Entrevista online: como entrevistar uma pessoa à distância?

Precisa realizar alguma entrevista online e não sabe como? Confira no blog da Omie todas as dicas para aderir a essa novidade da melhor forma!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

A pandemia do coronavírus trouxe o distanciamento social e é um dos principais responsáveis pela crise econômica atual. E por isso, o governo decidiu tomar medidas eficazes contra a doença, principalmente o isolamento social. A partir disso, no mercado de trabalho, é fundamental se adaptar e aderir à entrevista online com os candidatos.‍

Saber se adaptar a este cenário e encontrar formas de driblar essa situação de maneira segura e responsável é imprescindível para as empresas que querem passar por esse período e sobreviver no mercado pós-crise.‍

O trabalho, o aprendizado, a ginástica, a sessão de terapia, dentre outras formas de lazer, foram levados para dentro de casa e hoje são encarados como uma nova descoberta. Para muitos, novos hábitos serão incorporados e praticados.‍

Inúmeras empresas descobriram que o home-office pode ser muito produtivo e eficaz e, o mais importante, pode gerar uma redução de custos para quem contrata com entrevista por videoconferência, e qualidade de vida para quem exerce.‍

Segundo uma pesquisa feita pela Global Workplace Analytics, Owl Labs, OIT e Talenses, mesmo antes da pandemia, muitas organizações já adotavam o home-office para seus funcionários. Cerca de 56% das companhias do mundo permitiam o trabalho remoto e, assim, 1,8 bilhão de trabalhadores já podiam trabalhar de casa ao menos uma vez na semana.‍

No Brasil, em 2018, 45% das empresas tinham um esquema de teletrabalho. Atualmente, devido à COVID-19, esse número aumentou consideravelmente e a adoção do home-office causou uma disrupção na mentalidade de funcionários e gestores em relação a como o trabalho e o dia a dia devem funcionar.

Levando em consideração este novo cenário, muitas empresas adotaram o uso da entrevista online como uma prática recorrente para se manterem próximas dos seus clientes e até mesmo do seu próprio time.‍

Mas, como agir em uma entrevista ou fazer uma entrevista online? Neste artigo, daremos algumas dicas importantes para que a entrevista ou reunião online funcione bem para todos. Acompanhe a seguir e boa leitura.

Principais dicas para uma entrevista online de sucesso

Objetivo da entrevista

Conhecer o motivo da entrevista é fundamental para se preparar e não ser surpreendido. É também uma oportunidade de se aprofundar no assunto que será discutido e transformar essa entrevista online em um momento rico em conteúdo.

Teste os equipamentos e a conexão

Escolher o equipamento, verificar se está com a bateria carregada, testar câmera e conexão, podem parecer pontos óbvios de serem feitos, mas acredite, na hora, muitos esquecem do básico. ‍

Portanto, separe com antecedência tudo o que irá precisar, verifique o microfone e evite qualquer problema técnico na sua máquina. Em uma entrevista online, assim como na presencial, pontualidade é imprescindível. Não deixe nenhuma dessas coisas te atrapalhar.

Plano B

Tenha sempre um plano B, isso vai te acalmar e te dar mais segurança. Mesmo que você tenha testado tudo anteriormente, não confie 100% na tecnologia. Por isso, se não tiver nenhum outro equipamento para deixar de backup, lembre-se que muitas ferramentas de entrevistas online podem ser utilizadas pelo celular, ele pode ser um grande aliado caso as coisas não saiam exatamente como planejou.

Escolha um local adequado

Procure um lugar onde possa se concentrar e onde você seja o centro da atenção. Evite lugares barulhentos, com pouca iluminação, lugares bagunçados e com um plano de fundo peculiar. Se estiver na sua casa, procure por um ambiente onde se sinta à vontade, longe dos ruídos da rua e de outras pessoas, e é claro, esteja sempre em um local onde tenha uma conexão estável.

O que vestir

Essa é uma das dicas para entrevista de emprego online mais desejadas.  Por isso, trate a entrevista online exatamente da mesma forma como seria a presencial. Vista-se adequadamente e se preocupe com a aparência. Mesmo na sua casa, esta é uma ocasião profissional.

Evite distrações

Escolha um ambiente tranquilo e certifique-se que não será interrompido. Desligue a TV, não entre em redes sociais, evite chats e tudo o que pode atrapalhar sua atenção e seu raciocínio.

Fique atento à linguagem corporal

Mesmo que não esteja falando com o entrevistador, a sua linguagem corporal faz toda a diferença. É importante que mantenha a postura, o contato visual, que sorria, que controle os movimentos corporais, principalmente das mãos. Não debruce na mesa, não boceje. Mostre interesse e atenção enquanto o outro fala.

Tenha tudo ao alcance das mãos

Evite ficar se levantando o tempo todo em busca de objetos que talvez precise ao longo da entrevista. Seja precavido e antes de se conectar, deixe tudo separado e próximo a você.

Lembre-se sempre de ter papel e caneta acessíveis, para caso precise fazer alguma anotação. Isso pode ser mais prático do que ficar alternando os programas no computador durante a entrevista. Também deixe sempre por perto um copo d’água.

Conheça as principais ferramentas para entrevistas online‍

Google Hangouts Meet

Mesmo que você não tenha uma conta no Google, é possível utilizar esta ferramenta. Basta enviar o link da chamada para qualquer pessoa. A plataforma é gratuita e está integrada às outras ferramentas do Google.

Zoom

Como a maioria das outras ferramentas, o Zoom possui duas versões, a paga e a gratuita. É uma das ferramentas mais utilizadas no meio digital devido a sua facilidade de uso e a quantidade de benefícios que entrega na versão free.

Skype

Talvez uma das ferramentas mais populares para videochamadas. Certamente você já usou ou ouviu a respeito. Sua versão é gratuita e sua plataforma pode ser acessada por celular ou computador.

Wheraby

É uma solução prática para quem busca por entrevistas e reuniões pequenas e gratuitas. Basta criar um link personalizado e compartilhar com o entrevistado. Seu acesso pode ser feito por dispositivos móveis e por computadores. As conversas são seguras e as salas de reuniões fechadas e exclusivas.

UberConference

Com essa ferramenta gratuita você pode realizar entrevistas online por até 45 minutos. Você pode compartilhar sua tela, a qualidade de áudio é garantida e o vídeo é em HD. O acesso remoto pode ser feito pelo seu computador, tablet ou celular.

E para quem trabalha no RH da empresa, vale agendar entrevista por telefone ou e-mail. Dessa forma você consegue passar todas as informações necessárias como data e hora da entrevista e proporciona mais segurança ao entrevistado.

Agora que você sabe como agir em uma entrevista de emprego virtual e quais são as principais dicas e ferramentas para entrevistar uma pessoa ou ser entrevistado de forma online, teste essa experiência.

E para organizar ainda mais a sua empresa e o trabalho remoto da sua equipe, é muito importante contar com um ERP completo e eficiente. Conheça todas as vantagens que o software de gestão Omie pode trazer para o seu negócio, desde a automatização dos processos até a melhoria na produtividade.

5ea7483453f6e3aacf684b75 CTA fale com consultor 2 1
Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Saiba o que é e entenda como funciona o Prazo Médio de Recebimento (PMR) e como calcular o da sua
DACTE
Entenda o que é DACTE e garanta legalidade e transparência nas operações de transporte de forma simplificada com este guia!
on-premise
Sistema on-premise vs. nuvem: compreenda diferenças e funcionamento.