O diferencial competitivo ou vantagem competitiva é uma característica bastante difundida quando falamos de empreendedorismo. Isso porque ele deve ser o cerne de um negócio, estando sempre em pauta nos setores de vendas e planejamento estratégico.
A concorrência nos mais diversos segmentos de mercado não tende a ser baixa e, por isso, o empreendedor deve trabalhar com suas fontes de atração dos consumidores.
O diferencial competitivo pode estar em tudo: desde um detalhe na marca, ao atendimento ao consumidor até uma característica do produto que sempre é lembrada pelo público.
Neste artigo, você vai entender com detalhes o que é um diferencial competitivo, por quais motivos é importante usá-lo, além de estratégias práticas. Siga com a leitura.
O que é um diferencial competitivo?
O diferencial competitivo pode ser considerado uma característica única de um negócio. É por isso que é importante compreendê-la para que se tenha mais lucratividade e crescimento dentro do segmento de mercado.
A vantagem competitiva é o que faz uma marca ser a preferida dos clientes. Quando falamos de refrigerante de cola, por exemplo, logo nos vem à mente a Coca-Cola. Toda a autoridade da marca foi construída ao longo dos anos e, hoje, a marca vende mais do que uma bebida.
A mensagem passada é de uma experiência – momentos em que o refrigerante é compartilhado, criando memórias afetivas ao redor da ideia de abrir uma garrafa.
A mesma coisa acontece com a Starbucks. Cafeterias são mais comuns do que parece, porém, ao falar sobre cafés, é quase impossível não citar a marca. Devido ao diferencial competitivo, as pessoas preferem até mesmo pagar mais por um café do que passar em outros lugares.
Ou seja, o diferencial competitivo gera vendas e reconhecimento de uma empresa. E isso vai desde uma pequena marca que atua em um bairro, até franquias globais. Ele está ligado a diversos aspectos, como: modelo de vendas, atendimento, produto, formas de entrega e distribuição, entre outros.
Além disso, um diferencial competitivo deve apresentar algumas características:
- Geração de valor para os clientes – a vantagem competitiva deve ser algo que, de fato, gera resultados positivos para a clientela.
- Unicidade – é realmente importante que a sua característica seja única e difícil de ser copiada.
- Escalabilidade – a vantagem competitiva precisa ser duradoura a longo prazo, além de oferecer lucratividade ao negócio e eficiência para os clientes.
- Aplicabilidade – ele não pode estar ligado a um único produto ou serviço, mas ao negócio como um todo.
Para entender qual o seu diferencial competitivo, é necessário pesquisar sobre a concorrência (benchmarking), fazendo uma comparação entre o seu produto e serviço e os demais.
Por que é importante se destacar dos concorrentes?
A sustentação e crescimento de um negócio já são motivos suficientes para encontrar uma vantagem competitiva e usá-la como destaque frente aos concorrentes. Porém, a importância de encontrar esse diferencial vai mais longe, principalmente frente a cenários cada vez mais desafiadores e com uma concorrência vasta.
Para melhor entendimento, podemos usar referências bibliográficas como o livro Purple Cow, de Seth Godin, criador do conceito “vaca roxa”. O termo diz respeito à ideia de arriscar-se, ousar para chamar a atenção e destacar-se entre as “vacas marrons”.
Em outras palavras, o termo impulsiona os negócios a inovarem em sua própria forma e não apenas seguirem um movimento de cópia das demais formas já tentadas por outros do mesmo segmento de mercado.
Ao ser uma “vaca roxa”, o empresário assume riscos de falhas apresentando algo pela primeira vez. No entanto, após algum tempo, pode criar algo tão único que será difícil que alguém se assemelhe a ele, tornando-se, assim, uma “vaca roxa”.
Em meio a tantas ofertas e produtos iguais, se diferenciar é um grande passo rumo ao sucesso e um meio essencial para driblar a competitividade comercial. Afinal, não existe nenhum mercado que não seja tão competitivo. O que é necessário são ideias que sejam capazes de tornar um negócio próximo de algo único, com uma proposta de valor digna de chamar a atenção da clientela.
As vantagens de inovar e encontrar um diferencial competitivo são muitas, sendo as principais:
- Aumento nas vendas – o diferente e vantajoso tende a gerar mais lucro;
- Fidelização de clientes – as pessoas ficam tão empolgadas com a proposta de valor que se recusam a consumir de outras marcas;
- Referência de mercado – a sua marca será top of mind quando referente a um segmento de mercado;
- Previsibilidade de vendas – dessa forma, o fluxo de caixa torna-se mais previsível devido ao reconhecimento da marca.
Inovação, juntamente à busca ao diferencial competitivo, são peças-chaves para garantir o sucesso de um produto ou serviço.
6 estratégias e diferenciais competitivos
Para se tornar competitivo em um mercado cada vez mais desafiador é preciso construir estratégias para alcançar a tal vantagem competitiva que todos buscam. A seguir, confira algumas e outros pontos que chamam a atenção das pessoas.
Produtos e serviços inovadores
Parece óbvio falar sobre inovação, mas, cada vez mais vemos uma repetição de uma receita de sucesso. Se uma pessoa realizou um teste com certa estratégia ou tipo de produto e serviço, mais negócios tendem a tentar reproduzir.
Não é algo errado observar a concorrência, mas fazer da mesma forma acaba criando uma série de opções iguais e o diferente entre o que está disponível tende a se destacar, mesmo com valores maiores.
Análise da concorrência
Conforme comentado no tópico anterior, não tem nada errado em observar e fazer uma análise da concorrência. Porém, essa pesquisa deve ser utilizada de maneira inteligente, de modo a ajudar o seu negócio a criar o próprio diferencial competitivo.
Ao observar o que já existe, juntamente com as falhas e acertos, será mais fácil criar algo que realmente ofereça valor e resolva os problemas do seu público-alvo.
Sustentabilidade
Atualmente, a sustentabilidade ligada à preocupação com o meio ambiente é importante para empresas que procuram se destacar entre consumidores e investidores. Ambos têm sido cada vez mais críticos quando falamos do impacto ambiental dos negócios.
Para se encaixar no ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), as empresas devem rever todo o processo de produção, armazenamento e venda de produtos ou serviços. Todo e qualquer negócio pode se encaixar em uma empresa mais responsável com o planeta, pois é possível realizar pequenas ações e atrair mais olhares para o negócio.
Presença digital
O digital está em todos os lugares. Estamos conectados a um dispositivo móvel 24h por dia, que nos dá informações sem nos esforçarmos muito. Isso faz com que seja imprescindível ter uma presença digital, sobretudo, com uma boa reputação entre os consumidores da sua marca.
Relacionamento com o cliente
Um grande diferencial também está na forma de tratar o cliente. Quando reconhecemos as suas necessidades e sabemos direcionar o melhor produto ou serviço para solucioná-la, entregamos uma vantagem.
Para isso, a empresa pode utilizar dados, realizar pesquisas de mercado e estar sempre em busca de entender as dores que o público-alvo daquele mercado compartilham entre si. Sendo assim, será mais fácil entregar um atendimento mais assertivo e diferenciado.
Tecnologia como diferencial competitivo
Quando falamos em inovar, é impossível não contar com aparatos tecnológicos. Um ERP, sistema de gestão empresarial, por exemplo, é capaz de entregar dados valiosos ao empreendedor por meio do registro de vendas e integração com as mais diversas áreas de uma empresa. Ele permite uma maior previsibilidade de demanda, o que evita excesso e falta de estoque.
Ao usar a tecnologia como diferencial competitivo, é possível ter mais credibilidade para os dados gerados. Assim, o gestor tem mais tranquilidade na tomada de decisão. Investir em tecnologia não é mais algo opcional, mas uma necessidade para os negócios que querem ter mais qualidade operacional.
A Omie é um ERP que oferece soluções para o contador, produção e logística, além do relacionamento com o cliente, dentre muitas outras. Ter todas essas equipes integradas irá otimizar a gestão da sua empresa e, consequentemente, aumentar as suas chances de gerar vantagem competitiva.
Inove para gerar diferencial competitivo
Ao longo deste artigo, vimos que repetir uma ideia nem sempre é a melhor saída para obter um diferencial competitivo dentro de um mercado. Afinal, se você faz as mesmas coisas sempre, não pode esperar resultados diferentes. Por isso, escolhas e a criação de estratégias são essenciais para colher resultados positivos e inovadores.
A tecnologia é uma grande aposta para inovar e criar vantagem frente a diversos mercados. A otimização operacional é um grande passo para garantir o crescimento de uma empresa. Conheça a Omie e saiba como um ERP pode ajudá-lo nesse processo.