Como evitar as pedras no caminho da gestão comercial

Saiba como aumentar as vendas da sua empresa acabando com alguns problemas da gestão comercial

26/Nov/2021
Omie Store

A rotina da gestão comercial em uma empresa é sempre uma montanha-russa de desafios, onde os vendedores estão acostumados a matar um leão por dia para que a meta seja entregue no final do mês.

Como tudo na vida, sempre há formas de facilitar os processos e dar agilidade ao seu vendedor, para que ele foque na venda, no resultado e ganhe na produtividade.

Uma das melhores formas de evitar problemas é investindo em um força de vendas, com ele você consegue organizar sua operação comercial, automatizando da emissão dos pedidos ao faturamento, integrado ao seu ERP.

Por isso, neste artigo, resolvemos abordar algumas das principais dificuldades encontradas pelo vendedor no dia a dia e como essa ferramenta pode ajudá-lo.

O pedido é enviado para o ERP no momento da venda

Você sabe enumerar quantas vezes teve problemas na sua produção ou entrega porque os vendedores acumularam os pedidos para o final do mês ou para um dia específico da semana?

Essas questões geralmente acontecem, pois enviar o pedido ao faturamento não é algo automatizado. Além disso, muitas vezes, o pedido ainda é tirado no talão, para então ser repassado ao sistema, o que gera retrabalho.

Investir em uma ferramenta de força de vendas que integre com o seu ERP é chave para esse problema. Assim, seu vendedor terá acesso à tabela de preço de cada cliente, promoções e produtos em destaque na palma da mão, oferecendo agilidade na emissão do pedido. É importante buscar por uma solução que seja fácil, intuitiva e esteja disponível para IOS e Android. Assim, a instalação do aplicativo, bem como a compatibilidade com os smartphones, será melhor

Além disso, é essencial que o sistema funcione online e offline. Pois, com as informações atualizadas em tempo real ao emitir o pedido, ele será enviado diretamente para o faturamento. E, caso esteja sem internet, o envio será automático ao se conectar.

Atualização em tempo real da tabela de preços

Todo mundo já viveu aquele mês em que fechar as vendas parece quase impossível. Então, a equipe comercial decide fazer uma promoção na última semana para salvar a meta. Como você comunica isso para sua equipe? E-mail, WhatsApp ou grupo interno?

Talvez essas não sejam as formas mais eficazes. Afinal, existe uma grande chance de algum vendedor não ver ou até esquecer na hora de abordar.

Nesse sentido, nossa dica é investir em um sistema que atualize as políticas comerciais em tempo real.Só assim sua empresa terá certeza que o vendedor está aplicando a tabela de preço mais atual para o cliente. Além disso, busque por uma ferramenta que limite o percentual de desconto, para não ter aquela surpresa com a margem de algum pedido. Avalie também a possibilidade de trabalhar com um saldo flex! Assim, a responsabilidade do desconto será do seu vendedor:ele poderá fazer a gestão e definir a melhor estratégia.

Redução dos custos com erros no faturamento

Você já fez um levantamento do custo que sua empresa tem com pedidos enviados errados? Essa é uma realidade muito comum, principalmente em empresas que possuem o processo de emissão de pedidos manual.

Lamentavelmente, quanto mais manual, mais erros são passíveis de acontecer. Por isso, automatizar é chave para reduzir falhas e, consequentemente, os custos. Quanto mais intuitivo e fácil é para seu vendedor vender, mais você ganha.

Além disso, ao integrar com o ERP, sua equipe de faturamento passa a ter um papel mais analítico, já que a digitalização do pedido o força de vendas faz sozinho. Assim, podem analisar se está tudo certo e enviar para produção.

Acompanhar os cliente que seu vendedor visita

Por acaso já recebeu uma ligação de algum cliente comentando que o vendedor não apareceu mais para uma visita ou percebeu que as vendas reduziram sem motivo aparente?

Uma forma de controlar essa situação é através de uma ferramenta de check-in e check-out. Dessa forma, você consegue acompanhar os atendimentos realizados pelos seus vendedores, mensurar a capacidade de atendimento por dia e saber se a rota é eficiente ou não.

Ainda, você consegue ter um controle total da sua equipe e fazer pontos de melhoria para ganhar em produtividade.

Gestão atualizada em tempo real

Você já sentiu que é difícil tomar decisões por não ter as informações atualizadas em tempo real e de maneira fácil?

Se essa é a sua realidade, nossa dica é investir em uma ferramenta que entregue a funcionalidade de indicadores comerciais, que são atualizados conforme os pedidos são realizados e que permite ser personalizado conforme sua necessidade.

É importante que esses indicadores tenham:

● evolução das vendas;

● carteira de clientes;

● quantidade ou vendido por produto;

● curva abc de clientes;

● mapa da carteira por região, entre outros.

É aquela máxima: informação nunca é demais — e ela vai ajudar você a tomar as melhores decisões para atingir a meta no final do mês.

Todos os problemas apresentados anteriormente podem ser resolvidos com um força de vendas. Nossa indicação é a Mercos, nossa parceira quando se trata da solução — e também para e-commerce B2B. Com a automatização da sua operação comercial integrada ao Omie, você verá,na prática,sua empresa ganhando produtividade e potencializando as vendas.

Waldir Rozendo

Gerente de parcerias da Mercos, especialista em gestão de canais e vendas B2B. Adoro conhecer processos comerciais de diferentes empresas e descobrir como melhorá-los e potencializar as vendas.

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