Apuração dos custos dos produtos: essencial para sua empresa

Entenda como apurar de forma correta os custos dos seus produtos pode ser um diferencial para o seu negócio

19/Jun/2020
Finanças

Atualmente, o mercado é caracterizado por proporcionar ao consumidor várias ofertas de um mesmo produto. Com o aumento das possibilidades de compra, o que muitas vezes garante a venda ao empresário é a competitividade oferecida no preço.

Nesse artigo, vamos falar sobre como a apuração correta dos custos de um produto pode ser essencial para o seu negócio, como pode te ajudar a manter o controle e dar sustentação às suas operações e, o mais importante, como Omie pode te auxiliar nisso.

Boa leitura!

 

Um passo importante: saber a diferença entre gastos, despesas e custos.

Saber apurar os custos de um produto é essencial para que o preço final aplicado seja razoável o suficiente, possibilitando margem de lucro positiva e competitividade com as ofertas do mercado.

Para isso, é importante esclarecermos algo que muitos empreendedores ainda ficam na dúvida: a diferença entre gastos, despesas e custos. Nós te ajudaremos com isso, vamos lá!

Gastos: Considerado como um termo mais abrangente, ele pode estar relacionado a investimentos ou consumo, isto é, são transações financeiras em troca de um bem ou serviço para a empresa.

Despesas: são gastos que não se identificam no processo de produção, isto é, são gastos necessários para a manutenção da empresa, mas que não impactam no produto, serviço ou cliente final de forma direta. Ex: salários, despesas com administrativo, com mídia, manutenção de softwares, entre outros.

Custos: São os gastos que acontecem em decorrência do processo de fabricação de um produto e podem ser classificados da seguinte maneira:

- Custos diretos: São gastos ligados diretamente à produção do produto, como por exemplo: matéria-prima, mão de obra e insumos. Neste caso, é importante destacar que, na falta do produto, esses custos não existem.

- Custos indiretos: Esses estão ligados à produção de uma forma geral, isto é, correspondem ao gasto que a empresa tem para exercer suas atividades, mas não tem relação direta com o produto específico, por isso podem ser também chamados de “despesas”. Exemplo: água, luz, energia elétrica, aluguel, entre outros. Nesse caso, a divisão dos custos por produto varia de acordo com o rateio e os cálculos estabelecidos.

 

Importância da apuração de custos

Determinar o preço de um produto sem antes fazer a apuração do custo dele pode ser um risco.

Se você é um empreendedor que visa crescimento e rentabilidade para sua empresa, é imprescindível que saiba apurar os custos dos seus produtos, pois, só assim você conseguirá garantir uma maior rentabilidade e competitividade para suas vendas.

Saber identificar os custos, além de ser a base para definir a margem de lucro de um produto, te auxilia e orienta no momento da precificação do mesmo. Assim, você consegue cobrir seus gastos, garantir o desenvolvimento do seu negócio e o melhor de tudo, sem acumular produtos em estoque.

 

Saiba tudo sobre Contabilidade de Custos em um guia completo

Como fazer a apuração de custos dos produtos?

Definir o preço de um produto é uma tarefa que merece dedicação e atenção. É importante que você seja organizado e detalhista, pois nesse momento você pode determinar o sucesso ou o fracasso do seu negócio.

Vamos agora tentar te ajudar com algumas dicas importantes na hora de apurar os custos do seu produto, fique atento!

Custo do produto e/ou matéria-prima

Corresponde ao valor do produto adquirido e/ou o custo da matéria-prima necessária para fazer o produto.

Margem de lucro

Estabeleça um padrão na margem de lucro para o produto específico de modo que ele cubra a maior parte dos seus custos e despesas. É o lucro que vai garantir a saúde do seu negócio.

Considere as despesas e os custos diretos

Coloque no cálculo todos os seus gastos. Nesse momento é importante lembrar do frete e do seguro pago pela mercadoria. Geralmente eles representam um valor expressivo na soma das despesas.

Impostos

Não se esqueça de considerar os impostos que recaem sobre a comercialização dos produtos. Fale com o seu contador, ele pode te ajudar a fazer essa conta!

Avalie o mercado

Estar atento à concorrência é essencial para manter um preço competitivo, avaliar e criar as melhores chances de mercado. Esteja sempre atento à lei da oferta e procura.

Mais que fórmulas, use um sistema que te ajude

Sabemos que as fórmulas podem te ajudar na hora de apurar os custos de um produto, mas com Omie, você pode muito mais!

 

Com Omie a apuração dos custos dos produtos fica mais fácil

Sabemos que poucos centavos podem significar a diferença na hora de conquistar a venda e o cliente e, ao mesmo tempo, representar um prejuízo na margem de lucro aplicada/esperada.

Com Omie você consegue acompanhar de perto o custo do seu produto, basta acessar o sistema e entrar no cadastro para visualizar a evolução de custo médio contábil dos últimos 18 meses.

No sistema Omie você ainda consegue calcular o CMC (Custo Médio Contábil) dos produtos e mercadorias, conforme determina a legislação do imposto de renda, em função das compras feitas no estoque.

E mais!

É possível indicar se os valores do frete e seguro devem fazer parte do custo da entrada ou não!

Se quiser saber mais sobre essa funcionalidade, clique aqui.

 

Vimos que saber apurar os custos dos produtos é vital para sua empresa, por isso tenha um sistema que te ajude a fazer isso de forma rápida e eficiente, transformando as complicações dos cálculos em um diferencial de negócio.

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