Entrevista online: como entrevistar uma pessoa à distância?

Dicas e ferramentas: tudo que você precisa saber para ter uma conversa produtiva em tempos de crise

13/Mai/2020
Empreendedorismo

A pandemia do coronavírus atingiu o mundo todo. Bilhões de pessoas sofrem as consequências do distanciamento social e da crise econômica atual.

Pensando em medidas eficazes contra a doença, a ação imediata tomada pelos governantes foi a imposição do isolamento social, fator que antecipou hábitos os quais possivelmente levariam anos para ganhar escala e serem aceitos de forma tão repentina e necessária.

Saber se adaptar a este cenário e encontrar formas de driblar essa situação de maneira segura e responsável é imprescindível para as empresas que querem passar por esse período e sobreviver no mercado pós-crise.

O trabalho, o aprendizado, a ginástica, a sessão de terapia, dentre outras formas de lazer, foram levados para dentro de casa e hoje são encarados como uma nova descoberta. Para muitos, novos hábitos serão incorporados e praticados.

Inúmeras empresas descobriram que o home-office pode ser muito mais produtivo e eficaz e, o mais importante, pode gerar uma redução de custos para quem contrata, e qualidade de vida para quem exerce.

Segundo uma pesquisa feita pela Global Workplace Analytics, Owl Labs, OIT e Talenses, mesmo antes da pandemia, muitas organizações já adotavam o home-office para seus funcionários. Cerca de 56% das companhias do mundo permitiam o trabalho remoto e, assim, 1,8 bilhão de trabalhadores já podiam trabalhar de casa ao menos uma vez na semana.

No Brasil, em 2018, 45% das empresas adotavam um esquema de teletrabalho. Atualmente, devido à COVID-19, esse número aumentou consideravelmente e a adoção do home-office vem causando uma disrupção na mentalidade de funcionários e gestores em relação a como o trabalho e o dia a dia devem funcionar.

Levando em consideração este novo cenário, muitas empresas adotaram as entrevistas online como uma prática recorrente para se manterem próximas dos seus clientes e até mesmo do seu próprio time.

Mas como se preparar para ser entrevistado ou entrevistar uma pessoa online? Neste artigo, daremos algumas dicas importantes para que a entrevista ou reunião online funcione. Falaremos do ambiente, de ferramentas, postura e muito mais.

 

Principais dicas para uma entrevista online de sucesso

 

Objetivo da entrevista

Conhecer o motivo da entrevista é fundamental para se preparar e não ser surpreendido. É também uma oportunidade de se aprofundar no assunto que será discutido e transformar essa entrevista online em um momento rico em conteúdo.

 

Teste os equipamentos e a conexão

Escolher o equipamento, verificar se está com a bateria carregada, testar câmera e conexão, podem parecer pontos óbvios de serem feitos, mas acredite, na hora, muitos esquecem do básico. P

Portanto, separe com antecedência tudo o que irá precisar, verifique o microfone e evite qualquer problema técnico na sua máquina. Em uma entrevista online, assim como na presencial, pontualidade é imprescindível. Não deixe nenhuma dessas coisas te atrapalhar.

 

Plano B

Tenha sempre um plano B, isso vai te acalmar e te dar mais segurança. Mesmo que você tenha testado tudo anteriormente, não confie 100% na tecnologia. Por isso, se não tiver nenhum outro equipamento para deixar de backup, lembre-se que muitas ferramentas de entrevistas online podem ser utilizadas pelo celular, ele pode ser um grande aliado caso as coisas não saiam exatamente como planejou.

 

Escolha um local adequado

Procure um lugar onde possa se concentrar e onde você seja o centro da atenção. Evite lugares barulhentos, com pouca iluminação, lugares bagunçados e com um plano de fundo peculiar.

Se estiver na sua casa, procure por um ambiente onde se sinta à vontade, longe dos ruídos da rua e de outras pessoas, e é claro, esteja sempre em um local onde tenha uma conexão estável.

 

O que vestir

Trate a entrevista online exatamente da mesma forma como seria a presencial. Vista-se adequadamente e se preocupe com a aparência. Mesmo na sua casa, se trata de uma ocasião profissional.

 

Evite distrações

Escolha um ambiente tranquilo e certifique-se que não será interrompido. Desligue a TV, não entre em redes sociais, evite chats e tudo o que pode atrapalhar sua atenção e seu raciocínio.

 

Fique atento à linguagem corporal

Mesmo que não esteja falando com o entrevistador, a sua linguagem corporal faz toda a diferença. É importante que mantenha a postura, o contato visual, que sorria, que controle os movimentos corporais, principalmente das mãos. Não debruce na mesa, não boceje. Mostre interesse e atenção enquanto o outro fala.

  

Tenha tudo ao alcance das mãos

Evite ficar se levantando o tempo todo em busca de objetos que talvez precise ao longo da entrevista. Seja precavido e antes de se conectar, deixe tudo separado e próximo a você. Lembre-se sempre de ter papel e caneta acessíveis, para caso precise fazer alguma anotação. Isso pode ser mais prático do que ficar alternando os programas no computador durante a entrevista. Também deixe sempre por perto um copo d’água.

 

Conheça as principais ferramentas para entrevistas online

Google Hangouts Meet

Mesmo que você não tenha uma conta no Google, é possível utilizar esta ferramenta. Basta enviar o link da chamada para qualquer pessoa. A plataforma é gratuita e está integrada às outras ferramentas do Google.

 

Zoom

Como a maioria das outras ferramentas, o Zoom possui duas versões, a paga e a gratuita. É uma das ferramentas mais utilizadas no meio digital devido a sua facilidade de uso e a quantidade de benefícios que entrega na versão free.

 

Skype

Talvez uma das ferramentas mais populares para videochamadas. Certamente você já usou ou ouviu a respeito. Sua versão é gratuita e sua plataforma pode ser acessada por celular ou computador.

 

Wheraby

É uma solução prática para quem busca por entrevistas e reuniões pequenas e gratuitas. Basta criar um link personalizado e compartilhar com o entrevistado. Seu acesso pode ser feito por dispositivos móveis e por computadores. As conversas são seguras e as salas de reuniões fechadas e exclusivas.

 

UberConference

Com essa ferramenta gratuita você pode realizar entrevistas online por até 45 minutos. Você pode compartilhar sua tela, a qualidade de áudio é garantida e o vídeo é em HD. O acesso remoto pode ser feito pelo seu computador, tablet ou celular.

 

Descubra outras ferramentas e facilidades para o home-office no nosso Guia do Trabalho Remoto

 

Agora que você sabe quais são as principais dicas e ferramentas para entrevistar uma pessoa ou ser entrevistado de forma online, deixe seu comentário e nos conte como foi sua experiência. Nós da Omie estamos aqui para te ajudar a melhorar suas experiências durante esse período de crise. Conte com a gente!

Fale com um de nossos consultores e entenda como Omie ERP também pode te ajudar a organizar o seu trabalho remoto.

Leia mais sobre as vantagens em adotar um ERP online e fique por dentro

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas