Gerenciar clientes com eficiência e com a ajuda de dados é um grande diferencial hoje em dia para negócios que desejam crescer. Um software CRM para contabilidade é um aliado nesse sentido.
Afinal, assim como qualquer empresa, escritórios de contabilidade também precisam se esforçar para manter um relacionamento forte com seus clientes e aumentar sua carteira.
Entenda como funciona um CRM para contabilidade, quais são seus diferenciais, tipos e facilidades e saiba também como escolher o modelo ideal para seu escritório. Continue a leitura!
O que é CRM para contabilidade?
O CRM (Customer Relationship Management) é um sistema de gestão do relacionamento com o cliente completo para organizar, centralizar e gerenciar dados, histórico, contratos, negociações e muito mais com foco nos clientes de uma empresa.
Esse software é flexível, muito útil e utilizado em diversos segmentos, inclusive em escritórios de contabilidade, ajudando contadores a ganhar mais produtividade e oferecer um atendimento personalizado e ágil com informações reunidas em uma só plataforma.
Como funciona um CRM para contabilidade?
O software CRM para contabilidade é adaptado à realidade do seu escritório contábil. Eles podem ser do tipo que precisam ser instalados em equipamentos físicos ou na nuvem, podendo ser acessado de qualquer lugar com internet.
O sistema é alimentado com informações dos clientes, produtos ou serviços e de todas as operações comerciais. Basicamente, o software CRM gerencia dados como:
- Informações pessoais dos clientes (ativos, inativos, devedores ou leads);
- Detalhes de produtos ou serviços;
- Relatórios de vendas;
- Metas;
- Histórico de relacionamento (mensagens, negociações e vendas realizadas ou não) entre clientes e empresa;
- Outras informações adaptadas ao perfil do negócio.
Além de ter acesso rápido e claro de tudo que precisa saber sobre os clientes, o CRM apoia estratégias de venda e marketing do escritório, automatizando diversas tarefas complexas para ajudar contadores a conquistar mais contratos e elevar sua receita.
Tipos de CRM para contabilidade
Os tipos de CRM para contabilidade mais comuns são:
- CRM Operacional: é o tipo mais geral que dá suporte às operações e negociações do escritório, dando ao contador acesso a todos os dados detalhados e históricos de seus clientes;
- CRM Analítico: é um modelo mais voltado aos relatórios e processamento de dados, ajudando na segmentação, acompanhamento de indicadores, entre outras análises que ajudam na tomada de decisão;
- CRM Colaborativo: é um sistema na nuvem que pode ser acessado de qualquer dispositivo com internet, facilitando a gestão de equipes e projetos. Por funcionar online, é possível criar contas de acesso para seus colaboradores e delegar tarefas com maior facilidade;
- CRM Estratégico: é uma ferramenta complexa, que une o operacional, analítico e o colaborativo, contribuindo tanto para o controle e a organização como para o planejamento e definição de novas metas com base em dados.
Vantagens de usar o CRM no seu escritório de contabilidade
Conheça agora os principais benefícios de contratar um software para sua empresa.
1. Organização e acompanhamento dos processos em tempo real
Com o CRM para contabilidade, é possível estabelecer um fluxo de processos mais assertivo, já que, por meio dele, você consegue mapear seus processos comerciais com mais tranquilidade, fazendo o controle de metas e vendas realizadas.
No mais, os relatórios emitidos no software CRM incluem descrição de erros para ajudar a melhorar todo o processo de vendas. Com a riqueza de informações desse sistema, sua equipe trabalhará de forma mais ágil e produtiva.
2. Comunicação e integração de áreas mais alinhadas
Um dos cabides benefícios de sistemas em geral é a integração que eles viabilizam, uma vez que é possível controlar dados de todos os departamentos em um só lugar, como finanças, marketing e vendas e melhorar a comunicação.
Logo, automatizar todos os processos integrando softwares de CRM e de gestão ERP é um grande diferencial para o sucesso de seu escritório de contabilidade.
O resultado impacta na relação com o cliente, pois resulta em maior satisfação com a empresa e mais fidelização. Nesse sentido, clientes fidelizados e apaixonados pela sua marca vão aumentar diretamente seu faturamento.
3. Redução de inadimplência
A inadimplência é o pesadelo de todo empreendedor. Esse problema é reduzido com uso de software CRM, pois há um controle rígido dos pagamentos realizados e dos débitos acumulados.
Por meio do sistema CRM, é possível emitir avisos automáticos de vencimento de boletos para os clientes e fazer cálculos de juros e multas, além de controle de endividamento.
Essas funcionalidades melhoram o relacionamento com os clientes, sendo um apoio para evitar inadimplência e gerar um melhor planejamento financeiro para todas as partes envolvidas.
4. Conhecimento aprofundado do cliente
Para muitos empreendedores, a contabilidade costuma ser um serviço burocrático, mas existem formas de você agregar valor e se diferenciar ao investir em um CRM para contabilidade.
Com a automatização do fluxo de informações, você consegue controlar quem já entregou a declaração de Imposto de Renda, quem precisa emitir extratos, quais são as prioridades do cliente dono da empresa X, entre outros.
Quando as pessoas vierem com dúvidas, você já terá as respostas na palma da mão, a cliques de distância.
Basicamente, o CRM para contabilidade otimiza a consulta aos dados dos clientes, o que permite que você possa personalizar serviços e realmente se destacar no setor.
5. Acompanhamento da jornada do cliente
Em um gancho com o tópico anterior, acompanhar toda a jornada do cliente com sua empresa é mais facilitado com um software CRM, incluindo desde o primeiro contato até o pós-venda.
Com essas informações, é possível montar estratégias de marketing alinhadas ao funil de vendas. As táticas de abordagem e comunicação com o cliente ficam mais certeiras, com resultados de alta performance.
Desse modo, você deixa de ter apenas clientes e ganha fiéis parceiros que amam sua empresa e ajudam na divulgação de uma boa imagem do seu escritório!
Como escolher uma ferramenta de CRM?
Depois de conhecer os benefícios do CRM para contadores, é essencial entender como fazer a escolha da melhor ferramenta.
Para tal, confira o que você precisa observar para selecionar os melhores sistemas de CRM do mercado. Para começar, verifique se eles apresentam funcionalidades como:
- capacidade de centralizar as informações detalhadas e dos clientes;
- cadastro de todo histórico de relacionamento com o cliente;
- acompanhamento da jornada do cliente;
- emissão de relatórios de negociações, de indicadores e de gestão;
- envio de e-mail, lembretes e alertas automáticos;
- registro dos motivos de saída de um cliente;
- possibilidade de criar múltiplos funis para acompanhar o processo de venda;
Além disso, existem algumas características que são indispensáveis em um CRM para contabilidade. Ele precisa ser:
- integrado com outras ferramentas, como ERP, e também sistema de controle contábil brasileiros;
- fácil de usar e intuitivo;
- baseado na nuvem, para poder ser acessado de qualquer lugar e também ter uma estrutura flexível e escalável;
- disponibilizado conforme a demanda da empresa, assim você consegue dar upgrades e aumentar o plano conforme o escritório cresce;
- móvel, podendo ser usado via app no celular.
Por fim, opte por ferramentas que você possa testar gratuitamente antes de fechar negócio. Isso vai te passar mais segurança e confiança na hora de contratar.
No mais, não deixe de checar as políticas de suporte técnico e treinamento para sua equipe oferecidos pela empresa que fornece a solução.
Conte com um CRM para contabilidade para impulsionar seu negócio
Adotar um software CRM para contadores é um passo importante para a modernização do seu escritório e também para elevar o nível de produtividade e qualidade dos seus serviços contábeis.
Com essa ferramenta qualificada, você estará melhor equipado para expandir seu negócio de forma estruturada e estratégica.
Para ajudar você nessa missão, conte com o sistema integrado da Omie, que une o ERP e o CRM para maximizar sua eficiência operacional. Essa solução completa e 100% na nuvem conta com dezenas de funcionalidades que vão facilitar sua rotina, digitalizar seu escritório e proporcionar mais controle e eficiência de ponta a ponta.
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