Como vender serviços de contabilidade para grandes empresas

Descubra como oferecer serviços de contabilidade para grandes empresas de maneira efetiva e com foco na fidelização de clientes
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Se você trabalha com serviços de contabilidade, conquistar novos clientes é uma meta recorrente. Esse pode ser um grande desafio para quem empreende e quer conquistar o sucesso no ramo. É preciso conhecer as melhores práticas, a fim de aplicar uma estratégia eficiente.

A prospecção de clientes deve considerar alguns fatores para que o retorno seja válido, tanto para o contador quanto para o seu cliente. No caso das grandes empresas, essa prospecção precisa ser realizada ainda com mais atenção, afinal, elas só fecham contrato com quem apresenta propostas objetivas e demonstra vantagem para a empresa.

Se você deseja saber como oferecer serviços de contabilidade, principalmente para grandes empresas, acompanhe o conteúdo a seguir. Nele são apresentadas as vantagens e desvantagens dessa prestação de serviço, dicas para conquistar novos clientes, métodos para aumentar lucros e muitos outros. Confira!

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Vantagens e desvantagens de lidar com grandes empresas

Não são só as empresas que precisam considerar as vantagens e desvantagens na hora de fechar um contrato; os contadores também precisam, afinal, eles serão os responsáveis por todos os serviços de contabilidade do negócio.

Para ajudar você a entender se vale a pena ou não levar seus serviços para as grandes empresas, separamos algumas das vantagens e desvantagens desse tipo de cliente. Lembre-se que estas estão relacionadas aos seus objetivos e metas.  Veja a seguir:

Vantagens

Geralmente, grandes empresas são consideradas as contas estratégicas do negócio. São elas que contribuem significativamente para o crescimento da organização, aumentam a experiência e geram maiores receitas. Veja algumas vantagens:

  • Aumento do faturamento e ganhos;
  • Aumento do ticket médio na venda de serviços contábeis;
  • Possibilidade de ampliar oferta de serviços, atingindo mais especialidades e aprofundando a relação com o cliente;
  • Aumento da credibilidade e reputação entre clientes que geram grande retorno financeiro.

Desvantagens

Existem algumas desvantagens de trabalhar com as grandes empresas. Conheça-as e se prepare, evitando que atrapalhem a prestação dos serviços de contabilidade e, consequentemente, o crescimento do negócio:

  • Ciclo de venda mais longo: com maiores serviços, maior é o tempo de trabalho.
  • Muito responsáveis pelo processo de negociação e compra: é preciso de uma equipe com muitos membros.
  • É uma venda complexa de ser realizada: envolve muitas questões como quantidade de funcionários, demandas de serviço, legislação etc.
  • Aumento da burocracia e custos: o fechamento do negócio e sua realização aumenta a escala de prestação de serviços e, consequentemente, os custos.

Dicas de como oferecer serviços de contabilidade para grandes empresas

Depois de conhecer as vantagens e desvantagens de prospectar clientes como as grandes empresas, chegou o momento de saber algumas dicas para oferecer os seus serviços de contabilidade para elas. Confira.

Defina seu público-alvo

Definir o público-alvo vai ajudar a determinar quais são os melhores clientes de acordo com a sua área de atuação. Mas não é só isso. Conhecer bem o seu público auxilia no estabelecimento de uma comunicação adequada ao perfil e ajuda a propor soluções e estratégias que vão suprir suas necessidades de forma eficiente.

Entenda as reais necessidades do seu público-alvo

Antes de oferecer seus serviços de contador, é fundamental entender quais são as necessidades dos seus clientes, desde as mais gerais até as mais específicas. Assim, você vai conseguir suprir as necessidades de cada um deles e se destacar da concorrência.

Existem muitas maneiras de mapear essas necessidades, uma delas é fazendo análises e pesquisas de mercado, entendendo a fundo o que eles precisam para propor soluções exclusivas a eles.

Nesse sentido, se na sua análise você percebeu que uma das maiores necessidades das grandes empresas da sua área de atuação é entregar as obrigações no prazo, por exemplo, vai ficar mais fácil pensar em estratégias e serviços que possam resolver esse problema.

Defina os diferenciais do seu negócio

Antes de oferecer os serviços de contabilidade, é essencial saber quais são os diferenciais dos seus serviços, como o que torna sua atuação única no seu segmento e o que só você pode fazer para resolver a necessidade do seu cliente. Esses pontos vão definir o porquê ele deve escolher você e não o seu concorrente?

Estude as empresas que pretende oferecer seus serviços de contabilidade

Você deve conhecer bem as empresas para as quais deseja oferecer seus serviços, quanto mais conhecimento, melhores são as chances de efetivar o negócio. Por isso, consiga todas as informações que puder e se prepare antes mesmo de oferecer os seus serviços de contabilidade.

Dessa forma, você mostra ao futuro cliente que está mesmo interessado em ajudá-lo a resolver os problemas e necessidades da empresa, conquistando, assim, uma boa primeira impressão e empatia.

Se você quiser aumentar ainda mais suas chances de fechar negócio, pode levar algumas propostas e ideias que encontrou durante seus estudos sobre a empresa.

Faça prospecção de clientes através do marketing contábil

Talvez você não conheça o termo, mas ele é um dos grandes aliados na hora de conquistar e prospectar novos clientes. Por conta da concorrência e necessidade de se destacar no mercado, o marketing passou a ser cada vez mais segmentado, dessa forma, surgiu o marketing contábil.

Com ele, você vai contar com estratégias e ações específicas para atrair clientes para os seus serviços de contabilidade. Além disso, um bom trabalho de marketing pode ser benéfico de várias maneiras, aumentando a sua autoridade, fidelizando clientes, ajudando a tomar decisões mais acertadas com base em seus resultados.

Pode não parecer, mas muitas empresas grandes consideram as ações e campanhas de marketing na hora de decidir se vão ou não fechar contrato.

Faça networking

O networking continua sendo uma das maiores e melhores maneiras de prospectar clientes. Participar de eventos, feiras, workshops e outros tipos de encontros voltados ao seu segmento de atuação pode ajudar você a se destacar. Ainda, pode abrir oportunidades para buscar novos clientes.

Além disso, nesses encontros, você absorve conteúdo relevante que vai proporcionar novos insights e ideias para solucionar as necessidades dos seus clientes.

Alguns tipos de serviços de contabilidade que você pode oferecer para grandes empresas

Existem muitas áreas de atuação em um escritório contábil e, da mesma forma, muitos  tipos de serviços de contabilidade. Felizmente, todas as empresas, principalmente as grandes, devem contar com os serviços de um contador.

Afinal, são esses profissionais que vão manter a empresa em dia com questões legais e auxiliar no crescimento do negócio. Mas, quais os tipos de serviços de contabilidade que podem ser oferecidos para empresas de grande porte?

Praticamente todos os serviços essenciais e básicos de um escritório contábil, sendo eles:

  • Escrituração contábil: cuidar e se responsabilizar pelos livros fiscais, registrar as movimentações, preencher demonstrativos importantes, entre outras funções;
  • Assistência para gestão financeira: a gestão financeira é um serviço especializado e tem como objetivo ajudar as empresas na tomada de decisão. Nesse sentido, ele analisa os dados e informações da área e apresenta aos gestores para que surjam novas estratégias de negócio;
  • Assessoria trabalhista: esse é um dos serviços mais ligados aos colaboradores, para algumas empresas, pode ser bem burocrático, inclusive, se a quantidade de empregados for muito grande. Esse serviço precisa ser realizado mensalmente e com muita atenção;
  • Assistência para planejamento tributário: esse serviço se concentra em ajudar as empresas a economizarem com os impostos e ainda se manterem dentro das normas. Nem todo contador oferece esse serviço, o que pode ser um grande diferencial;
  • Emissão das obrigações acessórias: as obrigações acessórias são essenciais para manter a empresa dentro da legalidade, logo, devem ser emitidas com muita atenção e cuidado para que tudo seja entregue dentro do prazo.

Ofereça serviços de contabilidade com excelência

Neste conteúdo, você aprendeu tudo sobre como prospectar e oferecer os seus serviços de contabilidade para grandes empresas, considerando que esse tipo de clientela oferece vantagens e desvantagens que vão variar de acordo com seus objetivos, especialidade e investimento.

A prestação de serviços contábeis vem mudando nos últimos anos, com o avanço da tecnologia e a necessidade de mais eficiência e controle das finanças. Aprenda mais sobre como dominar o mercado em um cenário de desafios.

Conte com o sistema Omie, uma ferramenta para otimizar todos os serviços contábeis necessários para ajudar o seu cliente, de forma simplificada e online. Além disso, mantenha-se informado sobre o mundo dos negócios no blog da Omie.

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