Ativo circulante e não circulante: entenda a diferença e quais os tipos!

Quais são as diferenças entre ativo circulante e não circulante? Aprenda como identificar cada um para fazer um bom controle financeiro.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

O sucesso de um empreendimento está ligado a uma gestão eficiente de seus recursos. Assim, é preciso fazer um balanço patrimonial com recorrência para compreender as contas, entre elas o ativo circulante e não circulante.

Isso é importante pois há diversos desafios que podem afetar os negócios ao longo dos anos, que vão desde a expansão da operação até crises econômicas. E nessa hora as empresas devem saber se há capital disponível para uso nesses momentos.

Neste artigo, você aprenderá sobre ativo circulante e não circulante, diferença entre eles, tipos de ativos e exemplos.

Qual a função dos ativos circulantes e não circulantes?

Os ativos de uma empresa representam valores disponíveis em contas bancárias, aplicações em investimentos que podem ser resgatadas e qualquer tipo de bem que pode ser vendido e, portanto, convertido em dinheiro.

São bens e direitos que garantem que o negócio possa cumprir compromissos, manter o pleno funcionamento da sua operação e proporcionar um crescimento sustentável. Assim, a empresa consegue transmitir mais confiança para o mercado e atrair mais investidores.

Dessa forma, os ativos aparecem no relatório financeiro da organização e compõem, em conjunto com a receita do negócio, a parcela positiva do lançamento contábil da empresa. 

Qual a diferença entre ativo circulante e não circulante? 

A depender do tempo que levam para serem transformados em dinheiro (de acordo com sua liquidez), os ativos são divididos em duas categorias: circulantes e não circulantes. 

O ativo circulante pode ser convertido em dinheiro a curto prazo, geralmente em até 12 meses. Por outro lado, os ativos não circulantes levam muito mais tempo para serem transformados em verba, superando o prazo de 12 meses. 

Exemplos de circulantes e não circulantes

Ao fazer a gestão de ativos da sua empresa, é essencial saber exatamente do que se trata cada um. Abaixo, você acompanha exemplos desses bens e direitos.

Ativos circulantes

  • contas a receber dos clientes;
  • saldo disponível no caixa da empresa;
  • recursos disponíveis em conta bancária;
  • estoque;
  • matérias-primas;
  • investimento de curto prazo.

Ativos não circulantes

  • imóveis;
  • mobília; 
  • veículos; 
  • equipamentos;
  • investimentos de longo prazo;
  • maquinário;
  • patentes;
  • valor da marca.

Importância dos ativos circulantes e não circulantes 

Entre os serviços contábeis estão a elaboração do balanço patrimonial e a classificação dos ativos circulantes e não circulantes. Logo, é necessário que o empresário entenda sobre esse valores e sua importância.

Isso porque é essencial fazer a gestão de ativos para que a empresa possa gerar receita, manter um ritmo de crescimento e torná-la atrativa para os investidores. Ao compreender quais são os bens e direitos da organização, é possível tomar decisões mais estratégicas.

Os ativos podem ser usados em diferentes momentos segundo a necessidade do negócio. Para financiar um projeto que será iniciado no futuro, a empresa pode colocar à venda bens de baixa liquidez, como imóveis, já que o dinheiro não precisa ser usado imediatamente.

No entanto, se ocorrer uma crise no setor e as atividades da empresa forem comprometidas, pode ser necessário recorrer a investimentos de alta liquidez para arcar com as despesas da operação e manter a linha de produção ativa.

Quais os tipos de ativos não circulantes e circulantes?

Para fazer uma boa gestão contábil na empresa considerando os diferentes tipos de orçamento, é preciso conhecer as classificações de ativo circulante e não circulante.

Tipos de ativos circulantes

Entenda melhor cada tipo a seguir.

Ativo circulante líquido

Valores que podem ser usados imediatamente pela empresa, sem gerar prejuízos para suas finanças. Esse indicador mostra aos possíveis investidores que a empresa é financeiramente saudável e consegue cumprir com seus compromissos de curto prazo.

Ativo circulante cíclico

Estão ligados aos processos desenvolvidos diariamente pela empresa e sofrem alterações segundo a etapa do ciclo de produção em que o negócio se encontra ou pela sazonalidade. 

Exemplo: negócios do segmento de chocolates vendem mais do que a média na Páscoa.

Ativo circulante operacional

São os ativos relacionados ao funcionamento da operação da empresa, como as matérias-primas e o estoque. Contempla  os ativos necessários para que o processo de fabricação possa ser colocado em prática.

Tipos de ativos não circulantes

Assim como os ativos circulantes, os ativos não circulantes podem ser divididos em subgrupos. 

Ativo não circulante realizável a longo prazo

Ativo que costuma ter uma tempo de espera superior a 12 meses ou indeterminado. Assim, não está disponível para ser usado agora, mas estará no futuro. Exemplos: empréstimos, adiantamentos, devolução de impostos, aplicações em investimentos e duplicatas a receber.

Investimentos de médio e longo prazo

Um exemplo claro são títulos públicos e privados de renda fixa com liquidez no vencimento. Isso significa que os valores só podem ser resgatados com o lucro obtido após o prazo determinado pela instituição que oferta o investimento.

Ativo não circulante imobilizável

São bens tangíveis, como ferramentas de trabalho, móveis, equipamentos, máquinas, imóveis e veículos. Esse tipo de ativo requer que a empresa acompanhe com atenção a depreciação, já que bens físicos sofrem desgastes conforme são usados.

Ativo não circulante intangível

Ao contrário dos bens tangíveis, o ativo não circulante intangível é uma propriedade da empresa que possui valor financeiro, mas não é um bem físico, como softwares, clientes, patentes e o valor da marca.

O que são passivos circulantes e não circulantes?

Os passivos circulantes e não circulantes são as despesas e obrigações financeiras que uma empresa tem. 

O passivo circulante se refere às dívidas e compromissos que precisam ser quitados em curto prazo (até 12 meses), como empréstimo com vencimento próximo, compra de insumos e contas a pagar.

Já o passivo não circulante se refere às despesas futuras, ou seja, obrigações de longo prazo, que podem ser quitadas em um período superior a 12 meses, como empréstimos com vencimento a longo prazo e compras parceladas em mais de vezes.

Para fazer uma boa gestão financeira, considerando os ativos e passivos do negócio, o ideal é contar com o Sistema Omie, assim, você tem facilidade para lançar os dados e entender as informações e ainda pode gerar relatórios com rapidez.

Outras dúvidas comuns sobre ativo circulante e não circulante

Saiba mais sobre o que é ativo circulante e não circulante, acompanhando as respostas para as perguntas mais comuns sobre o assunto.

Estoque é ativo circulante?

Quando se fala em estoque, matérias-primas que serão utilizadas em um curto espaço de tempo e dinheiro em caixa, estamos nos referindo ao ativo circulante.

Cliente é ativo circulante?

É errado considerar o cliente um ativo circulante, na verdade as contas a receber dos clientes (em um curto período ou até 12 meses) são os ativos circulantes da empresa.

Como calcular ativo circulante e não circulante?

O ativo circulante é a soma de valores, como dinheiro em caixa, dinheiro em conta bancária, contas a receber em curto prazo e matérias-primas. Já para calcular os ativos não circulantes, é preciso subtrair os ativos circulantes dos ativos totais da empresa.

Como foi mostrado, é fundamental que o gestor compreenda o que é ativo circulante e não circulante para que possa saber a liquidez de cada um e tomar as melhores decisões para o negócio. Isso porque são conceitos que envolvem os bens e direitos da empresa.

Se quer otimizar o trabalho de gestão financeira do seu negócio, aproveite todas as vantagens do sistema ERP Omie e faça sua empresa crescer no mercado!

banner calculadoraPNG

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
homem explicando como vender serviços de contabilidade
Quer aprender como vender serviços de contabilidade? Preparamos um passo a passo completo para te ajudar. Confira!
Descubra como se destacar em um mercado concorrido na área da contabilidade empresarial.
marketing contábil: contadores e profissional de marketing em mesa
O marketing é fundamental para a contabilidade. Saiba como aplicar estratégias e campanhas ao segmento