5 Dicas para fazer o fechamento de caixa dos seus clientes

Interessado em como você pode evoluir as práticas de fechamento de caixa para os seus clientes? Leia esse artigo e confira dicas.

17/Set/2020
Finanças

O fechamento de caixa é um processo que consiste na conferência das entradas e saídas de uma empresa. Sendo assim, é importante que a verificação seja feita de maneira correta, coincidindo com os registros financeiros. 


Ao fazer um fechamento eficiente e analítico dos seus clientes, mais uma vez, o contador demonstra como a assistência contábil é importante e pode facilitar o crescimento das companhias.


Como contador, é sua responsabilidade identificar possíveis casos de fraudes e apontá-los para os seus clientes o mais breve possível. Por isso, além de entender o que é fechamento de caixa, é preciso desenvolver novas habilidades e conhecer todos os recursos disponíveis. Confira abaixo 5 dicas para pôr em prática a partir de hoje mesmo.

 

1 - Divida as tarefas entre empresário e contador 

Fechar o caixa de uma empresa corretamente é um processo que tem como objetivo principal monitorar a saúde financeira da companhia, e ao mesmo tempo, apontar possíveis inconformidades ou erros no fluxo de caixa. 


Embora seja uma tarefa que demande um profissional especializado, muitos empreendedores de pequenas e médias empresas tendem a se arriscar e se encarregar da tarefa, seja por economia ou por pensar que consegue fazer sozinho. 


Mas, é importante lembrar que no fechamento de caixa diário devem estar presentes informações como o valor da abertura do caixa, todas as entradas e saídas do fluxo de caixa, movimentações financeiras, dentre diversas outras. 


Por isso, com a sua expertise e já acostumado a lidar com um grande volume de dados financeiros, o contador consegue assimilar esses números e traduzi-los em relatórios completos e dinâmicos, que façam sentido no entendimento do empresário. 


Sendo assim, fica clara a importância da presença de um contador especializado na hora de organizar as finanças e movimentações das companhias. Nessa dinâmica entre contador e empresário, o papel deste seria se certificar de que as informações sejam entregues da forma mais acurada possível.


Dessa forma, mesmo que o empresário queira evitar gastos ou economizar em serviços terceirizados, vale insistir no custo-benefício de ter a assessoria de um profissional especializado.

2 - Mantenha as transações financeiras organizadas

Mesmo com a facilidade em lidar com dados financeiros, todo contador já deve ter confundido algumas informações, não é mesmo? Por isso, a melhor dica para evitar esse tipo de problema, é manter todas as transações financeiras dos seus clientes bem organizadas.


Além da atenção extra na conferência de informações, como contador encarregado, você pode separar as entradas e saídas do fechamento de caixa, mantendo o controle de contas, da seguinte forma: 


  • Comprovantes de venda com cartão de crédito;
  • Comprovantes de venda com cartão de débito;
  • Cheques pré-datados;
  • Cheques à vista,
  • Pagamento com tickets.


Para te ajudar a otimizar os processos e integrar relatórios on time para os seus clientes, você pode contar com várias ferramentas de gestão financeira, como um ERP (Enterprise Resource Planning), um sistema de gestão empresarial integrado que permite automatizar diversos tipos de tarefas e gerir melhor qualquer tipo de empresa, seja ela de qualquer segmento.

3 - Não deixe de conferir os valores de caixa

Para realizar a abertura e fechamento de caixa, é importante que você tenha todos os valores de caixa separados e prontos para a conferência, já que durante a verificação podem surgir diversos problemas, como:


  • Sangrias que não foram registradas;
  • Trocas de mercadorias sem baixa;
  • Divergência entre os valores de entrada e saída,
  • Ausência do registro de transações.


Além da precisão das informações, você já salientou aos seus clientes outras vantagens do fechamento de caixa? A fácil identificação de falhas do controle financeiro, a otimização de lucros ao eliminar gastos secundários e uma visão ampla e realista da saúde financeira da companhia são algumas delas.


4 - Conte com ferramentas contábeis eficientes

Você já cometeu algum erro e só conseguiu identificá-lo no final do processo? Pois saiba que a inclusão de ferramentas contábeis modernas pode te ajudar a organizar, monitorar e verificar todas as informações financeiras dos seus clientes, e ao mesmo tempo, prestar uma consultoria estratégica e assertiva.




No Brasil, são mais de 500 mil contadores registrados, segundo o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o que torna um mercado bem competitivo. E é nesse cenário que a modernização das ferramentas contábeis utilizadas no seu escritório podem ser um recurso interessante para incluir nos serviços prestados aos seus clientes.


Além da precisão das informações, existem softwares que te ajudam a monitorar os dados on time, criando uma melhor comunicação com os seus clientes, além de oferecer modelos de fechamento de caixa prontos para serem usados. A criação automática de relatórios personalizados também é uma vantagem bastante relevante desses recursos da qual você pode usufruir.


Essa transformação digital mudou a forma como é feita a contabilidade, trazendo à tona um novo modelo chamado Contabilidade Digital, que aprimora o modo como o contador lida com o consumidor e com os processos contábeis e traz muito mais produtividade para o dia a dia, tanto do seu escritório, quanto dos seus clientes.

 

5 - Invista na automação dos processos

Como pôde perceber, as inovações tecnológicas se tornaram recursos indispensáveis para otimizar os seus processos e dar muito mais precisão aos cálculos dos fechamentos financeiros e contábeis dos seus clientes.


Por isso, te convidamos para conhecer e saber mais sobre o OneFlow, o primeiro software contábil 100% online e autônomo do Brasil, que permite que contadores e empresas trabalhem juntos, em tempo real, em uma única plataforma. 




Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas