O plano consiste em um documento em que você, empresário, elenca todos os objetivos do negócio, metas a serem alcançadas e cenários de risco para o crescimento. Além disso, o documento também auxilia a traçar estratégia do ponto de vista operacional, financeiro e de vendas e oferece uma visão abrangente sobre as forças e fraquezas do negócio por meio da análise SWOT.
O plano de negócios é essencial para projetar o futuro do seu empreendimento e manter a gestão em dia, além de atrair investidores. Saiba como fazer!
Qual a importância do plano de negócios?
Como dito anteriormente, ter um plano de negócios auxilia no ajuste de ideias de uma empresa, fazendo com que ela se torne palpável e a projeção de crescimento seja mais fácil de visualizar.
Essa reestruturação pode ser feita em diversas áreas, entre elas administrativa, financeira, estratégica e operacional. Além de poder ser mudada a qualquer momento, conforme os objetivos. Além disso, uma das funcionalidades em criar e seguir as etapas do plano de negócios é conseguir o reposicionamento da marca ou lançamento de um novo produto de forma assertiva, visto que é possível fazer um estudo de mercado com muito mais embasamento da utilidade. Por isso, conheça quais são as principais vantagens de um plano de negócio:
- Organização da administração do empreendimento;
- Planejamento da expansão ou para o início de um novo negócio;
- Fornecimento de dados para o desenvolvimento de estratégias assertivas;
- Transparência de processos para aprimorar a comunicação interna;
- Captação e direcionamento de recursos financeiros e humanos.
Como fazer um plano de negócios?
Agora que você já sabe o conceito, separamos seis passos para você saber como montar um plano de negócio, além de um bônus para quem pretende captar investidores ou sócios. Papel e caneta na mão? Vamos para as dicas!
1 – Responda algumas perguntas
O primeiro passo para saber como fazer um plano de negócio diz respeito à construção da missão, visão e valores da sua marca. Isso porque é preciso visualizar que tipo de negócio você está construindo e como os seus produtos ou serviços preenchem uma lacuna no mercado.
Assim, antes de começar a montar um plano de negócios, procure ter em mente quem são seus concorrentes, o que eles estão fazendo de positivo e o que evitar, o diferencial da sua empresa, a influência que seu empreendimento pode exercer na sociedade e como você pretende promover os valores associados ao uso dos seus produtos ou a contratação de serviços.
2 – Investimento
O segundo ponto exige muito cuidado. Quando se fala em investimento, não deve ser considerado apenas o financeiro dentro da estratégia de negócios, mas também os recursos humanos e o enquadramento tributário.
Comece analisando o setor de atividade e qual o investimento mínimo. A partir daí, estabeleça possibilidades quanto à localização da empresa, o número de funcionários necessários, a estrutura física e a matéria-prima que será utilizada na elaboração dos produtos.
Nesse momento uma boa dica é contar com um plano operacional. Esse complemento ao plano de negócio procura detalhar a forma como o empreendimento está estruturado, do ponto de vista físico, equipamentos, capacidade produtiva e funções do quadro de funcionários.
3 – Custos e estimativa de vendas
O terceiro passo consiste em somar todos os custos da operação. Agora que você já sabe onde deseja investir e como iniciar com os recursos mínimos, é importante considerar além dos custos operacionais, a carga tributária e o capital de giro.
Outro ponto fundamental é calcular a margem de lucro a partir de uma estimativa de vendas. Para isso, considere o mercado atual e a realidade econômica do seu público-alvo.
4. Estratégia de negócio e análise de mercado
A análise de mercado vai além de estudar seus concorrentes. Aqui, foque em encontrar bons fornecedores e compreender os desejos dos seus futuros clientes. Assim, defina o potencial de precificação e a urgência do seu produto.
Também procure estabelecer qual a velocidade de entrada no mercado, a partir da competitividade e o custo de aquisição de consumidores. Investigue a possibilidade de fornecer produtos secundários ao seu produto principal, a fim de ampliar o público interessado. Por isso deve ser definido:
Público-Alvo
O público-alvo vai te ajudar a segmentar o seu empreendimento. É essencial fazer esse mapeamento no plano de negócios para entender as chances de sucesso da sua empresa. Para isso, considere as seguintes questões:
- Quem vai comprar os seus produtos ou serviços?
- O que essa pessoa irá de fato comprar?
- Por que ela vai comprar?
- Qual é o hábito que essa pessoa costuma ter no dia a dia?
- Qual é o perfil dela?
Depois de responder essas perguntas você consegue definir uma persona para o seu empreendimento e, com base nisso, criar estratégias que atendam esse público-alvo.
Área de atuação
Para entender as chances e as oportunidades que podem aparecer, os empreendedores precisam analisar a fundo o mercado e segmento em que pretendem atuar.
Para isso é necessário fazer pesquisas de tendência de mercado, se ele está em crescimento ou não, entre outros pontos.
Concorrência
Entender quem são e como atuam os concorrentes do seu empreendimento vai possibilitar que você crie e desenvolva novas estratégias e assim, sair na frente, abrindo vantagem competitiva.
Uma boa forma de fazer isso é listar os principais concorrentes. Depois disso, faça uma pesquisa mais aprofundada, analise informações como seu site, em quais redes sociais eles estão presentes, quais são as campanhas que fazem e outras coisas que você considere importante.
Outra técnica que pode ajudar bastante o empreendedor nesse momento é fazer uma pesquisa de benchmarking. Ela consiste, basicamente, em comparar as atuações de diferentes mercados para inspirar o empreendedor a descobrir onde e como pode melhorar suas estratégias em relação aos concorrentes.
5. Plano de marketing
Com todas as informações em mãos, é hora de planejar como serão feitas as vendas e como você irá se comunicar com o público. Por isso, uma boa dica é se guiar pelos 4 “Ps” do planejamento de marketing empresarial: Produto, Pontos de Venda, Promoção (comunicação) e Preço.
6. Análise estratégica dos cenários
Para estar prevenido, considere cenários não tão favoráveis. Esses cenários podem ser visualizados com a análise SWOT.
Um exemplo é simular como a empresa pode reagir frente a uma crise econômica ou a um número de vendas abaixo do esperado. Outra simulação pode envolver o surgimento de novos concorrentes ou o lançamento de um produto ainda não mapeado por outro player do mercado.
Plano de negócios pronto para apresentar para um investidor
Para apresentar o seu empreendimento em busca de uma proposta de investimento, lembre-se de levar, junto ao plano de negócios pronto, os dados dos empreendedores e o resumo das informações do negócio.
Os investidores-anjo prezam muito por empreendedores que levam a apresentação à sério e tenham todas as informações na palma da mão.
O plano financeiro é um diferencial nesse momento. Ele precisa conter, em detalhes, os custos pré-operacionais, como reforma do espaço ou instalação de itens de segurança, como câmeras. Demais custos devem ser projetados, sendo eles:
- O valor do investimento total, separando o que é o investimento inicial dos investimentos fixos;
- Estimativa do faturamento mensal, descontando os custos de venda;
- O custo dos materiais diretos e/ou mercadorias comercializadas;
- Demonstrativo ou projeção de resultados, considerando ao menos um semestre de atuação;
- Indicadores de viabilidade;
- Lucratividade x rentabilidade,
- Prazo de retorno do investimento.
A Omie é aliada dos empreendedores que buscam potencializar o crescimento das suas empresas de forma produtiva e com a menor margem de erro possível. Tudo isso através de um sistema de gestão simples, intuitivo, com custos conforme o tamanho do negócio, educação empreendedora, treinamentos exclusivos e crédito facilitado. Venha conhecer!