Análise de concorrência: o que é, benefícios e como fazer?

Saiba como fazer análise da concorrência e melhorar ainda mais as tendências do mercado. Aplique as melhores práticas hoje mesmo!
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Quem é sua concorrência? Quais produtos eles oferecem? Como você pode se diferenciar deles para atrair mais clientes? Estes são questionamentos essenciais ao montar um plano de negócios ou caso você queira criar novas estratégias para investir no crescimento do seu empreendimento.

Conhecer e pesquisar a concorrência não quer dizer copiar, mas ter uma visão clara sobre quem são as empresas que concorrem com você, o que permite compreender melhor o mercado em que você está inserido.

Essa análise, inclusive, é muito útil para ter novas ideias e ampliar os horizontes. Confira o artigo para saber mais.

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Análise de concorrência: o que é?

Análise de concorrência significa estudar quais são as empresas que são seus concorrentes no mercado. Isso inclui fazer uma pesquisa relacionada aos tipos de produtos que elas oferecem, a precificação deles e as estratégias de marketing.

O objetivo da análise de concorrência não é imitar os outros negócios, mas compreender o mercado e também o seu público-alvo. Assim, ao identificar quais são as ações de divulgação que os seus principais concorrentes investem e em quais plataformas e redes sociais eles estão presentes, você pode analisar e criar táticas para que a sua marca também seja vista.

Além disso, é muito provável que parte dos seus consumidores em potencial, ao chegar até a sua empresa para comprar um produto ou serviço, já tenha checado o que os concorrentes têm a oferecer. Ao fazer a análise de concorrência, você estará capacitado para proporcionar vantagens que convençam os consumidores a escolher seus produtos.

Além disso, a análise de concorrência pode ser definida como benchmarking. Esse termo se refere exatamente ao estudo das empresas que competem com você e à identificação das práticas realizadas por elas. Logo, você realiza a comparação entre os empreendimentos e busca encontrar as melhores soluções do mercado.

Como identificar os concorrentes?

Para realizar a análise de concorrência, primeiramente é primordial saber como identificar quais são as empresas que competem com você no mercado. Além disso, é preciso classificar se elas são concorrentes diretas ou indiretas.

Concorrência direta

Os concorrentes diretos são aqueles que comercializam os mesmos produtos ou serviços que a sua empresa. Nesse sentido, possuem uma faixa de preço similar a sua e também estão focados no mesmo público-alvo que o seu.

Concorrência indireta

Já os concorrentes indiretos não vendem os mesmos produtos e serviços que o seu, entretanto, o público-alvo é o mesmo. Por exemplo, você tem um hotel na praia e há uma uma empresa que aluga imóveis também neste local.

O produto não é igual, entretanto, vocês estão competindo pelos mesmos clientes. Se as condições oferecidas pela outra empresa forem melhores, você pode perder hóspedes para eles.

Por que é importante analisar a concorrência?

Analisar a concorrência é essencial para que você saiba como se manter competitivo no mercado. Assim, você consegue ficar atualizado em relação às principais mudanças na sua área de atuação.

Conhecer as práticas dos seus concorrentes diretos e indiretos permite identificar quais são os pontos fracos e fortes da sua empresa. A partir dessa análise, é possível oferecer vantagens que diferenciam os seus produtos e serviços dos outros.

Afinal, não tem como saber o que a sua empresa tem que os outros não tem, se você não os conhece. Com um estudo de mercado, fica até mais fácil para que as equipes de vendas e de marketing pensem em ações que gerem resultados positivos.

Se você está começando a criar a sua empresa, vale a pena incluir a análise da concorrência no plano de negócios.

Análise de concorrência: como fazer na prática?

Para colocar a mão na massa e fazer um estudo da concorrência que realmente ajude a sua empresa a crescer, é preciso observar alguns pontos.

Defina seus principais concorrentes

O primeiro passo é elencar quais são as empresas concorrentes e diferenciá-las entre concorrência direta ou indireta. Analise quais são as principais características destes empreendimentos e como eles se posicionam no mercado.

Tenha objetivos claros

Um dos fatores essenciais para o sucesso de uma empresa é traçar objetivos bem definidos, tanto de curto como de longo prazo. Somente assim você será capaz de criar estratégias eficazes, pois, sem saber onde você quer chegar, não há como traçar um caminho certo.

O mesmo é válido quando o assunto é análise de concorrência. Para compreender quem são os seus concorrentes, é necessário observar quais são as empresas que têm os mesmos objetivos que os seus.

Saiba o que avaliar

Após especificar quais são suas empresas concorrentes, faça uma lista dos aspectos a serem comparados entre elas. Dentre os principais estão:

  • Preço;
  • Produtos e serviços oferecidos;
  • Canais de venda;
  • Tecnologias utilizadas;
  • Estratégias de marketing;
  • Presença nas redes sociais.

Ao avaliar esses pontos, você já terá um entendimento amplo de como cada empresa se posiciona no mercado. Assim, se está começando o seu empreendimento, ao conhecer as estratégias de marketing que elas desenvolvem, por exemplo, poderá identificar em quais redes sociais é importante estar.

Invista em ferramentas para análise da concorrência

Para realizar uma pesquisa de concorrência ainda mais completa, a dica é utilizar algumas ferramentas:

  • Ubersuggest: a plataforma gratuita permite que você pesquise palavras-chave ou websites para conhecer melhor a performance deles;
  • SimilarWeb: essa ferramenta é gratuita e mostra dados de sites como tráfego, engajamento e segmentação por países;
  • Google Trends: com o Google Trends, você pode pesquisar palavras-chave e identificar o que está em alta na sua área de mercado;
  • Google Alerts: use o Google Alerts para receber notificações quando a sua empresa ou concorrentes são mencionados na internet;
  • Semrush: essa plataforma paga oferece várias ferramentas para análise de SEO, performance dos sites de concorrentes e estratégias de marketing em redes sociais.

Construa uma matriz SWOT

Criada pelo consultor de empresas Albert Humphrey, na década de 1960, na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, a matriz SWOT é uma metodologia de planejamento estratégico. Em inglês, a sigla se refere às palavras Strenghts, Weaknesses, Opportunities and Threats.

Palavras que são traduzidas, respectivamente, como Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Por isso, a matriz SWOT também é conhecida no Brasil como matriz FOFA. Consiste em especificar e analisar cada um destes aspectos. Para construir essa matriz, você precisar responder:

  • Quais são os pontos fortes e fracos da sua empresa?
  • Quais oportunidades o mercado apresenta?
  • O que pode ameaçar o crescimento da sua empresa?

Oportunidades e ameaças estão relacionadas diretamente a fatores externos, incluindo empresas concorrentes. Por meio da matriz SWOT, fica mais fácil visualizar cada aspecto. Nesse sentido, você pode fazê-la em um papel, quadro ou no computador. Desenhe um retângulo e divida-o em quatro, em uma parte escreva os pontos fracos, na outra os fortes e assim por diante.

Prepare a sua empresa para enfrentar adversidades

Fazer a análise de concorrência também é uma maneira de compreender melhor o que a sua empresa precisa desenvolver para prosperar. Por mais incrível que o seu produto ou serviço seja, é imprescindível estar preparado para os desafios que o mercado apresenta.

Quando você analisa os seus concorrentes diretos e indiretos, também adquire um entendimento mais amplo dos desafios que o setor que você faz parte apresenta. Abrir uma empresa é apenas o começo, o grande desafio é pensar em como mantê-la e crescer de forma sustentável e a longo prazo.

Aprenda mais sobre análise de concorrência! Confira o artigo Competitividade empresarial: o que é e principais elementos. Além disso, siga outros conteúdos sobre o mundo dos negócios no Blog Omie, um espaço destinado a empreendedores, contadores e muito mais.

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