Sistema de gestão ERP: conheça as principais vantagens para sua empresa

Otimize processos e aumente sua produtividade com um sistema de gestão ERP!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

O sistema de gestão ERP chegou para mostrar aos empreendedores que é possível otimizar e facilitar ainda mais os processos operacionais nos negócios. Em pouco tempo, ele se tornou o melhor instrumento para gerir empresas de forma mais prática e segura.

Neste artigo, você entenderá o que é um software ERP e descobrirá todo o potencial dessa solução para as empresas. Acompanhe a leitura para tornar o seu negócio ainda mais estratégico e produtivo!

O que é um sistema de gestão ERP?

ERP é a sigla para “Enterprise Resource Planning”, que significa Planejamento de Recursos Empresariais em tradução livre. Ou seja, o sistema de gestão ERP é um sistema integrado de gestão empresarial.

Assim, é possível integrar as atividades de diversos setores e melhorar os processos internos. É, portanto, uma tecnologia indispensável para quem quer crescer cada vez mais, já que tende a aumentar a produtividade e, consequentemente, os lucros.

Como funciona um sistema de ERP para gestão?

O sistema de gestão ERP trabalha para integrar as atividades da empresa. Seu objetivo é centralizar as principais informações em uma única plataforma, tornando o fluxo de dados otimizado e permitindo que os gestores tomem decisões mais efetivas e com segurança.

O software de gestão ERP é online, com o armazenamento das informações em nuvem, permitindo o acesso rápido de qualquer lugar.

É uma ferramenta que pode contar com diferentes módulos, como:

  • financeiro;
  • fiscal;
  • estoque;
  • vendas;
  • produção;
  • logística;
  • CRM (gestão de relacionamento com o cliente);
  • entre outros.

No mercado, existem diversos modelos de sistema de gestão empresarial ERP, que podem ser personalizados conforme o que você precisa. Por isso, é preciso considerar o tamanho e as necessidades da empresa para escolher a solução ideal e não desperdiçar dinheiro.

Exemplos de software ERP

Uma pequena padaria de bairro, por exemplo, pode apostar em uma ferramenta básica e que possibilite fazer o controle financeiro e do estoque de ingredientes. Isso mesmo: o ERP para pequenas empresas pode facilitar a rotina e melhorar os processos do negócio.

Por outro lado, uma companhia de grande porte com muitos funcionários precisa de mais módulos para monitorar os colaboradores e ter mais agilidade para o time de recursos humanos.

Também há processos de produção e de logística que precisam ser observados com bastante atenção. Então, nesse caso, é interessante contratar um programa mais robusto, que atenda a mais necessidades.

Libere seu crescimento - banner omie desplanilhe-se

Para que serve um software de gestão ERP?

Além de ser uma ferramenta centralizadora de informações, o software ERP é capaz de automatizar uma série de demandas rotineiras da empresa.

Com isso, a equipe fica livre para trabalhar em atividades mais relevantes, aumentando a produtividade. De modo geral, o software de gestão ERP serve para:

  • integrar todos os departamentos;
  • monitorar a produção;
  • supervisionar os processos logísticos;
  • acompanhar as operações em tempo real;
  • fazer a gestão de pessoas;
  • gerar relatórios detalhados.

Por que o ERP pode ser a melhor ferramenta de gestão?

O impacto de um sistema de gestão nos negócios se estende desde a gestão de pequenos times até o planejamento financeiro da organização. Isso porque essa solução possibilita:

  • administrar contas;
  • monitorar vendas;
  • acompanhar pedidos;
  • entre outras funcionalidades.

Com a integração que o software ERP faz, é possível controlar e acompanhar todos os processos da empresa. Sendo assim, os dados reunidos trazem análises e informações muito mais efetivas e torna a comunicação e resolução de problemas mais certeiras e ágeis. 

Quais as vantagens do sistema de gestão ERP?

Importante para qualquer empresa, o sistema oferece uma gama de benefícios para os empreendedores que investem nele. Confira as 9 principais vantagens para os negócios. 

1. Aumento da produtividade

Ao automatizar e otimizar as tarefas do dia a dia, os colaboradores tendem a aumentar a produtividade. Isso possibilita aproveitar de forma mais eficiente a participação deles na empresa, já que ficam com tempo disponível para atuar em projetos mais importantes.

2. Processos otimizados

Um bom programa de gestão reduz o número de tarefas manuais, facilitando a realização de processos burocráticos e complicados. 

O foco se volta para questões estratégicas e analíticas, visando tanto o melhor atendimento ao cliente quanto a implementação de melhorias em processos internos.

3. Controle financeiro

A tecnologia de gestão possibilita o acesso aos dados financeiros de todos os setores. Assim, os gestores podem ter controle das informações e tomar decisões mais assertivas sobre fluxo de caixa, redução de custos, promoções, contratação de funcionários e em outros aspectos.

4. Segurança das informações da empresa

Por ser um sistema com armazenamento na nuvem, o ERP oferece muita segurança para a empresa e seus colaboradores. Além disso, muitos ERPs têm níveis de acesso, por isso é possível controlar quem terá acesso às informações. 

5. Otimização da gestão de estoque 

Com o ERP, as empresas que têm grande movimentação de mercadorias podem reforçar o gerenciamento de estoque de inúmeras formas. Desse modo, a ferramenta permite fazer entregas mais pontuais e em prazos mais curtos.

6. Melhor relacionamento com o cliente

Como a gestão fica mais fluida, o relacionamento com os clientes se potencializa. Isso acontece porque, com os dados adquiridos, você é capaz de traçar estratégias que atendem cada vez mais às necessidades de cada um deles.

7. Acompanhamento de indicadores de performance

Uma das vantagens do software ERP é acompanhar os indicadores de performance da empresa. Desse modo, o empreendedor consegue gerar relatórios mais aprimorados e de forma prática.

8. Facilidade na gestão contábil e tributária 

Com as áreas integradas, analisar os gastos e demandas da empresa fica muito mais fácil. Fora que nem sempre os empreendedores conseguem se atualizar em relação às questões tributárias de forma individual.

É aí que o sistema ERP pode ajudar, visto que o software permite acessar tabelas e dados atualizados a todo o momento para auxiliar nessas questões.

9. Complementação do software para diferentes nichos

Com o ERP, os empreendedores conseguem complementar ainda mais o sistema com todas as funcionalidades que precisam para gerenciar seu negócio conforme suas necessidades. Desse modo, você pode integrar outras soluções para fazer a gestão de acordo com o segmento em que atua. Vale a pena conhecer algumas das soluções disponíveis na Omie Store para deixar sua rotina de processos ainda mais completa!

Como implementar um ERP na sua empresa?

Depois de conhecer as vantagens do sistema, surge a dúvida de como fazer a implementação do ERP na sua empresa. Veja as dicas:

  • verifique quais são as necessidades da sua empresa;
  • pesquise por fornecedores que possam atender essa demanda;
  • analise as funcionalidades oferecidas, segurança, se o sistema tem armazenamento em nuvem e se é fácil de usar;
  • verifique a relação custo-benefício;
  • pergunte sobre o suporte oferecido pelo fornecedor para que você possa ser atendido em caso de qualquer problema.

Depois de implementar o sistema integrado de gestão, é importante treinar a equipe para que sua empresa possa aproveitar ao máximo a tecnologia, melhorando a produtividade e otimizando processos.

Muitas empresas oferecem, por exemplo, pacotes de treinamento com consultores após a assinatura do ERP. Isso permite que seu primeiro uso e configurações sejam totalmente guiados, o que aumenta muito para que seu time utilize o sistema da melhor forma possível.

Omie: seu parceiro na implementação de software ERP

A Omie é referência quando o assunto é tudo sobre sistema de gestão ERP. Assim, é a sua parceira para digitalizar e otimizar processos, integrando as diferentes áreas da sua empresa. 

Conte conosco para ter uma solução personalizada, online e segura que atende às principais necessidades da sua empresa e para ter um suporte técnico especializado.

Perguntas Frequentes sobre sistema de gestão ERP

Entenda mais sobre o software ERP com mais informações sobre o assunto.

O que é ERP dê exemplos?

ERP é um sistema de gestão integrado, assim você centraliza diferentes atividades da empresa em uma única plataforma. Por exemplo: se tem uma loja online, ao gerar o pedido, automaticamente já é emitida a nota fiscal e há atualização do estoque.

Quais são os principais módulos do ERP?

Financeiro, Vendas, CRM, Estoque e Produção, Serviços e Painel do Contador. Em sistemas para contabilidades, os módulos costumam ser Contábil, Fiscal e Folha.

Como decidir sobre um sistema de ERP?

Escolha um fornecedor que tenha um sistema com funcionalidades que atendam às necessidades do seu negócio, que seja fácil de usar e seguro. Confira ainda se a empresa oferece suporte técnico.

Otimize sua rotina empresarial com um sistema integrado de gestão ERP

Como foi mostrado, sua empresa não pode ficar para trás: é possível ter praticidade na rotina empresarial com um software de gestão ERP. Com a tecnologia, você centraliza diferentes setores e pode obter dados estratégicos, auxiliando na tomada de decisão.

Seja qual for o porte ou segmento da sua empresa: é essencial contar com um sistema de gestão ERP para elevar sua produtividade, aperfeiçoar processos e, assim, aumentar seu faturamento.

Quer ter controle total da sua empresa? Experimente o sistema Omie e descubra como é simples gerenciar sua empresa de maneira eficaz!

Banner - da gestão financeira à organização de contratos

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
O que é uma API representação
Entenda como uma API é essencial para fazer a gestão completa do seu negócio: tire suas dúvidas conosco!
importância da inteligência artificial
Este artigo explora a inteligência artificial, suas aplicações empresariais e benefícios, como automação de processos e análise de dados. Além
PIS: homem com mão no queixo
Conheça o que é PIS, seu funcionamento, benefícios e como garantir os direitos dos colaboradores da sua empresa.