11 dicas de cursos para microempreendedor

Buscando se especializar? Conheça 11 opções de cursos para microempreendedor voltados para diferentes objetivos
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Buscando cursos para microempreendedor? Sabemos que empreender pode ser uma tarefa complicada. Por isso, estudar e se especializar em alguns assuntos pode ser fundamental para alavancar o sucesso do negócio.

Muitos microempreendedores acabam deixando esse aprendizado para depois, seja pela falta de tempo, pelos valores elevados, pela distância ou por outras questões. No entanto, felizmente, esses fatores já podem ser amenizados com a digitalização e facilidade do acesso à informação cada vez mais presentes no mundo globalizado.

Atualmente, existem diversas opções de cursos que podem ser realizados de casa, gratuitamente ou com o valor reduzido. Esses cursos para pequenos empreendedores podem, sem dúvidas, ajudar a gerenciar e estruturar o negócio da forma mais adequada, além de impulsionar as vendas.

Pensando nisso, preparamos este artigo especialmente para te ajudar em sua trilha profissional. Nele você vai encontrar dicas de ótimos cursos para pequenos negócios. Boa leitura e aproveite!

Cursos para microempreendedor: por onde começar?

Pode ser um pouco confuso começar, mas o importante é não se manter estagnado. Um caminho de sucesso é construído por pequenos passos, bem organizados. Por mais difícil que pareça, o importante é sempre dar o primeiro passo.

Nesse caso, qual seria o primeiro passo? Antes de escolher os cursos para pequenos empreendedores é importante ter em mente em qual estágio o negócio está. O seu plano já saiu do papel? Ele está no começo ou já está em fase de crescimento?

Depois de responder a essas perguntas, o próximo passo é entender o que precisa ser aprimorado no negócio: finanças, marketing, branding, networking ou algum outro detalhe específico?‍

Com base nessas respostas, o MEI já consegue começar a busca por informações verdadeiras para estruturar o empreendimento. Para isso, procure por formações gratuitas, vídeo-aulas, ebooks e guias, pois irão te ajudar muito nesse início.

Lembre-se, talvez o começo do empreendimento seja mesmo complicado, mas é realmente importante dar continuidade em tudo o que foi planejado e estruturado para que você tenha os resultados esperados e recompensadores.

Cursos para estruturar pequenos negócios

O curso para MEI deve ser escolhido com atenção, afinal, estamos falando de profissionalização e de como aumentar o sucesso do negócio, certo? Por isso é importante contar com uma boa plataforma educativa.

A Omie.Academy é um exemplo de plataforma completa que oferece inúmeras formações ministradas por especialistas. A plataforma educacional da Omie oferece cursos para pequenos empreendedores, gratuitos e totalmente online. Saiba mais sobre a Omie.Academy e veja todas as vantagens que ela pode te oferecer.

Agora, confira alguns dos cursos disponibilizados em nossa plataforma educativa para MEI.

Cursos para fazer um bom planejamento financeiro

A saúde financeira é fundamental para o negócio, independente do seu porte. Ela vai garantir a sua segurança e tranquilidade para gerenciar corretamente o empreendimento. Entre os cursos voltados para esse objetivo, estão:

Curso de Finanças Pessoais | Omie.Academy: com carga horária de 20h, esse curso vai te ajudar a gerenciar suas finanças profissionais e pessoais para que você consiga atingir os seus objetivos. O curso conta com os módulos: Comportamento Financeiro; Gestão Financeira Profissional; Gestão Financeira para PMEs e Gestão Estratégica.

Curso de Carreira e Vida Pessoal: Como equilibrar? | Omie.Academy: nesse curso você vai aprender a como fazer de forma apropriada a gestão do tempo, equilibrando a vida pessoal e profissional adequadamente e aprimorando a sua produtividade. Ele tem carga horária de 20h e contempla os seguintes módulos: Equilíbrio das Dimensões da Vida; Autoconhecimento; Planejamento de uma Rotina Equilibrada; Sonhos, Objetivos e Metas Equilibradas.

Conheça também a nossa jornada de estudos financeiros para se aprofundar ainda mais no assunto!

Cursos para gerir seus negócios

Saber como gerenciar um negócio é uma das bases do sucesso. Saber como estruturar um plano de negócios, como avaliar o desempenho e os resultados obtidos e quais as informações importantes antes de abrir de fato um negócio é fundamental.

Aqui na Omie temos alguns cursos específicos para a gestão de negócios, olha só:

Curso de Como Fazer um Plano de Negócios | Omie.Academy: nesse curso você vai aprender sobre como fazer um bom plano de negócios, quais ferramentas devem ser usadas e como ter uma visão completa do empreendimento. Ele conta com uma carga horária de 8h e módulos sobre: Canvas; Valor e Persona. ‍

Curso de Como Avaliar o Desempenho de Minha Empresa? | Omie.Academy: já esse curso é voltado para te ajudar a entender e avaliar todo o desempenho do negócio. Com ele você terá autonomia para utilizar métricas e ferramentas importantes para te guiar e facilitar a tomada de decisões. A carga horária é de 20h e contempla os seguintes módulos: Níveis de entrega; Hemograma da sua empresa; Análise SWOT e Mapa estratégico.

Curso Abrindo um Negócio – O Que Preciso Saber: os primeiros passos no empreendedorismo podem ser muito desafiadores, esse curso vai te auxiliar durante esse processo, com informações importantes e dicas valiosas. A carga horária é de 8h e contempla os seguintes módulos: A Base do Negócio e Desmistificando o Empreendedorismo.

Cursos para estruturar o marketing

‍Ter boas estratégias de marketing é essencial para alavancar as vendas e tornar o negócio um sucesso. Sendo assim, essa área precisa ser bem estruturada e, claro, estar sempre atualizada.

Para os microempreendedores que desejam se aprofundar ainda mais nesse assunto, a Omie Academy disponibiliza os seguintes cursos para MEI:

Curso de Fidelização de Clientes com Técnicas de Customer Success | Omie.Academy: nesse curso você vai encontrar aulas sobre como utilizar as métricas simples para entender e conhecer o quão fiéis são os seus clientes. Você vai aprender com base no maior case de sucesso sobre a experiência do cliente: a Disney! O curso tem carga horária de 20h e módulos sobre: Case Aplicado à Disney; Pilares do Sucesso Disney; Lealdade do Cliente e Segmentação por Persona.

Curso: Plano de Marketing – 9 Passos Para Atrair e Cuidar do Seu Cliente | Omie.Academy: como colocar em prática o plano de marketing, atrair ainda mais clientes e cuidar dos que já tem? Tudo isso você irá aprender nesse curso que tem carga horária de 20h e com os módulos: Conceitos Básicos; Antes da Venda; Durante a Venda e Após a Venda.‍

Curso de Branding: Como Criar Uma Marca Forte no Mercado | Omie.Academy: esse é o curso perfeito para o MEI que deseja tornar a sua marca forte e atingir o seu público-alvo de maneira mais assertiva. Ele contempla os módulos: Entender o que é a Marca; Construir Marcas Fortes; Gerenciar e Proteger suas Marcas; Posicionar e Comunicar sua Marca.‍

Curso de Como Definir Meu Público-alvo | Omie.Academy: nesse curso gratuito para microempreendedor, você irá entender a importância de segmentar corretamente o seu público-alvo, com profissionais experientes e com os seguintes módulos: Conceitos e Definições; Segmentação do Mercado; Decisão sobre o Público-Alvo; Posicionamento e Estratégias.

Viu só o leque de opções de cursos para pequenos empreendedores que a Omie.Academy oferece? Com a nossa plataforma vai ficar ainda mais fácil se aprofundar no que realmente importa e alavancar os seus negócios!

A Trilha Base do Empreendedor da Omie.Academy, por exemplo, é uma trilha de cursos gratuitos para o microempreendedor que está dando os primeiros passos ou deseja recomeçar no mundo do empreendedorismo.  ‍

Ela contém quatro cursos que ajudam a gerenciar melhor o tempo, o negócio em si e como estruturar um bom plano de negócios. Acesse o nosso site e conheça! Alavanque os seus resultados com a Omie Academy!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Omie oferece treinamentos exclusivos para assinantes. Os treinamentos auxiliam no uso da ferramenta para que você possa usufruir do sistema
post imprensa
Confira os principais releases da Omie na imprensa nas últimas semanas
Segunda edição da Sondagem Omie das Pequenas Empresas destaca otimismo, com expectativa de evolução positiva do faturamento e das contratações