Boletim IODE-PMEs mensal: confira as atualizações de março

PMEs crescem 8,9% YoY em fevereiro, puxadas pelas atividades de Infraestrutura e Serviços.

22/Mar/2022
Relatório IODE

O IODE-PMEs é usado como um termômetro econômico de todas as empresas que possuem um faturamento anual de até R$50 milhões e compõem um dos cinco setores: Indústria, Serviços, Agropecuária, Infraestrutura e Comércio. 

Antes de falarmos sobre o boletim de março, vamos te explicar um pouco sobre o Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs). Para que você entenda, durante a criação do IODE-PMEs, foram analisados dados de forma agregada e anônima de mais de 90 mil clientes, correspondendo a 622 subclasses de CNAEs de 1.332 existentes. 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre esse índice, confira abaixo alguns dados relevantes.

Segundo as aberturas setoriais do IODE-PMEs, o crescimento do índice em fevereiro frente ao mesmo período do ano anterior foi puxado pelo avanço da movimentação financeira real nos setores de Infraestrutura (+17,7%, ante fev./21), Serviços (+12,6%), Comércio (+11,7%) e Indústria (+9,6%). Assim como ocorreu em janeiro, a única exceção no período foi o segmento Agropecuário, que seguiu com

movimentação financeira abaixo dos níveis de 2021 no último mês (-8,1%).

Esse movimento aconteceu, principalmente, por causa do avanço das atividades de serviços como agências de viagens, operadores turísticos, serviços de reservas, alojamento e alimentação. Sendo esses grupos os que mais sofreram com o período de pandemia que gerou grande impacto na economia brasileira. 

No Comércio, é possível observar o crescimento das atividades no atacado e no varejo no primeiro bimestre de 2022 na comparação anual. Por outro lado, o segmento “Comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas” registrou retração na mesma base de comparação. 

Especificamente no varejo, apesar do bom desempenho do setor como um todo, algumas atividades específicas já mostram uma queda na margem nos últimos meses, diante da manutenção de um ambiente macroeconômico desafiador para o consumo, tais como:

  • “Comércio varejista de livros”;
  • “Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação”;
  • “Comércio varejista de tintas e materiais para pintura”;
  • “Comércio varejista de lubrificantes”. 

Esse movimento é semelhante no setor industrial. Se, por um lado, a atividade de transformação como um todo mostra crescimento em termos anuais, algumas atividades muito afetadas pela trajetória das taxas de juros já mostram tendência de diminuição na margem no período recente, e são elas:

  • “Fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos”;
  • “Fabricação de equipamentos de transporte”;
  • “Fabricação de produtos químicos”.

Por fim, o setor Agropecuário segue destoando dos demais segmentos, e apesar do avanço da atividade de “Produção florestal”, as PMEs alocadas no segmento “Agricultura, pecuária e serviços relacionados” seguem operando com nível de 

movimentação financeira real abaixo dos patamares do ano anterior.

Dados de crescimento de PMEs em fevereiro

  • Dentre os setores monitorados, Infraestrutura e Serviços tiveram melhor desempenho, com +17,7% e +12,6% ante fev./21, respectivamente;
  • Comparativamente ao período pré-pandemia, observamos que as PMEs brasileiras estão operando com um nível médio de movimentação financeira real mais elevado nos últimos meses;
  • Juros em níveis mais elevados e inflação pressionada começam a afetar algumas atividades na indústria e no varejo, mas no geral as PMEs sustentam a trajetória de recuperação no início de 2022.

De modo geral, esses são alguns dados relevantes para destacarmos no boletim IODE-PMEs do mês de março. Use essas informações para acelerar o crescimento da sua empresa e garantir mais esforço da operação e um planejamento excelente e cada vez mais assertivo.

Quer saber mais sobre o IODE-PMEs e o que é? Temos um artigo completo que vai te mostrar como surgiu a ideia desse indicativo e vários outros dados. Aproveite e inscreva-se no site para acessar o e-book completo do IODE-PMEs e o boletim de março: www.omie.com.br/indice-economico.

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas