Como fazer gestão de processos no seu escritório de contabilidade?

Otimize seu escritório contábil com a gestão de processos e ferramentas eficientes. Aumente sua produtividade agora!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

A gestão de processos é essencial para o bom funcionamento de um escritório de contabilidade. Facilita a comunicação entre equipes e gestores, tornando a rotina mais eficiente e permitindo lidar com múltiplas demandas ao mesmo tempo.

Os escritórios devem acompanhar e se adaptar às exigências burocráticas, porém as responsabilidades diárias deixam pouco tempo para os contadores se aprimorarem.

Por isso, a gestão de processos desempenha um papel fundamental, facilitando as atividades e contribuindo para a saúde dos colaboradores e o sucesso da empresa.

Quer saber mais sobre como implementar a gestão de processos? Confira nosso guia especial!

Banner conheça o sistema - gestão online

Vantagens da gestão de processos para o seu escritório

Ao estabelecer procedimentos claros e padronizados, a gestão contábil ajuda a reduzir o retrabalho, eliminar tarefas desnecessárias e otimizar o fluxo de trabalho.

Além disso, a gestão de processos de negócios contribui para a redução de erros e inconsistências. Com uma estrutura bem definida, pode-se visualizar todo o ciclo contábil e identificar pontos de vulnerabilidade.

Outra vantagem é monitorar o desempenho e a eficácia das atividades do escritório. Pelos indicadores-chave de desempenho (KPIs) e o acompanhamento regular dos resultados, são identificadas áreas de melhoria a fim de tomar medidas corretivas.

Com a evolução das regulamentações fiscais e contábeis, os escritórios contábeis devem se adaptar rapidamente às novas exigências. A capacidade de adaptação permite que aproveitem oportunidades de negócios e se destaquem no mercado.

Dicas de como fazer a gestão de processos no seu negócio

Ao organizar a rotina contábil e implementar uma abordagem estruturada, tem-se o aumento da satisfação do cliente e da produtividade, maior organização das atividades, mais tempo para o planejamento estratégico e redução de custos.

Com conhecimento adequado e abertura para a inovação, é possível otimizar a gestão de processos contábeis e conquistar clientes.

Confira, a seguir, nosso guia prático para implementar a gestão de processos em seu escritório.

Aceitação

Aceitar a situação real da empresa e identificar os pontos fracos é o primeiro passo para promover mudanças estruturais. Analisar as ações negativas, tanto dos funcionários quanto dos fornecedores, líderes e demandas em geral, é muito importante.

A aceitação permite ter consciência do que precisa ser alterado e estar comprometido com essa necessidade. Além disso, prepara a empresa para lidar com opiniões divergentes e antecipar os problemas que podem surgir durante a implementação da gestão.

Planejamento

É importante escolher os colaboradores responsáveis por compartilhar o conhecimento sobre a gestão contábil com o restante da equipe. Pense em alguém de cada setor que conheça bem a área em questão.

Certifique-se de orientar esses colaboradores sobre como transmitir as informações aos demais e também sobre como acompanhar prazos e resultados.

Nessa fase, o gestor contábil terá a chance de entender como as tarefas são realizadas no processo atual. Por exemplo, ele pode aprender o passo a passo de como a equipe faz a folha de pagamento dos clientes todo mês.

Engajamento

Cada pessoa escolhida deve se envolver e trabalhar em equipe. O líder deve conquistar a confiança dos colaboradores e criar um ambiente seguro para as mudanças.

Além disso, lembre-se de motivá-los, mostrando os pontos positivos e os benefícios que todos terão como recompensa pela colaboração no sucesso da implementação da gestão.

Se sua equipe está sobrecarregada com muitas tarefas, estabeleça departamentos e designe responsáveis para cada um deles, a fim de melhorar a organização na distribuição das atividades.

Assim, fica mais fácil saber quem é responsável por cada função, otimizando o acompanhamento da produtividade. Isso também permite melhor coordenação e comunicação interna.

Levantamento dos processos atuais

Ao analisar os processos atuais da empresa, é importante observar problemas como retrabalho devido a falhas na comunicação e persistência em métodos antigos.

Ainda, deve-se verificar a realização automática de tarefas sem questionar sua eficiência, bem como atividades sem objetivo claro e demandas duplicadas. 

Identificar e resolver esses problemas vai otimizar os serviços do seu escritório, eliminando ineficiências e focando nas atividades mais relevantes.

Definição do novo fluxo de processos

Nesse estágio, é recomendado reunir todos os representantes envolvidos para promover a integração de opiniões e abordar questões que devem ser redirecionadas. Essa abordagem visa evitar impactos negativos entre as equipes.

Essa colaboração também ajuda a estabelecer uma comunicação mais clara entre as equipes, evitando problemas de comunicação e possíveis conflitos no futuro.

Dessa forma, você cria um ambiente colaborativo que favorece a implementação bem-sucedida das mudanças e minimiza possíveis resistências.

Uso de ferramentas de gestão específicas

A época em que os contadores passavam a maior parte do tempo lidando com tarefas burocráticas já ficou para trás. Hoje, com a tecnologia na contabilidade para otimizar processos, pode-se desempenhar um papel mais estratégico no atendimento aos clientes.

Essa ferramenta permitirá que a equipe controle os prazos de cada tarefa e acompanhe o cumprimento de cada uma delas.

Ao escolher um sistema de controle de processos, você terá mais segurança e evitará a procrastinação e o esquecimento das obrigações. 

Apesar do conceito da gestão de processos ser algo importante, as constantes transformações do mercado exigem conhecimento para driblar os desafios na contabilidade empresarial.

A gestão de processos capacita a organização a atender às necessidades dos clientes, promovendo inovação, integração tecnológica e flexibilidade na rotina.

Definir a estrutura organizacional também pode ser um desafio, pois estruturas complexas nem sempre funcionam na prática. O fluxo das atividades deve ser simples e objetivo.

Também é comum encontrar resistência dos colaboradores, que estão acostumados com o antigo fluxo de trabalho. Alguns motivos incluem baixa tolerância a mudanças como a contabilidade digital, medo das consequências e receio de perder benefícios.

Por isso, mostre que a gestão de processos trará benefícios para todos na empresa.

Como o software da Omie ajuda na gestão contábil do seu negócio?

Com um software de gestão, você poderá definir e acompanhar as etapas dos seus trabalhos de forma mais fácil. Isso significa que terá mais controle sobre as tarefas e reduzirá as chances de esquecer ou atrasar algum trabalho importante.

Ao investir em um software para escritório de contabilidade, você prioriza o controle no seu escritório contábil. Isso trará muitos benefícios para o seu dia a dia.

O sistema ERP da Omie é uma ótima opção dentre as tendências de contabilidade para gerenciar seu escritório de forma online, facilitando a gestão dos prazos e processos.

Com a tecnologia da Omie, você terá mais agilidade e melhor desempenho para a sua equipe. O sistema permite que você liste todos os processos do seu escritório, detalhando cada passo a ser feito, de forma intuitiva.

Simplifique processos no seu escritório de contabilidade

Ao adotar práticas de gestão de processos, você poderá mapear e documentar todas as etapas do trabalho, identificar pontos de melhoria e delegar tarefas de forma clara.

Nesse sentido, um software como o da Omie é um grande aliado tecnológico para o seu negócio de contabilidade.

Com o sistema ERP da Omie para contadores, você terá mais controle e organização, o que vai ajudar a otimizar o trabalho da sua equipe e a alcançar melhores resultados. Experimente essa solução tecnológica e veja como ela pode facilitar o seu dia a dia.

Banner experimente - reduza os custos e ganhe mais eficiência em suas operações

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
carteira de clientes de contabilidade
Potencialize seus resultados através de uma carteira de clientes contabilidade organizada e atualizada.
Desvende a contabilidade fiscal: conceito, funcionamento e vantagens para contadores. Saiba mais agora mesmo!
CRM para contabilidade
Entenda como funciona um CRM para contabilidade e como escolher o sistema certo para seu escritório com nossas dicas.