ERP contábil: o que é e quais as vantagens?

O ERP contábil é uma ferramenta essencial para o profissional de contabilidade que deseja se destacar na área.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Indispensável para escritórios de contabilidade, e até mesmo para as empresas que possuem um departamento que cuide desse setor, o ERP contábil ajuda a otimizar muitos processos, com total segurança e confiabilidade.

Se você ainda não usa essa poderosa ferramenta que pode aumentar a produtividade do seu escritório de contabilidade e de seus clientes, caro contador, nosso artigo de hoje o convencerá.

Entenda o que é e como funciona o sistema contábil on-line e quais as vantagens em contratá-lo para sua empresa. Então, confira tudo a seguir e boa leitura!

O que é um sistema ERP contábil?

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, ou traduzindo para nosso português, Planejamento de Recursos Empresariais. Refere-se a um software de gestão integrada que centraliza todas as informações de uma empresa, seja qual for seu porte ou segmento. Permite controlar todas as informações de uma empresa, integrando dados, recursos e processos, das áreas de vendas, finanças, contabilidade, fiscal, estoque, compras, produção e logística.

O ERP garante uma completa gestão contábil e financeira para as empresas, pois possibilita o gerenciamento de dados, processos e tarefas, de todas as áreas da empresa, interligando os setores, permitindo seu acesso por todos eles, se assim for liberado pelo responsável.

Assim, tem-se o controle de todas as operações da empresa em um único sistema, que pode ser integrado aos demais sistemas já utilizados dentro da organização.

Um sistema ERP específico para contabilidade é como se fosse a “espinha dorsal” da empresa, pois conecta os departamentos e sistemas governamentais, auxiliando na administração e gestão do seu escritório de contabilidade e, consequentemente, também o operacional dos seus clientes.

Através do uso deste programa contábil on-line é possível realizar a escrita fiscal, a gestão contábil e tributária e gerenciar a folha de pagamento e os encargos trabalhistas, e diversas outras funções.

Banner 2 E book Contabilidade Digital 93999

‍Por que usar um sistema ERP para aprimorar a gestão da contabilidade

Utilizando um sistema de ERP, um escritório de contabilidade poderá contar com muitas facilidades e vantagens, como a otimização do tempo, já que muitas tarefas antes realizadas manualmente por colaboradores, passam a ser automatizadas, gerando mais tempo para suas equipes solucionarem outras demandas do seu escritório contábil, ou fazendo atualizações etc.

Obtendo um sistema contábil, você e sua equipe de contabilidade da sua empresa poderão dispor de muitas facilidades diárias, como algumas a seguir:‍

  • Realizar o controle contábil e tributário próprio ou dos clientes do escritório;‍
  • Realizar a escrita fiscal completa no sistema integrado à Receita Estadual e Federal;‍
  • Gerenciar a folha de pagamentos e outros encargos trabalhistas;‍
  • Emitir e gerenciar as notas fiscais;‍
  • Fazer o controle patrimonial;‍

9 vantagens de ter um sistema ERP contábil

Sabemos que o setor de contabilidade de uma empresa manobra muitas e diferentes tarefas urgentes, diariamente ou periodicamente, exigindo muito tempo.

Aqui, entra o ERP contábil como uma ferramenta que otimiza essas tarefas e ajuda o gestor a remanejar todo o tempo, direcionando-o. Além disso, atualmente, os dados e as informações das empresas se tornaram ativos valiosos para a gestão e servem como base para ajustes e melhorias, facilitando para uma decisão mais consciente, garantindo alta segurança dos dados.

Conheça a seguir 9 vantagens de contratar um sistema ERP contábil, que preparamos para você.

1. Facilita a tomada de decisões estratégicas

O profissional contábil precisa tomar inúmeras decisões que podem influenciar o destino do negócio. Por esta razão, ter a vantagem de informações em tempo real, e verdadeiras, facilitam a tomada de decisões. Com o ERP, você, profissional de contabilidade, tem acesso a muitos dados, como mark-up no preço da venda, ativos e passivos, margem de lucro e muito mais.

2. Ajuda reduzir custos operacionais

A automatização dos processos burocráticos permite com que a operação contábil seja mais focada no core business da empresa.

Além disso, todas as ações são centralizadas em apenas um sistema, ocasionando a diminuição de sistemas auxiliares e adicionais. Por exemplo, com o ERP contábil, já não faz sentido – e nem há a necessidade – de um software para apenas o controle de estoque, já que com apenas essa única ferramenta, pode-se gerenciar todas as atividades, em uma visão 360°, reduzindo custos de TI e manutenção.

3. Proporciona mais produtividade

Com as demandas automatizadas, o seu escritório de contabilidade eleva a produtividade, com processos mais eficazes e objetivos, facilitando a rotina profissional e a de seus colaboradores.

Isso ocorre, pois, o sistema contábil on-line faz com que suas tarefas fiquem mais ágeis e simplificadas, a uma tecla de distância, bem diferente da exaustiva rotina de processos manuais.

Ademais, com o ERP é possível gerar relatórios precisos e assertivos, otimizando, assim, a integração dos demais setores do seu escritório. Como resultado, você e seus colaboradores passam a oferecer serviços cada vez melhores a seus clientes, qualificando o atendimento e entregas.

4. Reúne informações em um só local

Um bom ERP reúne todas as informações relevantes em apenas um local, transformando-as em uma espécie de ferramenta extra que auxilia na condução do seu negócio, alinhando as necessidades reais da sua empresa.

Esse processo de parametrização faz com que o valor e a quantidade de dados circulando no sistema sejam otimizados, o que torna as análises mais exatas e amplas, para serem utilizadas pelos demais departamentos da empresa.

5. Integra setores da empresa

Seu escritório obterá uma comunicação mais clara com o uso do ERP, já que ele integra todas as informações de todos os setores. Em um exemplo do cotidiano, o programa contábil on-line simplifica todo o envio de retornos sobre a retificação de dados dos consumidores para emissão de NF. Entretanto, para que essa ação seja realmente efetiva, você precisará optar por um software que se adapte às necessidades da sua empresa.

Portanto, antes de contratar uma ferramenta, pesquise se o sistema ERP oferece a possibilidade de personalizações e adaptações, conforme as individualidades operacionais e administrativas do seu negócio contábil.

6. Aumenta a segurança das informações

Todo escritório contábil manuseia arquivos essenciais e muito importantes, que devem ser armazenados com segurança por anos ou décadas. Por isso, ao armazenar essas informações com precisão em um sistema ERP, garante-se a total segurança, em nuvem, e permitindo acesso apenas aos autorizados, que é você quem definirá.

7. Possibilita acesso remoto

Uma grande vantagem, com certeza, é o acesso remoto que um sistema contábil on-line permite aos utilizadores, fazendo com que as informações possam ser acessadas por qualquer colaborador que você permita o acesso, seja por um computador, tablet ou smartphone. Ainda, se o seu sistema escolhido for por nuvem, os dados ficam disponíveis para acesso 7 dias por semana, 24 horas por dia.

Toda essa facilidade é possível devido aos servidores externos que garantem a estabilidade do software, reduzindo ao máximo imprevistos como ERP fora do ar e outros erros internos.

Atualmente, vivemos em um mercado exigente e acelerado, e ter esse controle remotamente é um diferencial, ainda mais se você tiver filiais e viver em constante movimento entre elas.

8. Simplifica a gestão contábil

A automatização das atividades, além de melhorar a eficiência operacional do processo todo, simplifica a gestão contábil, facilitando o registro de entradas e saídas, DRE, indicadores de desempenho e demais tarefas de rotina contábil.

Seu setor contábil pode gastar horas nessas tarefas; com o ERP isso é feito em poucos minutos.

9. Facilita a geração de relatórios

Outra vantagem que conta muito na rotina do profissional de contabilidade. O programa contábil permite com que relatórios sejam obtidos e impressos com precisão total das informações, ampliando a visão sobre toda a sua empresa contábil e as entregas a cada um de seus clientes.

Além disso, os arquivos importantes podem ser incluídos diretamente no sistema ERP, que alimenta e facilita muito a geração de relatórios.

Use a tecnologia a favor do seu negócio

Como vimos, o setor de contabilidade possui imensas e diversas demandas burocráticas que, devido ao seu volume, obrigam o contador a se reinventar cada vez mais, atualizando-se para diminuir os erros e otimizar as tarefas em busca de maior produtividade. Um ERP eficaz auxilia você nas tomadas de decisão com total segurança e precisão.

Além disso, o mercado de trabalho atual exige uma modernização aos escritórios de contabilidade, para facilitar o fluxo das atividades e tirar todo o peso das exaustivas tarefas manuais dos profissionais da área.

A Omie possui um ERP contábil que pode ser seu aliado nesse processo de modernização e reestruturação. ‍

Adquira o mais completo sistema de gestão contábil do mercado, onde você controla 100% on-line a sua empresa contábil! Além disso, veja algumas das funcionalidades de nosso ERP:‍

  • Painel do contador;
  • CRM;
  • Nota fiscal;
  • 100% em nuvem.

Converse com um de nossos consultores Omie e conheça nossas soluções em nuvem ainda hoje.

Banner experimente - simplifique sua rotina e integre todas as áreas da sua operação

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Em crescimento acelerado, o mercado online oferece muitas oportunidades de crescimento para quem decide atuar nele. A contabilidade para negócios
o que é big data contábil
O Big Data contábil surge como uma ferramenta para transformar a maneira como os escritórios de contabilidade lidam com dados.
desafios das empresas de contabilidade
Contador, veja como manter a competitividade apesar dos desafios da contabilidade, que vão desde a globalização dos mercados e mudanças