Como lidar com a inadimplência

Os desafios diários da contabilidade e qual a melhor forma de reduzir a inadimplência

26/Jul/2022
Contabilidade

Os contadores têm uma das funções mais importantes em qualquer negócio – afinal, são eles que ajudam a acompanhar os registros financeiros de uma organização, o que é crucial para seu sucesso. No entanto, as constantes mudanças no setor contábil tornam a contabilidade um trabalho extremamente desafiador.

Novas tecnologias chegam ao mercado com o intuito de otimizar processos, a concorrência cresce a cada dia e o profissional precisa encontrar formas de se manter atualizado e relevante para seguir atraindo novos clientes. Aliada a tudo isso, a inadimplência tem sido um problema que constantemente pesa na rotina da área.

É muito comum ouvir contadores desabafando sobre clientes que não cumprem os prazos de pagamento, o que atrasa e prejudica todo o processo do profissional que se dedica para manter as finanças de seu cliente em dia. Com isso, acabam sendo colocados em situações desagradáveis de cobrança por um serviço de qualidade prestado.

Pensando nisso, separamos algumas dicas bem úteis para você. Confira! 

4 dicas para ajudar a reduzir a inadimplência

Não tenha receio de cobrar

Saber manter as condições acordadas no contrato é um ponto que o cliente sempre valoriza muito, mas trata-se de algo que precisa ser respeitado pelos dois lados. Por isso, é muito importante estar sempre atento ao prazo de vencimento de seus honorários, e realizar a cobrança é um ponto crucial para evitar atrasos.

O ideal é que exista no seu escritório um profissional responsável pela cobrança que tenha uma boa argumentação e que saiba, além de negociar, fazer uma abordagem sempre amistosa. Lembre-se: recebe primeiro aquele que é lembrado. Portanto, antecipe-se e cobre para evitar problemas no futuro.

Não mantenha clientes ruins

Sabe aquele cliente que some na hora de pagar? Aquele que sempre inventa desculpas para prorrogar o prazo? O que paga, mas sempre muito atrasado e depois de muita cobrança e dor de cabeça? É necessário por parte do empresário entender bem o perfil das pessoas para as quais presta serviço.

Certos padrões nunca mudam, e é sempre bom avaliar se vale a pena seguir trabalhando para alguém que traz mais problemas do que soluções. Muitas vezes, é melhor dispensar o cliente e focar em trazer um que cumpra todas as condições impostas no contrato dentro dos prazos corretos do que gastar o seu tempo e o de sua equipe com um mau pagador. Mesmo que seja difícil, desapegue e siga em frente, pois será melhor para seu negócio. 

Avalie bem o cliente antes de aceitá-lo

É muito comum encontrar clientes que procuram o serviço, mas já chegam trazendo propostas financeiras abaixo do padrão do escritório ou condições com as quais você não está acostumado a trabalhar. Nessas situações, um erro que sempre acontece é aceitar a oferta e deixar para pensar depois em como executar tudo o que foi pedido. Essa é uma jogada muito perigosa porque pode gerar uma desestabilização em sua saúde financeira no futuro. 

Para evitar problemas assim, é muito simples: faça um questionário padrão e, em uma reunião com o cliente, avalie se você quer prestar serviço para ele e se ele se encaixa no perfil da sua empresa. Se os pré-requisitos não forem preenchidos, é melhor recusar e se poupar de problemas. Saiba priorizar o seu negócio e seja mais seletivo. 

Tenha um sistema de gestão para organizar seu negócio

A tecnologia hoje coloca à nossa disposição soluções que podem facilitar a rotina, e devemos saber aproveitá-las. Um bom software pode te ajudar a fazer lançamentos e cobranças, emitir notas fiscais e boletos, além de contribuir para a organização de seu fluxo de caixa, deixar a comunicação entre as duas partes mais próxima e fluída e ainda reduzir o tempo gasto com faturamentos. 

Otimização de tempo deve ser sempre uma prioridade, visto que com mais tempo disponível você consegue atender mais clientes e, consequentemente, gerar mais lucro para seu escritório. Foi pensando em ajudar na gestão completa de sua empresa que o Omie foi criado!

Como o Omie para contadores pode ajudar sua empresa?

Omie é um software que ajuda no gerenciamento de finanças e possibilita que os provedores de serviços se concentrem naquilo em que são melhores: fornecer serviços excelentes aos seus clientes de forma tranquila e organizada. A Omie oferece uma plataforma SaaS que permite automatizar suas tarefas de contabilidade e realizar o gerenciamento financeiro, tornando a rotina dos contadores mais fácil.

O principal objetivo é oferecer um serviço completo, que aprimore ainda mais sua gestão financeira para reduzir e controlar a inadimplência. Confira abaixo algumas das funcionalidades do nosso software:

  • Gestão financeira completa do escritório contábil;
  • Alertas de vencimento pré-vencimento do boleto;
  • Relatórios personalizáveis para poder acompanhar a inadimplência;
  • Conciliação bancária automática;
  • Controle de contas a pagar e a receber;
  • Fluxo de caixa em tempo real;
  • Planejamento financeiro empresarial;
  • Contabilidade em dia e sem complicação;
  • Resumo financeiro diário;
  • Antecipação de recebíveis online;
  • Controle de centro de custos com facilidade;
  • Emissão e controle de boletos.

Conte também com os cursos da Omie.Academy e nossos webinars semanais

Além do sistema, nossos parceiros contam com a Omie.Academy, uma plataforma de ensino com cursos, destinados a contadores e empreendedores, que ajudam a sanar as dores do seu atual ou futuro negócio, dando direcionamentos e dicas incríveis para tornar sua rotina e seu negócio cada vez mais prósperos.

Caso tenha interesse em saber um pouco mais sobre nossa plataforma de ensino, conheça o curso de Gestão Financeira, cujo foco é voltado para o potencialização de gestão de recursos. É uma ótima oportunidade para conhecer o conteúdo que disponibilizamos para nossos parceiros e auxiliar no crescimento de sua empresa. 

Além da Omie.Academy, também contamos com webinars semanais. Os encontros permitem uma troca entre nossos profissionais e parceiros, com o objetivo de mostrar como usar nosso sistema no escritório de contabilidade para melhorar a produtividade do contador e contribuir para a prosperidade de seus clientes. Todo mês damos um enfoque diferente em algum assunto – em julho, falaremos sobre inadimplência. Os webinars De Contador para Contador com Omie acontecem toda sexta-feira, às 9h. Inscreva-se já e não perca essa chance! 

E os benefícios não param por aí. A Omie está preparada para entregar a melhor proposta de valor para você, que se adeque às suas necessidades, otimize seu tempo de trabalho e ajude a diminuir seu problema com a inadimplência. Para mais informações, consulte nosso site. Aproveite e faça o seu cadastro, que entraremos em contato com você!

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