O que é gestão? Saiba quais são os principais tipos

Para conduzir uma empresa da forma correta, é essencial entender o que é gestão, suas áreas e as competências de um bom gestor.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Quem tem um negócio ou pretende abrir uma empresa precisa compreender o que é gestão para conduzir o empreendimento e se destacar no mercado. Mas estamos falando de um conceito bastante amplo, que se aplica às empresas e a outros aspectos do nosso dia a dia.

Se você quer entender o significado de gestão e os principais tipos precisa acompanhar nosso artigo. Continue a leitura e fique por dentro também das principais responsabilidades e competência de um gestor!

O que é gestão? 

Muito se escuta falar sobre o termo gestão e como esse conhecimento é necessário para a sobrevivência e para o crescimento de uma empresa no mercado. Mas qual o conceito de gestão e sua relevância? Veja a seguir, da definição à importância. 

Definição de gestão

Gestão é um conjunto de práticas sistematizadas voltadas para o planejamento, controle e administração de processos. Envolve, assim, o gerenciamento de recursos, pessoas, equipamentos, entre outros fatores, de maneira eficaz para alcançar as metas estabelecidas.

Saiba que a gestão está presente em nossa ancestralidade, afinal o homem precisava coletar alimentos para sua sobrevivência por um dado período, considerando as dificuldades, como estações de muito frio, tempo seco ou calor.

Grandes impérios também precisavam gerir seus exércitos, utilizando as melhores estratégias para conquistar territórios. Na Revolução Industrial, a gestão ganhou mais força, porque os empresários precisaram buscar soluções para otimizar suas formas de produção.

Importância da gestão

Com a gestão, você utiliza práticas e estratégias para otimizar processos de forma que eles caminhem em sintonia. Assim, na gestão de uma empresa, você tem um controle e acompanhamento de diferentes aspectos, como a equipe, estoque, vendas, entre outros.

A ideia é ter um olhar amplo para conduzir esse sistema, a fim de que os resultados sejam alcançados, pois você gerencia os fluxos de trabalho e identifica as dificuldades, fazendo os ajustes necessários.

Cabe salientar que o termo gestão não se aplica apenas ao universo empresarial, visto que faz parte do nosso cotidiano. Basta pensarmos sobre a importância de fazermos a gestão do tempo ou de gerir nossas finanças pessoais e até mesmo nossa própria casa.

As principais áreas da gestão

No dia a dia de uma empresa, temos o gerenciamento de várias áreas e a possibilidade de usar diferentes modelos de gestão em cada uma. Entenda melhor abaixo!

Gestão empresarial

A gestão empresarial é a responsável pela condução da empresa como um todo, considerando todos os departamentos. Corresponde, portanto, à gestão administrativa de recursos, contabilidade, pessoas, equipamentos, vendas, marketing, entre outros pontos.

Funciona como um grande guarda-chuva, pois o gestor administrativo coordena o trabalho de gestão de outras áreas do negócio, trabalha em conjunto com a definição de metas e analisa os resultados alcançados.

Gestão financeira 

A gestão financeira trabalha com as atividades que tenham relação com as finanças e patrimônio da organização, garantindo a sobrevivência do negócio no mercado. Assim, os gestores dessa área atuam com:

  • orçamento — registro e análise de receitas e despesas, controlando o fluxo de caixa e fazendo o planejamento futuro de recursos;
  • investimentos — estratégias para contenção de despesas e aumento do faturamento para haver lucro e ser possível fazer investimentos para a empresa crescer;
  • controle de custos — visa o equilíbrio financeiro da organização, analisando as despesas e buscando meios de diminuir esses gastos, seja com a troca de fornecedores, redução do uso de materiais, economia de energia elétrica ou outras medidas.

Qualquer tipo de negócio precisa de um controle nessa área, ou seja, é imprescindível a gestão financeira para escritórios contábeis, e-commerces e até mesmo para profissionais que atuam como microempreendedor individual (MEI). 

Gestão de produção

Na gestão de produção, o objetivo é melhorar a produtividade, reduzindo prazos e o uso de recursos. Nessa área, o gestor trabalha com estratégias para o processo operacional ser otimizado e eficiente sem que isso afete a qualidade de um produto ou serviço.

Gestão de recursos humanos

Um capital importante para a empresa são seus recursos humanos, assim a gestão de pessoas tem um papel de destaque em uma organização. É uma área que trabalha em processos de recrutamento, admissão, demissão, progressão de carreira e treinamento.

O gestor de RH precisa estar ao lado dos colaboradores, sendo um intermediário entre eles e o gestor administrativo para que os objetivos da empresa sejam alcançados ao mesmo tempo em que as equipes trabalhem em um ambiente saudável e nas condições ideais.

Nesse ponto, é preciso ter uma gestão humanizada, ou seja, que valorize e motive os profissionais, resolva conflitos e que tenha uma escuta ativa para as queixas das equipes.

Gestão de marketing

Por fim, temos ainda a gestão de marketing, uma área que se volta para fortalecer a imagem da empresa no mercado e aumentar as vendas, utilizando pesquisas para conhecer os consumidores e as melhores estratégias de divulgação.

O gestor de marketing trabalha também com ações para promover produtos, para buscar os melhores pontos de venda e para melhorar o relacionamento com os consumidores.

Banner CTA

A gestão atual e a tecnologia

Como você viu, a gestão de uma empresa é uma tarefa complexa, envolvendo dados, números e informações importantes. Logo, é fundamental contar com a tecnologia para ganhar tempo e evitar erros que podem prejudicar seu negócio. 

Importância da gestão moderna 

Os recursos tecnológicos acompanham uma gestão de qualidade, assim é importante que as empresas se adaptem à transformação digital e contem com softwares desenvolvidos para auxiliar o controle e gerenciamento da organização.

Dessa forma, o gestor tem acesso rápido, de onde estiver, às informações estratégicas, que ajudam na tomada de decisão e no sucesso do negócio.

Adaptação da Gestão 

Cada negócio tem suas particularidades, por isso conte com ferramentas de gestão desenvolvidas para o seu setor. Empresas de TI, por exemplo, podem otimizar a gestão de processos com o uso de sistemas que tragam funcionalidades para suas necessidades. 

Saiba ainda que os gestores podem automatizar diversas atividades manuais e integrar diferentes setores da empresa com um sistema ERP de qualidade, permitindo um controle de diferentes atividades, especialmente da gestão financeira e emissão de notas fiscais.

Aplicabilidade da gestão em diferentes contextos

Você viu sobre gestão, o que é esse conceito e como ele é aplicado no ambiente empresarial. Mas, cabe ressaltar que a gestão faz parte de outros setores e também do nosso dia a dia. Acompanhe!

Gestão na vida pessoal

Em nosso cotidiano, precisamos fazer a gestão do tempo para termos uma boa produtividade no trabalho e possamos dar conta de todos os compromissos. Há ainda a gestão da nossa carreira, com metas que devemos alcançar para ter sucesso profissional.

É fundamental fazer a gestão financeira pessoal, registrando os ganhos e despesas para fazer um controle dos gastos, para evitar desequilíbrios e para que também haja sobras para que se possa investir e fazer uma viagem ou comprar um imóvel, por exemplo.

Gestão ambiental

A gestão ambiental é uma preocupação dos governos, sociedade e também deve ser foco das empresas, para que possamos usar os recursos naturais com equilíbrio, evitando gastos elevados de água, energia e de emissão de agentes poluentes.

Os empresários devem ter esse compromisso de responsabilidade social, avaliando como sua atividade impacta o meio ambiente e o que é possível fazer para reduzir os impactos.

Saiba mais sobre o tema em nossos conteúdos sobre empreendedorismo sustentável no Blog Omie!

Gestão de crises

O gerenciamento de crises é o trabalho que uma organização deve fazer para lidar com um problema inesperado, que pode afetar sua imagem no mercado, suas finanças ou que traga qualquer outro prejuízo.

É uma área da empresa que se planeja com estratégias para enfrentar cenários desfavoráveis de grande impacto ou emergências, ou seja, que demandam decisões e ações rápidas.

Gestor: o que é responsabilidade e o que não é?

Para fazer uma gestão de qualidade, é essencial entender o que é atribuição do gestor e também o que não é. Para você entender melhor as responsabilidades desse cargo, elaboramos a tabela abaixo. Confira!

Responsabilidades de um gestor O que não são responsabilidades de um gestor
Definir metas e objetivos claros Executar todas as tarefas operacionais
Tomar decisões estratégicas Fazer todo o trabalho manualmente
Liderar e motivar a equipe Realizar tarefas que não estão em sua alçada
Planejar e alocação de recursos Resolver problemas pessoais dos funcionários
Monitorar o desempenho da equipe Ser o único responsável pelo sucesso da empresa
Comunicar a visão e estratégia Microgerenciar cada detalhe das tarefas
Identificar e resolver problemas Ficar isolado e não se envolver com a equipe
Desenvolver habilidades da equipe Ignorar feedback dos colaboradores
Avaliar e ajustar estratégias Ignorar a ética e integridade nos negócios

Competências de um bom gestor

Além de conhecer as responsabilidades de um gestor, você precisa saber quais são as competências que ele precisa ter. Acompanhe!

Liderança inspiradora

Um bom gestor é um bom líder que inspira suas equipes, tanto em situações favoráveis, quanto nas desfavoráveis de um negócio. A dica é estar próximo dos profissionais, demonstrar proatividade e otimismo para que seu time vista a camisa da organização.

Aliás, grandes empreendedores podem ser a sua inspiração para fazer uma gestão de qualidade. Entre eles, temos os brasileiros Alexandre Costa, da Cacau Show, e Luiza Trajano, que fez o Magazine Luiza se tornar uma das grandes redes do país.

Comunicação eficaz

Saber como transmitir uma informação sem ruídos, seja em uma conversa, reunião, relatório ou e-mail é uma competência que o gestor precisa desenvolver. Assim, é possível passar a mensagem correta, evitando dúvidas e perda de tempo.

A comunicação eficaz tem relação também com saber ouvir colaboradores e clientes com atenção, analisando as ideias e pontos de vista que ajudem na resolução de problemas ou para ter insights para o negócio.

Tomada de decisão informada

A gestão envolve tomar decisões e isso deve ser feito após analisar todos os lados, enfim, com informações em mãos. Nesse sentido, o gestor não deve decidir baseado em sua intuição e sim em dados reais para fazer uma escolha alinhada aos objetivos da empresa.

Gestão do tempo

Para o gestor poder realizar todos os compromissos, é preciso fazer a gestão do tempo, de modo que o relógio trabalhe a seu favor. Assim, é importante ter uma agenda, saber definir prioridades e evitar distrações, otimizando o tempo de reunião, por exemplo.

Habilidade técnica

Ao ter habilidades técnicas relacionadas ao seu setor, você pode entender o funcionamento dos processos da sua empresa, facilitando na hora de gerenciar pessoas e acompanhar os fluxos de trabalho. 

Resolução de conflitos

O gestor é responsável por conduzir suas equipes e também para sanar problemas, entre eles os conflitos que possam existir entre os profissionais. 

Nessas situações, a dica é reunir os colaboradores envolvidos, manter a calma e ouvir os dois lados antes de tomar uma decisão, buscando sempre a pacificação e um clima organizacional harmônico.

Capacidade de delegar

Uma das competências do gestor é delegar as tarefas de modo equilibrado e considerando as potencialidades de seus profissionais. E, nesse ponto, é preciso confiar no trabalho da equipe, ou seja, deixar que todos trabalhem com autonomia.

Ao saber como distribuir as tarefas, você aumenta a produtividade e ganha tempo, alcançando as metas estabelecidas.

Adaptabilidade

O gestor precisa estar preparado para diferentes cenários que o negócio possa enfrentar, como queda nas vendas, redução de lucros ou outros problemas. Então, deve ser flexível para se adaptar, buscando novas estratégias ou ajustando alguns processos.

Por exemplo: se você tem uma loja física e quer expandir os negócios, pode considerar ter uma loja virtual e vender para todo o Brasil.

Visão estratégica

Para que seu negócio tenha saúde financeira e perspectiva de crescimento, você deve ter uma visão estratégica, fazendo previsões de curto, médio e longo prazo. 

Em outras palavras, é preciso considerar a realidade do mercado, tendências, aspectos de sazonalidade e dados do seu setor para fazer um planejamento eficaz.

Gestão de recursos

O gestor precisa cuidar de diferentes aspectos do seu negócio, coordenando as equipes, finanças e seu tempo. Precisa se organizar e contar com a tecnologia para administrar todos esses fatores com eficiência.

Aprendizado contínuo

Buscar conhecimento sobre gestão e se manter atualizado em seu segmento também vai ajudar o gestor a saber como liderar e a tomar as melhores decisões para expandir seu negócio.

Integridade e ética

Para gerenciar uma empresa da forma adequada, um ponto fundamental é que o gestor trabalhe com ética e integridade, cumprindo todas as regras da administração e sendo honesto com profissionais, clientes e fornecedores.

Pensamento analítico

O gestor trabalha com uma variedade de dados e, por isso, precisa pensar de forma analítica para definir metas, analisar resultados e tomar decisões para melhorar a competitividade do seu negócio.

Quais as vantagens de fazer uma boa gestão no seu negócio?

Você acompanhou que o trabalho de gestão é amplo e complexo, mas é um conjunto de práticas que vale a pena ser executado, pois vai trazer vantagens para sua empresa, como:

  • aumento da produtividade;
  • mais qualidade nos produtos e serviços;
  • previsibilidade nos resultados;
  • controle eficaz das finanças;
  • redução de erros e retrabalhos;
  • alinhamento da equipe.

Tudo isso pode ter ainda mais impacto caso o gestor saiba como escolher as melhores ferramentas de gestão para pequenas empresas. O motivo é claro: a tecnologia é uma grande aliada da reinvenção dos fluxos de trabalho e, por meio dela, é possível manter um alto nível de qualidade e produtividade.Agora, é o momento de colocar esse conhecimento em prática. Se você busca soluções eficazes para otimizar a gestão do seu negócio, conheça as inovações oferecidas pela Omie. Transforme sua gestão e alcance novos patamares de eficiência e crescimento.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Veja como fazer análise de risco, superar desafios de gestão e transformar ameaças em oportunidades de melhorias e lucros de
Aprenda como fazer a implementação de ERP na sua empresa de maneira simples. Confira um passo a passo explicativo do
persona
Saiba o que é persona, como criar a sua e entenda porque esse conceito é tão importante para direcionar suas