O que é contabilidade 4.0

Ganhe destaque no mercado aprendendo sobre contabilidade 4.0 na Omie Academy. Veja como inovar usando a tecnologia a seu favor
Navegação Rápida
Navegação Rápida

O avanço tecnológico em diversas áreas fez com que profissionais e empresas buscassem se atualizar, podemos incluir nesse novo modelo a contabilidade 4.0. Hoje, muitas são as vantagens para quem adere à prática de contabilidade do futuro.

O termo vem da Indústria 4.0, período marcado pela automação industrial que se originou graças às invenções tecnológicas. Atualmente, o desafio dos contadores é inserir as inovações tecnológicas em seu trabalho em prol de um serviço mais ágil e de qualidade.

Em tempos de constante mudança e grande competitividade, saber empregar as inovações  a seu favor pode ser o diferencial do serviço. Neste conteúdo, você aprenderá mais sobre a contabilidade 4.0, como aplicá-la e seus benefícios. Continue lendo!

O que é contabilidade 4.0

Trata-se do uso da tecnologia nas tarefas comuns da contabilidade. Desse modo, trabalhos manuais são feitos por meio de recursos digitais, o que transforma e dinamiza o dia a dia do contador e da empresa. 

Na Contabilidade 4.0, é possível receber documentos fiscais, fazer a apuração de impostos e realizar escrituração, por exemplo, tudo de forma digital. Essa automação faz com que o contador tenha mais tempo para realizar outras funções mais estratégicas na empresa.

O termo 4.0 busca assinalar uma evolução nos modos de realizar serviços contábeis. A mesma onda de mudanças tem atingido áreas como o marketing digital e a gestão empresarial.   

Entenda a importância da contabilidade 4.0 para os negócios

Em um mundo cada vez mais dinâmico e com a crescente automação de processos, investir em tecnologia no mercado em que seu negócio está inserido se tornou indispensável.

Sendo a contabilidade de uma empresa parte fundamental para o seu desenvolvimento, quanto mais inovadora e moderna for a área, mais benefícios ela vai oferecer, como economia, rapidez e facilidade nos processos.

Além disso, a contabilidade 4.0 é importante na produtividade das empresas e melhora a qualidade dos serviços, além de reduzir custos. Nesse sentido, o contador é peça fundamental para introduzir essa transformação digital em empresas ou utilizá-la com seus próprios clientes, no caso de ser um profissional autônomo. 

Características da contabilidade 4.0

A introdução da contabilidade 4.0 como meio de inovação nas empresas faz com que alguns recursos tecnológicos característicos sejam muito utilizados. Alguns programas de contabilidade, por exemplo, podem ser grandes aliados nesse processo.

A seguir, veja algumas características da contabilidade 4.0.

Armazenamento em nuvem

Quando se tem um grande número de dados e documentos para guardar, a nuvem é a maneira mais segura, econômica e prática. É um reservatório seguro e disponível em qualquer parte, para ser compartilhado com clientes e parceiros.

Trabalho Remoto

Especialmente devido à pandemia, recursos tecnológicos mais eficientes tornaram possível o trabalho remoto ou home office. Assim, várias tarefas do dia a dia podem ser realizadas fora do escritório ou da empresa e principalmente de casa. 

Certificados Digitais

Mais uma facilidade tecnológica, os certificados permitem que documentos sejam assinados de forma virtual, sem a necessidade da presença de nenhuma das partes. Com códigos de verificação e sistemas confiáveis, é possível unir segurança e eficiência.  

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial (IA) são sistemas utilizados em diversas áreas que simulam uma inteligência similar à humana. Nesse caso, pode ser usada para calcular tributos, realizar auditorias, gestão de documentos, entre outros. 

Hiperconectividade

Por meio dos mais variados dispositivos, da internet e aplicativos, é possível estar conectado o tempo todo. Desse modo, tanto contadores quanto clientes, ou outros prestadores de serviços, conseguem se comunicar de qualquer lugar, a qualquer hora.

Ainda, um escritório de contabilidade pode investir de várias maneiras no que chamamos de inovação tecnológica, uma delas é adquirindo um software de gestão integrada ou ERP contábil, que pode ajudar a otimizar os processos com mais segurança e confiabilidade.

Vantagens da contabilidade 4.0

Várias são as vantagens da contabilidade 4.0, uma vez que ela agiliza processos, otimizando-os de maneira certeira sem deixar margens para erros, garantindo a qualidade do serviço prestado.

Entenda quais são as principais vantagens:

  • Cumprimento de prazos: com as ferramentas de automação programadas para atuarem nos prazos estipulados, são evitadas multas e punições por parte de órgãos de fiscalização;
  • Mais segurança no armazenamento de dados: o armazenamento em nuvem torna o processo mais seguro, pois é protegido por criptografia;
  • Auxilia na tomada de decisões: o uso de inteligência artificial permite que sejam feitas análises e relatórios precisos, identificando os pontos que precisam ser melhorados. Ainda, permite uma avaliação mais completa dos indicadores de resultados;
  • Mais produtividade: a automação na área contábil permite que tarefas do dia a dia sejam realizadas de forma mais rápida. Com isso, o contador ganha mais tempo para se dedicar a tarefas mais complexas e estratégicas. 

Aprenda sobre a importância da tecnologia na contabilidade 

Para saber como introduzir a contabilidade 4.0 na sua empresa e conhecer quais são os avanços tecnológicos disponíveis para a área contábil, a Omie Academy desenvolveu o Curso: Contador 4.0.

O curso é voltado para empreendedores e profissionais da área contábil e busca mudar a forma de agir e pensar diante do novo cenário de inovação tecnológica. Entendemos ser uma das profissões mais estratégicas do mercado, que detém informações fundamentais para o desenvolvimento saudável dos negócios.

A carga horária do curso de Contador 4.0 é de 15 horas e a grade é dividida em 3 módulos:

  1. Inovação Contábil;
  2. A tecnologia como aliada;
  3. O contador 4.0.

Ao final do curso, um certificado de conclusão é entregue para quem assistiu ao menos 90% das aulas. 

Objetivos educacionais do curso Contador 4.0

  • Reconhecer a atual situação da contabilidade em um mercado saturado;
  • Compreender a importância da tecnologia aplicada no escritório contábil para o sucesso do contador;
  • Aplicar estratégias de negócios para construção e reformulação do escritório contábil tecnológico que entrega valores reais ao cliente;
  • Reconhecer a tecnologia como aliada no processo de evolução da contabilidade e do contador.

Formação atualizada

Com o mundo em constante transformação e a aceleração tecnológica, empresas e profissionais devem procurar se atualizar. Otimizar os processos na área contábil é o primeiro passo.

As novas tecnologias podem acrescentar muito se forem bem utilizadas por profissionais atualizados. Isso só vai gerar mais produtividade, economia e qualidade nos serviços. Neste conteúdo, você viu como adotar a contabilidade 4.0 e quais estratégias seguir. 

Siga aprendendo! O Curso Contador 4.0 da Omie vem revolucionando as carreiras contábeis. Inscreva-se e comece agora mesmo!

62a24020ec1dfbfabba7f48a CTA Banner Academy1 2 txt1 5

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
integração contábil na era digital
Vamos descobrir como a revolução tecnológica está tornando a integração contábil mais eficiente, libertando-nos do trabalho manual tedioso.
mesa com notebook com gráficos
Um sistema para escritório de contabilidade é um software que automatiza tarefas contábeis, integra dados e atualiza legislações, aumentando a
como saber se tenho que declarar imposto de renda
Confira o que é necessário para declarar o imposto de renda e quem é obrigado a fazer a declaração.