Sistema para escritório de contabilidade: conheça os benefícios e quais as opções

A transformação digital já faz parte da rotina contábil, por isso, para se destacar, é preciso ter um bom sistema para escritório de contabilidade.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Um sistema para escritório de contabilidade otimiza as tarefas da equipe da sua empresa. Porém, além de ser eficiente, o software deve ser de fácil manuseio, para que sua utilização contribua no processo de rotina contábil.‍

Quer entender os benefícios dessa tecnologia? Confira este artigo, descubra as vantagens do sistema para contadores e como escolher o melhor software para o seu escritório.

Banner - da gestão financeira à organização de contratos

Benefícios de ter um sistema para escritório de contabilidade

Um sistema de gestão para contadores ajudará a acelerar os resultados do seu escritório. A transformação digital nos serviços contábeis oferece mais segurança e proteção às informações e dados da sua empresa e dos seus clientes, além de otimizar a rotina.

Quer saber se vale a pena investir em uma inovação contábil, como um software para escritório de contabilidade? Confira todas as vantagens de contar com essa tecnologia.

1. Otimização de tempo

Com um software para escritório de contabilidade, você ganha tempo com as atividades de rotina, assim você e sua equipe farão muito mais com menos recursos e sem “quebrar a cabeça”.‍

Logo, todos os processos são otimizados e há uma melhora na qualidade dos resultados apresentados aos seus clientes.

2. Redução de erros

Com as planilhas eletrônicas, que são muito comuns para quem é da área contábil, os erros de digitação são mais frequentes e podem afetar as entregas.‍ Mas, com um sistema para contabilidade, o risco de falhas é eliminado, já que a tecnologia trabalha sozinha, os processos são automatizados e a operação acontece sem a necessidade de intervenção humana.

3. Aumento da produtividade

Seu escritório se torna mais produtivo devido à otimização de tempo das tarefas, redução de erros e de retrabalho, deixando a rotina mais eficiente.

Isso sem contar que, com o gerenciamento automático de XMLs, não é necessário ficar cobrando do seu cliente o envio dos arquivos, melhorando o relacionamento com ele.

Há ainda a simplificação das rotinas fiscais devido ao acesso intuitivo e rápido a consultas, downloads e relatórios.

4. Segurança de dados

Ao implementar um sistema de gestão para contadores, você passa a contar com ferramentas precisas, que garantem a integridade das informações ali armazenadas.‍ Assim, você tem a segurança de dados contábeis e fiscais dos seus clientes.

Você também tem a possibilidade de definir as permissões de acesso dos usuários do seu escritório ao sistema, inclusive por área de atuação. Com isso, os processos mais críticos podem ser realizados e autorizados apenas por você.

5. Controle das operações

Optando por um sistema para escritório de contabilidade, você terá um software capaz de desempenhar uma série de funções que auxiliam na sua rotina.

O melhor: você tem acesso e controle de todas as operações e setores em um único sistema. Assim, será feito o alinhamento de trabalho de diferentes departamentos da sua empresa para que todos atinjam os resultados desejados.

Ainda, se o seu sistema estiver integrado com o sistema do cliente, é possível ter um controle 360º de toda a operação, com visibilidade total de tudo o que acontece.

E essa sinergia entre os setores é o que faz toda a diferença para mapear, compreender e executar o planejamento estabelecido conforme o objetivo da empresa.

Qual é o melhor software de contabilidade?

Com a  tecnologia e a transformação digital nos serviços contábeis, o destaque vai para o sistema ERP online da Omie, que vai facilitar integrar suas atividades e trazer praticidade para a rotina contábil.

Isso porque, com o software Omie, você pode atender melhor seus clientes, contando com a automatização de processos, permitindo, inclusive, que sua equipe realize um trabalho de contabilidade consultiva, já que você reduz drasticamente as tarefas manuais.

Existem, ainda, integrações úteis que podem ser feitas ao sistema Omie, como o OneFlow. Essa integração permite, por exemplo, que ao emitir uma nota, a escrituração fiscal aconteça automaticamente. Quando o cliente registrar um contas a pagar, a contabilização também acontece de forma automática.

Assim, é possível integrar o sistema ERP ao sistema do escritório, facilitando processos burocráticos que, de outra forma, poderiam ser manuais.

Libere seu crescimento - banner omie desplanilhe-se

Como escolher um sistema para seu escritório de contabilidade?

A decisão de escolher um sistema para escritório de contabilidade precisa ser embasada em alguns critérios. Veja as dicas que separamos para ajudar você nessa escolha.

1º Passo: Faça um overview do seu escritório

Realize um overview das tarefas, das pendências e das necessidades que precisam ser atendidas, além dos recursos que dispõe para investir em um sistema de qualidade. Esse levantamento ajudará a definir os parâmetros que precisam de mais atenção.

Seu escritório precisa de auxílio para organizar os procedimentos operacionais, por exemplo, o controle das informações no eSocial ou emissão de folha de pagamento?

Identifique quais são os pontos de melhoria urgente em sua empresa. Você pode perguntar aos seus colaboradores também, já que eles vivem isso no dia a dia e podem contribuir para definir o que é prioridade.

2º Passo: O que um sistema para contadores precisa ter?

Não basta apenas ter um ótimo custo-benefício. Além dessas questões, analise se o software ERP apresenta os seguintes fatores:

  • Automatização de tarefas;
  • Gerenciamento contábil e fiscal;
  • CRM;
  • Lançamento de notas;
  • Controle de folha de pagamento;
  • Escrituração de notas;
  • Armazenamento ilimitado na nuvem.

Esse último item é fundamental, pois possibilita que sua empresa contábil não sofra com o risco de arcar com custos futuros, além de contar com o que há de mais moderno e seguro em termos de armazenamento de dados.

Dependendo das urgências de sua empresa, será preciso ainda contratar mais de um sistema para o escritório de contabilidade, a fim de suprir todas as necessidades.

Lembre-se desse checklist e tenha em mente que muito mais que o orçamento do software, a segurança para sua empresa e para os seus clientes deve vir em primeiro lugar.

3º Passo: Faça pesquisas

Você pode, também, realizar pesquisas qualitativas, ou seja:

  • Pedir indicações para seus colegas, pois eles já devem ter passado por experiências de busca por diferentes sistemas, podendo oferecer opiniões sobre determinado software;
  • Verificar as funcionalidades das ferramentas, pois é necessário saber se o software em questão tem todas as funções que vão sanar as necessidades de seu escritório;
  • Pesquisar sobre o suporte do software;
  • Pesquisar no Google sobre o que as pessoas falam dessa ferramenta e suas funcionalidades;
  • Analisar as avaliações na internet sobre o sistema em sites, como Reclame Aqui ou no próprio site onde o software é comercializado.

4° Passo: Faça testes antes de contratar

Algumas empresas disponibilizam uma versão para demonstração do software. É aconselhável fazer esse teste para verificar se o sistema atende suas necessidades, se é fácil de usar, se é seguro mesmo e se cumpre as promessas de funcionalidades.

Perguntas Frequentes sobre software para escritório contábil

Acompanhe mais informações sobre o sistema para escritórios de contabilidade abaixo.

Como gerenciar um escritório de contabilidade?

Para dar conta das rotinas contábeis dos clientes com praticidade e segurança, é essencial contar com um software de gestão para escritório contábil, como um sistema ERP.

Quanto custa um sistema para escritório de contabilidade?

Ao pesquisar por sistema para contabilidade, você vai se deparar com diferentes ferramentas, que oferecem funcionalidades e vantagens distintas.

O valor pode variar muito, dependendo de como o escritório vai personalizar o software, da segurança oferecida, se tem ou não armazenamento em nuvem, entre outros fatores.

O que é ERP na contabilidade?

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning ou sistema integrado de gestão empresarial, assim integra diferentes setores do cliente contábil, automatizando processos e trazendo praticidade para o dia a dia do contador.

Ofereça o melhor serviço aos seus clientes contábeis com um software de gestão

Para se destacar no mercado, os contadores precisam adotar tecnologias desenvolvidas para otimizar sua rotina, como um sistema de gestão ERP. Com ele, você passa a trabalhar com a contabilidade digital, entregando agilidade e qualidade para seus clientes.

Como foi mostrado, deixe no passado processos manuais ou com planilhas, utilizando um sistema para escritório de contabilidade: você vai ganhar tempo nas tarefas, evitar erros e pode se dedicar ao auxílio do cliente em questões estratégicas.

Se você busca o melhor software, precisa conhecer a Omie: seja nosso parceiro e saia na frente da concorrência no mercado contábil!

Banner experimente - simplifique sua rotina e integre todas as áreas da sua operação

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Adotar a contabilidade digital é uma necessidade para se manter relevante e eficiente em um mercado cada vez mais digital
Simples Nacional
Descubra se o Simples Nacional é para sua empresa e quais obrigações surgem ao adotar esse modelo. E mais: o
painel do contador
Saiba o que é o Painel do Contador, como ele funciona na prática e a quais módulos do sistema Omie