Gestão de marketing: o que é, vantagens e dicas para fazer

A gestão de marketing envolve todos os processos para planejar, executar e analisar as ações de divulgação da empresa.
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A complexidade do cenário atual exige uma Gestão de Marketing afiada para impulsionar o sucesso em 2023. Em um universo de múltiplas frentes de atuação, é essencial priorizar estratégias de alto impacto alinhadas aos objetivos da empresa. 

Concentre recursos nas áreas que geram os melhores resultados para alcançar uma vantagem competitiva. 

A integração inteligente de canais é um pilar fundamental para uma estratégia de sucesso. Unir o poder das redes sociais, e-mail marketing e estratégias de SEO cria uma mensagem coesa que ressoa com o público. 

Em um mercado onde a visibilidade é tudo, a sinergia entre o digital e o tradicional é o caminho para uma presença marcante.

A capacitação da equipe é outro ponto crucial. Investir no desenvolvimento de habilidades e conhecimentos atualizados proporciona uma base sólida para a execução de estratégias inovadoras. 

Ao adotar essas estratégias de Gestão de Marketing, você estará no caminho certo para se destacar em 2023. Saiba tudo sobre o tema neste conteúdo, além de conferir dicas práticas para fazer hoje mesmo!

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O que é gestão de marketing?

A gestão de marketing é um conjunto de ações e estratégias visando promover os serviços e produtos de uma empresa. Essas atividades envolvem desde o planejamento até sua execução.

Muitas vezes, os empreendedores focam em ações isoladas, que até podem trazer alguns resultados no momento, mas não garantem uma estratégia a médio prazo, algo essencial para garantir a manutenção e o crescimento da empresa.

Alguns processos contemplados na gestão de marketing são:

  • a pesquisa de público-alvo dos negócios;
  • a seleção de canais para divulgar os produtos;
  • desenvolver um relacionamento com os clientes;
  • buscar o reconhecimento de marca pelas pessoas.

No final, o objetivo da gestão de marketing é fortalecer a marca no mercado e ajudar a empresa a alcançar seus objetivos, por isso deve ser bem elaborado e monitorado com frequência.

O que a gestão de marketing faz?

Já comentamos um pouco das atividades da gestão de marketing, mas agora vamos detalhar o assunto, para que você veja a dimensão dessa estratégia:

  • Estabelecimento de objetivos da empresa: é preciso saber onde a empresa quer chegar e o que atingir, para então pensar no que será feito.
  • Definição do público-alvo: muitos empreendedores pensam que seus produtos e serviços servem para todo mundo, mas é preciso definir o perfil dos seus clientes para uma comunicação estratégica.
  • Montagem do plano de marketing: com base nessas informações, é hora de definir o que será feito para chegar ao público-alvo e atingir as metas estabelecidas.
  • Definição da verba: muitas ações exigirão recursos financeiros para serem implementadas, então o gestor deve calcular o montante necessário e depois gerenciar o valor ao longo das estratégias.
  • Seleção dos canais e das ferramentas: como as atividades serão executadas? É a gestão de marketing que define onde divulgar os produtos da empresa e quais ferramentas e softwares apoiarão a aplicação do plano de marketing.
  • Implementação das estratégias: este é o momento de colocar as propagandas, os anúncios e os conteúdos no mercado.
  • Acompanhamento de resultados: a gestão de marketing também monitora se as estratégias deram resultado, para entender se estão no caminho certo.
  • Ajustes na estratégia: se algo estiver fora do esperado, o gestor deve realizar os ajustes necessários para a empresa alcançar seus objetivos, aplicando os pilares da gestão por resultados.

Qual a importância da gestão de marketing para as empresas?

A gestão de marketing, como foi demonstrado, abrange uma ampla gama de atividades, porém, sua aplicação não é uma tarefa difícil. 

Isso se deve, em grande parte, aos inúmeros benefícios que ela proporciona, os quais mais do que justificam o esforço investido no planejamento de marketing. Vale a pena destacar algumas das vantagens notáveis:

Conhecer o mercado

Em meio a um mercado extremamente competitivo e em constante mudança, conhecer seu público e as movimentações do mercado dá uma enorme vantagem para a empresa. 

Como a gestão de marketing realiza este estudo dos clientes e concorrentes, permite que o empreendedor tome decisões com melhores dados e tenha resultados mais eficientes.

Fortalecer a relação com consumidores

Um dos objetivos da gestão de marketing é estar próximo ao cliente, comunicando o que ele precisa saber sobre seus produtos e serviços na hora em que ele precisa. Conhecendo melhor o público, a forma de falar é mais assertiva, fortalecendo a relação.

Vale lembrar que o cliente sente-se muito mais à vontade para comprar de uma empresa quando confia nela, então esse relacionamento é essencial para fortalecer a confiança – visando uma parceria de longo prazo.

Tornar os processos mais eficientes

Quando não há uma organização sobre o que será feito, os processos de marketing ficam bagunçados e pode haver perda de recursos, além de não se alcançar os melhores resultados possíveis.

A gestão de marketing permite que o time trabalhe com mais foco, seja assertivo em suas ações e os resultados sejam ainda melhores, facilitando atingir os objetivos.

Aumentar os resultados

Com ações mais direcionadas e estratégicas, os resultados são consequências, ajudando a empresa a chegar onde deseja, com menos esforço e mais produtividade.

Por isso, vale a pena investir em diferentes tipos de estratégias de marketing, pensando nos objetivos desejados e buscando aquelas que mais se encaixam na sua realidade.

Gerar engajamento do time 

Sabendo o que deve ser feito, o gestor pode orientar sua equipe quanto aos resultados esperados e como eles serão atingidos, pois tudo já está previsto na gestão de marketing.

Isso exige alguns processos de gestão de pessoas para gerar o devido engajamento no time. É fundamental que o líder tenha clareza quanto ao futuro, o que refletirá nos colaboradores, ajudando a direcionar seus esforços para o que será mais efetivo.

Como a gestão de marketing e vendas se complementam?

Para compreender essa interação, é fundamental ter uma noção do conceito de gestão em sua abrangência, que engloba o planejamento e a administração dos recursos e processos da empresa.

Enquanto a gestão de marketing se ocupa das ações de divulgação da marca e seus produtos, a gestão de vendas pensa nas estratégias e atividades que permitirão que a empresa alcance suas metas através da área comercial.

Essas duas áreas caminham juntas, pois para vender mais é preciso ter estratégias de divulgação que potencializem o alcance dos produtos e serviços oferecidos pela empresa.

Assim, a gestão de vendas pensa nas metas da empresa e a gestão de marketing foca em como atingir esses objetivos.

Como colocar a gestão em prática na empresa?

Agora que você já conhece a gestão de marketing, que tal ver como aplicar no seu negócio?

Aproveite as metodologias

Para tirar melhor proveito das ações de marketing, é preciso organizar os processos e é possível utilizar algumas metodologias:

  • Agile: forma de organizar os projetos com mais agilidade, clareza e eficiência.
  • Scrum: método de autogerenciamento para equipes alcançarem seus objetivos.
  • PDCA: metodologia de gestão utilizada para constante aprimoramento de processos.
  • 5W2H: ajuda a detalhar as ações necessárias, seus responsáveis e suas razões. 

Quer saber mais sobre cada uma dessas metodologias? Confira alguns conteúdos exclusivos do Blog Omie e se aprofunde no assunto!

Gestão de equipe 

Este é o momento de selecionar os profissionais com habilidades e conhecimentos para executar as ações desenhadas. Para isso, avalie alguns pontos, como:

  • Ações a serem executadas: cada estratégia demanda habilidades diferentes e o gestor deve avaliar as competências do time.
  • Cultura da empresa: a forma como a empresa se posiciona influencia na gestão das equipes (mais ou menos autonomia, por exemplo).
  • Objetivos a serem alcançados: dependendo das metas, será preciso desenvolver novas habilidades ou buscar outros colaboradores para completar o time.

Ferramentas de gestão 

Junto a tudo isso, é preciso selecionar as ferramentas que ajudarão na aplicação da estratégia. Algumas bem conhecidas são:

  • Automação de e-mail marketing: facilita o envio de comunicações eletrônicas para seus contatos.
  • Análise de dados: acompanha os resultados obtidos e verifica se algo precisa ser ajustado.
  • Gestão de conteúdo: seja para publicar algo no seu blog ou nas redes sociais, é interessante contar com ferramentas que facilitem essas ações.
  • Sistema de gestão empresarial: o ERP traz clareza para as ações a serem executadas, pois demonstra em tempo real a situação da empresa, monitorando os principais processos da companhia.

Outras dúvidas sobre gestão de marketing 

Reunimos aqui alguns outros questionamentos que possam ter ficado sobre a gestão de marketing, para que você tenha mais confiança para utilizá-la na sua empresa.

Quais são os cargos na área de marketing?

As posições mais comuns são assistente de marketing, passando para analista, especialista, coordenador e gerente de marketing. Muitos profissionais que se destacaram até aqui chegam ao nível de diretoria (CMO).

Suas funções envolvem análise de dados, produção de conteúdo, design, edição de vídeos, Social Media e produção de eventos.

Qual o perfil de um gestor de marketing?

O gestor de marketing deve ter visão estratégica, sempre associando as ações executadas com os objetivos da empresa. Também deve saber conduzir e gerenciar as pessoas, aproveitando ao máximo suas habilidades.

Por fim, é preciso buscar uma visão analítica, para interpretar os resultados alcançados e tomar decisões com base neles.

Quais são os pilares da gestão de marketing?

A gestão de marketing se apoia em alguns aspectos fundamentais: diagnóstico da empresa (entendendo sua situação), posicionamento (determinando como será vista), segmentação (a forma como atua no mercado) e análise de dados (para tomada de decisão).

Quais são as funções do gestor de marketing?

O gestor de marketing deve elaborar o plano de marketing, determinar as metas e estratégias a serem utilizadas. Também precisa orientar o time quanto ao que fazer, acompanhar a execução das ações e avaliar os resultados.

Impulsione sua gestão de marketing

A gestão de marketing está na base do crescimento das empresas, pois determina como seus produtos e serviços serão divulgados – afinal, não adianta ter itens de qualidade e o público não conhecer.

Seguindo os passos aqui apresentados e utilizando um ERP, você poderá aproveitar os benefícios da gestão de marketing, alcançando os objetivos propostos. Para enriquecer ainda mais sua jornada, conheça as soluções da Omie para empreendedores.

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