Conheça as possibilidades da contabilidade familiar

Entenda como atuar no ramo da contabilidade familiar, quais atribuições o contador recebe e como conquistar mais clientes no segmento. Acesse e saiba mais!

23/Set/2020
Contabilidade

Para conquistar ainda mais clientes, os escritórios de contabilidade estão cada vez mais ampliando seus serviços. É o exemplo da contabilidade familiar, que visa atender a clientes que exigem um alto nível de serviço dos contadores para cuidar de suas finanças pessoais.


Nesse caso, o contador fica responsável por ajudar seus clientes com investimentos, elaboração da declaração de Imposto de Renda, controle financeiro e outras demandas que estejam relacionadas às suas finanças pessoais. A seguir, entenda mais sobre a contabilidade familiar e como fazer.

O que levar em conta na contabilidade familiar?

Os contadores que optam por atuar com a contabilidade familiar precisam levar em consideração diferenças críticas. Podemos tomar como exemplo as margens operacionais usuais para um modelo de produto neutro, que variam em torno de 40% a 65%. 


Porém, um modelo de produto inclusivo geralmente é um pouco mais alto, variando em torno de 50% a 75%. Portanto, em ambos os modelos, há vantagens e desvantagens que vão além da lucratividade.

Quais as atribuições do contador familiar?

Na contabilidade familiar, o profissional cuidará de assuntos relacionados à pessoa física, como a gestão das finanças de seus clientes. Veja alguns exemplos do tipo de atividades envolvidas nesse ramo:

Consultoria para investimentos

Um dos principais motivos que levam as pessoas a buscar ajuda contábil é a realização de investimentos. Ainda existem muitas dúvidas sobre o assunto, já que se trata de um tema complexo. 


Seja para investimentos a longo prazo ou para decidir qual a melhor previdência privada, você, contador, poderá ajudar seus clientes a investir o dinheiro da forma que mais valha a pena para seu momento de vida e objetivos.

Gestão do orçamento familiar

O contador também deverá auxiliar seus clientes a administrar seu orçamento familiar, para evitar que contraiam dívidas ou acabem gastando mais do que recebem. 


Essa é, na verdade, uma das demandas mais comuns nesse segmento, já que se trata de organizar as contas a serem pagas conforme a renda familiar dos clientes. O papel do contador é essencial para tomar decisões estratégicas e que beneficiarão seu cliente a longo prazo.

Gestão do patrimônio familiar

A gestão do patrimônio familiar também é importante nesse segmento. O contador deve atuar em conjunto com a família para obter informações importantes que ajudarão a direcionar o planejamento. 


Quando a gestão do patrimônio envolve mais de uma pessoa, é importante se manter neutro e buscar ouvir a todos ao tomar decisões importantes. O papel do contador é ajudar a família a cuidar de seu capital e construir um planejamento financeiro familiar.

Como captar e fidelizar clientes na contabilidade familiar?

As pessoas buscam assistência contábil por diversos motivos, seja para resolver uma questão passageira, como o Imposto de Renda de Pessoa Física, ou para organizar sua vida financeira e mantê-la próspera.


O segredo para captar novos clientes e fidelizá-los é oferecer-lhes um pouco além do que eles esperam. Um bom exemplo é o próprio Imposto de Renda: quando o cliente buscar seus serviços para resolver essa demanda, você pode oferecer uma consultoria mais abrangente e mostrar as vantagens de ele continuar com seus serviços.


É preciso aproveitar cada momento para mostrar seu diferencial e o impacto que seus serviços terão na vida do cliente, caso ele decida te contratar a longo prazo. Por isso, é essencial manter um relacionamento baseado na comunicação e na confiança.


Para fidelizar seus clientes, você, contador, precisa mostrar a eles, em números, os benefícios dos seus serviços, além de fornecer-lhes uma perspectiva do que pode ser a gestão financeira caso escolham contratar seu trabalho.


Outra dica é investir em marketing pessoal para contadores, criando uma presença on-line por meio de redes sociais como o LinkedIn e o Instagram, por exemplo. Compartilhar conhecimento nessas plataformas pode atrair pessoas interessadas no assunto, o que pode gerar muitas novas oportunidades de negócios.


Ao utilizar algumas técnicas de marketing pessoal, você amplia seu alcance e faz com que seu trabalho chegue até mais pessoas. Essa dica vale não somente para captar pessoas físicas, como também empresas interessadas em serviços de contabilidade.

Seja um contador parceiro Omie!

Para crescer ainda mais em sua carreira, seja um parceiro Omie e faça parte de um ecossistema com crescimento exponencial. Em nossa parceria, valorizamos a atuação do contador e te ajudamos em todo o processo de transição da contabilidade tradicional para a contabilidade digital por meio de uma integração contábil.


Entenda mais sobre essa parceria em nosso site e veja todos os benefícios que você pode ter!


Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas