Empresas de tecnologia: por que abrir franquias neste setor?

Confira tudo o que você precisa saber para investir em empresas de tecnologia e quais seus benefícios neste lucrativo setor.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

O mercado para as empresas de tecnologia está aquecido e em alta, tanto para a indústria quanto para as franquias do segmento. Dados da Associação Brasileira de Empresas de Software (Abes) confirmam: apenas em 2021, o setor cresceu 22,9% em relação a 2020, investindo cerca de R$200,3 bilhões na economia entre importações e exportações.

Por isso, se você está buscando uma boa oportunidade para entrar no ramo, a hora é essa! Com a transformação digital acelerada, promovida nos últimos meses, os serviços de tecnologia da informação estão sendo requisitados tanto por empresas de grande porte, quanto pelos negócios locais, com mais foco em e-commerce.

Explicaremos, então, o que são franquias de tecnologia, os motivos para que você inaugure uma dessas e os requisitos para tirar este plano do papel!

62a1f7437a5e6b5e2f216d35 CTA Banner Empreendedor 2 opt2 v2 81 1

O que é franquia?

Dentro do sistema de franchising, a franquia é uma unidade administrada por um franqueado, que comprou os direitos de uso da marca e know-how de uma franqueadora. Para tanto, a franqueadora autoriza o uso de sua marca, prestando suporte ao franqueado.

Por sua vez, o franqueado fica com o dever mensal de pagar taxas, treinamentos e suportes oferecidos pela rede, além dos royalties, que é a participação do seu retorno financeiro obtido com o uso da marca.

Assim, investir em um modelo de franquia é como colocar seu dinheiro em uma empresa que já está há tempos no mercado e já demonstrou sucesso.

Com tudo à sua disposição, o franqueado deve garantir a qualidade e excelência do trabalho, a divulgação e o treinamento dos seus colaboradores. Ele também precisa controlar os gastos, pois mesmo que a marca não pertença a você, será somente sua a responsabilidade de administrar os gastos e investimentos na sua unidade.

Qual o perfil do franqueado?

Certamente, o perfil é um fator determinante para a escolha da sua franquia. Para tal, é necessário que você:

Conheça o produto

Assim como o serviço e a marca específica, você deve conhecer o produto e verificar se a franquia tem o seu perfil, se tem a ver com o que você procura.

Para isso, você pode consultar os materiais disponibilizados pelas empresas, conversar diretamente com o time comercial e até mesmo buscar informações do produto com os materiais da concorrência. O importante é ter pleno domínio do produto, para conseguir entender se ele realmente converge com o seu propósito ou objetivo de negócio.

Tenha o perfil empreendedor

É certo que alguns procedimentos devem ser cumpridos para que a padronização se mantenha, seja em qual parte do mundo for. Entretanto, é apreciável pelas marcas que você tenha um espírito empreendedor para tomar as rédeas quando necessário e resolver os conflitos que poderão surgir.

Além de buscar referências, você pode realizar até mesmo testes sobre perfil de empreendedor para ver se você tem as características necessárias para empreender.

Esteja em sintonia com o segmento escolhido

Crie uma lista com suas competências e habilidades para traçar seu perfil e verificar se está em sintonia com o segmento que escolheu. Os empreendedores de tecnologia, em especial, são pessoas muito autodidatas e  muito inovadores em seus campos de atuação.

Inclua os seus pontos fortes e fracos e faça a comparação com a franquia que escolheu investir.

Quais os benefícios de abrir uma franquia?

A possibilidade de alcançar os benefícios esperados está vinculada ao propósito do franqueado investidor, pois dependerá de suas habilidades estratégicas para comandar o empreendimento e de um estudo profundo do negócio e do mercado. Isso, claro, com o apoio e suporte completo de seu franqueador.

Veja alguns desses benefícios.

Investimento flexível

Os modelos de negócio e o valor podem variar conforme a franquia escolhida, o que abre um leque de muitas possibilidades, conforme o valor de investimento e o que se espera do fluxo de caixa.

Ter em mente o quanto você deseja investir, e em qual prazo você pretende ter seu retorno financeiro podem ser importantes para que você se beneficie melhor dessa característica das franquias.

Suporte

O franqueado conta com o suporte necessário do franqueador. Assim, ele fornece apoio quanto à experiência do mercado em que está inserido e ajuda nas competências do negócio.

É importante, como já dissemos em tópicos anteriores, que haja um “match” entre o que o franqueado está disposto a entregar e as oportunidades oferecidas pela franqueadora.

Modelo de negócio consolidado

Sendo um franqueado, você já conta com uma estrutura completa e constante, de um modelo de negócio que já foi provado, testado e que deu certo.

Nesse caso, você evita o esforço que teria para estudar o investimento em um mercado para inserir um novo modelo de negócio. Além disso, já conta com a avaliação da demanda pelo serviço ou produto.

Por que abrir franquias de empresas de tecnologia?

O Brasil consolidou-se, nos últimos anos, como o líder latino-americano do mercado de TI, ostentando 44% de participação, e o 9º maior mercado da área no mundo, de acordo com a Associação Brasileira de Software (Abes).

Isso é possível graças à constante e forte expansão já registrada pelo setor. Essa continua a ser uma tendência para o futuro, com vagas disponíveis tanto para o desenvolvimento de novos softwares quanto para a oferta de mais serviços ligados ao setor.

Por isso, entenda melhor os motivos pelos quais você pode ingressar na área de tecnologia.

Modelo de negócio seguro

Contando com supervisão e consultoria por parte da marca franqueadora, é quase impossível quebrar ao investir em uma franquia séria e de qualidade. Ao começar do “zero” com essa consultoria e padrão da franquia, o franqueado tem a possibilidade de um modelo de negócio seguro.

Sucesso seguro

Mesmo sendo um setor em expansão em nosso país, ainda existe muito espaço para o investimento direto em empresas de tecnologia. Logo, tem-se um modelo de negócio onde a concorrência é menor, possibilitando mais chances de destaque ao franqueado.

Alta escalabilidade e rentabilidade

As chances do negócio decolar rapidamente, e tornar-se uma grande referência em sua região, são altas, pois você poderá se desenvolver e lucrar mais rápido. Além disso, o mercado de tecnologia avança no mundo inteiro, confirmando a tendência de expansão notada no setor.

Diferenciação no mercado

Ao representar uma marca conceituada e respeitada no mercado, o franqueado já começa bem, pois lida com serviços diferenciados. Explorar essas características particulares são uma ótima oportunidade para fidelizar clientes e se estabelecer como referência na sua cidade ou região.

O que você precisa saber para investir em uma empresa de tecnologia?

É certo que uma franquia de tecnologia é uma das opções de investimento que mais vale a pena, ainda mais pensando no futuro. O modelo de franquias dá a possibilidade de um negócio sólido com base em uma marca conhecida e já respeitada no mercado.

Confira agora algumas dicas para ter mais segurança neste investimento.

Um mercado em constantes mudanças

Neste segmento, mudanças acontecem o tempo todo, exigindo um grau de atenção por parte do empreendedor para estar sempre atualizado sobre o andamento do mercado.

Muitas dessas mudanças acabam por impactar a atuação e o comportamento do consumidor, que pode se tornar mais exigente e aguardar inovações.

Então, ao estudar o investimento em uma franquia de tecnologia, é necessário que você tenha resiliência para enfrentar as possíveis mudanças de cenário que podem acontecer.

Pensamento inovador

O mercado da tecnologia exige inovação, como já dissemos. A inovação a que nos referimos aqui é a do pensamento. A de estar sempre à frente das mudanças e não apenas vê-las acontecerem.

Para tanto, é necessário o tato competitivo, já que ao adaptar as tendências ao gosto e necessidades do público, maiores são as chances de oferecer soluções completas e satisfatórias.

Conecte-se com o setor de tecnologia da sua cidade para estudar sobre as tendências do mercado e as pessoas que poderão precisar desses serviços. Uma outra dica é participar de cursos, webinars e eventos que sejam organizados por entidades desse setor. Aqui, o que vale é participar ativamente.

Tecnologia como necessidade

Atualmente, a tecnologia já não é mais um artigo de luxo, e sim uma necessidade, tanto para pessoas como para empresas. O avanço tecnológico possibilita mais lazer, qualidade de vida e é um facilitador das jornadas profissionais.

Nas empresas, o papel da tecnologia é fundamental, já que é uma aliada para otimizar as operações, oferecendo melhores produtos e serviços.

Percebeu que pessoas e empresas podem ser seus clientes em potencial? Ainda, que podem precisar de soluções de empresas focadas e especializadas para conseguirem suprir essa necessidade? Por isso, uma franquia de tecnologia é sucesso garantido.

Conhecimentos do empreendedor para investir nesse segmento

É fundamental pesquisar e estudar os tipos de franquia de tecnologia que você deseja investir. Além disso, verifique se todo o suporte de tecnologia será oferecido pelo franqueador.

Essa análise é necessária, já que existem muitos tipos de franquias. Algumas dão a possibilidade de mudança da área de atuação do empreendedor com mais sutileza, já que é necessário o suporte e treinamento ao novo franqueado. Ainda mais se for um setor de pouco conhecimento da pessoa que opta por ele.

Entretanto, algumas outras franquias exigem do investidor um conhecimento técnico maior referente ao nicho escolhido. Isso ocorre quando o suporte ao cliente está incluído entre as operações que devem ser realizadas pelo franqueado, tornando item obrigatório esse conhecimento.

Conheça a franquia da Omie

Percebeu como o setor de tecnologia é fundamental e um ótimo investimento para se seguir? Uma franquia de tecnologia correta, séria e de qualidade fará toda a diferença. Então, pesquise e estude constantemente sobre essa área e o sucesso será garantido.

Para ajudar nessa trajetória, conte com a Omie, uma empresa de tecnologia que desenvolve sistema de ERP e oferece diversas vantagens para o franqueado.

Entenda o modelo de franquia Omie

A Omie conta com um modelo de franquia que pode ser instalado em qualquer lugar do país, por ter atuação territorial irrestrita. Ademais, os candidatos não precisam ter conhecimento e nem formação prévia na área. Isso porque a Omie disponibiliza treinamento e capacitação continuada.

Além disso, são várias as vantagens de conquistar uma franquia com a Omie, como:

  • Consultoria de campo especializada;
  • Suporte técnico do cliente feito pela franqueadora;
  • Marketing especializado para eventos e divulgação voltada para a franquia;
  • Acesso à Universidade Corporativa com capacitação prática e teórica;
  • Campanhas de incentivo;
  • Time de contas e enterprise para tratativas com grandes empresas;
  • Sem cobrança de royalty mínimo no mês;
  • Equipe de suporte disponível, com Gestor da Unidade, Executivo de Vendas, Executivo de Contas e Agente de Relacionamento (SDR);
  • RH especializado para contratação de colaboradores para unidades franqueadas.

E se você está se perguntando quanto custa uma franquia da Omie, saiba que para investir em uma com a Omie os valores são acima de R$70 mil, sendo R$40 mil a taxa de franquia e mínimo de R$30 mil para capital de giro. O ponto de equilíbrio acontece a partir do 8º mês e o retorno de investimento a partir do 12º mês, a lucratividade média é de 30%.

Portanto, investir em uma franquia Omie é garantia de sucesso. Hoje, ela conta com mais de 75 operações espalhadas em mais de 20 estados, mais de 63 mil clientes e um percentual de satisfação de 86%, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Venha com a Omie você também!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Saiba o que é e entenda como funciona o Prazo Médio de Recebimento (PMR) e como calcular o da sua
DACTE
Entenda o que é DACTE e garanta legalidade e transparência nas operações de transporte de forma simplificada com este guia!
on-premise
Sistema on-premise vs. nuvem: compreenda diferenças e funcionamento.