Tendências de contabilidade para 2024: seu escritório está pronto?

Saiba tudo sobre a Contabilidade em 2024: tendências, dicas e como aprimorar seus conhecimentos na área.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Você ainda não sabe quais são as tendências de contabilidade para 2024? Com a chegada de um novo ano é importante estar de olho no que muda nessa área e como fazer para estar sempre atualizado. 

Seguindo a tendência dos últimos anos, a contabilidade tem se aliado cada vez mais às áreas estratégicas e tecnológicas, contribuindo para tomadas de decisão mais eficientes nas empresas. 

Neste conteúdo você irá descobrir quais são essas tendências, a nova regra que surgiu, o que muda na contabilidade em 2024 e como aproveitar todas essas novidades. Vamos lá!

O que muda na contabilidade em 2024?

Em 2023, a contabilidade enfrentou um grande desafio: lidar com uma quantidade enorme de dados.

Um estudo da EY mostrou que esses dados aumentam em 63% a cada mês, e 66% dos profissionais acham que não saber lidar com isso pode prejudicar o futuro do trabalho deles e a qualidade dos serviços contábeis oferecidos. 

Além disso, também surgiram novas normas brasileiras de contabilidade, tornando desafiador para contadores e empresários se atualizarem e manterem sua contabilidade em ordem.

Para resolver isso, mais pessoas na área estão usando tecnologias automáticas. Elas ajudam os contadores a não depender tanto do trabalho manual e, segundo especialistas, isso se manterá como uma grande tendência na contabilidade em 2024.

Tendências contábeis para 2024

Inteligência artificial 

Com a chegada da contabilidade 4.0, novas tecnologias surgem para ajudar a área a ser a melhor possível e a Inteligência Artificial, grande tendência de 2023 e que se mantém forte para o próximo ano, é uma delas. 

Segundo o estudo Panorama 2024 da Amcham Brasil, 60% dos empresários acreditam que a IA terá o maior impacto em suas empresas em 2024.

Guilherme Pessoa, CEO da Dattos, acredita que a Inteligência Artificial terá um impacto positivo no setor contábil. Ele destaca que softwares de contabilidade com IA podem trazer muitas melhorias para as funções de suporte empresarial. 

Atividades como gestão de faturas, análise de dados e administração empresarial podem se beneficiar bastante com essa tecnologia. 

Ele ainda ressalta que a IA agiliza processos na gestão de faturas e despesas, reduzindo erros e fraudes desde o recebimento até o pagamento. Na análise de dados, a IA pode detectar tendências, anomalias e até oportunidades de economia. 

Como ele diz, são benefícios significativos que não podem ser ignorados.

Geração de ERPs

O sistema ERP tem desempenhado um papel importante nas atividades contábeis. Em 2024, a tendência é o aumento da utilização do que chamam de 4ª geração de ERP, conhecida como ERP composable.

Essa nova geração se destaca por dar mais protagonismo aos usuários e se baseia em seis pilares: centrado em dados, de fácil consumo, focado no cliente, com apoio às pessoas, habilitado e impulsionado por IA.

Na prática, esse tipo de ERP permite que as pessoas tenham mais autonomia e destaque. Já que essa nova geração oferece condições para que as decisões nos negócios sejam mais fundamentadas em informações, trazendo mais rapidez e precisão.

Big Data

Outra tendência que se mantém forte é o uso do Big Data na contabilidade. Isso porque a ferramenta representa uma grande mudança na maneira como as empresas lidam com seus dados financeiros e contábeis. 

Ele envolve o processamento e análise de grandes quantidades de dados para encontrar informações valiosas. Essa ferramenta automatiza processos e melhora a análise de dados, resultando em melhores resultados. 

Pessoas com habilidades em análise de dados, por exemplo, se beneficiam do Big Data para criar relatórios financeiros, fazer avaliações, gerenciar riscos, medir desempenho e elaborar diferentes tipos de orçamento.

Automação financeira

Ferramentas de automação, como um software de contabilidade, são apontadas como uma grande tendência competitiva para 2024, ajudando equipes de finanças a lidar com grandes volumes de dados. 

A mudança na atuação dos profissionais contábeis é um dos grandes benefícios dessa automação.

Investir em automação permite análises mais seguras e decisões rápidas, liberando colaboradores para funções estratégicas ao invés de gastarem horas em tarefas manuais de preparação de dados. 

Além disso, a automação contribui para a segurança financeira das empresas. Processos manuais com grande quantidade de dados aumentam o risco de erros contábeis, podendo resultar em problemas financeiros ou danos à reputação. 

Com a automação, tanto a empresa quanto o colaborador ganham em segurança, reduzindo esses riscos.

O OneFlow, por exemplo, é um software contábil totalmente autônomo que escritura automaticamente os documentos fiscais recebidos e emitidos no sistema de gestão Omie ERP. 

A solução trabalha sozinha em tarefas que antes eram feitas manualmente, poupando muito tempo e esforço das equipes dos escritórios contábeis e permitindo que a atenção seja voltada para questões mais estratégicas. 

Quando o cliente emite uma nota, a escrituração fiscal ocorre automaticamente e, ao registrar um contas a pagar, a contabilização também acontece automaticamente, sem necessitar de nenhum input manual.

O sistema conta com quatro módulos que permitem que praticamente toda a operação do escritório seja automatizada. São eles:

  • Fiscal
  • Contábil
  • Folha
  • Consignado.

Gestão de processos

Os escritórios de contabilidade possuem diversos processos na rotina da operação e, por isso, realizar a gestão de todos eles pode ser complexo. Quando geridos de maneira eficiente, os processos do escritório acontecem de forma integrada e com uma boa comunicação entre líderes, equipes e clientes.

Sem organização, manter a qualidade na execução de todas as obrigações do escritório pode se tornar uma dor de cabeça e até mesmo prejudicar os resultados. Por isso, otimizar a gestão interna e ter controle sobre tudo o que acontece na empresa é fundamental.

Mas, como fazer isso? Uma forma eficiente é contar com a tecnologia e utilizar sistemas específicos para esse fim. Muitos permitem a integração com outros sistemas e centralizam todas as informações em um só lugar.

É o caso do G-Click, software que oferece mais controle das obrigações recorrentes, permite a gestão das tarefas avulsas, ajuda no relacionamento com o cliente e gestão da equipe, promove a automação das atividades rotineiras e traz mais eficiência para a gestão dos prazos, tudo isso com dashboards e indicadores de performance.

Risco Sacado

Em 2024, o Risco Sacado também muda. Em 2016, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) estabeleceu regras para operações, exigindo que as empresas divulgassem em nota explicativa transações com prazos de pagamento estendidos. 

Entretanto, essa orientação não incluía uma exigência clara de classificação como endividamento. Muitas empresas não informavam o volume de risco sacado, o que poderia levar investidores a subestimar as obrigações financeiras da companhia.

A nova regra contábil, a partir de 2024, impõe que empresas adotem procedimentos de divulgação mais detalhados sobre operações de risco sacado. Nesse caso, os anexos nas demonstrações financeiras devem conter:

  • Termos e condições das operações com fornecedores;
  • Exposição ao risco sacado nos fluxos de caixa do balanço;
  • Detalhes das operações realizadas, incluindo prazos de pagamento, efeitos não monetários e possíveis riscos de liquidez.

É importante mencionar que essa exigência não se aplica aos relatórios trimestrais, sendo válida apenas para os relatórios financeiros anuais.

Libere seu crescimento - banner omie desplanilhe-se

Quais mudanças de contabilidade para 2024 podem afetar seu histórico 

Em 2023, aconteceram muitas mudanças na contabilidade para pequenas empresas, como o aumento no limite de faturamento para MEI e a possibilidade de  contratar não apenas um, mas dois funcionários para essa categoria.

Além disso, o PPP, que registra o histórico de trabalho dos funcionários de uma empresa, passou por uma mudança significativa e agora é acessado exclusivamente de forma eletrônica.

Todas essas mudanças que surgiram, podem impactar a contabilidade também em 2024, visto que ainda estão em fase inicial. O uso da tecnologia nesse cenário é fundamental, ajudando os contadores e empresários a estarem em conformidade com as normas e leis.

Importância de aplicar as novidades da contabilidade 2024

Aplicar as novidades na contabilidade de 2024 é essencial para se manter atualizado e eficiente no mundo empresarial e melhorar o controle financeiro. Essas atualizações refletem mudanças que podem influenciar diretamente a gestão financeira das empresas. 

Abaixo, separamos alguns dos principais motivos que comprovam a importância de investir nessas novidades:

  • Conformidade Legal: ficar atualizado evita problemas com regulamentações e multas.
  • Eficiência Operacional: novas práticas e tecnologias agilizam processos e reduzem erros.
  • Decisões Estratégicas: análises avançadas fornecem informações para decisões mais inteligentes.
  • Vantagem Competitiva: adotar o novo impulsiona a inovação e destaque no mercado.
  • Preparação para o Futuro: se antecipar às mudanças tecnológicas é essencial para estar à frente das novidades.

Evolução na contabilidade

A evolução na contabilidade é essencial para o sucesso empresarial. Não deixe sua empresa ficar para trás. Aproveite as novidades, adote a inovação e otimize sua gestão financeira. 

Você pode, inclusive, conhecer todo o potencial do Sistema ERP da Omie e levar sua contabilidade para um novo patamar, transformando desafios em oportunidades. Conheça mais em nossas soluções para contadores

Banner CTA

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
qual a importância da contabilidade
Muito mais do que cumprir processos burocráticos, entender qual a importância da contabilidade nas empresas é estratégico e traz mais
homem explicando como vender serviços de contabilidade
Quer aprender como vender serviços de contabilidade? Preparamos um passo a passo completo para te ajudar. Confira!
marketing contábil: contadores e profissional de marketing em mesa
O marketing é fundamental para a contabilidade. Saiba como aplicar estratégias e campanhas ao segmento