Vantagens do software ERP para a gestão do seu negócio

Aumento da produtividade, controle financeiro e melhoria na gestão do cliente: veja os principais benefícios ao implementar um software ERP na sua empresa.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

O software ERP chegou para mostrar aos empreendedores que é possível otimizar e facilitar ainda mais os processos operacionais nos negócios. Em pouco tempo, ele se tornou um instrumento fundamental para gerir empresas de forma mais prática e segura.

Mais do que isso, a ferramenta passou a ser essencial para os empreendimentos que procuram por soluções que integrem os diferentes departamentos e que promovam de forma natural o aumento da produtividade.

Neste artigo, você entenderá o que é um sistema ERP e descobrirá todo o potencial dessa solução para as empresas. Acompanhe a leitura para tornar o seu negócio ainda melhor!

‍O que é software ERP?

ERP é a sigla para “Enterprise Resource Planning”, que significa Planejamento de Recursos Empresariais em tradução livre. Ou seja, o software ERP nada mais é que um sistema integrado de gestão empresarial.

O propósito dessa ferramenta é centralizar as principais informações da empresa em uma única plataforma. Isso torna o fluxo de dados do negócio muito mais descomplicado e otimizado, permitindo que os empreendedores tomem decisões mais efetivas e com segurança.

Assim, é possível melhorar significativamente os processos internos da empresa e integrar as atividades de diversos setores. Além disso, esse sistema é indispensável para negócios que querem crescer cada vez mais, já que tende a aumentar a produtividade e, consequentemente, os lucros.

Exemplos de software ERP

No mercado, existem diversos modelos de ERP, que podem ser personalizados de acordo com o que você precisa. Por isso, é preciso considerar o tamanho e as necessidades da empresa para escolher a solução ideal e não desperdiçar dinheiro.

Uma pequena padaria de bairro, por exemplo, pode apostar em uma ferramenta básica e que possibilite fazer o controle financeiro e do estoque de ingredientes. Como esse tipo de comércio costuma ter poucos funcionários, não vale a pena investir em um sistema que permita gerir dezenas ou centenas de pessoas.

Por outro lado, uma companhia de grande porte precisa dessa funcionalidade para monitorar os colaboradores e trazer mais agilidade para o time de recursos humanos. Também há processos de produção e de logística que precisam ser observados com bastante atenção. Então, nesse caso, é interessante contratar um programa mais robusto.

Para que serve um software de gestão ERP?

Além de ser uma ferramenta centralizadora de informações, o software ERP é capaz de automatizar uma série de demandas rotineiras da empresa. Com isso, a equipe fica livre para trabalhar em atividades mais relevantes, aumentando a produtividade. De modo geral, o software de gestão ERP serve para:

  • Integrar todos os departamentos;
  • Monitorar a produção;
  • Supervisionar os processos logísticos;
  • Acompanhar as operações em tempo real;
  • Fazer a gestão de pessoas;
  • Gerar relatórios detalhados.

Como um software de gestão ERP aprimora a gestão das  empresas?

O impacto de um sistema de gestão nos negócios se estende desde a gestão de pequenos times até o planejamento financeiro da organização. Isso porque essa solução possibilita administrar contas, monitorar vendas, acompanhar pedidos, entre inúmeras outras funcionalidades.

De forma geral, com a integração que o software ERP faz, é possível controlar e acompanhar todos os processos da empresa. Sendo assim, os dados reunidos trazem análises e informações muito mais efetivas. 

O armazenamento de dados de forma centralizada ajuda a potencializar a eficiência e a otimizar os processos, além de tornar a comunicação e resolução de problemas mais certeiras e ágeis. 

9 vantagens do ERP para a gestão do seu negócio 

Importante para qualquer empresa, o sistema oferece uma gama de benefícios para os empreendedores que investem nele. Para entender ainda mais o que um software ERP pode oferecer, separamos as suas 9 principais vantagens para os negócios. 

1. Aumento da produtividade

Ao otimizar (e até mesmo automatizar) as tarefas do dia a dia, os colaboradores tendem a aumentar significativamente a produtividade. Isso possibilita aproveitar de forma mais eficiente a participação deles na empresa, já que ficam com tempo disponível para atuar em projetos mais importantes.

2. Processos otimizados

Um bom programa de gestão reduz em grande parte o número de tarefas manuais, facilitando os processos burocráticos e complicados de serem realizados. Assim, ganha-se foco em questões estratégicas e analíticas, visando tanto o melhor atendimento ao cliente quanto a implementação de melhores processos internos.

3. Controle financeiro

Como está integrado com as diversas áreas da empresa, o software ERP possibilita o acesso aos dados financeiros de todos os setores. Assim, os gestores podem ter melhor controle das informações e tomar decisões mais assertivas em relação à redução de custos, promoções, contratação de novos funcionários etc.

4. Segurança das informações da empresa

Por ser um sistema que tem como base de armazenamento a nuvem, o ERP acaba oferecendo muita segurança para a empresa e seus colaboradores. Além disso, por meio dele, é possível controlar quem terá acesso às informações. 

5. Otimização da gestão de estoque 

Com o ERP, as empresas que têm grande movimentação de mercadorias podem reforçar o gerenciamento de estoque de inúmeras formas. Desse modo, a ferramenta permite fazer entregas mais pontuais e em prazos mais curtos.

6. Melhor relacionamento com o cliente

Sim, os clientes também se beneficiam do sistema ERP! Como a gestão fica mais fluida, o relacionamento com os clientes se potencializa. Isso acontece porque, com os dados adquiridos, você é capaz de traçar estratégias que atendem cada vez mais as necessidades de cada um deles.

7. Acompanhamento de indicadores de performance

Uma das vantagens do software ERP é poder acompanhar os indicadores de performance da empresa como um todo. Assim, o empreendedor consegue gerar relatórios mais aprimorados e de forma prática.

8. Melhoria na gestão contábil e tributária 

Com as áreas integradas, analisar os gastos e demandas da empresa fica muito mais fácil. Fora que nem sempre os empreendedores conseguem se atualizar em relação às questões tributárias de forma individual.

É aí que o sistema ERP pode ajudar. Isso porque esse software permite acessar tabelas e dados atualizados a todo o momento para ajudar nessas questões.

9. Personalização do software para diferentes nichos

Com o ERP, os empreendedores conseguem personalizar o que desejam ter, conforme as necessidades do negócio. Desse modo, você pode integrar outros aplicativos para fazer a gestão de acordo com o segmento de atuação.

O melhor software de ERP para a sua empresa! 

‍Como vimos, utilizar um software ERP é fundamental para quem deseja gerenciar um negócio de forma integrada. Com isso, é possível destacar-se no mercado, abrindo vantagem competitiva e melhorando os processos internos. 

Na Omie, você encontra o software ERP ideal para não perder mais tempo com processos que podem ser otimizados. Conheça nossas soluções empresariais e conte com um sistema totalmente digital, suporte técnico especializado e muito mais!

Banner CTA

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
DACTE
Entenda o que é DACTE e garanta legalidade e transparência nas operações de transporte de forma simplificada com este guia!
Veja como fazer análise de risco, superar desafios de gestão e transformar ameaças em oportunidades de melhorias e lucros de
Aprenda como fazer a implementação de ERP na sua empresa de maneira simples. Confira um passo a passo explicativo do