Guia completo sobre como vender serviços de contabilidade

É preciso ir além do básico: saber como vender serviços de contabilidade pode ser o diferencial para atingir o sucesso no seu escritório contábil. Aprenda conosco!
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Aprender como vender serviços de contabilidade e conquistar novos clientes é uma meta recorrente. Esse pode ser um grande desafio para quem empreende e quer conquistar o sucesso no ramo. É preciso conhecer as melhores práticas para aplicar uma estratégia eficiente.

Se você deseja saber como oferecer serviços contábeis, acompanhe nosso conteúdo. Nele são apresentadas dicas para conquistar novos clientes e métodos para aumentar lucros e muitos outros. Confira!

Guia essencial da contabilidade digital

Conheça seu público-alvo

Definir o público-alvo vai ajudar a determinar quais são os melhores clientes conforme a área de atuação de serviços contábeis. Esse é o primeiro passo na jornada de aprender como vender serviços de contabilidade, mas não é só isso.

Conhecer bem o seu público auxilia no estabelecimento de uma comunicação adequada ao perfil e ajuda a propor soluções e estratégias que vão suprir suas necessidades de forma eficiente. Você passa a se comunicar de forma clara e concisa com quem vai gerar um relacionamento de valor.

Entenda as reais necessidades do seu público-alvo

Antes de saber como vender serviços de contabilidade, é fundamental entender quais são as necessidades dos seus clientes, desde as mais gerais até as mais específicas. Assim, você vai conseguir supri-las e se destacar da concorrência.

Existem muitas maneiras de mapear essas necessidades. Uma delas é fazer análises e pesquisas de mercado, entendendo a fundo o que eles precisam para propor soluções exclusivas a eles.

Se na sua análise você percebeu que uma das maiores necessidades é entregar as obrigações no prazo, por exemplo, vai ficar mais fácil pensar em estratégias e serviços que possam resolver esse problema. Seus serviços contábeis resolverão exatamente essa dor por meio de uma excelente experiência.

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Defina os diferenciais do seu negócio

É essencial saber quais são os diferenciais dos seus serviços, o que torna sua atuação única no seu segmento e o que só você pode fazer para resolver a necessidade do seu cliente. Esses pontos vão definir o motivo dele escolher você e não o seu concorrente.

Isso é também o que, em médio ou longo prazo, fará com que outras empresas, do mesmo perfil das que você já atende, passarão a te procurar. Você se tornará uma referência no segmento e saberá como fidelizar clientes no seu escritório de contabilidade.

Estude as empresas que pretende oferecer seus serviços de contabilidade

Geograficamente, é possível que você já tenha em mente exemplos de empresas que visa vender serviços contábeis, seja online ou presencialmente. Você pode começar um estudo  mais detalhado sobre elas para tornar sua prospecção mais assertiva.

Informe-se sobre suas características, seus processos, seus desejos e suas dores. Esses dados serão úteis para elaborar uma estratégia eficiente. Mostre ao futuro cliente que está mesmo interessado em ajudá-lo a resolver os problemas e necessidades da empresa, conquistando uma boa primeira impressão e empatia.

Marketing para vender serviços de contabilidade

Agora que você conhece bem seu cliente, possui uma visão maior e melhor sobre o que oferecer no escritório de contabilidade e, principalmente, como fazer isso. Aqui, é o momento de estruturar uma estratégia de marketing.

Com ela, você vai prever ações específicas para atrair clientes para os seus serviços de contabilidade. Além disso, um bom trabalho de marketing pode ser benéfico de várias maneiras, aumentando a sua autoridade, fidelizando clientes e ajudando a tomar decisões mais acertadas com base em seus resultados.

Uma campanha de marketing, em canais digitais ou presenciais, gera lembrança de marca no potencial cliente. No momento da decisão de fechamento do negócio, essa lembrança será de grande valia.

Networking e parcerias

Participar de eventos, feiras, workshops e outros tipos de encontros voltados ao seu segmento de atuação na contabilidade pode ajudar você a se destacar. Além disso, pode abrir oportunidades para buscar novos clientes.

Nessas ocasiões, você absorve conteúdo relevante que vai proporcionar novos insights e ideias para solucionar as necessidades dos seus clientes. Além disso, você se mostra autoridade perante o mercado.

Conheça técnicas de vendas

Gerar autoridade é crucial, mas, em algum momento, é preciso saber como vender serviços de contabilidade. Para tanto, foque no desenvolvimento de habilidades de vendas e comunicação.

Também considere prestar atenção na estruturação do processo de vendas: prospecção, abordagem, apresentação, negociação, fechamento. Estude cada etapa para saber como otimizá-la em direção à venda.

Faça a gestão usando um sistema

Toda essa jornada pode ser mais ágil e fácil ao contar com o apoio da tecnologia. Sistemas de gestão que possuem módulos desenvolvidos para atender as demandas e necessidades do seu escritório de contabilidade, são ótimos aliados.

Pesquise opções, entenda as diferenças e não hesite em utilizar um software ERP para o seu negócio contábil. Ele será extremamente útil para que você tenha uma gestão clara e eficiente do seu escritório, além de também auxiliar nas rotinas contábeis.

Serviços de contabilidade que você pode oferecer

Existem muitas áreas de atuação em um escritório contábil e, da mesma forma, muitos  tipos de serviços de contabilidade. Para isso, empresas de segmentos específicos precisam de serviços diferentes de contabilidade.

Ajudar tais empresas a se manter em dia com questões legais e auxiliar no crescimento do negócio é sua responsabilidade. Mas, quais serviços de contabilidade podem ser oferecidos? Conheça:

  • Escrituração contábil: cuidar e se responsabilizar pelos livros fiscais, registrar as movimentações, preencher demonstrativos importantes, entre outras funções;
  • Assistência para gestão financeira: a gestão financeira é um serviço especializado e visa ajudar as empresas na tomada de decisão. Nesse sentido, ele analisa os dados e informações da área e apresenta aos gestores para surgirem novas estratégias de negócio;
  • Assessoria trabalhista: esse é um dos serviços contábeis mais ligados aos colaboradores. Para algumas empresas, pode ser bem burocrático, inclusive, se a quantidade de empregados for muito grande. Esse serviço precisa ser realizado mensalmente e com muita atenção;
  • Assistência para planejamento tributário: esse serviço se concentra em ajudar as empresas a economizarem com os impostos e ainda se manterem dentro das normas. Nem todo contador vende esse serviço contábil, o que pode ser um grande diferencial;
  • Emissão das obrigações acessórias: as obrigações acessórias são essenciais para manter a empresa dentro da legalidade. Logo, devem ser emitidas com muita atenção e cuidado para que tudo seja entregue dentro do prazo.

Saiba como vender serviços de contabilidade com excelência

A prestação de serviços contábeis vem mudando nos últimos anos, com o avanço da tecnologia e a necessidade de mais eficiência e controle das finanças. Assim, torna-se imprescindível conhecer o cenário, lidar com os desafios e atingir bons resultados.

Para estruturar um escritório de qualidade, é preciso contar com um portfólio de serviços de contabilidade que esteja alinhado com as necessidades do seu cliente. Nessa hora, os dados fazem a diferença.

Mais uma vez, a tecnologia encurta esse caminho: um sistema de gestão para contadores que seja online, prático e ágil, muda o jogo. Conheça a Omie para contadores e saiba como ter menos trabalho e muito mais resultado!

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