Marketplace Mercado Livre: saiba como funciona e dicas valiosas!

Saiba como funciona o Mercado Livre Marketplace e tudo o que você precisa para começar a vender por lá hoje mesmo.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Os empreendedores que trabalham com e-commerces estão sempre buscando oportunidades para melhorar o faturamento com as vendas online. Diante de tantas possibilidades, uma que chama muito a atenção é o Mercado Livre Marketplace.

Segundo dados divulgados pelo site “E-commerce Brasil”, durante o ano de 2020, por conta do período de pandemia, o Mercado Livre cresceu cerca de 185%, consolidando-se como uma das mais valiosas empresas de marketplace da América Latina. 

Esse grande crescimento faz com que o Mercado Livre Marketplace seja uma fonte de vendas poderosa. Confira nesse artigo como funciona esse serviço com dicas valiosas para você se juntar ao time de vendedores de um dos principais marketplaces do Brasil. 

 

Por que cadastrar sua loja no Marketplace Mercado Livre?

Contando com mais de 200 milhões de usuários, o Marketplace Mercado Livre é a vitrine que os seus produtos precisavam. Possuindo um alto alcance e diversas facilidades para o vendedor, as vantagens são inúmeras para a sua loja estar em um dos maiores marketplaces do Brasil.

A plataforma conta com otimizações constantes para facilitar a vida do consumidor e do vendedor, oferecendo recursos e soluções completas que possibilitam a expansão do empreendimento. Além disso, as chances de alguém que não conhece os seus produtos passar a ser um novo cliente são inúmeras, diante da alta visibilidade que esse marketplace oferece.  

Se você ainda tem dúvidas se há vantagens em vender em marketplace, listamos alguns benefícios de cadastrar a sua loja no Marketplace Mercado Livre: 

  • Visibilidade e alto fluxo de usuários, que não necessariamente precisam conhecer a sua loja, podendo se tornar um cliente fidelizado; 
  • Processo de compra e venda simples, tendo assim ótimos recursos que melhoram a experiência do usuário no site, consequentemente aumentando as vendas dentro da plataforma; 
  • Alta credibilidade com o público, uma vez que o vendedor será avaliado e poderá receber selos de confiança, aumentando a prova social para os consumidores;
  • Baixo investimento para começar a vender, pois só é cobrado do vendedor quando a venda é realizada, e a comissão depende de alguns fatores variáveis;
  • Possibilidade de oferecer o pagamento parcelado para os seus clientes através do mercado pago, de forma segura e facilitada, evitando que você perca possíveis vendas por esse motivo. 

 

Como funciona o Marketplace do Mercado Livre?

Assim como diversos outros marketplaces do mercado, como Marketplace Magalu, e o Marketplace Netshoes, o Marketplace Mercado Livre, é uma plataforma de vendas online em que diversos lojistas podem expor os seus produtos. Muito parecido com um shopping center se formos comparar com um negócio físico. 

É muito vantajoso para o vendedor poder cadastrar de forma gratuita os seus produtos em um marketplace onde o volume de acessos é grande, aumentando a possibilidade de vendas. É preciso ficar por dentro das regras da plataforma, para não descumprir nenhum requisito e ter sua conta banida. 

Publicar um produto e iniciar a sua loja não tem custo, porém, dependendo do tipo de anúncio realizado, há comissões a serem aplicadas, isso em qualquer marketplace. Por conta disso, é preciso ficar de olho nesses valores para não ter nenhum prejuízo na hora de precificar os seus produtos. 

CTA Banner Empreendedor 2 opt2 v2 1

 

Dicas para cadastrar sua loja no Mercado Livre Marketplace

Qualquer pessoa física ou jurídica pode se cadastrar para vender no Mercado Livre. É importante realizar os passos corretamente, para aproveitar todos os benefícios que o marketplace oferece e ter sua conta aprovada. Confira algumas dicas para fazer o cadastro da sua loja corretamente:

  • Como cadastrar: Para cadastrar a sua loja, basta entrar no site do Mercado Livre e ir em “criar nova conta”. Lá você precisa preencher com todos os dados solicitados e pronto, sua conta já ficará disponível para vender ou para comprar.
  • O que precisa para cadastrar: Tenha em mãos todos os seus dados pessoais e endereço. No caso da conta para empresa, você precisará informar o CNPJ, Razão social, E-mail e Senha. Após finalizar todos os passos, você já pode começar a cadastrar os seus produtos. Para criar uma loja, é preciso levar em consideração também que boas fotos e boas descrições para os anúncios podem ajudar muito a alavancar as vendas. 
  • Quanto custa vender no Mercado Livre: não há custo para começar a vender no Mercado Livre, mas há algumas condições de comissões para diferentes tipos de anúncio conforme a faixa de preço dos produtos, então é preciso se informar a respeito dela antes de começar as vendas.

 

Criar uma conta do Mercado Livre Marketplace é o primeiro passo, mas está longe de ser o suficiente. Para ter sucesso nas suas vendas, é preciso traçar uma boa estratégia e ter todos os dados importantes mapeados. Assim você irá entender o seu público-alvo e realizar uma boa gestão estratégica do negócio online. 

 

Integre os seus marketplaces com a Omie

Ter um sistema ERP à disposição para integrar o seu marketplace é essencial. Ficou na dúvida do que faz um integrador de marketplace? Esse tipo de sistema proporciona uma excelente organização para o seu negócio, automatizando processos, realizando um bom controle de estoque, proporcionando uma gestão efetiva de clientes, facilitando a impressão de documentos importantes em um só lugar, dentre outras vantagens. 

Com o aumento do fluxo de vendas, muitas informações podem ficar perdidas, prejudicando não só a estruturação do negócio, mas também o relacionamento com os clientes. A Omie possui um sistema completo com tudo o que a sua loja online precisa, de forma simples, automatizada e totalmente integrada com um sistema para e-commerce. Conheça o sistema ERP para e-commerce da Omie!

 

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
o que é e-commerce
Entenda o que é e-commerce, para que serve, como montar um e suas vantagens neste artigo completo!
ideias de negócios lucrativos
Conheça algumas opções de negócios online para você investir e aumentar sua renda.
tendências de e-commerce: pessoa clicando em carrinho
Saiba quais são as 7 tendências de e-commerce em 2024 que vão te ajudar a conhecer mais o perfil do