Curso de planejamento estratégico online e com certificado

Analise o cenário, planeje ações estratégicas e defina o melhor caminho para sua empresa atingir o sucesso através do curso de planejamento estratégico OMIE!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Se você pensou alguma vez que um curso de planejamento estratégico é mais um daqueles trabalhos teóricos sem a menor aplicação prática, acredite: você está enganado!

O planejamento estratégico é peça fundamental para que sua empresa conquiste os objetivos estabelecidos para curto, médio e longo prazo. Afinal, planejar faz com que os processos sejam mais bem estruturados e se tornem mais eficientes no ganho de competitividade no mercado.

Mas será que você está usando essa ferramenta tão importante da maneira certa? Ou melhor, será que não é o momento de desenvolver um planejamento estratégico para a sua empresa, mesmo ela ainda sendo pequena?

Continue com a leitura deste post e entenda como é possível conquistar metas mais ambiciosas.

O que é planejamento estratégico?

Basicamente, planejamento estratégico é um plano que orienta as empresas na tomada de decisões e na distribuição ações para conquista de metas. Vale dizer que ele é essencial em todos os tipos de negócios, independente da área de atuação. Afinal, o objetivo de toda empresa é ser competitiva, ganhar mercado e gerar lucro.

Contudo, para que isso aconteça de maneira sadia, é necessário que todos caminhem na direção de um mesmo propósito e tenham um plano de ação coerente com os recursos disponíveis e objetivos estipulados. Daí que entra, então, a necessidade de um curso de planejamento estratégico!

Planejamento estratégico é só para grandes empresas?

O ato de planejar é a essência da gestão e aqui não importa se falamos em microempreendedor individual, pequena, média ou grande empresa. Se o objetivo é ver seu negócio prosperar e conquistar cada vez mais o mercado, ter um planejamento estratégico é fundamental. Caso contrário, o risco de não sair do lugar é alto.

A partir do momento em que se estabelece um plano estratégico, você e todos da equipe tomam consciência das forças e fraquezas da empresa, das oportunidades de mercado e fica muito mais fácil tomar decisões assertivas, assim como desenvolver ações que levem às conquistas de metas importantes.

Além disso, seguir um planejamento estratégico vai garantir que todos os colaboradores trabalhem na mesma direção, sempre ao encontro dos objetivos do negócio.

Quais são as etapas de um planejamento estratégico?‍

Para você que gostaria de ter um plano de ação estratégico, mas acredita que deve ser algo muito difícil de se construir, saiba que a construção desse documento segue uma ordem lógica, que vai do olhar ‘para dentro’ do negócio até a aferição dos resultados pós ações executadas. Ordem esta que é fácil de ser compreendida e seguida.

Tudo começa com o estabelecimento da missão, visão e valores da empresa. Depois, passa-se para a análise dos ambientes interno e externo, a fim de avaliar quais oportunidades de mercado a empresa está pronta para conquistar.

Na sequência, são definidos metas e objetivos a serem alcançados e depois feito um plano de ação envolvendo toda a equipe. Por último, está a criação de métodos para mensurar e acompanhar os resultados.

Acredite, a partir de algumas horas de estudo sobre o tema, você já será capaz de construir um planejamento estratégico.

Onde aprender a fazer planejamento estratégico?

Se você está convencido de que precisa enxergar além do óbvio e ver todo o potencial do negócio para sair na frente no mercado competitivo, saiba que será necessário aprender a planejar estrategicamente. A boa notícia, é que esse aprendizado pode vir em forma de curso de livres – não precisa ser algo formalizado em uma graduação ou pós-graduação, por exemplo.

A OMIE Academy oferece um curso de planejamento estratégico para pequenas e médias empresas, de forma totalmente gratuita e à distância, ou seja, você pode assistir às aulas quando e onde desejar.

Se você está interessado em adquirir esse conhecimento, continue lendo esse artigo para mais informações.

O que eu vou aprender no curso de planejamento estratégico da Omie Academy?

No curso de planejamento estratégico da Omie Academy você vai refletir sobre o propósito da sua empresa, entender como ela está estabelecida no mercado e, principalmente, onde ela pode e quer chegar.

A partir desse ponto, você vai obter conhecimento para analisar, planejar e implementar ações estratégicas a partir da definição de objetivos específicos propostos no seu plano estratégico.‍

Enfim, você vai conhecer e saber utilizar as principais práticas do Planejamento Estratégico para as empresas, e mais:

  • Vai explorar e descobrir o propósito organizacional de sua companhia e traçar caminhos para atingir esses objetivos;
  • Realizar a análise e o diagnóstico de suas ações estratégicas, a fim de desenhar soluções aderentes para o crescimento de sua empresa;
  • Aplicar estratégias e boas práticas, que potencializam o Planejamento Estratégico de sua empresa.

Módulos do curso de planejamento estratégico OMIE

Todo o aprendizado é distribuído em módulos que abordam os temas:

– Conceitos e definições de planejamento estratégico;

– Propósito organizacional e orientação;

– Análise e diagnóstico;

– Estratégias, objetivos e derivações para a prática.

No total você terá 17 aulas em vídeo, e-books para embasar o conhecimento, podcast e atividades práticas para você expandir o planejamento do seu negócio para outro nível.

Uma ferramenta poderosa que ajuda empresas a atingir resultados

É fato que sem conhecimento de si e do mercado, e sem planejamento prévio de ação, toda empresa fica sem saber por onde caminha e muito menos onde quer chegar.

Por isso que o planejamento estratégico é uma ferramenta poderosa. Pois, quando utilizado da maneira correta desde o início, ele norteia o empreendedor e mostra o que é preciso para crescer e ganhar espaço no mercado.

Você que é microempreendedor individual, ou se está na gestão de pequenas e médias empresas saiba que os conhecimentos obtidos em um curso de planejamento estratégico podem transformar o seu modo de gerenciar, elevar o nível de trabalho e a competitividade do seu negócio perante o mercado que atua. O resultado serão sempre metas atingidas e crescimento da cartela de clientes. ‍

Vale dizer que ao final do curso você terá certificado OMIE Academy. Aproveite a oportunidade de adquirir conhecimentos importantes para a gestão da sua empresa em um curso estruturado para lhe dar visão teórica e prática sobre planejamento estratégico, de forma gratuita. Acesse o site da OMIE Academy e cadastre-se para um mundo de novos aprendizados.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Omie oferece treinamentos exclusivos para assinantes. Os treinamentos auxiliam no uso da ferramenta para que você possa usufruir do sistema
post imprensa
Confira os principais releases da Omie na imprensa nas últimas semanas
Segunda edição da Sondagem Omie das Pequenas Empresas destaca otimismo, com expectativa de evolução positiva do faturamento e das contratações