Contabilidade online x contabilidade digital: guia completo

Aprenda tudo sobre contabilidade online e sua relação com a contabilidade digital
Navegação Rápida
Navegação Rápida

A crescente transformação digital trouxe grandes transformações para o meio contábil. Um dos dois conceitos mais recorrentes é o de contabilidade digital e contabilidade online. Apesar de parecerem a mesma coisa, cada uma dessas ideias possui definições e aplicações próprias.

Diferentes modelos de atuação implicam em diferentes técnicas e até mesmo escolha de serviços. Usar a tecnologia para ganhar em produtividade e eficiência é um dos pontos mais importantes desse processo de mudança e cada vez mais clientes têm buscado por praticidade e inovação.

No cenário atual, o contador precisa estar atento a todas as vantagens que a transformação digital traz para o dia a dia do escritório. Hoje, ele pode garantir essa eficiência utilizando ferramentas prontas e altamente disponíveis, como armazenamento de dados em nuvem, mobile e plataformas digitais.

Este artigo vai mostrar as diferenças entre os dois principais modelos de negócio contábil e ajudar você, contador, a optar pelo melhor. Além disso, será possível identificar estratégias e caminhos para pôr em prática agora mesmo. Boa leitura! ‍

62a1f7437a5e6b5e2f216d35 CTA Banner Empreendedor 2 opt2 v2 86

 

Transformação digital

A transformação digital está presente em todas e mais diversas áreas de atuação de um segmento. É com ela que os avanços tecnológicos acontecem e os processos mais tradicionais são melhorados.

Afinal, ela utiliza a mais avançada tecnologia para desenvolver e impulsionar inovações, deixando processos e atividades mais produtivas e descomplicadas, considerando um futuro mais otimizado e com tarefas simples.

A partir da transformação digital surge a contabilidade online e contabilidade digital, dois conceitos que serão apresentados. Antes, entenda como a contabilidade tradicional tem mudado a partir da transformação digital. Siga a leitura!

A contabilidade tradicional e a transformação digital

O contador sempre foi o profissional de maior confiança para os empresários, porém o momento atual exige mais do que isso. Faz parte do trabalho do contador manter-se atualizado e por dentro de novas ferramentas.

A transformação digital precisa ser vista como uma oportunidade de negócio para os contadores mais tradicionais e não como uma ameaça. O mais importante para se tornar um contador digital, consultor e conselheiro dos seus clientes é a expertise, seus conhecimentos, ou seja, um pré-requisito que todos os contadores já têm.

É aqui que a tecnologia entra como ponto principal para essa transformação: as tarefas podem ser automatizadas e o foco das suas atividades totalmente voltado para o desenvolvimento de planejamento e novas estratégias para seus clientes.

Logo, trata-se de uma nova forma de agregar valor aos seus serviços e trabalhar com muito mais eficiência e agilidade. Tudo isso de maneira digitalizada, com tarefas e funções automatizadas e informações de qualidade.

Desse modo, fica evidente que a importância do contador se mantém, mas está em constante transformação. Trabalhar com a tecnologia e sistemas onlines possibilita exercer suas funções e otimizar seus resultados, acompanhando as mudanças do mercado.

A evolução do mercado contábil

As atividades contábeis surgiram devido à necessidade humana de proteger os seus bens e estão presentes em todas as sociedades. Ainda, passou por muitas fases de evolução até ser regulamentada como a profissão que conhecemos hoje.

A evolução contínua e em 2012 nasce a contabilidade online, totalmente baseada na automação dos serviços contábeis e redução de custos. Trata-se de um serviço que promete rapidez e facilidade, mas que teve pouca aderência em um momento inicial.

Três anos mais tarde, em meados de 2015, esse modelo chega ao Brasil. O objetivo principal foi, e segue sendo, gerar valor para o seu cliente por meio do uso da tecnologia, e não simplesmente automatizar tarefas a preço baixo.

Nesse modelo, os contadores não devem competir por preço, e sim por valor agregado ao seu cliente.‍

Contabilidade online

A contabilidade online nada mais é do que a realização da contabilidade das empresas por meio de um sistema integrado que permita a troca de informações necessárias, solicitadas pela plataforma para realização do serviço acordado.

Esse modelo de serviço costuma ser mais prático e direto, com foco na solução de problemas e otimização do tempo.

A partir das informações dadas pelo cliente, a plataforma para contabilidade online gera alguns relatórios, confere se está tudo correto e realiza as entregas contábeis, fiscais e obrigações acessórias para o Fisco.

Além disso, eles podem realizar outros tipos de serviços, tudo para melhor atender às necessidades.

Confira as principais vantagens da contabilidade online:

  • Valor atrativo;
  • Otimizar o seu tempo e o do cliente;
  • Agilidade;
  • Comodidade;
  • Sistema de fácil utilização;
  • Garantia da segurança de dados;
  • Informações e dados armazenados na nuvem.

Com cursos de contabilidade online, você aprende mais sobre o assunto para se profissionalizar ou se capacitar e, assim, manter-se atualizado e fazer parte de uma tendência. Agregue conhecimento e experiência ao seu currículo!‍

Contabilidade digital

Por outro lado, a contabilidade digital utiliza a tecnologia para desburocratizar a rotina dos processos contábeis e aumentar a produtividade e a eficiência das tarefas, visando sempre os melhores resultados para os clientes com uma relação de proximidade e parceria.

O modelo de contabilidade digital permite que o contador tenha acesso a dados mais completos dos clientes, principalmente pelos sistemas ERP integrados aos seus sistemas contábeis, que reúnem e organizam informações com precisão e sem erros.

A otimização dos serviços contábeis por meio de softwares de automação e inteligência artificial é um dos principais objetivos da contabilidade digital que, agregada à expertise dos contadores, cria o conjunto perfeito para novas possibilidades de crescimento para os empresários.

O conceito de contabilidade digital traduz-se pela visão da internet como um meio para a realização de tarefas contábeis. A sua proposta consiste em utilizar as ferramentas tecnológicas para tornar a atividade mais produtiva e eficiente e é uma oportunidade que os contadores não devem desperdiçar.

Com uma contabilidade mais próxima e eficiente, a relação entre contador e cliente ganha mais confiança e se torna muito mais estratégica para ambos os lados. ‍

Diferença contabilidade digital x online

A contabilidade digital é uma modalidade mais personalizada de atendimento. Nela, o cliente envia informações e recebe atualizações de forma digital, eliminando papéis, burocracia e reduzindo custos. O objetivo é manter os prazos das obrigações legais por meio da automatização dos processos contábeis entre cliente e contador.

Já a contabilidade online conta apenas com o site ou aplicativo para conectar o contador ao cliente. Por meio de uma interface, que deve ser intuitiva e explicativa, faz-se o orçamento e contrato de serviços, com valores e prazos.

Existem muitas outras diferenças entre a contabilidade digital e a contabilidade online, mas ambas visam melhorar a eficiência e os resultados dos clientes e, como consequência, resolver as obrigações legais.

Portanto, o objetivo principal da contabilidade online e digital é entregar as obrigações fiscais e contábeis dos clientes ao Fisco com rapidez e a baixo custo. Sua diferença diz respeito à experiência do cliente e os meios de atendimento, bem como o nível de contato entre cliente e contador.

Apesar de incluir a tecnologia, a contabilidade digital mantém maior integração entre cliente, contador e ferramentas úteis, como sistemas de gestão empresarial, como o ERP Omie, um aliado no controle e fluxo de recursos do seu negócio.

Assim, cabe ao cliente decidir qual se adequa mais às necessidades propostas. Com o marketing contábil, saiba quais suas necessidades e foco de atuação para oferecer os melhores serviços, identificando corretamente seu público-alvo e como atingi-lo! ‍

Invista na sua profissão e faça parte do futuro

Neste conteúdo, você aprendeu tudo sobre o impacto da inovação tecnológica na contabilidade. Além disso, viu as principais diferenças entre contabilidade digital e contabilidade online, dois modos de oferecer serviços que se baseiam na tecnologia mas que se diferenciam quanto ao atendimento ao cliente e nível de integração com a empresa.

Uma das maneiras de começar a atuar com esses novos tipos de contabilidade é realizando os diversos cursos sobre a temática debatida neste conteúdo e muitas outras. A Omie Academy é uma iniciativa de ensino que reúne formações gratuitas, online e com certificado.

Além disso, acesse o blog Omie e mantenha-se por dentro das novidades e principais dicas do mundo empresarial. Conhecer sobre seu ramo de atuação e como torná-lo cada vez mais eficiente é garantir o sucesso!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Conheça as funções da assessoria contábil e digital, as diferenças entre elas e como podem auxiliar na gestão contábil.
Saiba como a gestão financeira e de faturamento pode ajudar escritórios contábeis. Conte com o software de contabilidade Omie!
Aproveite tudo que a tecnologia tem a oferecer para a área contábil com 9 dicas para implementar no dia a