Gestão de dados: como fazer de forma rápida e eficaz?

Saiba como realizar uma gestão de dados que permita melhores tomadas de decisão.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

O cotidiano de uma empresa é repleto de tomadas de decisão, independente do segmento, porte e tempo de mercado. As melhores ações são tomadas com base em informações confiáveis, que podem ser potencializadas com uma gestão de dados eficiente.

A tecnologia tornou essa organização e análise de informações um processo mais fácil e eficaz, permitindo que os gestores tomem decisões rapidamente e com mais segurança. Assim, a empresa pode aproveitar oportunidades ou corrigir alguma questão de forma ágil e confiável.

Acompanhe neste artigo o que é gestão de dados e como tornar esse processo mais ágil e eficiente no seu negócio.

O que é gestão de dados?

A gestão de dados é uma área administrativa que envolve processos, ferramentas e métodos, permitindo que os dados da empresa sejam tratados e organizados, para uso em tomadas de decisão.

Essa disciplina é importante porque todos os dias diversos dados são gerados ou coletados nas empresas. Sem a devida organização dessas informações, muito pouco poderá ser extraído e, muitas vezes, nem será possível entender o que tudo aquilo quer dizer.

Por exemplo, uma empresa que atenda clientes pode ter informações sobre eles após cada venda. Se não houver um tratamento desses dados, gerando insights para a gestão, pouco será aproveitado e algumas melhorias e oportunidades podem ser perdidas. Em outros casos, até alguns problemas podem não ser identificados.

A Data Management Body of Knowledge (DMBoK) é a maior autoridade quando falamos de gestão de dados e a definição que ela traz para esse conceito é:

“Função na organização que cuida do planejamento, controle e entrega de ativos de dados e de informação. Ela inclui as disciplinas do desenvolvimento, execução e supervisão de planos, políticas, programas, projetos, processos, práticas e procedimentos que controlam, protegem, distribuem e aperfeiçoam o valor dos ativos de dados e informações”.

Perceba que a DMBoK separa dados de informações. Embora sejam usados como sinônimos, cada um possui uma definição específica. Dado é qualquer registro (como números, datas, endereços, nomes etc) sem tratamento, ou seja, em estado bruto e sem processamento.

Após tratado e analisado, esse dado se transforma em informação, que são registros organizados e contextualizados sobre qualquer assunto. A informação traz respostas sobre diversas questões, porque está dentro de determinado contexto, apresenta sentido e é filtrada, de modo a apresentar apenas o que é mais relevante e possa contribuir com decisões de alguma maneira.

Agora que já sabemos a diferença entre esses termos e o que a gestão de dados aborda, não podemos esquecer da segurança desses dados. Afinal, é fundamental ter controle sobre esses recursos, mantendo-os em segurança, garantindo sua confiabilidade e acesso quando necessário.

A governança de dados deixa a gestão mais segura, evitando que informações sensíveis vazem, além de proteger a fonte dos dados. Voltando ao exemplo da empresa que atende aos clientes, é muito importante manter em sigilo dados como endereço, questões financeiras, e-mail e demais contatos.

Assim, uma boa gestão de dados envolve tanto o tratamento adequado desses recursos quanto a manutenção dos registros em segurança, evitando problemas para a empresa e seus clientes.

Bannner para conhecer o sistema

Quais são os benefícios de uma gestão de dados eficiente?

A gestão de dados apoia os gestores na sua tomada de decisão, pois oferecem um panorama mais concreto sobre a situação da sua empresa e do mercado. Além disso, é cada vez maior a geração de dados nas empresas e aqueles que conseguem tratar, organizar e analisar as informações podem se destacar dos concorrentes.

Afinal, muitos negócios conseguem coletar dados, mas poucos investem em uma gestão eficiente desses recursos, que podem trazer diversas respostas para a direção da empresa, facilitando o desenvolvimento de estratégias e ações.

Para que isso aconteça, é muito importante que a companhia busque passar pela transformação digital, automatizando processos e aumentando a eficiência das ações dos colaboradores, que podem focar em outros projetos estratégicos. Podemos citar ainda como benefícios da gestão de dados:

  • Maior assertividade na tomada de decisões: os dados organizados e tratados permitem que as decisões sejam tomadas com bases concretas, minimizando o uso de emoções e, consequentemente, reduzindo o risco das ações realizadas.
  • Mais clareza para desenhar suas estratégias: com informações confiáveis, a empresa poderá elaborar o caminho para atingir seus objetivos, com estratégias direcionadas para as metas. Isso ajuda a otimizar recursos, tempo e esforço de todos os envolvidos.
  • Maior alinhamento com as necessidades da empresa: cada negócio sabe que dados são relevantes em seu cotidiano. A gestão desses recursos permite que a empresa selecione as informações que mais atendam suas necessidades, facilitando a análise e organização daquilo que poderá beneficiar suas ações e ajudar a atingir os objetivos.
  • Amplo entendimento da situação do mercado e do negócio: para conhecer bem o mercado e o cenário da empresa, é fundamental ter uma boa coleta de dados, que permita uma análise aprofundada da situação. A partir dos insights gerados pelas informações, melhores decisões serão tomadas.

Com tudo isso, percebemos que a principal vantagem da gestão de dados é permitir que as decisões sejam tomadas com mais confiança e segurança, baseadas em informações concretas e que possibilitem a extração de insights que beneficiarão a empresa.

Por que utilizar um ERP na gestão de dados?

Os dados podem ser coletados de diversos locais e em diversos formatos. Conforme o volume desses recursos aumenta, fica mais complicado realizar o tratamento das informações sem ferramentas adequadas.

Uma das melhores soluções para coletar, tratar e armazenar dados é o ERP, um sistema de gestão integrado, que reúne informações das principais áreas da empresa, facilitando a visualização e análise dos dados.

Com o ERP, diversos processos podem ser automatizados, trazendo ganho de tempo, redução de erros em atividades, além de aumentar a segurança das informações. Por exemplo, com o sistema de gestão, é possível emitir notas fiscais, acompanhar a movimentação do estoque e até analisar informações dos clientes.

O sistema é desenvolvido para reunir os dados da empresa, consolidando tudo em uma única ferramenta. Ao cruzar as informações entre áreas, diversos insights podem ser extraídos, melhorando a gestão da empresa, além de apontar aspectos que podem ser aprimorados e corrigidos.

Por automatizar processos, o ERP permite o acompanhamento das informações em tempo real, garantindo uma tomada de decisão rápida e com base em dados confiáveis, que refletem a real situação da empresa.

Sistema de gestão Omie: conheça a melhor opção do mercado

A Omie é uma das principais opções quando se fala em ERP no mercado brasileiro, pois oferece um sistema completo, que atende aos mais diversos segmentos econômicos. Com o software, é possível acompanhar informações de CRM, vendas e financeiro, analisando em detalhes as movimentações.

Além disso, é a ferramenta ideal para contadores, porque possui funcionalidades que permitem atender a vários clientes e apoiá-los em sua gestão financeira e tributária. Por ser na nuvem, as informações estão seguras e não há a necessidade de estruturas físicas para armazenar os dados.

Isso tudo garante mobilidade para acessar as principais informações em qualquer lugar, com suporte sempre ativo para apoiar em qualquer momento da sua empresa.

O ERP da Omie facilita a gestão de dados, trazendo agilidade no processamento e visualização das informações. Isso é ganho de tempo e segurança para sua tomada de decisão, em qualquer área da empresa.

Gerencie seus dados com a melhor solução

A gestão de dados é um fator diferencial para as empresas no mercado, que podem aproveitar as informações que coletam e transformá-las em insights e recursos para tomadas de decisão mais seguras e confiáveis.

Essas ações podem levar ao crescimento mais estável e rápido dos negócios e a tecnologia de um ERP é fundamental nesse processo. A Omie desenvolveu um sistema de gestão que apoia as empresas no monitoramento dos processos e dados, centralizando informações de todas as áreas.

banner cta empreendedor

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
benefícios da integração entre CRM e ERP
Na dúvida entre ERP ou CRM para sua empresa? Tire sua dúvida, entenda como ambos são importantes e podem contribuir
on-premise
Sistema on-premise vs. nuvem: compreenda diferenças e funcionamento.
Pessoas montando Blueprint
Veja como atingir a experiência ideal do cliente com o blueprint e garanta processos otimizados!