Equipe para negócios contábeis: saiba como construir

Entenda como construir a equipe ideal para o seu escritório de contabilidade a partir da combinação de setor e perfil do profissional!

25/Jul/2022
Contabilidade

Se você está expandindo a atuação do seu escritório, com certeza, tem dúvidas sobre o processo de contratação da equipe para negócios contábeis. Montar uma equipe com o fit cultural de uma empresa e com uma alta performance não é uma tarefa fácil, seja qual for o segmento. 

No caso da contabilidade, é preciso bastante conhecimento técnico e atualização constante sobre os assuntos que permeiam o mercado. Por isso, criamos um conteúdo focado nesse assunto, para que você entenda como montar uma equipe bem estruturada para o seu escritório de contabilidade.

Se você quer saber quais setores são necessários, como recrutar os melhores profissionais e entender de quais perfis você precisa, continue a leitura.

Como formar uma equipe de trabalho qualificada para seu escritório de contabilidade?

O recrutamento e seleção de uma equipe qualificada é uma tarefa que requer a análise de várias etapas. Avaliar o perfil de diversos candidatos e compará-los ao cargo em que se inscreveram é algo que leva tempo, até mesmo para empresas que possuem sistemas de automatização, principalmente, para chegar a uma decisão mais acertada sobre qual profissional escolher. 

Por isso, é importante estar por dentro sobre as etapas do planejamento de organização de equipes para um escritório de contabilidade.

Faça um planejamento

A dica parece óbvia, mas muita gente não se atenta para “começar pelo começo”. Isso mesmo, é necessário se planejar para realizar contratações baseando-se em metas, objetivos, estrutura e orçamento. 

Entenda quais são seus objetivos e suas metas com novas contratações a curto, médio e longo prazo. Ao avaliar o cumprimento de alguns objetivos traçados, fica mais fácil alcançar metas maiores. 

Compreenda, também, a estrutura necessária para o tamanho da equipe almejada e coloque na ponta do lápis para entender qual o orçamento preciso.

Dito isto, acompanhe os setores necessários para um escritório contábil.

Conheça os 5 principais setores de escritórios contábeis

Toda empresa é dividida por setores, que, juntos, formam o que é necessário entregar aos clientes de determinado negócio. Com a contabilidade não é diferente. São necessários setores para entregar um serviço completo de contabilidade. 

Confira as principais equipes necessárias para construir um escritório contábil:

1. Setor societário

O setor societário é o responsável por realizar a parte burocrática de abertura de empresas, alterações contratuais, regulações necessárias e encerramentos de empresas. Ele é o primeiro setor com o qual os clientes têm contato. 

Por isso, é importante delegar para essas funções os profissionais que tenham conhecimento relacionado e entendam como ter um bom relacionamento.

2. Setor fiscal

O setor fiscal é o responsável pela escrituração das movimentações fiscais, ou seja, pelo cálculo dos impostos devidos por determinado regime tributário em que os seus clientes se enquadram, além de realizar a emissão de notas e o envio de declarações. 

Ele é responsável pela garantia de que todas as obrigações acessórias serão cumpridas. Assim, o responsável precisa realizar os cálculos com precisão e não causar atrasos, pois estes podem gerar grandes prejuízos aos clientes. Lembrando que, em casos de erro profissional, quem deve arcar com todos os danos é o próprio escritório.

3. Setor de departamento pessoal

O departamento pessoal deve fazer a gestão do funcionário. Isso significa que, mensalmente, esse setor deve fechar a folha de pagamento dos colaboradores do cliente, além de realizar outros cálculos, como admissão, rescisão, férias, décimo terceiro salário, dentre outros.

4. Setor de contabilidade

O setor de contabilidade atua diretamente com os lançamentos contábeis, o balancete, balanço e a Demonstração de Resultado de Exercício (DRE), além de levar insights que ajudem o empreendedor a entender a saúde financeira do negócio.

5. Setores administrativo e financeiro

Para que o negócio se desenvolva e se destaque, é preciso manter uma gestão administrativa e financeira da sua empresa. Isso significa controlar as entradas, as saídas, as receitas, o fluxo de caixa e o lucro, dentre outras questões importantes para qualquer negócio.

Entenda de quais perfis profissionais o seu escritório precisa

Antes de divulgar uma vaga, entenda quais perfis profissionais o seu escritório de contabilidade precisa. Saiba qual o nível de senioridade necessária, descreva as funções, as atribuições, os desafios diários e trabalhe com a realidade da sua empresa. 

Veja os níveis de hierarquias existentes e entenda quais se encaixam melhor ao seu negócio.

  • Encarregados e líderes: para ter bons resultados internos, é crucial contar com uma boa liderança. Mesmo em equipes pequenas, é preciso ter uma pessoa que entenda como realizar direcionamentos e manter um bom relacionamento com clientes.
  • Analistas: na contabilidade, um analista contábil é o profissional que se orienta e exerce tarefas ligadas à análise, classificação e conciliação.
  • Estagiário: um estagiário é uma pessoa que está estudando a área em que busca estágio. Normalmente, ele não possui nenhuma ou quase nenhuma experiência e está em busca de conhecimento prático. Para empresas, a contratação é útil quando se pensa em criar um perfil para o futuro ou as tarefas não exigem um grau muito alto de conhecimento.

Dentre todos os cargos mencionados, observe, de um modo geral, qualidades indispensáveis em profissionais. Algumas delas são:

  • Competências: observe que tipos de competências o candidato menciona no currículo e compare com o que busca.
  • Experiências: o candidato possui experiências relevantes para o cargo? Analise se os empregos passados o ajudaram a solucionar novos desafios.
  • Conquistas, promoções e reconhecimentos obtidos ao longo da carreira: quais são os pontos altos da carreira do candidato? 
  • Objetivos pessoais e profissionais: observe se o profissional possui objetivos, sejam pessoais, sejam na carreira, e entenda se condizem com o cargo.

Saiba onde encontrar colaboradores para os seus negócios contábeis

Se você pensa em aumentar a sua equipe e, consequentemente, o seu negócio contábil, considere montar um banco de talentos. Assim, não será tão difícil selecionar novos colaboradores nos próximos processos de contratação. 

Alguns sites e redes sociais são bem úteis para essa finalidade. Confira alguns deles:

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social que oferece inúmeras oportunidades e existe exatamente para isto: conectar uma rede de pessoas com o mesmo interesse profissional. Nele, são divulgadas vagas e compartilhadas ideias sobre o mundo corporativo, com a possibilidade de expressar opiniões e, até mesmo, criação de artigos e newsletters

A rede social é interessante para aqueles que querem realizar a construção de um perfil profissional atrativo, sejam empresas, sejam pessoas.

Uma desvantagem da rede é que nem todos os profissionais possuem perfis atualizados ou contas. 

Headhunters

O Headhunters não é uma plataforma onde você irá encontrar os candidatos para suas vagas. Na verdade, ela é um espaço em que recrutadores se unem para trocar ideias sobre recrutamento e seleção. Se você quer aprender mais com outras pessoas, essa é uma boa indicação.

Sites de contratação

Existem inúmeros sites de contratação que oferecem anúncios de variados setores da economia. Pode ser uma boa ideia adquirir um plano nos melhores para o segmento de contabilidade e começar a anunciar as suas vagas. 

Indicação

Se você já trabalha com outras pessoas, peça indicação de outros bons profissionais que estejam em busca de oportunidades. Com as indicações de contadores nos quais confira, o processo se torna mais fluido.

Prefeitura

Na sua cidade, busque se existem meios de divulgação de vagas. Normalmente, em cidades pequenas, é comum que as prefeituras utilizem murais ou outras formas de divulgação de vagas de emprego regionais.

Equipe ideal para negócios contábeis: entenda o que busca e a estrutura do negócio

Gostou de saber mais sobre como montar uma equipe ideal para um escritório de contabilidade? Como deu para perceber, não dá para se apressar e não seguir as etapas necessárias em um processo de contratação. 

Lembre-se de entender o que você busca nos novos colaboradores, qual a estrutura do seu negócio e qual o nível de senioridade que melhor atende ao que é necessário para a sua empresa no momento. 

A tecnologia também é uma aliada da contabilidade. Vale avaliar a contratação de um sistema e os benefícios que uma automação contábil pode trazer aos profissionais do seu escritório.

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas