Contabilidade empresarial: conquiste mais clientes!

Saiba como se destacar em meio à concorrência da contabilidade empresarial.
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O mundo da contabilidade empresarial está cheio de novas oportunidades. Afinal, é um dos setores mais importantes das companhias e que garante sua saúde financeira, crescimento e desenvolvimento.

Neste artigo, falaremos mais sobre para que serve a contabilidade empresarial, qual a sua importância e como atrair mais clientes para seu escritório contábil. Vamos lá?

A importância da contabilidade empresarial

A contabilidade no âmbito empresarial é responsável pelas finanças de uma companhia, assim como pela gestão e pelo planejamento tributário. Por isso, as organizações contratam contadores ou escritórios para que administrem essa área da empresa e ajudem na tomada de decisão de forma estratégica.

Principalmente em países que possuem uma legislação complexa e em constante atualização, é essencial que as empresas contem com a assistência de profissionais de contabilidade para organizar seus processos tributários. E então, é assim que as oportunidades surgem.

Saber identificar as necessidades de seus clientes é fundamental para que um bom contador ganhe credibilidade, fidelize-os e conquiste novos. E isso não é diferente no ramo da contabilidade empresarial, onde as companhias precisam desse auxílio essencial. Entenda a seguir como conquistar mais clientes nessa área.

Como conquistar clientes de contabilidade empresarial?

Para conquistar mais clientes do segmento de contabilidade empresarial não basta conhecer o mercado, também é necessário entender o que você, contador, pode oferecer de diferente para gerir as finanças empresariais de seus clientes.

Saiba do seu diferencial

Muitos escritórios de contabilidade já estão preparados para oferecer serviços contábeis de todos os tipos para as empresas. Portanto, o primeiro passo para atrair mais clientes é entender qual o seu diferencial e como você se destaca em meio à concorrência. Ao mostrar quais são seus pontos mais fortes e o que você tem de especial, ficará mais claro que tipo de clientes deseja conquistar.

É preciso ser sincero quanto ao que você pode oferecer e quais vantagens objetivas o cliente terá – por exemplo na gestão financeira da empresa – ao contratar seus serviços. É por esse motivo que muitos escritórios e contadores se especializam em um nicho específico e buscam ser os melhores nele.

Conheça seus clientes

Como um profissional da área, você provavelmente já possui uma certa quantidade de clientes. Estude o perfil deles, entenda profundamente seus negócios, suas necessidades e os principais problemas que os afligem. Conhecer sua clientela a fundo permitirá que você entenda como pensam e o que esperam de seus serviços.

Quanto mais você conhece seu público e seus clientes, mais fácil será atraí-los para  ofertar aquilo que buscam e estar nos canais de comunicação em que eles estão. Assim, suas estratégias de marketing serão mais efetivas e você poderá construir uma relação mais próxima e de confiança com seu público.

Trabalhe seu posicionamento de marca

Assim como qualquer outro negócio, a contabilidade também precisa ter um posicionamento de marca que esteja de acordo com as atividades da empresa. Nesse caso, se o seu foco é a contabilidade empresarial, seu escritório precisa passar essa imagem e se comunicar com esse público.

Para isso, elementos de marketing como o nome do escritório, sua identidade visual e a linguagem que utiliza devem ser ajustados conforme o público. Você precisa passar uma imagem que gere identificação com seus clientes e seja atrativa para os interessados em seus serviços.

Construa uma presença on-line

Mesmo que seu público-alvo sejam empresários e corporações, é preciso ter uma presença sólida na internet. Isso porque, nos dias atuais, esse é um dos canais mais eficazes para a divulgação do seu trabalho e para encontrar novos clientes.

Por isso, é necessário ter perfis nas redes sociais e mantê-los ativos, sempre respondendo a comentários, interagindo com seu público e fazendo com que se lembrem de seus serviços. A internet é uma ferramenta poderosa para criar credibilidade e manter uma relação ativa e de confiança com seu público.

Participe de eventos do segmento

Outra dica que pode ser muito importante tanto para se inteirar sobre as novidades da contabilidade empresarial quanto para fazer contatos, é participar de eventos. Ministrar palestras nesse ambiente contribui para mostrar seu conhecimento sobre o assunto, além de ajudar na sua imagem e na divulgação do seu trabalho.

Mesmo participando de eventos somente como ouvinte, essa também é uma boa oportunidade para estar sempre por dentro do que está sendo discutido. Além disso, é nesse tipo de ambiente que você poderá conhecer outros profissionais e até, quem sabe, potenciais clientes.

Faça o uso de um sistema de gestão

Um software de gestão pode elevar a eficiência ao máximo dentro da sua empresa, e consequentemente evitar possíveis erros e falhas nos processos manuais. Dessa forma, ele otimiza o tempo que seus funcionários vão utilizar em uma tarefa além de realizar a automatização dessas tarefas, aumentando a produtividade.

Além disso, você tem total segurança dos dados e integridade das informações apresentadas. Isso porque, é possível definir quais são as permissões de acesso dos usuários do escritório. Sendo assim, uma excelente ferramenta para transformar a maneira que a sua empresa trabalha.

Entenda mais sobre o mercado contábil

Agora que você já sabe o que é contabilidade empresarial e como conquistar clientes, aproveite para conhecer mais sobre outros segmentos da atividade. Você já ouviu falar de contabilidade on-line e digital? Leia nosso artigo sobre o assunto e entenda as diferenças e vantagens dessas duas áreas.

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