

As plataformas de BI trabalham com a inteligência de negócios, assim são softwares que realizam a coleta, armazenamento, tratamento e análise de dados. Fornecem resultados que permitem ao gestor ter insights e definir os melhores rumos para seu negócio.

Com o business intelligence, você trabalha com recursos para guiar os passos da sua empresa, afinal você passa a contar com relatórios e análises preditivas que auxiliam na definição de estratégias e tomada de decisão.

Linguagens de Programação para Análise de Dados

Na ciência de dados, existe uma série de linguagens de programação que podem coletar, organizar e manipular um alto volume de dados. Entre elas, podemos citar a Python, a linguagem mais popular e mais utilizada na área de análise de dados, e a Linguagem R.

As 7 melhores ferramentas de análise de dados

Se você quer conhecer mais sobre a análise de dados para otimizar os resultados do seu negócio, precisa conhecer as 7 melhores ferramentas nessa área. Acompanhe.

    1. Microsoft Power BI 

      Ferramenta de BI que surgiu, inicialmente, como um plugin do Excel, permite a visualização dinâmica de dados, além de gerar painéis e relatórios. Com o Power BI, o gestor pode centralizar informações de diferentes fontes e ainda integrar com outros produtos Microsoft.

      Além disso, é um recurso intuitivo e ágil, que permite fazer a gestão de dados de forma fácil, fornecendo informações úteis. Tem ainda a vantagem de possibilitar o compartilhamento de relatórios e dashboards com outros colaboradores da empresa.

    2. Oracle Analytics Cloud

      Plataforma que permite fazer a análise avançada de dados com recursos que fazem a preparação, gerenciamento e visualização das informações. Permite a visualização dos dados em painéis interativos por meio de métricas e KPIs.

      O gestor pode fazer a coleta de dados de bancos locais e na nuvem e fazer a análise das informações de forma prática, com recursos simples de arrastar e soltar. Assim, é possível ter relatórios personalizados, facilitando a gestão da empresa.

    3. SAS

      SAS é a sigla para Statistical Analysis System, software que reúne recursos de análise de dados e BI. Com a ferramenta, você pode fazer a mineração de dados e modelagem preditiva.

      A tecnologia, indicada para analisar um grande volume de dados, permite gerenciar arquivos, gerar gráficos e relatórios, auxiliando o gestor a entender melhor seu negócio e a traçar estratégias eficientes.

    4. Datamelt

      Software que faz a análise estatística e permite a visualização de dados, sendo indicada para lidar com a gestão de grandes volumes de dados, como no mercado financeiro. 

      O Datamelt pode ser utilizado em diferentes sistemas operacionais e com linguagens de programação variadas. Tem ainda a vantagem de permitir criar imagens gráficas vetoriais com boa qualidade.

    5. Looker Studio

      É a ferramenta online do Google para análise de dados, que permite elaborar relatórios e painéis personalizáveis, simples de interpretar e de compartilhar com a equipe. Trata-se de uma plataforma unificada voltada para a inteligência de negócios.

      O Looker Studio veio para substituir o Data Studio, trazendo novos recursos e tornando-se uma ferramenta importante para empresas de cultura data-driven. Isso porque ele possibilita fazer diferentes combinações de dados, fornecendo insights.

      Com essa ferramenta, você pode ter uma visualização bastante atrativa dos dados, podendo gerar tabelas e gráficos de forma rápida. 

    6. Tableau

      Plataforma de BI, que faz a análise visual e intuitiva de dados, sendo uma ferramenta útil para solucionar problemas e obter respostas com rapidez para o seu negócio. A proposta do software é ser um recurso em que todos possam ver e entender dados.

      É uma ferramenta com a vantagem de ser compatível com qualquer tipo de dado e pode ser utilizada em diferentes sistemas, trazendo mais praticidade para o dia a dia do gestor.

    7. Amazon QuickSight

      É uma plataforma, baseada na nuvem, com tecnologia de machine learning, que possibilita a compreensão dos dados por meio de perguntas em linguagem natural. 

      O Amazon QuickSight oferece ainda recursos para criar e publicar painéis interativos e personalizados, facilitando o entendimento dos dados apresentados.

Por que adotar uma cultura data-driven na sua empresa?

Como você pode acompanhar, há diferentes ferramentas de análise de dados que você pode utilizar na sua empresa. E, caso ainda não faça a gestão de dados no seu negócio, é preciso entender a importância de adotar uma cultura data-driven.

Trata-se de uma abordagem estratégica, pois permite identificar problemas, riscos e oportunidades de um jeito mais rápido e prático, trazendo eficiência operacional, aumento da produtividade e mais assertividade na tomada de decisões.

Além disso, ao usar as ferramentas de análise de dados, você passa a compreender melhor o mercado, seus concorrentes e seu público. Portanto, pode adotar estratégias eficazes para crescer em seu segmento de atuação a partir de informações concretas e confiáveis.

Para acompanhar os dados de diferentes setores da sua empresa, é preciso contar com um sistema integrado, seguro e que possa ser acessado de qualquer lugar. Descubra os diferenciais do Sistema de Gestão ERP e veja como é simples otimizar a rotina empresarial!

Banner CTA

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
EFD-Reinf
EFD-Reinf: confira o que é, quais são as mudanças para 2024 e como ficar dentro da conformidade.
O investidor anjo vai ajudar você a tirar as suas ideias do papel para concretizar um negócio de sucesso no
Conheça as principais vantagens de um help desk e entenda porque investir nessa ferramenta pode revolucionar o relacionamento que você