Você sabe o que é ativo circulante e para que ele serve dentro da empresa? Pode não parecer, mas ele é um dos itens mais importantes do balanço patrimonial. É ele que oferece os dados sobre as finanças da empresa e oferece insights para melhorar a gestão do negócio.
Quando bem compreendido, o ativo circulante permite que os empreendedores otimizem e organizem o gerenciamento financeiro, com previsões orçamentárias detalhadas, análises de investimentos e muito mais!
Ou seja, ele ajuda com que você consiga gerenciar seu negócio de forma mais inteligente e estratégica. Quer entender mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!
O que é ativo circulante e qual sua importância?
O ativo circulante financeiro é considerado um conjunto de bens e direitos de um negócio, formando o balanço patrimonial e permitindo que sejam transformados em dinheiro no ano fiscal da empresa.
Os ativos podem ser divididos em circulante ou não circulante. No caso do ativo circulante, eles são caracterizados como os registros dos itens que possuem maior liquidez na empresa. Significa aqueles que podem ser revertidos em dinheiro em pouco tempo, geralmente, 12 meses.
Entender o que é o ativo circulante é fundamental porque ele mostra diretamente como anda a saúde financeira das empresas, oferecendo o suporte para tomada de decisão mais acertada. Isso acontece porque, com essa compreensão das finanças, os empreendedores desenvolvem uma visão mais clara sobre os gastos.
Importante dizer também que os negócios que contam com maior desenvolvimento e capital de giro conseguem pagar todas as suas despesas e contas dentro dos prazos. Além de aumentar os recursos econômicos.
Exemplos de ativos circulantes das empresas
Nas empresas, existem muitos ativos que podem ser considerados como circulantes. Entre os principais ativos circulantes, podemos destacar:
- Dinheiro e reserva em caixa;
- Aplicações financeiras e investimentos de curto prazo;
- Contas e títulos a receber;
- Estoque e produtos inacabados;
- Despesas antecipadas;
- Depósito bancário à vista;
- Mercadorias e matérias-primas.
Já entre os ativos que não são considerados como circulantes estão:
- Imóveis;
- Equipamentos e máquinas;
- Marca e patente;
- Investimentos de longo prazo.
Isso porque, nesses casos, ao contrário do ativo circulante, que pode reverter os bens em dinheiro em pouco tempo, os bens só podem ser revertidos em médio ou longo prazo.
Como o ativo circulante funciona?
O ativo circulante funciona, principalmente, para entender os gastos da empresa, já que podem retornar o dinheiro em tempo, tornando o planejamento financeiro mais estratégico.
Como esse tipo de ativo trata especificamente da liquidez dos bens, para entender esses gastos e a saúde financeira da empresa você deve utilizar algum indicador que permita encontrar a liquidez corrente da sua empresa. Neste caso, pode seguir a seguinte fórmula:
- Liquidez corrente = ativo circulante / passivo circulante
Com base nesse cálculo, você pode ter dois resultados:
- Valores maiores que 1, que indicam que a sua empresa tem capacidade de arcar com as despesas e ainda lucrar com isso;
- Valores menores que 1, que mostram que você não consegue arcar com as despesas.
Existe ainda a possibilidade do resultado do cálculo ser igual a 1. Se esse for o caso, significa que a saúde da sua empresa está bem equilibrada. Ou seja, você consegue bancar as despesas, mas sem lucrar.
Além disso, vale destacar que existe mais de um tipo de ativo circulante disponível e que pode ser usado em seu negócio. Confira abaixo quais são e suas características!
Ativos circulantes operacionais
Os ativos circulantes operacionais, são aqueles que estão relacionados com os processos operacionais do negócio. Isso significa aqueles processos essenciais para o funcionamento da empresa.
Neste caso, o principal exemplo seria as contas a receber, que possuem data e valor de pagamento. Ou seja, valores de recebimento que acontecem a curto prazo.
Ativos circulantes cíclicos
O ativo circulante cíclico é o mais comum nas empresas e influencia diretamente na saúde e rotina. Esse tipo de ativo está relacionado aos principais gastos da empresa, como as mercadorias, duplicatas a receber, estoque, adiantamento de fornecedores, entre outros.
Como são bem comuns, algumas vezes esse tipo pode passar despercebido e não registrado. Por isso, é fundamental manter o controle e garantir que todos sejam registrados e, assim, evitar futuros problemas.
Ativos circulantes líquidos
O ativo circulante líquido, também conhecido como ativo circulante financeiro, nada mais é do que tudo os ganhos que a empresa obtém por meio de investimentos realizados. Um detalhe importante é que esse tipo de ativo se enquadra nos dois modelos: circulante e não circulante.
A diferença está no tempo que o investimento leva para ser revertido em dinheiro. Entre eles estão os rendimentos de fundos imobiliários, títulos privados ou públicos e ações.
Quais as vantagens de saber o ativo circulante da empresa?
Como você pôde perceber até aqui, o ativo circulante vai muito além do que apenas um simples registro das contas da empresa. Com ele, você consegue controlar e entender a saúde da empresa e, assim, tomar decisões mais assertivas sobre o futuro.
Mas, esses não são os únicos benefícios de conhecer o ativo circulante. Com os dados coletados através do ativo circulante, a empresa ganha muitas vantagens, das quais podemos citar:
Declaração de IRPJ
Você pode optar por pagar o seu IRPJ, de maneira estimada e mensal. Assim, os valores serão debitados da conta do ativo circulante. Dessa forma, no balanço anual será possível compensar as parcelas pagas com o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica, já apurado.
Adequação legislativa da empresa
Sim, ao analisar os ativos circulantes da sua empresa você consegue garantir que sempre estará em dia com as contas. E, ao evitar pagamentos atrasados, por exemplo, você mantém sua empresa em regularidade.
Avaliação da saúde da organização
Ao registrar todos os ativos circulantes, você consegue ter uma visão mais abrangente sobre a saúde financeira da sua empresa. Isso mesmo! Afinal, você estará avaliando constantemente os gastos e despesas e, com isso, aumentando o controle financeiro empresarial.
O que é essencial para impulsionar o crescimento do negócio e se destacar estrategicamente no mercado.
Identificar oportunidades de investimento
Um controle assertivo, análise de mercado e entendimento sobre a saúde financeira da empresa são as principais chaves para identificar as melhores oportunidades de investimento. Tudo isso é possível com os registros obtidos pelo ativo circulante.
A importância da tecnologia neste momento
Você já conseguiu entender o porquê o ativo circulante é tão importante para a empresa e, principalmente, para manter em equilíbrio os gastos e lucros. Afinal, ele te oferece uma visão completa da saúde financeira e ainda permite entender quais bens podem ou não ser revertidos em dinheiro.
Por isso, além de ser importante que você saiba mais sobre a diferença entre ativo circulante e não circulante, você deve contar com o apoio da tecnologia para realizar esse controle. Ao investir em sistemas de gestão como o da Omie, por exemplo, você consegue fazer tudo isso em um só lugar!
Assim, garante a gestão completa da área financeira da sua empresa, aumentando a produtividade e melhorando os processos. Conheça!