Como superar os desafios da crise e vender mais com gestão de vendas

Saiba o que é gestão de vendas e de que forma ela pode te ajudar neste momento desafiador

18/Mai/2020
Gestão

A pandemia provocada pela COVID-19 mudou a rotina da população e impactou de forma negativa a economia de todo país. Uma das categorias que mais sofreu com toda essa mudança foi a do microempreendedor, que devido ao lockdown teve que fechar as portas do seu comércio para cumprir as regras de isolamento social impostas pelos governos locais.

Essas medidas radicais ajudam a diminuir o contágio e a propagação da doença, mas geram um impacto extremamente negativo para o empreendedor que teve o seu negócio fechado. A queda no consumo e nas vendas refletem diretamente no fluxo de caixa e hoje representam uma redução brutal no faturamento das empresas.

A verdade é que estamos vivendo momentos intensos e muito difíceis na economia e é preciso se adaptar com urgência para conseguir sobreviver em meio ao caos. Você empreendedor não está sozinho nessa, por isso preparamos um conteúdo que irá te ajudar a encontrar oportunidades e soluções para enfrentar os desafios do momento.

 

Por que inovar é importante?

Não importa o tamanho do seu negócio, com preparação e planejamento é possível sobreviver à recessão. Perder clientes em época de crise é um fator indiscutível, afinal ela afeta não só as empresas, mas os consumidores também. Por isso a inovação deve ser uma ação constante, pois em um momento como este, ter uma estratégia pode te levar a um novo horizonte.

Estar preparado para aperfeiçoar o seu negócio e se manter ativo no mercado em um cenário tão adverso não significa que você precisa, necessariamente, criar uma nova tecnologia ou mudar drasticamente o rumo da sua empresa, na maioria das vezes o que precisa ser feito é criar uma nova forma de lidar com a situação e oferecer a seus clientes uma solução diferenciada, que atenda às atuais necessidades.

Neste momento, é preciso que você consiga chegar até o consumidor, uma vez que ele não pode ir até você. É necessário que esteja preparado, seja positivo e tenha confiança. É importante pensar estrategicamente ações que te ajudem a prospectar novos clientes para compensar aqueles que inevitavelmente você irá perder ao longo do caminho.

Mas, não se esqueça: cuide da sua base, identifique oportunidades de fidelização e inove com o principal objetivo de aumentar as vendas dentro da sua carteira.

Saber inovar é fundamental, mas aliado a isso devemos contar neste momento com uma ferramenta imprescindível: a gestão de venda. Uma boa gestão não vai garantir apenas que sua empresa sofra menos os impactos do atual cenário econômico, como também pode te ajudar a se sobressair frente aos concorrentes neste momento de dificuldade.

 

O que é gestão de vendas?

Para se vender um bom produto não basta somente oferecê-lo nos canais disponíveis. Hoje, com a grande concorrência de mercado, para se sobressair e garantir o seu cliente é preciso muito mais, e a gestão de vendas pode te ajudar neste objetivo.

Pode parecer um processo simples, mas essa ação exige muito mais do que uma breve análise de dados sobre as vendas. Ela engloba todas as atividades ligadas ao setor, seja ela de publicidade, de marketing, de distribuição, pesquisa e precificação.

Podemos dizer também que ela não se limita apenas ao gerenciamento e organização das equipes comerciais, ela ajuda a empresa a identificar os gaps do setor e propõe soluções para otimizar a distribuição e o consumo dos produtos.

Em resumo, gestão de vendas é o conjunto de ações voltadas ao desenvolvimento e alto desempenho para a área comercial de uma organização. Seu principal objetivo é melhorar e destacar a força de vendas para que todos os processos que envolvem esta área sejam qualificados e para que os resultados sejam cada vez mais positivos.

 

Como fazer gestão de vendas e quais as ações que podem ajudar o seu negócio a vender mais na crise?

Abaixo listamos sete práticas que podem te ajudar a ganhar espaço nesse novo cenário econômico e a vender mais em meio à recessão.

 

1. Conheça o perfil e os processos da sua empresa

O primeiro passo a ser dado é avaliar qual é o perfil do seu negócio e quais os processos que são adotados pelo seu time de vendas. Fazer um levantamento do que está sendo feito é a base para identificar as falhas e oportunidades do mercado. Envolva não somente o time comercial, mas áreas multidisciplinares que possam te ajudar nessa missão. Marketing e TI são aliadas ao processo e nessa era digital são essenciais para o planejamento de ações estratégicas eficazes.

 

2. Construa uma equipe de vendas multidisciplinar

Neste momento de crise, quando as práticas comerciais foram redesenhadas em um novo cenário digital, estruturar o seu time de vendas com uma equipe multidisciplinar é essencial para que você tenha vazão nos seus propósitos.

Integrar sua equipe com habilidades digitais, de comunicação e inovação poderá te ajudar a encontrar novas possibilidades e oportunidades, pois com expertises diferentes eles buscarão soluções inovadoras e darão vazão às demandas internas.

 

3. Faça um planejamento

Faça uma previsão de vendas e planeje ações e os resultados que almeja. Trace seus objetivos e compartilhe com seu time essa meta. Programar os investimentos e planejar as estratégias de vendas mais lucrativas e menos onerosas pode te ajudar a reduzir custos em um momento tão delicado, e ainda ser mais assertivo no final.

 

4. Organize seus negócios

É importante que neste momento você tenha uma visão clara sobre todas as oportunidades comerciais que cercam o seu negócio. Organizar todas as informações em um funil de vendas pode te ajudar a identificar mais facilmente quais as negociações que estão em andamento, quais estão paradas e aquelas na qual você tem uma real oportunidade de fechar com um novo cliente.

Ter controle sobre essas informações pode não só ajudar os seus vendedores a retomar uma situação que muitas vezes estava perdida, como pode garantir mais agilidade no processo de negociação e na hora de propor uma oferta de produto.

 

5. Esteja próximo dos seus leads

Saber inovar e mudar sua estratégia de negócio para se adaptar à crise é algo que já falamos anteriormente, por isso, é importante que esteja mais próximo do seu lead e ofereça a ele soluções que possam ajudá-lo neste momento.

Mesmo que agora ele não tenha poder de compra para investir no seu produto ou serviço, ao manter um relacionamento com ele você garante que, futuramente, quando a crise passar, ele se lembre com mais facilidade da sua marca e tenha mais propensão a se tornar um novo cliente.

 

6. Ofereça demanda para seus vendedores

Saber aproveitar de novas ferramentas para identificar oportunidades de vendas pode ser imprescindível para ajudar o seu time comercial a manter o funil de vendas aquecido

Um exemplo importante de ferramenta a ser usada neste momento é o marketing digital. Por meio dele você consegue identificar novos leads, seus hábitos de consumo e seu interesse pelo produto oferecido. Com uma boa gestão de vendas aliada a um marketing eficaz, com certeza as oportunidades de vendas serão muito bem aproveitadas.

 

7. Utilize no seu negócio ferramentas que te ajudem a fazer o controle de vendas

Encontrar soluções inteligentes que possibilitam uma melhor gestão de vendas é fundamental para o sucesso do seu negócio, portanto identifique um software que permita desenvolver uma gestão de ponta a ponta para o seu negócio.

Omie é um sistema de gestão ERP 100% digital. De forma fácil e inteligente você consegue reorganizar suas atividades, controlar seus processos e demandas e mais que isso, você tem um módulo exclusivo para controlar e acompanhar todas as suas vendas.

Estamos aqui para ajudar os empreendedores do Brasil. Tenha sempre à mão o controle de suas informações. Experimente grátis!

Seguimos #juntos pelo empreendedorismo no Brasil.


Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas