Como o sistema de gestão empresarial otimiza seu negócio

Descubra como um sistema de gestão empresarial pode facilitar e otimizar os processos da sua empresa.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Um sistema de gestão empresarial eficiente e de qualidade é uma ferramenta revolucionária que vai trazer sucesso ao seu negócio. Suas qualidades e funcionalidades ainda são desconhecidas de muitos profissionais e hoje podem ser a chave para ganhar mercados inovadores.

No empreendedorismo, é necessário buscar formas de reduzir os custos, aumentar a produtividade e, consequentemente, os lucros. Contar com informações que ofereçam melhores margens de negociação é agilizar e simplificar os processos internos. Tudo isso pode ser alcançado com a ajuda de um sistema integrado de gestão empresarial.

Neste conteúdo, você aprenderá mais sobre esse tema, como aplicá-lo ao seu contexto, quais os benefícios e como fazer a melhor escolha. Aprenderá, ainda, como se dá a atuação do software e como esse recurso pode mudar sua forma de trabalhar. Siga aprendendo. Boa leitura!

62a1f7437a5e6b5e2f216d35 CTA Banner Empreendedor 2 opt2 v2 71

O que é sistema de gestão empresarial?

Um sistema de gestão empresarial é um software que possui diferentes módulos que ajudam as empresas a facilitarem a rotina e a execução de tarefas. Ele pode ser utilizado em negócios de diversos portes e segmentos.

Uma das principais funções de um sistema ERP é conectar as diversas áreas de uma empresa, informatizando os dados e automatizando processos diários. O sistema integrado de gestão é cheio de vantagens para as empresas que investem nele, e entre as principais estão:

  • Aumento da produtividade;
  • Processos otimizados;
  • Tarefas descomplicadas;
  • Automatização;
  • Mais agilidade;
  • Relatórios assertivos;
  • Tomada de decisão mais estratégica;
  • Melhor desempenho das equipes.

Mas, como escolher o melhor sistema para a sua necessidade com tantas opções disponíveis no mercado?

A verdade é que existem muitos fatores a serem considerados, um deles diz respeito às necessidades da sua empresa e quais funcionalidades você precisa. Além disso, deve-se ter em mente o custo-benefício, afinal é importante conhecer os preços de ERP e como avaliar.

Por fim, o suporte oferecido para a implementação do sistema é indispensável para valer o investimento ser positivo. Através dele você poderá tirar dúvidas, solicitar ajustes e acompanhar a evolução da ferramenta.

Todos esses pontos merecem atenção e vão te ajudar a escolher qual o melhor sistema de gestão empresarial para o seu negócio.

Importância do sistema de gestão empresarial nas empresas

Um ERP, sistema integrado de gestão empresarial, é o braço direito do empreendedor, uma solução que integra e centraliza todos os processos da empresa, de ponta a ponta, desde a entrada de produtos no estoque até a emissão de nota fiscal para o consumidor.

ERP: aliado do empreendedorismo

Um sistema ERP é fundamental para empreender com qualidade e maiores chances de crescimento e sucesso. Com uma plataforma 100% online, o software é hospedado fora das instalações físicas da sua empresa, te deixando livre de preocupações com infraestrutura e manutenções.

Dessa forma, o sistema integrado de gestão é eficaz ao trazer inteligência de negócio, ou seja, auxiliando em melhores tomadas de decisão, ajudando a prever possíveis cenários e imprevistos.

Ao empregar somente um software, o fluxo de informações entre departamentos é otimizado e, de quebra, você não vai somando gastos e tempo de adaptação com diferentes plataformas, uma vez que o sistema Omie é simples e intuitivo.

Planejamento estratégico

O software ERP da Omie atende desde comércios locais, prestadores de serviços, segmento de alimentação até empresas da construção civil, proporcionando uma visão ampla voltada principalmente ao business intelligence da sua empresa.

Os relatórios gerenciais são personalizáveis para sua visualização e diretamente integrados à solução, sendo possível acessar informações de qualquer lugar por meio de dispositivos móveis. Nunca mais será necessário esperar chegar no escritório para checar algum dado, tão pouco vasculhar planilhas e arquivos físicos antes de tomar uma decisão.

E para proporcionar maior facilidade e encurtar etapas, ainda é possível criar uma conta digital integrada ao ERP. O Omie Cash, por exemplo, opera sem custo ou tarifas de manutenção e faz a emissão de boletos, eliminando a necessidade de conciliação bancária, tudo de forma segura e transparente.

Funcionalidades do sistema de gestão empresarial

Você já reparou que o sistema de gestão empresarial é indispensável para qualquer empresa que deseja crescer e se posicionar no mercado. Mas, por quais aplicações isso é possível? A seguir, separamos algumas dessas funções. Confira!

Controle financeiro

Com o módulo voltado ao controle financeiro, é possível administrar, em uma única plataforma, contas a pagar, contas a receber, fazer conciliação bancária e gerenciar fluxo de caixa.

Você também pode colocar em prática a antecipação de recebíveis. Vale lembrar que tudo é feito online, sem juros abusivos, burocracias desnecessárias e com relatórios personalizados, gerenciados de acordo com a sua preferência.

Gestão de contratos

O sistema integrado de gestão empresarial permite administrar todas suas negociações com parceiros, fornecedores e clientes, com renovação ou cancelamento de contratos em seus mínimos detalhes.

Com todos os contratos cadastrados corretamente, novas oportunidades de negócio estarão sempre no seu radar. Da mesma maneira, também são feitos os registros de serviços prestados por meio de importação automática, com dados analisados nos pedidos de venda e faturamentos, diminuindo os erros à menor taxa possível.

Controle de estoque

O controle de estoque é responsável por monitorar entradas e saídas de produtos, além de informar a posição de itens em tempo real, com integração completa com os módulos de compras, financeiro e linha de produção.

O planejamento de demandas pode ser realizado com precisão, considerando custos, curva ABC e todos os relatórios e indicadores que você precisa para a gestão.

Cumprimento das obrigações fiscais e contábeis

Empreender é um desafio, com obstáculos que precisam ser superados diariamente. Principalmente em inícios de novos projetos, um deslize em relação às obrigações fiscais pode representar multas e outras punições que podem até mesmo tirar o seu negócio de cena.

Com o sistema ERP Omie, você fica sempre alinhado com as entregas relacionadas ao fisco, declarações fiscais, pagamentos de impostos, fechamento contábil e todas as exigências da legislação.

Os dados são transmitidos automaticamente da empresa para o contador, facilitando ainda mais as apurações.

A maior parceira do seu negócio

Sistemas de gestão empresarial têm crescido entre diversos segmentos de empreendedorismo como soluções eficientes, práticas e de bom custo-benefício. O aumento da tecnologia convida a uma inovação constante, tanto dos profissionais, quanto dos consumidores.

A gestão empresarial de sucesso depende de boas escolhas. Dentre as funcionalidades e benefícios apresentados aqui, considere a parceria com a Omie, o melhor sistema de gestão empresarial do Brasil que já conta com mais de  mil escritórios contábeis conectados.

A Omie quer ser a maior parceira do empreendedor brasileiro, facilitando a otimização de processos diários, descomplicando tarefas e otimizando pontos como produtividade, gestão de pessoas e receita. Além disso, investe em informação de qualidade.

Acesse o Blog da Omie, um espaço para discutir esse e outros temas do mundo do empreendedorismo!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
gestão financeira: mulher com notebook
Descubra porque um sistema ERP é um divisor de águas na sua gestão financeira e veja como implementá-lo no seu
Gestão de processos de TI
Melhore a produtividade nos processos de TI com o sistema ERP. Veja como otimizar o desempenho da sua empresa!
TFE: mulher olhando notebook
Entenda mais sobre a TFE e mantenha o controle de seu negócio, garantindo que ele esteja sempre na legalidade. Veja