5 características de franquia sistema ERP

Pensando em abrir uma franquia sistema ERP? Tire suas principais dúvidas sobre o assunto e saiba se o modelo de franchising é para você

20/Jul/2022
Franquias

As franquias são ótimas opções de negócios, principalmente para quem busca por uma marca já consolidada no mercado e que tem suporte oferecido por um franqueador. Quando falamos de franquias ERP, a probabilidade do negócio se sustentar e crescer é ainda maior. 

Os números de novos negócios que acabam antes de completar cinco anos, por exemplo, podem ser de fato assustadores. Mas quando falamos de franquia de sistema ERP, os índices apresentados são animadores. 

A Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes) divulgou que o faturamento de empresas e franquias de hardware, software e serviços em tecnologia da informação já ultrapassa a marca de R$ 177 bilhões por ano. 

Se você ainda tem dúvidas sobre investir em tecnologia e em franquia de sistema ERP, continue a leitura e entenda 5 dos principais pontos. Boa leitura!

O que é um sistema ERP?

O mercado de tecnologia já representa mais de 6,8% do PIB brasileiro. A venda e desenvolvimento de sistemas faz parte do segmento, que tende a crescer cada vez mais devido à necessidade de digitalização, seja no setor privado ou público. 

ERP é uma sigla, que em inglês significa Enterprise Resource Planning, ou seja, um sistema voltado somente para questões ligadas à gestão empresarial de negócios. O software permite que a gestão das diversas áreas de um negócio seja realizada em um só lugar.

Nesse sentido, a gestão empresarial dentro de um ERP permite que o empresário tenha mais controle sobre os diversos setores da empresa, com a integração de várias informações valiosas, que permitem uma análise de dados e tomadas de decisões mais efetivas. 

O sistema ERP é dividido em módulos e cada um exerce uma função importante para o negócio como um todo. Quando reunidos em uma mesma aplicação, as funcionalidades se tornam uma arma poderosa para que os negócios possam ter mais autonomia e facilidade em diversos processos. 

Existem alguns módulos básicos para os sistemas ERP, como: 

  • Emissão de notas fiscais eletrônicas de produtos e serviços;
  • Controle financeiro;
  • Produção;
  • Compras;
  • Gerenciamento de estoque;
  • Gestão comercial — CRM;‍
  • PDV on-line.

Desse modo, o principal objetivo de um sistema ERP é otimizar processos, garantindo a uma empresa mais produtividade, automatização e integração. 

Como funciona uma franquia ERP?

O princípio do modelo de negócios franchising é replicar algo já comprovado pelo mercado. No caso de uma franquia ERP, a marca de sistemas também é levada pelo franqueado, que assume a responsabilidade de prezar pela qualidade que o nome carrega e automaticamente ganha notoriedade. 

No caso de ERP, a maioria dos franqueados se torna um revendedor do sistema. Assim, o investimento para abrir o negócio é considerado pequeno e promissor. Perceba que não será necessário desenvolver uma nova solução, e sim aproveitar as qualidades do sistema pronto e oferecê-lo aos negócios que cada vez mais necessitam da tecnologia nas tarefas de rotina. 

Normalmente, o franqueado de franquias ERP recebe uma comissão de cerca de 40% a 50% da mensalidade do cliente que conquistou com a revenda. Quanto mais você conquista clientes, mais aumenta a receita e o faturamento do negócio. 

Uma franquia ERP é responsável por unir clientes, o sistema e contadores que se utilizam da tecnologia para entregar resultados mais positivos e assertivos aos negócios que atendem. Assim, todos saem ganhando: do franqueador ao franqueado, até o contador. 

Além disso, é importante ressaltar que, com esse tipo de negócio, não se gasta com treinamentos, suportes, atualizações ou campanhas de marketing, pois tudo é de responsabilidade da franqueadora. 

5 características de franquias ERP

É preciso entender alguns pontos antes de comprar uma franquia. Uma franquia de sistema ERP tem diversas características que, juntas, apresentam vantagens competitivas para o franqueado e produto a ser vendido no mercado. Confira algumas delas.

1. 100% on-line e em nuvem

Com um sistema ERP, os clientes não precisam se preocupar com a infraestrutura da aplicação ou com instalações robustas para o sistema. Normalmente, os sistemas são 100% on-line e podem ser acessados por diversos dispositivos, tudo sem se preocupar com questões mais técnicas. 

2. Gestão integrada e segurança de dados

Outra característica importante para clientes, contadores e franqueados é a gestão integrada das diversas áreas de um negócio e a segurança dos dados manejados dentro do sistema. Isso porque, devido aos inúmeros ciberataques que ocorrem na atualidade, é essencial contar com a segurança de dados no software. 

3. Implementação rápida

Como não necessita de instalações robustas, como no caso das on-premises, um sistema ERP é implementado com mais facilidade, entrando em funcionamento de forma muito mais rápida quando em comparação com outros tipos de implementações.

4. Usuários ilimitados

O acesso ao sistema também é uma característica que o destaca. É possível dar acesso a usuários ilimitados ao sistema, o que permite que mais pessoas tenham acesso a dados e trabalhem de forma automatizada.

5. Treinamento facilitado

Conforme mencionado anteriormente, não é necessário se preocupar com o suporte. A franqueadora deve oferecer treinamento facilitado aos clientes, que durante a implementação aprenderão a operar o sistema ERP adquirido.

Quais as vantagens de ter uma franquia ERP?

Aqui, você conheceu mais detalhes sobre o que é um ERP e quais são as características de um sistema como esse. Outros pontos que merecem destaque são as vantagens que um software ERP oferece ao franqueado. 

Confira alguns dos benefícios:

  • Não requer espaço físico: contas como água, luz, condomínio e outras obrigações podem ser um empecilho para abrir um negócio. Com uma franquia ERP, nada disso é obrigatório;
  • Não requer grandes equipes: a mão de obra e a folha de pagamento também não são um desafio, visto que franquias ERP não precisam de grandes equipes para operar;
  • Não requer formação em tecnologia: já deu para perceber que a área de tecnologia é promissora, não é mesmo? Mas para trabalhar com uma franquia ERP, não é preciso ter uma formação no segmento.

Microfranquia ERP Omie

A microfranquia é um modelo de negócio franchising, voltado para quem quer investir em franquias, mas não tem um capital inicial alto. No modelo, o investimento inicial é menor que os investidos nas franquias tradicionais. Entretanto, apesar do menor porte, é possível uma microfranquia ter faturamento similar ao de uma franquia. 

A Omie é uma empresa de sistema ERP que oferece diversos módulos voltados para a gestão empresarial, além de trabalhar com o modelo de negócio franchising. A microfranquia ERP Omie é uma ótima opção para o empreendedor que não tem muito capital para investir e quer entrar no segmento da tecnologia. 

Confira, a seguir, alguns dos benefícios de uma microfranquia Omie: 

  • Faturamento médio anual R$ 180K;
  • Retorno de investimento até 6 meses;
  • Ponto de equilíbrio em 3 meses;
  • Inteligência de KPIs para mensurar resultados;
  • Lucratividade média de 20%; 
  • Isento de royalties;
  • Marketing exclusivo para eventos e materiais de apoio;
  • Área dedicada ao sucesso do contador e cliente.

Microfranquia ERP: um jeito acessível e sustentável de investir em tecnologia

Aqui, vimos que é possível iniciar um investimento na área de tecnologia, mesmo com pouco dinheiro para começar. 

Além disso, trouxemos detalhes sobre o que é um sistema ERP, o que é franquia ERP, as características e quais as vantagens de começar com uma microfranquia. Se você chegou até aqui, provavelmente já está convencido de que uma microfranquia ERP é um bom negócio. 

Entenda melhor sobre os benefícios em ser um franqueado Omie

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas