BPO X consultoria X assessoria financeira: entenda as diferenças

Conheça as principais diferenças entre BPO x Consultoria e Assessoria Financeira. Leia o artigo!

03/Dez/2021
Finanças

Os desafios enfrentados por empreendedores estão relacionados aos mais diversos assuntos, e poder contar com uma assessoria financeira pode fazer a diferença em aspectos importantes e para o desenvolvimento da marca.

A gestão administrativa de um empreendimento, qualquer que seja a finalidade, possui obstáculos que devem ser superados a cada dia. 

O próprio mercado consumidor apresenta novidades constantemente, e quem não está atualizado pode se perder comercialmente.

Como abrir espaço para a concorrência nunca deve estar nos planos de qualquer empreendedor que acredita naquilo que faz, saber delegar tarefas e contar com serviços especializados é fundamental para o desenvolvimento do negócio. 

Isso envolve a contratação de serviços terceirizados, deixando sob a responsabilidade destes profissionais especializado os serviços que precisam de profissionalismo, fazendo com que o dia não seja impactado, visto que é possível focar nas atividades fins da empresa e acompanhar os serviços feitos pelas assessorias ou terceirizadas.

Contudo, é preciso entender as diferenças entre cada um dos modelos de serviço que podem ser contratados, identificando se para o negócio é melhor contratar uma empresa responsável pela atividade ou alguém para orientar sobre o serviço, por exemplo.

Modelos de terceirização para setor financeiro

A gestão empresarial possui nuances que demandam conhecimento estratégico de pontos significativos. Isso vai desde a contratação de profissionais diretos, até empresas que prestam os serviços de forma terceirizada.

As fabricantes de equipamentos industriais, por exemplo, e que não possuem capital para montar um setor dedicado às atividades financeiras, têm como solução a terceirização de processos burocráticos e voltados para a contabilidade. 

Nesse caso específico, 3 modelos se destacam, sendo: BPO (Business Process Outsourcing), a consultoria imediata e a assessoria financeira contínua. 

Como são diferentes processos e as responsabilidades variam, é importante entender cada um desses modelos de serviços que podem ser terceirizados no setor financeiro. 

A ideia principal, em qualquer categoria, é promover a produtividade no dia a dia empresarial.

  1. Assessoria contábil apresenta soluções

A contratação de profissionais terceirizados na área de assessoria contábil tem como objetivo prestar serviço em projetos que ajudam nas melhorias processuais na rotina empresarial. 

Os serviços voltados para a área de assessoria contábil estão próximos à regulamentação de obrigações tributárias, como impostos e taxas regulares.

No entanto, há outras tarefas que podem ser executadas por assessores contábeis, como:

  • Análise e identificação de dados;
  • Controle de movimentação financeira;
  • Interpretação do mercado capital;
  • Tomada de decisões junto à gestão.

A partir de todo o aspecto financeiro de uma empresa, a equipe responsável pela assessoria contábil auxilia na expansão das atividades propostas, visando o crescimento no mercado em que atua. 

É o caso, por exemplo, de uma academia com natação zona norte sp que irá abrir novas franquias pelo estado. 

Para que essa expansão dê certo, tudo deve ser realizado de maneira planejada, visando a sustentabilidade financeira como principal função nos propósitos empresariais e corporativos para garantir a presença competitiva no segmento atendido.

  1. BPO financeiro para melhoria de processos

A contratação de terceiros que trabalham na área de BPO permite que funções internas, porém paralelas às finalidades de uma empresa, possam ser transferidas para escritórios ou profissionais capacitados. 

A empresa pode até mesmo nomear um representante oficial da organização, dependendo da situação em que é preciso garantir que as responsabilidades financeiras sejam necessárias. 

A contratação de uma empresa que gerencia sob o modelo de BPO se mostra vantajoso quando trata da redução de custos com um setor importante.

Isso ocorre pelo foco direcionado para a produtividade das atividades corporativas para atender a demanda de mercado.

Outra vantagem que vale destacar sobre a contratação de terceiros que atuam com BPO está no acompanhamento de leis e normas que são atualizadas de forma constante. 

Vale destacar que isso pode ser direcionado a empresas que trabalham com administradora de condominios residenciais, construção de imóveis e agentes imobiliários, entre outros segmentos produtivos disponíveis no mercado

A presença de uma equipe voltada para esse tipo de tarefa permite que resoluções internas sejam voltadas para profissionais capacitados, que utilizam ferramentas apropriadas para serviços fiscais e contábeis. 

Além disso, há cadastros que precisam ser formalizados, assim como obrigações extemporâneas e fiscalizações pertinentes que garantem a autonomia empresarial e regularização junto ao poder público e organizações relativas à natureza organizacional.

  1. Consultoria ajuda na identificação de problemas

A partir do momento que uma empresa apresenta um problema, e ele não é identificado de maneira imediata, o mais adequado é contratar um serviço de consultoria financeira para evitar o pior. 

Em muitos casos, um problema financeiro pode se agravar de forma escalonada, levando até mesmo negócios que teoricamente são mais estáveis, como é o caso de um veterinário 24h, à falência.

Profissionais que atuam como consultores trabalham com a finalidade de identificar os problemas, e apresentar soluções plausíveis e que ajudam em questões financeiras primordiais.

Sob determinados aspectos, até mesmo em particularidades voltadas para aprimoramento de colaboradores, o trabalho de consultoria pode ser essencial. 

Assim, fica mais fácil tratar de ajustes pontuais dentro da engrenagem que se forma em uma rotina empresarial. 

Diferenças entre soluções financeiras

Para que não haja dúvidas sobre qualquer tipo de dúvida, é preciso esclarecer as diferenças entre Assessoria Financeira, BPO voltado para as finanças e consultoria contábil.

A assessoria serve para as empresas que identificaram os problemas relacionados ao setor financeiro, e por isso precisam de um serviço específico para apresentar soluções específicas quanto à situação que se apresenta.

O BPO ajuda nas melhorias processuais, além de garantir a redução de custos dentro da empresa. 

Dessa forma, a abrangência dos serviços pode ser direcionada para uma empresa especializada no setor financeiro, com diversos profissionais à disposição a um custo fixo.

A empresa que não sabe qual o problema financeiro, mas atenta para pontos contábeis que estão fora do padrão, precisam buscar ajuda de uma consultoria. 

De qualquer maneira, é importante contar com profissionais especializados, pois eles podem proporcionar diversos benefícios para toda a empresa.

Terceirização de setor financeiro atrai benefícios

As empresas adotam estratégias que visam melhorar a gestão de negócios, utilizando modelos específicos de serviços terceirizados. 

No caso do setor financeiro, isso pode proporcionar diversos benefícios, sempre visando a qualidade dos serviços e a agilidade em processos produtivos. 

A seguir serão apresentados 4 benefícios que podem ser aproveitados conforme a escolha entre assessoria financeira, BPO ou consultoria empresarial.

  1. Compra de equipamentos como parte de investimento

Uma empresa que conta com serviços terceirizados voltados para o setor financeiro pode identificar as oportunidades de negócios mais fácil. 

Isso significa que o valor investido em uma bomba albacete na academia de um dos exemplos anteriores pode proporcionar maior qualidade e diferenciais. 

Do mesmo modo, a compra de equipamentos modernos e atualizados ajuda na automação produtiva de um escritório, seja qual for a finalidade de atendimento ao público-alvo, também sendo um fator a ser avaliado. 

A assessoria contábil ou a consultoria financeira podem apontar os prós e contras de uma compra, e assim determinar de forma justificada o investimento de capital em equipamentos. 

Até mesmo o treinamento de pessoal pode ser uma forma de se garantir em evidência no mercado.

  1. Prestação de serviços com autoridade

Outro benefício relacionado aos serviços de contabilidade terceirizados está no foco em aprimoramento sobre as finalidades da empresa.

Dessa forma, os profissionais que fazem elaboração de PGR para atender a requisitos relacionados a normas de segurança podem se dedicar à minimização, monitoramento e controle dos riscos aparentes, e aqueles que podem surgir ao longo do tempo.

Com isso, o setor financeiro fica sob a responsabilidade de um pessoal capacitado que dedica todo o tempo às burocracias evidentes sobre os números que envolvem capital, multas, impostos e taxas recorrentes. 

  1. Redução de custos operacionais

A contratação de funcionários para trabalhar em uma empresa requer encargos que pesam no orçamento. 

Mês a mês são muitos tributos devidos e, dependendo da situação, fica impraticável para pequenas e médias empresas que têm potencial, mas não podem arriscar o investimento nesse modelo de contratação.

Sendo assim, a melhor solução está na terceirização de serviços prestados por um escritório de contabilidade, e assim contar com diversos profissionais à disposição, com um custo relativamente baixo, em comparação com a contratação direta.

A contratação de uma empresa que atua no setor de BPO financeiro inclui diversos benefícios dentro de um único contrato, entre os quais:

  • Ações trabalhistas;
  • Férias remuneradas;
  • Rescisão contratual;
  • Salário mensal.

Os custos se ajustam à realidade empresarial, mantendo um equilíbrio fiscal e financeiro junto às normas trabalhistas e entidades de classe, assim como sindicatos de empregados.

  1. Otimização e precificação de produtos e serviços

Mais um benefício que vale destacar é a versatilidade quanto à otimização e precificação sobre os produtos e serviços voltados para o público consumidor. 

Com a apresentação de planilhas de custos, é possível precificar de forma mais justa e competitiva os serviços de empresa terceirizada controlador de acesso, por exemplo. Ou, então, uma lanchonete ou restaurante pode identificar valores sobre matéria-prima, mão de obra e custo final para o consumidor.

Os serviços terceirizados prestados por assessorias, organizações BPO e consultorias devem fazer parte do dia a dia de uma empresa, de qualquer forma, em todos os momentos.

Conclusão

Quando se trata da terceirização de qualquer serviço dentro do ambiente corporativo ou empresarial, é preciso enxergar esses benefícios de forma ampla e completamente abrangente. 

Para os empreendedores, é possível manter o foco sobre o core business, ou seja, nas finalidades da empresa junto ao mercado que se atende. 

A dedicação voltada para os negócios comerciais se tornam centralizadores, enquanto tarefas burocráticas e, ainda assim, muito importantes, ficam sob a responsabilidade de profissionais capacitados. 

Por fim, quando as decisões são compartilhadas, seguindo todos os protocolos para melhor atender a demanda e melhor aperfeiçoamento da gestão. Isso permite alcançar os objetivos propostos, em meio a todo o planejamento que leva ao resultado final.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas