Contabilidade online x contabilidade digital: um guia completo para seu escritório

A principal diferença entre a contabilidade online e a contabilidade digital está nos objetivos e formatos. Clique aqui para entender!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

A crescente transformação digital trouxe grandes mudanças e novos conceitos para o meio contábil. Dois deles são: contabilidade online x contabilidade digital. Apesar de parecerem a mesma coisa, cada uma dessas ideias possui definições e aplicações próprias.

Neste texto, você vai descobrir a diferença entre ambas e ainda entender os motivos para usar a contabilidade digital de forma estratégica no seu escritório.

Contabilidade digital x contabilidade online: afinal, qual a diferença?

Mas afinal, qual a diferença entre contabilidade online e contabilidade digital?

Na contabilidade online, o cliente toma a frente na gestão contábil, deixando para o contador apenas as funções essenciais. Ele reúne e envia os documentos para a plataforma virtual, podendo pedir orientação aos contadores online.

Já na contabilidade digital, o contador é mais ativo e consultivo. A consultoria é mais personalizada e vai além do básico.

Além das vantagens da contabilidade online, a digital oferece a expertise e os conselhos do contador para encontrar as melhores soluções junto com o cliente.

Contabilidade online e contabilidade digital: como funciona cada uma?

A principal diferença entre a contabilidade online e a contabilidade digital está nos objetivos e formatos. 

Enquanto a contabilidade online se concentra principalmente na acessibilidade e na disponibilidade de dados contábeis através da internet, a contabilidade digital abrange uma gama mais ampla de tecnologias e práticas que visam modernizar e otimizar os processos contábeis por meio da digitalização e automação.

Contabilidade online: detalhes e benefícios

A contabilidade online nada mais é do que a realização da contabilidade das empresas por meio de um sistema integrado que permita a troca de informações necessárias. Esse modelo de serviço costuma ser prático e direto, com foco na solução de problemas do dia a dia.

A partir das informações dadas pelo cliente, a plataforma de contabilidade online gera alguns relatórios, confere se está tudo correto e realiza as entregas contábeis, fiscais e obrigações acessórias para o Fisco.

Benefícios da contabilidade online

Os benefícios da contabilidade online se dão, principalmente, no ganho de eficiência: 

  • Agilidade;
  • Comodidade;
  • Garantia da segurança de dados;
  • Informações e dados armazenados na nuvem.

Com cursos de contabilidade online, você aprende mais sobre as diferentes plataformas utilizadas e pode se capacitar para oferecer serviços para clientes de todo o país – não só na cidade onde seu escritório está sediado.

Contabilidade digital: detalhes e vantagens

A contabilidade digital, por sua vez, utiliza a tecnologia para desburocratizar a rotina dos processos contábeis e aumentar a produtividade e a eficiência das tarefas, visando sempre os melhores resultados para os clientes com uma relação de proximidade e parceria estratégica.

O modelo de contabilidade digital permite que o contador tenha acesso a dados mais completos dos clientes, principalmente devido aos sistemas ERP integrados aos seus sistemas contábeis, que reúnem e organizam informações com precisão e sem erros.

Um dos principais objetivos da contabilidade digital é a otimização dos serviços contábeis por meio de softwares de automação e inteligência artificial. Tudo isso agregado à expertise dos contadores cria o conjunto perfeito para novas possibilidades de crescimento para os empresários.

Vantagens da contabilidade digital

É possível utilizar a contabilidade online de forma integrada à contabilidade digital? Sim! Quando isso acontece, os benefícios se multiplicam, já que a integração de ambas permite uma atuação mais estratégica junto ao cliente, e isso gera:

  • Aumento da confiança na relação contador x cliente;
  • Automatização de tarefas repetitivas;
  • Tomada de decisão baseada em dados;
  • Participação mais estratégica do contador

Banner 2 E book Contabilidade Digital 93999

Ferramentas e tecnologias para contabilidade online e digital

Em ambos os casos, seja na contabilidade online ou digital, diferentes tecnologias precisarão ser implementadas. Entretanto, como já vimos que esses conceitos não são sinônimos, as ferramentas para esses tipos de gestão contábil também não são as mesmas. Veja a seguir:

Ferramentas úteis para a contabilidade online

Na contabilidade online, será necessário realizar reuniões remotas, guardar documentos de forma digital e compartilhar informações em um local seguro e de fácil acesso por todos os indivíduos. Por isso, é indispensável o uso de:

  • Ferramentas de reunião, como Google Meet, Zoom ou Microsoft Teams
  • Espaço em nuvem para documentação e transferência de arquivos, como Google Drive, OneDrive e WeTransfer
  • Ferramenta de assinatura de documentos online, como DocuSign

Ferramentas necessárias para a contabilidade digital

Já no caso da contabilidade digital, é importante que a empresa do seu cliente use um sistema ERP, para ser integrado com o seu sistema contábil. Além disso, o seu escritório também precisa ser focado em dados, e isso só acontece quando você tem:

  • Ferramenta de gestão de projetos e tarefas, específica para escritórios de contabilidade, como o G-Click
  • Sistema de gestão na nuvem, como um ERP contábil

Além disso, é importante ter uma boa gestão de processos, para garantir mais eficiência no dia a dia da operação.

Desafios comuns na implementação da contabilidade digital

Como vimos, a implementação da contabilidade digital pode trazer uma série de benefícios, mas também apresenta desafios que as organizações precisam enfrentar. Aqui estão alguns desafios comuns na implementação da contabilidade digital:

Resistência à mudança

A introdução de novas tecnologias e processos pode encontrar resistência por parte dos funcionários que estão acostumados com métodos tradicionais de contabilidade. 

A resistência à mudança pode dificultar a adoção e o uso eficaz das novas ferramentas e sistemas.

Integração de sistemas

Muitas organizações já têm uma variedade de sistemas e aplicativos em uso para diferentes fins contábeis. 

Integrar esses sistemas com novas soluções digitais pode ser complexo e demorado, especialmente se os sistemas existentes forem legados ou não compatíveis com as novas tecnologias.

Qualidade dos dados

A digitalização de processos contábeis depende da entrada de dados precisos e consistentes. 

Problemas de qualidade de dados, como erros de entrada ou duplicação de informações, podem comprometer a eficácia e a precisão dos sistemas de contabilidade digital.

Tendências de contabilidade

O mundo contábil é bastante mutável e, por isso, é preciso ficar de olho nas tendências que aparecem ano após ano. Mais importante que isso, é estar disposto a testar, experimentar e tirar suas próprias conclusões sobre essas inovações. 

Diversas tendências da contabilidade já se mostram presentes no dia a dia, como:

  • Inteligência Artificial e automação;
  • Análise preditiva e Big Data;
  • Foco em cybersegurança;
  • Serviços de consultoria em alta.

A contabilidade digital é o futuro de um escritório consultivo

Os formatos de trabalho podem mudar, mas os resultados que o seu escritório gera para seus clientes sempre será o foco. Por isso, trabalhar de forma consultiva, usando as tecnologias a seu favor, é o que faz a diferença no mundo contábil.

Não se feche para as novas possibilidades e saiba que a Omie tem um verdadeiro ecossistema de soluções para ajudar você e seu cliente a aumentarem suas performances nos negócios. 

Banner - da gestão financeira à organização de contratos

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Sistema para escritório de contabilidade
A transformação digital já faz parte da rotina contábil, por isso, para se destacar, é preciso ter um bom sistema
Em crescimento acelerado, o mercado online oferece muitas oportunidades de crescimento para quem decide atuar nele. A contabilidade para negócios
o que é big data contábil
O Big Data contábil surge como uma ferramenta para transformar a maneira como os escritórios de contabilidade lidam com dados.